placardpt
      Feirense recebe Sporting

      Onde há crise de identidade, há oportunidade

      2019/02/09 23:30
      E5

      A era do Sporting com Marcel Keizer pode dividir-se em três fases: os primeiros sete jogos, com vitórias contundentes, incluindo goleadas; os sete seguintes, a alternar vitórias mais modestas com pontos perdidos; e os cinco jogos recentes, sem qualquer vitória nos 90 minutos mas com um troféu conquistado.

      Este Sporting chega a Santa Maria da Feira com dúvidas que, além de táticas, são quase existenciais: Que tipo de equipa é? Que ambições pode ter até ao fim da época? O regresso ao campeonato contra um adversário, na teoria, mais acessível do que os recentes (e que os leões de Keizer já bateram duas vezes nas Taças) não trará respostas definitivas, mas poderá trazer alguns indícios importantes. E os adeptos sportinguistas ansiarão por um ponto de viragem.

      Uma nova página

      Para os homens da casa, esta fase é ainda mais decisiva: afundado no último lugar da tabela, o Feirense viu sair um treinador que em muitos aspetos se confundia com o próprio clube. Quase dois anos depois de assumir o cargo de treinador, depois de mais de 20 anos de serviço ao emblema, Nuno Manta Santos deixou o clube fogaceiro. A solução para o futuro veio da Ledman LigaPro.

      Filipe Martins é o novo treinador do Feirense ©CD Feirense

      Filipe Martins, 40 anos, um trabalho impressionante no comando do Mafra e, agora, o maior desafio da carreira. O duelo com os leões marca a estreia do jovem treinador, que além de se deparar com um adversário temível em qualquer momento se depara também com uma larga lista de baixas no plantel.

      Além desses obstáculos que este encontro acarreta, já lá vão mais de cinco meses e meio (!) desde a última vez que o Feirense somou três pontos na Liga NOS. A euforia das duas primeiras jornadas apagou-se rapidamente e a fase atual é de uma crise evidente a conviver com a nova liderança. Com tudo isto somado, não deverá haver expectativas muito altas nesta receção ao Sporting, mas não haveria melhor forma de virar a página do que surpreendendo um grande.

      Problemas centrais

      Os encontros com rivais em contextos diferentes (Liga e Taças) trouxeram um misto de sensações ao Sporting: chegou o primeiro troféu da era Keizer mas não houve vitórias em 90 minutos e houve duas derrotas contra o rival da Segunda Circular, além de pontos perdidos no Bonfim.

      Marcel Keizer, treinador do Sporting ©Carlos Alberto Costa

      O líder FC Porto (que já escorregou nesta ronda) está a 12 pontos de distância, Braga e Benfica estão a sete e oito. Também em Alvalade há que refrear expectativas, no que toca ao eventual desfecho deste campeonato, mas voltar a somar vitórias para poder ambicionar, pelo menos, uma posição de Champions.

      Também há baixas importantes do lado leonino, com Nani a desfalcar as opções ofensivas e baixas na defesa: Mathieu e André Pinto são cartas fora do baralho, mas haverá, afinal, Coates como hipótese para o eixo defensivo. O objetivo é apenas um: voltar a somar três pontos de uma vez.

      U Domingo, 10 Fevereiro 2019 - 20:00
      Estádio Marcolino Castro
      Manuel Mota
      1-3
      Antonio Briseño 44' (p.b.)
      Steven Petkov 76'
      Bruno Fernandes 58' 69'
      Estádio Marcolino Castro
      Estádio Marcolino Castro
      Portugal
      Santa Maria da Feira
      Lotação5 401
      Medidas102x65
      Inauguração1962
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 21
      Convocatória
      Feirense
      Sporting
      R Castigos
      [não há registo]
      [não há registo]
      a Lesionados
      Caio Secco, Tiago Mesquita, Edson Farías, Philipe Sampaio, Babanco, Luís Machado e Edinho; Aly Ghazal e Bruno Brígido (em dúvida)
      Battaglia, André Pinto, Mathieu e Nani
      p Restrições
      [não há registo]
      [não há registo]
      R Em risco
      Luís Machado
      Coates e Nani
      w Outros convocados
      [não há registo]
      Forma
      Feirense
      2018/2019
      28J
      7V
      9E
      12D
      27-41G
      Sporting
      2018/2019
      36J
      22V
      6E
      8D
      75-39G
      A diferença passa por...
      Feirense
      Reação à mudança
      Há novo treinador em Santa Maria da Feira e, do lado de cá, curiosidade a respeito de eventuais mudanças nos processos de jogo da equipa. A equipa fogaceira tem problemas de longa data na construção ofensiva, pelo que será interessante ver como o novo técnico tenta contornar estas dificuldades com a matéria-prima existente.
      Sporting
      Líder Bruno
      Acima dos restantes. Há muitos jogadores de qualidade no plantel leonino, vários furos acima dos jogadores adversários a nível individual, mas ninguém se destaca como Bruno Fernandes. O médio é, de longe, quem mais rende pelos leões e vem de dois golaços em jogos com o Benfica.  

      Confrontos

      Golos
      Resultados

      Estatísticas (Liga NOS 2018/19)

      FeirenseSporting
      818Posição47
      814Pontos397
      812Golos marcados387
      828Golos sofridos247
      7
      20
      Jogos
      19
      8
      8
      4
      Golos Marcados
      12
      7

      Fotografias(21)

      Liga NOS: Feirense x Sporting
      Liga NOS: Feirense x Sporting
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      FEIRENSE
      EMPATE
      SPORTING

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      zEROZero
      2019-02-10 10h09m por TreinadoresDaWebLOL
      tem cronica do benfica! bem , tem Cronica do Sporting , bem! e cronica do Braga? ainda não merece?
      Só entendidos
      2019-02-10 09h42m por hugo_5
      Realmente vocês até parece que percebem da lavoura lol. Falando a sério e para sportinguistas ou pessoas inteligentes de outros clubes, espero que jogue o Doumbia e Borja a titulares e encostar o Gudelj. . . de resto não se pode inventar muito. SL e desportivas
      TH
      Não ganha
      2019-02-10 07h33m por Thepresident
      Sporting empata hoje

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Brasileiro
      Palavras para a TV Cultura
      Na sequência das declarações de John Textor depois da Comissão de Inquérito Parlamentar sobre um eventual caso de corrupção no futebol brasileiro, ...