placardpt
    Benfica com boa vantagem na eliminatória

    Jamor ainda é bem longe

    Foi pela margem mínima que o Benfica se adiantou na eliminatória contra o Sporting. Uma eliminatória que apenas daqui a 55 dias se conclui, mas na qual as águias estão com (curta) vantagem, depois de um jogo em que foram muito mais confiantes, embora não tão letais como se contava, atendendo ao que tem sido a equipa de Lage.

    Bruno Fernandes reduziu distâncias e levou a dúvida para Alvalade, num jogo onde Gabriel foi novamente determinante (leia as nossas Figuras do Jogo) e no qual a defesa leonina continuou a colecionar erros, com Ilori a ser o mais recente pecador.

    Serviços mínimos e muita má decisão

    Percebeu-se a lógica das duas equipas. O Benfica, em alta em termos psicológicos, sabia das deficiências do Sporting com bola e escolheu bem os pontos para pressionar alto e aí ganhar imediatamente capacidade para o contra-ataque. O Sporting, com necessidade extrema de reação, procurou com novos intervenientes um maior apoio ao setor intermédio (trio que se manteve, embora com Fernandes ao lado de Gudelj, que fez marcação cerrada a Félix).

    Foi mais bem sucedido o Benfica. Uma ou outra vez, os leões conseguiram ir à linha cruzar, mas Phellype foi sempre presa fácil para a defesa dos encarnados. Ainda assim, a equipa da casa teve condições para fazer bem mais e melhor.

    Marcou, é certo, num desses momentos de contra-ataque, mas ficou à beira de mais. Às excelentes ações sem bola do setor intermédio, que Gabriel comandou com mestria, sucederam-se más decisões, nomeadamente de um Seferovic muito ativo, embora pouco certeiro, o que manteve a margem mínima no marcador.

    Salvio, a novidade num Benfica que quase nada mudou, pouco acrescentou. Pizzi à esquerda também não foi um acrescento de qualidade. Mesmo assim, servia para estar na frente, diante de um Sporting onde as três novidades da frente quase nada conseguiram dar à equipa. E muito menos melhorar. Atrás, Borja mostrou alguma qualidade, mas Ilori foi um desastre, que culminaria no auto-golo que deu nos 2x0.

    Sporting revigorado

    Nessa altura, já com mais de uma hora de jogo, já Rafa estava em campo a substituir o argentino, para além de Ferro, que na primeira parte rendeu o lesionado Jardel. E foi com a entrada do internacional português que o Benfica respondeu a uma ligeira melhoria leonina na segunda parte, distante de significar uma ameaça ao controlo do jogo pela equipa da casa.

    Uma resposta com golo, intensidade, velocidade e mais ameaças, à qual Keizer respondeu com o uso de dois pontas de lança - fazia sentido, tal a tendência para o jogo flanqueado que apenas resultava em cruzamentos inofensivos.

    Foi, sem muito engenho e apenas com a arte magistral de Bruno Fernandes que o golo leonino apareceu, num soberbo livre direto cobrado pelo médio.

    Um momento revigorante para os adeptos leoninos, encolhidos até então perante a exibição da equipa, mas transformados para os últimos minutos, que foram de um Sporting bem mais astuto e fulgurante.

    Não o suficiente para evitar a derrota, mas suficiente para deixar tudo em aberto para Alvalade. Faltam 62 dias...

    U Quarta, 06 Fevereiro 2019 - 20:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Luís Godinho
    2-1
    Gabriel Pires 16'
    Tiago Ilori 64' (p.b.)
    Bruno Fernandes 82'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseMeias-Finais
    Mão1ª Mão
    Lances Capitais
    16´
    GOLO Benfica!
    Gabriel marca
    Gabriel marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    64´
    GOLO Benfica
    Tiago Ilori marca na própria baliza!
    82´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 5º golo na prova (5 jogos)
    A Chave
    Pontapé de Fernandes: era um Sporting descrente e desacreditado, que corria o risco de sofrer mais um golo nas transições que o Benfica ia fazendo, mas que conseguiu ressuscitar na eliminatória graças a um golo fantástico do seu camisola 8.
    O Árbitro
    Nota muito positiva. Foi coerente, o que é sempre fundamental, e não foi em fitas (e foram muitas), o que normalmente tem um tratamento mais benevolente por parte dos árbitros em Portugal. Luís Godinho teve um registo liberal, deixou jogar à inglesa e esteve bem.
    O Melhor
    Produção encarnada
    É uma eliminatória em aberto porque foi um Benfica muito perdulário, mas a forma como a equipa de Lage colecionou momentos de potencial perigo no último terço foi bem demonstrativa da qualidade na procura do espaço que esta equipa tem. Ficou a dever alguns golos aos adeptos e também perdeu nova oportunidade para um resultado anormalmente desequilibrado. E pode vir a arrepender-se.
    O Pior
    Saída do Sporting com bola
    Impressionante a quantidade de passes falhados pelos leões em zonas específicas, perante uma pressão estratégica do Benfica. Gaspar, Ilori e Gudelj foram terríveis neste aspeto, mas o próprio Bruno Fernandes esteve irreconhecível neste aspeto, tantos foram os passes que falhou.
    Forma
    Benfica
    2018/2019
    39J
    26V
    6E
    7D
    75-41G
    Sporting
    2018/2019
    36J
    22V
    6E
    8D
    75-39G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sporting não ganha há 5 jogos
    7.ª vitória nos 8 últimos jogos para o Benfica
    2.ª vitória consecutiva do Benfica sobre o Sporting, no espaço de 4 dias

    Fotografias(28)

    Benfica x Sporting - Taça de Portugal Placard 2018/2019 - Meias-Finais  | 1ª Mão
    Benfica x Sporting - Taça de Portugal Placard 2018/2019 - Meias-Finais  | 1ª Mão
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Sporting é pequeno
    2019-02-07 17h01m por Crollin
    Está feita numa equipa pequenina. Rejubilam nas taças porque sabem que no campeonato não têm hipótese. Campeões já só de inverno, mas a 10 pontos do primeiro. . . só rir!
    FORÇMAÇÃO BENFICA
    2019-02-07 16h37m por fanaticobenfica23
    Sinceramente já enjoa um bocadinho. Ou menos que disfarcem a azia em relação ao João Félix. Só falam do menino e isso quer dizer que ele é realmente bom ! O que dará no futuro? Ninguém sabe, o futebol é o presente, mas uma coisa é certa o que este menino tem feito é de craque! 19 aninhos e já joga assim, aliás os números falam por ele. Eu compreendo que doa e muito aos antis, afinal o Benfica tem muita juventude no plantel. Ontem contra o " grande Sporting " tinhamos Svilar, Ruben Dias,...ler comentário completo »
    Foi um jogo equilibrado?
    2019-02-07 16h15m por Triper
    Como é que algum pessoal aqui pode sequer afirmar isso? Eu gosto do meu Sporting mas ontem foi novamente comido de cebolada até perto do fim do jogo onde realmente se começou a ver algo.

    O Renan ontem não parecia Renan. Gosto imenso dele porque já mostrou que tem qualidade mas damn. . . quando o homem falha, falha forte. Meteu impressão aquele golo que ele sofreu de cara a cara com o Gabriel (a defesa também tem culpa mas DD é uma posição onde ou joga o Rist ou temos lá um gr...ler comentário completo »
    JO
    malaiko
    2019-02-07 15h13m por jorslb3
    Claro que foi um erro.
    Nestes casos de golo iminente o arbito tem de deixar jogar mais 1 ou 2 segundos mesmo com indicação de falta ou fora de jogo por parte do auxiliar.
    Depois se for para anular que anule.
    Foi para isso que se criou o VAR, para nao haver erro humano.
    GatoNoir
    2019-02-07 15h08m por malaiko
    Vamos ver se não é a dupla "outra vez comido" :)


    Atenção que os direitos de autor de tal afirmação estão reservados ao LFV.
    21_savage
    2019-02-07 15h05m por malaiko
    É por demais evidente que não é falta nenhuma, aliás até porque se fosse, e dado que o Dost está naquele local e o GR é que vai contra ele, qual o sentido de haver a lei "protecção dos GR dentro da pequena área"? Para isso metiam "protecção dos GR dentro da área". . . e pronto o lance passava falta e todos os GRs começavam a beneficiar disso, ou seja, todos começavam a sair feito malucos nos cantos para a qualquer toque já nem precisavam de segurar a bola. . .

    Até aquele su...ler comentário completo »
    Dragartos
    2019-02-07 15h01m por 21_savage
    Tenham vergonha na cara, estão todos a tremer do Benfica sem Jonas. Com um André Almeida e sivlar e salvio lol
    Imaginam quando voltar o rei Jonas, Fesja, e corchia com ritmo de jogo ohhhhhh
    jorslb3
    2019-02-07 14h53m por malaiko
    Golo mal anulado ponto final. . . agora se na pratica podemos dizer "golo anulado" outra coisa qualquer pouco me interessa, mas acho interessante ver a v/ necessidade de dizer que não é golo mal anulado.

    Tanto um como outro não são lances que o jogo parou e a bola curiosamente entrou na baliza deixando em aberto o desfecho do mesmo se o arbitro não tivesse apitado. . . são lances que o arbitro apita exatamente antes do avançado ter rematado e o apito não vai desviar a bola.
    ler comentário completo »
    JO
    malaiko
    2019-02-07 14h40m por jorslb3
    Nao é por escreveres em MAIÚSCULAS que passas a ter razao.

    O golo é exactamente igual ao golo do Benfica contra o teu clube no estádio da Luz que nao foi validado.
    Rik2703_YNWA
    2019-02-07 14h17m por MichaelJackson
    Concordo contigo em tudo menos na oportunidade do Wendel.
    Para mim, foi a melhor oportunidade do jogo.
    malaiko
    2019-02-07 13h41m por Rik2703_YNWA
    Não acho, sinceramente, não acho

    O Wendel ainda tem a mancha do Svilar

    O Grimaldo bastava tocar a bola na direção da baliza porque o Renan não estava lá
    Rik2703_YNWA
    2019-02-07 13h37m por malaiko
    Melhor oportunidade de golo é sem duvida a do wendel. . . . memória selectiva ;)
    JAOF
    2019-02-07 13h32m por Rik2703_YNWA
    Tu realmente deves dormir uma soneca em alguns períodos do jogo

    O golo que o Grimaldo falha com a baliza escancarada é uma oportunidade mais flagrante do que qualquer uma que o Sporting tenha criado

    E essa história dos remates à baliza. . . . Então, vejamos, nesse lance do Grimaldo a bola vai ao lado, o acuna tem um livre que vai à figura do Svilar, defesa fácil. Mas segundo a tua lógica, é melhor oportunidade a do livre porque foi um remate à baliza. . . ler comentário completo »
    *
    2019-02-07 13h32m por malaiko
    *avançado do Sporting
    jorslb3
    2019-02-07 13h30m por malaiko
    lol a jogada não parou. . . estamos a falar 1/2 segundos quer tenha o arbitro apitado ou não o desfecho era o mesmo. . .

    Estes benfiquistas a tentar branquear algo por demais evidente. . . O GR do benfica sai-se tarde, encontra os defesas do benfica e depois projeta-se para cima do avançado do Benfica (FORA DA PEQUENA AREA). . . . dizer que isto é falta é uma hipocrisia do caraças porque sendo assim é uma via aberta para os jogadores sairem da baliza em todos os lances. . . bast...ler comentário completo »
    JO
    JAOF
    2019-02-07 13h28m por jorslb3
    Se viu o jogo sabia que a % de posse de bola do seu clube foi no seu meio campo defensivo com a bola entre os centrais e o guarda redes.

    Isso é ter alguma vantagem ou nao saber o que fazer com a bola?
    JO
    leoleoleo
    2019-02-07 13h26m por jorslb3
    O golo nao foi anulado, a jogada ja tinha parado.

    Tal como no golo que o Benfica marcou ao porto, nos descontos do jogo que deu o titulo o ano passado.

    Mesmo assim aceito qualquer decisao ali mas o guarda redes ficou lesionado com o choque.
    A não ser falta, porque está fora da pequena area, tambem nao seria penalty no jogo anterior porque houve contacto dentro da pequena area.
    Felix e Godinho
    2019-02-07 13h22m por malaiko
    Este rapaz não vai longe se continuar com este comportamento. . . quantas vezes mergulhou ontem? Quantas vezes o Godinho não alertou o rapaz para parar de simular?

    Impressionante que passou o jogo todo a tentar ganhar posição nos lances e depois a tentar sacar faltas. . . a tatica é travar o movimento mandando o rabo para trás, esperar o contacto e mergulhar para a frente. . . .

    Por alma de quem é que o Futebol devia ser diferente para o Felix?? Qualquer avançad...ler comentário completo »
    LE
    Zerozero
    2019-02-07 13h07m por leoleoleo
    hoje, na pessoa de luis rocha rodrigues, temos aqui uma analise completamente parcial ao jogo
    desde a "boa vantagem" de 1 golo (nunca vi más vantagens e nao sei bem qual o criterio que as define) até a ausencia completa de uma referencia ao GOLO MAL ANULADO AO SPORTING, em que luis godinho se esqueceu completamente das regras (devia ter esperado e deixado a bola entrar e depois iria ver que o golo é completamente válido
    é pena estes erros de analise porque so fazem com que haja menos leitores
    CA
    Benfica com Boa Vantagem
    2019-02-07 12h46m por Cascais1
    A análise deste jornalista parece-me uma análise feita pela BTV, senão vejamos:
    Diz este escriba, que a vantagem do seu glorioso clube é boa, porquê ? Porque ganhou por 2-1 na primeira mão desta eliminatória, sabendo ele que se o Sporting vencer em Alvalade por 1-0 chega à final. Então porque escreveu ele isso ? Porque a frustração no final do jogo era muita, e acredito que antes do jogo ele achava que vinha aí nova goleada, o que não se confirmou. Vocês jornalistas, precisam urg...ler comentário completo »
    TA
    JAOF
    2019-02-07 11h55m por Tantoscasos
    Falei em cavadelas, não em enconstos. Enfim. . .
    Benfica vs Sporting
    2019-02-07 11h24m por estaramosold
    Surpreendeu-me pela negativa novamente o Sporting, não estava á espera de ver algo tão mau novamente, e o Benfica durante 70 minutos esteve sempre por cima a dominar completamente o jogo, nos ultimos 20, penso que o aspecto fisico afectou a equipa e o Sporting conseguiu jogar mais.

    Se o Pizzi tem feito o 3-0 provavelmente seria o descalabro geral por parte do sporting, falhou ali e o Bruno Fernandes num bilhete consegue reduzir, apesar de o sporting nos ultimos 20 min ter t...ler comentário completo »
    TA
    JAOF
    2019-02-07 11h05m por Tantoscasos
    O Félix passou o jogo a ser «cavado», houve um lance em que reagiu mal, mas depois de tanta cavadela. Ninguém é ingénuo ao ponto de não perceber que ele foi severamente marcado, devido à sua inflência (o que é natural, diga-se). Concordo que não deva ser colocado num pedestal, porém a sua qualidade é inegável. A nível físico, claro tem de melhorar.
    IT
    JustaCausa
    2019-02-07 10h17m por itstimetoshow
    Às vezes dou por mim aqui a ler os comentários e a pensar se eu vejo jogos diferentes dos outros. . . Então o Benfica ainda não fez nada de especial?
    Só foi quase golear a Alvalade e ontem se aquel bola do grimaldo tem entrado não sei não.
    Mas onde quero chegar é a uma pergunta simples. . . Será que com o Rui Vitória o Benfica fazia isto que fez esta semana? Nunca na vida porque os jogadores já não estavam com ele e já tinha dado tudo o que tinha para dar.
    Mas pelos com...ler comentário completo »
    jogo
    2019-02-07 10h08m por fanaticobenfica23
    Benfica sempre superior ao Sporting. Destaco a nossa exibição, não tão boa como a de domingo, mas seria normal, muito cansaço acumulado e isso verificou-se a partir dos 65/70min . Grande jogo do Gabriel. Já tinha referido aqui várias vezes e fui até " menosprezado " grande reforço para o Benfica. Este homem tira praticamente as bolas todas a meio campo e mete a bola onde quer. Visto no estádio a entrega com que ele vai a cada lance é bestial. Destacar também o Ruben Dias é sem um centra...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Presidente honorário anuncia decisão para breve
    Uli Hoeness, presidente honorário do Bayern München, confirmou contactos com vários treinadores na tentativa de resposta à situação de instabilidade no clube. ...