Liga Portuguesa
Crónica
FC Porto vê Benfica ficar mais perto

Só faltaram os golos...e houve um culpado para isso

2019/02/03 22:22
Texto por Igor Gonçalves

Se há jogos que não precisam de golos para ser emocionantes e para nos manter agarrados ao lugar, este Vitória x FC Porto é um exemplo perfeito. Um jogo entre dois verdadeiros Grandes do futebol português, que teve um pouco de tudo (até polémica) e que, apesar de não ter tido golos deixou todos agradados com o espetáculo.

Não houve surpresas nas opções de Luís Castro e de Conceição e viram-se duas equipas fiéis ao que fazem por norma. Douglas acabou por ser herói, Joseph mostrou que está em grande e Marega saiu com lesão muscular que o pode afastar por muito tempo.

Está relançado o campeonato e até o Vitória olha para cima e vê que pode chegar aos quatro primeiros lugares.

Saber sofrer e reagir

©Catarina Morais / Kapta +
O FC Porto está fiel ao que tem feito e ao que tem resultado. Extremo metidos por dentro, Marega a trocar muito com Corona e Alex Telles muito subido a aproveitar a cobertura da defesa e o espaço que Brahimi cria. Foi esta a forma que a equipa azul e branca encontrou para entrar mandão em Guimarães e contornar a maior povoação que tinha o meio-campo da equipa de Luís Castro. Essa entrada forte teve num remate de Brahimi ao lado o seu expoente máximo.

A equipa minhota estava com dificuldades em ter bola e só quando Joseph se soltou é que se viu um Vitória mais perigoso. O médio é cada vez o motor da equipa de Guimarães e quando ele apareceu apareceu também espaço para Tozé e para os jogadores da frente. Ainda assim, era o FC Porto quem mais perigo criava. Com um misto de exploração de Marega na profundidade e dos movimentos dos dois extremos, a equipa de Conceição esteve várias vezes perto do golo.

Soares atirou à barra, Marega fez um mau chapéu isolado e Alex Telles testou a segurança das mãos de Douglas. Foram os lances mais perigosos de uma primeira parte que foi de parada e resposta e que foi um filme de dois protagonistas, fruto da qualidade e da reação do Vitória ao maior controlo portista. 

Intensidade ao máximo

©Catarina Morais / Kapta +
Se a primeira já tinha sido um filme de ação, a segunda parte juntou um de thriller. O FC Porto dava-nos a parte de ação e tinha as melhores oportunidades. Já o Vitória nunca teve medo de expor, enquanto teve pernas, e apesar de alguns ataques potencialmente perigosos, nunca incomodou verdadeiramente Iker Casillas.

A parte thriller do filme deve-se a Douglas (e também a Venâncio). Se o FC Porto não marcou no minho deve-o ao guarda-redes brasileiro. Pelo menos três defesas de grande nível a segurar a sua equipa no jogo, com destaque para os minutos finais, altura em que Joseph estourou (também Marega saiu lesionado) e teve de sair.

Foi com a quebra do médio que quebrou o Vitória e mesmo com a passagem de Tozé para o meio, depois da entrada de Rochinha para a direita, a equipa de Luís Castro tinha muita dificuldades em sair com nexo para a frente.

Com o Vitória quebrado fisicamente e com Douglas inspirado, tivemos uma reta final de ataque constante do FC Porto. Sem Marega a equipa perdeu força física na área e só Soares não chegava, ainda que o brasileiro tenha feito uma boa partida. 

E na tal jornada que iria ser «importante» renasce definitivamente o Benfica, que agora está a três pontos do 1º lugar. Ainda assim, Sérgio Conceição saiu certamente de Guimarães com a noção que a sua equipa tem estofo e, apesar de sair com apenas um ponto, também saiu com a certeza de que vamos ter campeonato até ao fim...ficam agora as preocupações com o estado de Marega.

U Domingo, 03 Fevereiro 2019 - 20:00
Estádio D. Afonso Henriques
Rui Costa
0-0
Estádio D. Afonso Henriques
Lotação30 000
Medidas105 x 68 m
Inauguração1965
FaseCampeonato
JornadaJornada 20
VIDEOS
A Chave
Já perto do fim, tudo parecia apontar para que Marega fosse festejar o golo. A bola já tinha passado por Douglas e foi nessa altura que apareceu Venâncio a cortar em cima da linha. Como estava o jogo e como estava o Vitória fisicamente, dificilmente o FC Porto não teria somado os três pontos se o central não tivesse cortado a bola.
O Árbitro
Rui Costa acertou nos lances mais complicados da primeira parte, com destaque o lance em que Pedro Henrique corta a bola com a cabeça na área. Na segunda parte fica a ideia de que Óliver faz mão num corte quando já tinha amarelo, mas é um lance complicado de analisar e por isso aceita-se.
O Melhor
90 minutos de futebol a sério
Não houve golos, mas houve um grande jogo de futebol. Parada resposta, intensidade, oportunidades e grandes exibições. 90 minutos que não custaram a passar...
O Pior
Imagens feias na bancada
Na reta final da primeira assistiram-se a cenas muito feias na bancada. Junto aos adeptos do FC Porto voaram imensas cadeiras e foram arremessadas tochas. Muito triste...
Forma
V. Guimarães
2018/2019
25J
12V
5E
8D
34-22G
FC Porto
2018/2019
36J
29V
5E
2D
84-28G

Fotografias(30)

Liga NOS: Vitória SC x FC Porto
Liga NOS: Vitória SC x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
V. GUIMARÃES
EMPATE
FC PORTO
Comentários (97)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CO
chorõoes
2019-02-04 18h09m por conquistador_1922
ver estes estarolas aqui a chorar e a falar deste lance ou daquele num jogo que não teve sequer grandes casos , que a meu ver o Wakaso poderia ter levado o amarelo mais cedo pois fez muitas faltas e o Oliver era expulso com aquele corte com o braço que o VAR não viu ou não quis ver . . o Porto foi superior na primeira parte depois o vitória equilibrou e soube sofrer , grande entrega dos jogadores , temos ainda muito que crescer mas somos cada vez mais uma equipa compacta , acredito que o fu...ler comentário completo »
Errata
2019-02-04 16h49m por bludouro
* margem de ERRO
Jogo de diferenças
2019-02-04 16h43m por bludouro
Para quem aprecie as estatísticas elaborei aqui um pequeno passatempo para os estimados leitores poderem apreciar a diferença de fortunas entre o Porto e o Benfica em alguns jogos-chave frente a adversários de valor e em termos de vários factores: acção disciplinar, incidências do jogo e sobretudo o resultado final.

Primeiro, frente ao Sporting:

Sporting CP vs FC Porto (Final da Taça da Liga)
Remates total (direcionados à baliza): 7 (1) - 5 (2)
Poss...ler comentário completo »
CA
Arbitragem
2019-02-04 16h05m por Carago10
Há um lance que tem sido ignorado e que a meu ver é um erro grosseiro.

Na 1a parte, o Marega ganha a bola ao central do Vitória, passa a Soares que com a baliza aberta só tinha de encostar (golo certo). Pois Rui Costa não exita em apitar prontamente uma eventual falta de Marega (que pela repetição, dá para perceber que não existe), antes de Soares marcar o golo. Não há indicação de deixar seguir estes lances para serem analisados posteriormente pelo VAR? Para mim, isto foi...ler comentário completo »
Jogo
2019-02-04 15h30m por RN123
Destaque para o Vitória de Guimarães que nesta época ainda não soube o que é perder com o Porto, líder da Liga.
dkslash_afterba n
2019-02-04 14h26m por PedroFCP_RockNRoll
Deixem lá o rapaz festejar, este fds até lhe dou um desconto porque foi ótimo para ele.
dkslash_afterba n
2019-02-04 14h23m por da_ni82
Sein que é pedir muito mas um pouco de coerência não é pedir demais. . . Para mim o lance do Hernâni não é penalti, nunca na vida, mas isso sou eu que não peço falta a cada toquezinho que haja, já outros pedem faltas a torto e a direito a tudo que seja contacto ou então acham que nunca é falta, dependendo das equipas. Eu digo o mesmo, seja a favor ou contra o Porto.
Já o lance do golo anulado só vi uma repetição e fiquei com a ideia que poderia estar avançado, mas pelo que vi era...ler comentário completo »
Engraçado
2019-02-04 14h10m por PedroFCP_RockNRoll
Nos últimos dias tenho visto alguns benfiquistas a chamar de "boneco" por vir falar nas arbitragens mas ontem mesmo deixou bem claro que não foi por isso que perderam pontos apenas disse para marcarem menos faltas já que hoje em dia se marcam faltas por tudo e por nada nal sentem um ventinho e caem logo antigamente os jogadores etam mais rijos. Ele até mesmo já reconhece que errou na cena do "boneco" mas mesmo assim continuam a usar isso como bode expiatório, não reproduzam nos outros aquilo q...ler comentário completo »
bxtw-pt2
2019-02-04 13h49m por da_ni82
"o benfica tem 2 golos anulados, um penalty contra, o GR expulso e msm assim ainda estao a arranjar desculpas do arbitro pro nosso lado

acho incrivel de facto"

Incrível de facto. . . Já no jogo com o Feirense o Porto tem 2 golos anulados por fora de jogo, um lance prometedor de golo anulado por falta inexistente, um penalti por assinalar e uma expulsão perdoada ao Vítor Bruno e nem isso vos impediu de falar no árbitro. . .

O Porto ontem não perd...ler comentário completo »
FC
tarik10
2019-02-04 13h07m por fcpfan1987
demos um banho de bola e ficou 0-0. Ja jogamos muito menos e ganhamos. Ja agora apenas jogamos com o guimaraes k nao è nada do outro mundo. vou estar atento o jogo com o roma na 1a mao de champions e ai vou ver como vao responder os jogadores as exigencias desse jogo. O Sergio tem feito um grande trabalho disso nao a duvidas mas quando estamos a ganhar 2 o 3-0 porque nunca tira o telles o marega etc. . quase sempre o primeiro a sair è o soares e nessa coisas que eu nao percebo mas pronto nao sou treinador.
ME
Lewis80
2019-02-04 12h53m por Menaco23
Isso do Militão á direita já queriam mesmo antes de chegar o Pepe lol É puramente normal que ele ainda não salte á vista, jogar a lateral direito na europa não é mesma coisa que no Brasil como ele fazia no São Paulo. Ele precisa de tempo e treino. É que sinceramente jogar com o Maxi e ele só durar 45m, estar sempre a meter ali o Corona que a defender nunca iria dar consistência do Mlitão, não acho uma boa opção, principalmente com equipas mais fortes.
Este jogo já notei mais consis...ler comentário completo »
ISWTT
2019-02-04 12h20m por Tarik_10
Boas

Lá está se dizes que o Oli corta a bola com o braço nao dá para discutir bola contigo.
Tarik10
2019-02-04 12h12m por ispeakwiththetrue
Boas Soce.

Acho que devia ter sido dado o terceiro cartão amarelo a Oliver vê lá tu. . . o primeiro que levou, o segundo por reclamar constantemente e o terceiro por mão na bola.

Quanto ao SC, é uma pressão desnecessária Tarik. . . não havia necessidade, então o vosso presidente fala em desculpas de mau perdedor e o vosso treinador faz precisamente o q o vosso presidente critica? É certo q ele pôs ali um parenteses em como isso n influenciou o resultado mas amb...ler comentário completo »
Lewis80
2019-02-04 12h06m por ispeakwiththetrue
Tens razão o meu segundo parágrafo foi dirigido ao chama_portista, estava desatento.

Quanto ao tempo de compensação, eu tbm concordo mas isso é em todos os jogos e tu sabes q ninguem faz isso, o desconto costuma ser standard, na primeira parte 1 minuto de desconto se tiver e na segunda parte 4 minutos (2/3 minutos se os grandes já estiverem com vitoria folgada), qlq paragem adiciona 1 minuto ao desconto, houve 3 paragens, logo 7 minutos d desconto. . . mas sim acho q devia...ler comentário completo »
fcpfan1987
2019-02-04 11h56m por Tarik_10
Se os jogadores estavam tao cansados e deram um banho ao Vitoria (onde os outros candidatos foram dominados) nem quero pensar quando estiverem frescos.
FC
Arbitragem
2019-02-04 11h45m por fcpfan1987
A arbitragem foi normal o problema do porto começa a ser o cansaço dos jogadores isso sim. Marega ja esta o proximo vai ser alex telles. Em relaçao ao campeonato nao precisamos estar preocupados porque o jogo mais difficil nao vai ser em casa com o Benfica mas sim em Braga, Tondela etc. . A que nao esquecer k o Benfica vai em breve jogar na liga Europa onde vai gastar bastantes energias tambem. Agora e tudo muito bonito mas daqui para a frente vamos ver. Sinceramente nao acredito k o Benfi...ler comentário completo »
ISWTT
2019-02-04 11h42m por Tarik_10
"Quanto ao SC, nem vou comentar, sabes muito bem q não havia motivos para ele tocar na arbitragem, ele já está é a pensar nos proximos jogos e fez um aviso à navegação aos proximos arbitros q apitarem o Porto colocando-lhes pressão. . . desnecessaria, numa equipa de arbitragem q talvez em futebol jogado daria uns 10 de avanço a equipa tecnica de Conceição. "

Tem juízo. Já de manha te ia responder mas quando vi que escreveste que o Oliver devia ter levado o segundo amarelo ate perdi a vontade. Se serio!
Lewis80
2019-02-04 11h25m por ispeakwiththetrue
Se calhar o melhor é parar o tempo e reduzir o tempo de jogo para 25 minutos por parte. . .

Quanto ao SC, nem vou comentar, sabes muito bem q não havia motivos para ele tocar na arbitragem, ele já está é a pensar nos proximos jogos e fez um aviso à navegação aos proximos arbitros q apitarem o Porto colocando-lhes pressão. . . desnecessaria, numa equipa de arbitragem q talvez em futebol jogado daria uns 10 de avanço a equipa tecnica de Conceição.
HA
11
2019-02-04 11h19m por Halibut
Para quem joga ou já jogou sabe perfeitamente que um jogador como o Oliver jogando num sistema de 2 médios vai ser mais sobrecarregado e não irá ter o mesmo discernimento na decisão das jogadas, um meio campo completo com DANILO, HERRERA, OLIVER cada um com as suas funções era por certo um meio campo mais forte e que possibilita não só os laterais subirem mais pois os médios podem fazer as compensações assim como a circulação da bola é maior e melhor permitindo que a bola chegue aos avançados...ler comentário completo »
HA
11
2019-02-04 10h38m por Halibut
Agora que foram contratar o Pepe é dificil para o treinador o meter no banco a ele ou ao Felipe, porque tirar o Militão é um crime, mas isto está a prejudicar a equipa na parte ofensiva, vamos ver se continua a insistência, eu gosto do Sérgio mas ele é muito teimoso. . . Estamos com 3 pontos de vantagem e temos que os segurar até receber o Benfica e ai é obrigatório vencer e acabar de uma vez com o Campeonato.
SC
2019-02-04 10h30m por otamendi30
Penso que o FC Porto está a pagar a factura do excesso de jogos dos mesmos jogadores e sem necessidade.
Isto faz-me lembrar aquelas épocas do JJ no Benfica que espremia os jogadores ao máximo e quando chegava a altura decisiva não havia pernas.

Penso que de um jogo para o outro o FC Porto poderá alterar 2 ou 3 peças que não vai piorar de certeza.
Problema
2019-02-04 10h28m por otamendi30
O FC Porto tem que jogar com laterais ofensivos.
Desde que o Militão começou a jogar a lateral só perdemos. ( nao jogos mas profundidade no ataque).
Metam o Manafá de uma vez por todas ou contrataram-no para estar no banco?
Casillas
Manafá Filipe Militão e Telles
Danilo Loum
Corona Oliver e Brahimi
Soares

4*2*3*1 sem o Marega era assim com o Moreirense.

Descansava o Herrera que ontem via-se mesmo que estava todo roto.
HA
próximo 11
2019-02-04 10h27m por Halibut
CASILLAS, TELLES, MAXI OU MANAFÁ, PEPE OU FELIPE, MILITÃO, DANILO, HERRERA, OLIVER, BRAHIMI, CORONA, SOARES. . .

Já agora é bom que o Telles comece a ter banco senão dá o estoiro e junto com ele leva o Herrera e Corona. . . .
chama_portista
2019-02-04 10h24m por ispeakwiththetrue
Para teres dito que não tenho ideias próprias talvez n tenhas lido o meu comentário com olhos de ver. . . eu recomendaria uma leitura mais atenta mas depois penso, para quê? Einstein será sempre um incompreendido. . .
HA
Chama__Portista
2019-02-04 10h24m por Halibut
Lá por ter jogado sozinho na Champions isso faz dele um jogador que sabe jogar fixo na frente? Eu apenas quero é que de uma vez se comece a jogar em 4-3-3 e não interessa se o Marega fica no banco, até o Casillas já ficou porque não fica o Marega? temos bons médios para jogar nesse sistema e já por mais que uma vez jogámos em 4-3-3 e jogámos bem, prefiro isso do que agora meterem o Fernando Andrade a jogar na frente com Soares. . . .
OUTRAS NOTÍCIAS
Benfica
Mercado
Extremo dará resposta esta semana
Apesar de sempre ter manifestado a vontade de ficar em Portugal e no Benfica, Salvio tem em maõs uma proposta bastante tentadora do Boca Juniors, da Argentina. Segundo o jornal ABola, o ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
SPECIAL-JUAN 20-06-2019, 10:39
Lewisfcp 20-06-2019, 10:38
SPECIAL-JUAN 20-06-2019, 10:34
ago 20-06-2019, 10:29
SPECIAL-JUAN 20-06-2019, 10:28
MI
Misterioso_80 20-06-2019, 10:20
O_
o_imparcial 20-06-2019, 10:18
freskas 20-06-2019, 10:16
FR
Frankspor 20-06-2019, 10:11
O_
o_imparcial 20-06-2019, 10:10
Pmenezes 20-06-2019, 10:04
freskas 20-06-2019, 10:01
Redfoo_16 20-06-2019, 10:00
RN123 20-06-2019, 10:00
Redfoo_16 20-06-2019, 09:55
RN123 20-06-2019, 09:55