placardpt
    Braga vence na deslocação à Vila das Aves

    Abel sacou um coelho do banco e o pesadelo virou sonho

    2019/02/02 22:29
    E8

    A tendência avense, com Augusto Inácio, tem sido clara. O sistema de três centrais virou moda e parece que veio para ficar. Depois de duas vitórias consecutivas, a primeira derrota, e aos pés de um Braga que sentiu problemas inicialmente, mas que virou o jogo do avesso a seu favor após o intervalo. Bastou uma profunda reflexão e uma substituição acertada. Muralha derrubada, sentimento de dever cumprido e atenção máxima no dérbi de domingo...

    Controlo vs concentração defensiva

    A história do primeiro tempo é muito simples e fácil de contar. Duas intenções distintas e duas propostas de jogo totalmente diferentes. De um lado, o Braga, controlador da posse e dos principais momentos do jogo. Do outro, um Aves coeso e fortíssimo na organização defensiva. 

    Paulinho esteve muito ativo ©Vítor Parente / Kapta+
    Paulinho baixava, Horta deambulava de posição, Esgaio procurava dar profundidade. Sem sucesso. A forma concentrada como o adversário se posicionou na fase defensiva não deu azo a muitas aventuras. Deu, ainda assim, para Paulinho assustar por duas vezes e Dyego Sousa obrigar Beunardeau a redimir-se de um mau alívio.

    Ainda houve oportunidade para um ou outro rasgo de criatividade dos homens de Abel Ferreira, mas nem as bolas longas para as costas dos laterais contrários funcionavam. E a ideia do Aves era bem clara: aguentar o muro de betão e procurar responder através de contra-ataques. Nesse capítulo, Mama Baldé e Luquinhas trataram de irritar Bruno Viana, João Palhinha e companhia conquistando algumas faltas perto da área de Tiago Sá.

    Quanto a chances de real perigo, da cabeça de Jorge Fellipe surgiu a melhor ocasião para a formação da casa nos 45 minutos iniciais.

    Água mole em pedra dura...

    A velha máxima não engana. As dificuldades foram evidentes, mas Abel e o Braga aperceberam-se do truque. A entrada de Fransérgio, os passes de rutura no miolo e as jogadas rápidas e a poucos toques acabaram por desmontar o esquema avense com o passar do tempo. Ricardo Horta falhou duas oportunidades clamorosas - as expressões espelhavam bem o desespero -, Paulinho teimava em não tirar as medidas certas, até que surgiu... Goiano.

    A entrada de Fransérgio
    O médio brasileiro entrou em campo no segundo tempo e foi preponderante para a mais que merecida vitória da sua equipa
    Foi precisamente numa arrancada do lateral arsenalista que o muro caiu. Condução de bola incisiva, Dyego Sousa atrapalhou na área e, na ressaca de um ressalto, bola para o fundo das redes. Ora, capitão a dar o exemplo.

    Apesar das boas notícias, o azar de Paulinho estava à vista e a luta era constante. Valeu uma jogada perfeita da turma bracarense para o camisola 20, por fim, molhar a sopa.

    Com a vantagem registada, cabia ao Aves responder, Tiago Sá terminou mesmo a noite sem trabalhos forçados.

    jogos históricos
    U Sábado, 02 Fevereiro 2019 - 20:30
    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    Hélder Malheiro
    0-2
    Marcelo Goiano 60'
    Paulinho 66'

    ESTÁDIO

    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    Lotação6 230
    Medidas105x67
    Inauguração1981
    Lances Capitais
    60´
    GOLO Braga!
    Marcelo Goiano marca
    Marcelo Goiano marca o seu 1º golo na prova (17 jogos)
    66´
    GOLO Braga!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 3º golo na prova (15 jogos)
    Positivo
    Entrada de Fransérgio
    A chave. Abel Ferreira acertou na mouche com a entrada de Fransérgio. O brasileiro ajudou Claudemir a crescer e ofereceu o que Palhinha não conseguiu nos primeiros 45 minutos. Nota 20 para a substituição.
    Negativo
    João Palhinha
    A felicidade de uns é o infortúnio de outros e João Palhinha foi, de facto, o elo mais fraco. Sentiu dificuldades para conter a verticalidade de Mama Baldé e acrescentou pouco com a bola nos pés.
    Forma
    Desp. Aves
    2018/2019
    29J
    9V
    6E
    14D
    38-43G
    Braga
    2018/2019
    30J
    21V
    7E
    2D
    59-24G
    O Árbitro
    Algumas decisões incompreensíveis, mas longe da polémica. No cômputo geral, Hélder Malheiro conduziu bem o encontro.

    Fotografias(16)

    Liga NOS: Desp. Aves x Braga
    Liga NOS: Desp. Aves x Braga
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD AVES
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RN
    Braga
    2019-02-03 14h06m por RN123
    Continuam imparáveis!
    mafraFCP
    2019-02-03 10h30m por Rik2703_YNWA
    O Ajax levou seis do Feyenoord e não é por isso que deixa de ser candidato ao título

    Também deve ser amizade. . .

    O que admira é um candidato ao título ajudar a equipa que está em primeiro a colmatar uma lacuna no plantel no último dia de mercado. . .
    CO
    . . .
    2019-02-03 02h18m por conquistador_1922
    Acho que o Aves contratou o treinador ideal para se mandar mais depressa para a Segunda Divisão. A perda de jogadores nucleares, saídas não colmatadas com reforços de qualidade já de si era um enorme problema que se agravou com a contratação desta anedota de treinador. Com o Vitória SC fizeram o jogo de uma vida hoje pareciam uns anjinhos.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.