placardpt
    Equipa de Ivo Vieira sobe ao quinto posto da Liga

    Moreira de mão cheia

    2019/01/28 20:57
    E3

    Este Moreirense está com apetite para a Europa. Em casa, os cónegos receberam e bateram o Nacional, por 2x1, e agarraram o quinto posto da Liga. 

    Num encontro competitivo, destaque para a capacidade cónega, particularmente no ataque, capaz de empurrar uma boa equipa como o Nacional para alguma mediocridade. 

    No Comendador...joga-se

    À procura de um futebol apoiado, positivo, Moreirense e Nacional nunca abdicaram das respetivas identidades para colocarem dificuldades ao adversário. Até ao golo inaugural, a equipa de Costinha conseguiu controlar com maior ou menor dificuldade o jogo objetivo e rápido dos cónegos, com algumas transições pelo meio, tendo o pior vindo depois...

    E nem se pode dizer que o momento alto da primeira parte tenha aparecido pela capacidade técnica e arte de Chiquinho, o criativo que já pede outros voos. Num lance de insistência, Kalindi inventou e Chiquinho aproveitou para materializar o quarto tento da época. Um duro golpe que seria decisivo para o resto dos primeiros 45 minutos.

    É que, depois da prenda oferecida ao adversário, o Nacional passou a ter muito mais dificuldades em dois momentos específicos: o da transição defensiva, com a capacidade dos cónegos (ala esquerda a funcionar particularmente bem) a descobrir espaços para a criação de um par de boas oportunidades, e o da organização ofensiva, pouco produtiva quando se pedia uma reação forte. Houve uma boa oportunidade, sim, mas após um lance rápido, e, aí, apareceu Jhonatan. 

    Chiquinho, sempre ele

    Tal como tinha acontecido no primeiro tempo, o Nacional voltou a entrar disposto a complicar a tarefa ao Moreirense. Pressão inteligente sobre o início de construção cónega, transições rápidas e duas meias oportunidades, que só não assinalamos como grandes devido às fracas finalizações de Gorré e Rosic, após dois cruzamentos do lado direito. 

    O Moreirense, sempre sereno em campo, mesmo quando a emoção podia tramar a equipa, chegou ao golo da tranquilidade pelo suspeito do costume, o que dá criatividade e, ao mesmo tempo, poder finalizador: Chiquinho. É certo que o médio beneficiou de um desvio, mas a intenção (e a procura constante pela felicidade) estava lá...

    Em Moreira, há talento para dar e vender... ©Carlos Alberto Costa

    O Nacional, apesar da desvantagem de dois golos, não melhorou o seu nível exibicional. O Moreirense continuou mais presente no momento ofensivo, com a capacidade de passe de Chiquinho, a pressão de Loum e a velocidade de Heriberto a criar muitos problemas à organização defensiva dos insulares. 

    Nos minutos finais, Okacha esteve em particular destaque. Primeiro, o dianteiro da equipa de Costinha marcou um golo com a mão, que não valeu, mas, ainda antes do apito, houve lugar a alguma emoção, com o segundo a ser anulado e prontamente validado pelo VAR. Camacho ainda teve tempo para ser expulso, mas o final confirmou a ideia: este Moreirense é mesmo de mão cheia. 

    jogos históricos
    U Segunda, 28 Janeiro 2019 - 19:00
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Manuel Mota
    2-1
    Chiquinho 15' 56'
    Okacha Hamzaoui 87'

    ESTÁDIO

    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
    Portugal
    Moreira de Cónegos - Guimarães
    Lotação6 153
    Medidas104x68
    Inauguração2002
    Lances Capitais
    15´
    GOLO Moreirense!
    Chiquinho marca
    Chiquinho marca o seu 2º golo na prova (19 jogos)
    56´
    GOLO Moreirense!
    Chiquinho marca
    Chiquinho marca o seu 3º golo na prova (19 jogos)
    69´
    GOLO INVALIDADO Nacional
    Hamzaoui pressiona a defesa cónega, Jhonatan remata contra o avançado argelino e a bola entra na baliza do Moreirense. No entanto, o VAR anulou o golo uma vez que o desvio foi com o braço
    87´
    GOLO Nacional!
    Okacha Hamzaoui marca
    Okacha Hamzaoui marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
    Positivo
    Talento cónego
    Em Moreira de Cónegos, vive um dos coletivos mais bem trabalhados do campeonato. Diante do Nacional, Chiquinho brilhou com dois golos, mas Heri, Arsénio e Loum não deixaram de demonstrar todo o seu talento. Independentemente do final, é já é um trabalho de autor para Ivo Vieira, capaz de equipa a estas individualidades. 
    Negativo
    Curto Nacional
    A série mais recente de maus resultados não apaga o bom trabalho de Costinha, mas a equipa teve sempre muitas dúvidas e hesitações no relvado do Joaquim de Almeida Freitas. Poucas oportunidades criadas e períodos curtos de domínio. 
    Forma
    Moreirense
    2018/2019
    23J
    12V
    1E
    10D
    28-30G
    Nacional
    2018/2019
    24J
    6V
    5E
    13D
    29-50G
    O Árbitro
    Arbitragem positiva de Manuel Mota, apesar dos preciosismos na marcação das faltas. Boas decisões nos lances mais complicados. 

    Fotografias(15)

    Liga NOS: Moreirense x Nacional
    Liga NOS: Moreirense x Nacional
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MOREIRENSE
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RN
    Moreirense
    2019-01-29 14h25m por RN123
    Que belíssima época estão fazendo!
    Genial_25
    2019-01-29 08h48m por ruipatricio
    Viste o túnel do Heriberto?
    Chiquinho está um senhor 10, Toze fo Guimarães a mostrar também a sua qualidade.
    O nosso campeonato tem muito valor.
    GE
    Chiquinho
    2019-01-28 23h56m por genial_25
    Para mim a revelação da Liga! Já conhecia a sua qualidade mas não imaginava que se destacasse tanto na 1ª época na 1ªliga! Foi pena não ter tido um único minuto na pré-temporada.
    Espero ver o Heriberto a ter oportunidades, pelo menos na pré-época

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...