placardpt
    O perfil do novo reforço dos Dragões

    Manafá, o extremo que virou lateral e que, no CPP, «notava-se que tinha futuro»

    2019/01/21 17:10

    *com Rita David

    Wilson Manafá foi esta segunda-feira oficializado como reforço do FC Porto. Antes de brilhar em Portimão, o lateral passou por Anadia, onde privou com Nuno Branco, que, ao zerozero, traçou um perfil sobre a mais recente arma portista no ataque ao bicampeonato. 

    De casa até Alcochete

    Natural de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, foi no clube da cidade que Wilson Manafá iniciou a sua carreira. Nascido em 1994, o português de origem guineense jogou pelo Oliveira do Bairro durante grande parte das camadas jovens, onde chegou à equipa principal com apenas 17 anos, antes de rumar a Alvalade.

    Chegou ao Sporting para a equipa de juniores como extremo, mas foi adaptado a lateral. Na época seguinte, promovido ao escalão sénior com Abel no comando técnico da equipa B, Manafá realizou 13 jogos antes de ser transferido a título definitivo para o Beira-Mar.

    qEra o elemento mais desequilibrador na nossa equipa e foi decisivo em muitas partidas. Dava muita profundidade no ataque. E rapidamente percebemos que o lugar dele não era aqui, era uma das grandes revelações do nosso campeonato e, por isso, não me surpreendeu a sua saída para o Varzim
    Nuno Branco

    Em Aveiro, jogou na Segunda Liga, mas, como tantos outros, logo a seguir, Manafá foi obrigado a dar um passo atrás...para, porventura, pensar noutros dois à frente. Abraçou o desafio no Anadia e precisou de meia época para voltar a convencer um clube de divisões profissionais (Varzim, no caso). 

    O regresso às origens

    Sobre a passagem do novo reforço azul e branco pela Bairrada, Nuno Branco, antigo central e capitão da equipa do CPP, falou de um homem «de origens humildes e muito bem-formado». Manafá, segundo o ex-colega, «era um jogador muito inteligente, trabalhador e empenhado». «Previa-se já um bom futuro», destacou Branco. 

    Ao zerozero, o ex-companheiro lembrou o impacto do agora Dragão no Municipal de Anadia: «Quando chegou, já tinha afinidade com alguns dos colegas de equipa e, pela proximidade de casa, optou por jogar aqui, mesmo tendo propostas de outras equipas. Tinha claramente uma qualidade acima da média para o nosso campeonato. Notava-se que era um jogador diferente». 

    Manafá chegou a jogar pelo Sporting B ©Catarina Morais
    Uma das características de Manafá é a sua polivalência. Apesar de atuar a lateral em Portimão, o primeiro impacto surgiu uns metros mais à frente no campo: «Aqui jogou sempre a extremo e era uma das mais-valias da nossa equipa. É muito rápido sem bola e, principalmente, com bola. Era o elemento mais desequilibrador na nossa equipa e foi decisivo em muitas partidas. Dava muita profundidade no ataque. E rapidamente percebemos que o lugar dele não era aqui, era uma das grandes revelações do nosso campeonato e, por isso, não me surpreendeu a sua saída para o Varzim. Notava-se claramente que tinha futuro».

    Sobre a sua oficialização no FC Porto, o ex-defesa-central referiu que «não será fácil, mas, se souber esperar pela sua vez e se continuar a trabalhar como tem feito, tem qualidade para se impor». 

    O ex-capitão deixou ainda uma mensagem ao novo reforço dos dragões: «É um jogador que merece, porque tudo aquilo que alcançou veio do trabalho dele e, como se costuma dizer, o céu é o limite. Desejo-lhe a maior sorte do mundo!»

    Portugal
    Wilson Manafá
    NomeWilson Miguéis Manafá Jancó
    Nascimento/Idade1994-07-23(29 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Guiné-Bissau
    Guiné-Bissau
    PosiçãoDefesa (Defesa Direito) / Defesa (Defesa Esquerdo)

    Fotografias(56)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CI
    CPP?
    2019-01-22 13h19m por ciroc
    muito gostam aqui no zz de falar do cpp, mesmo quando a prio já nem é patrocinadora desse campeonato
    tenshi
    2019-01-22 12h30m por NandoTobias
    E apagaram o comentário apenas, deviam apagar todos os comentários deles e banir os 2 por amor de Deus que discussões parvas lol
    NandoTobias
    2019-01-22 12h13m por tenshi
    na minha opinião este tipo de user de deve ser Banido.
    ZnaraMunzMunz
    2019-01-22 08h45m por NandoTobias
    Afinal esquece, vi que foste tu que provocaste lol estão os dois a cometer um crime que já é reconhecido e nem sabem, pior é o zerozero que tem uma atitude de ignorar a situação, nnc tive nada contrao zerozero, mas dês do momento em que há insultos desta gravidade deviam intervir apagar os comentarios e os ip´s dos dois que embora sejam portistas são pessoas que não se sabem comportar e que nem acesso a internet deviam de ter. . . ZeroZero por favor é intervir nestas situações. . .
    12WilsonMarafa1 2
    2019-01-22 08h21m por NandoTobias
    Tens noção que se ele quiser agora coloca-te em tribunal não tens? Não tens mesmo noção das coisas que estas a dizer, existe liberdade de expressão, mas a liberdade acaba qnd começa a do outro e ao ponto que chegam aos insultos é grave, e n penses que nng sabe quem és pois se quiserem descobrem facilmente, és apenas um coninhas atras do ecra que nem tem noção dos insultos que esta a fazer, ZnaraMunzMunz aproveita pois tens ai uma bela quantia para receber se quiseres. . .
    uish
    2019-01-22 03h38m por Tarik_10
    Voces é que batem mal. . . o Quaresma se vier ou nao a nossa opiniao conta zero.
    Discutir com rivais é normal agora entre Portistas é so estupido. Mesmo com rivais insultar nao tem assunto. Eu pelo menos quando me insultam é quando eu me divirto mais porque insultar na net é a cringeira do total.
    Mandem umas bocas engraçadas que sejam quase um insulto e nao fica o ambiente tao pesado.
    Chama_Portista
    2019-01-22 01h04m por PedroFCP_RockNRoll
    E continua.

    Isto por vezes ir a um tópico do Porto é mais animado do o Levanta-te e Ri o que vale é que só metem medo atrás de um ecrã.
    FairPlaydaTreta
    2019-01-22 00h46m por tenshi
    Sei mais no confio nas Toupeiras . . . . lesões no tornozelo as vezes pode se complicar.
    ZnaraMunzMunz / Chama__Portista
    2019-01-22 00h44m por tenshi
    Caraka o Maluco é Brabo 😂😂😂 28514;
    Uiiii que Medo . . . . . . 😂😂😂 28514;
    FairPlaydaTreta
    2019-01-22 00h40m por tenshi
    Se eu fosse SC não ariscaria Colocar Danilo no inicio, ele não está 100% e ariscar colocar o nosso melhor médio "tocado" contra Toupeiras e ainda por cima quando a grande possibilidade de Samaris ser titular, não duvido nada que vai tentar prolongar a lesão de Danilo.
    Quaresma
    2019-01-21 23h55m por tenshi
    23 jogos 3 golos 12 assistências !!!
    todos
    2019-01-21 23h51m por tenshi
    todos queixam-se de falta de extremo agora com possibilidade de regresso de quaresma surgem com mi mi mi mi . . . !!!
    Realmente
    2019-01-21 23h50m por PedroFCP_RockNRoll
    Isto de quem está apenas a assistir dá sempre uma certa graça estas discussões, sinceramente é absolutamente ridiculo andarem-se aqui a insultar por causa de um jogador que nem se sabe se vem ou não é apenas um rumor ou seja basicamente por (. . . ) apenas porque encontram uma opinião contrária e até duvidam do portismo do mesmo, eu também todos os dias que venho ao site encontro muitas opiniões diferentes da minha de portistas em notícias do Porto ou dos rivais em outras notícias e que acabo ...ler comentário completo »
    😂ԅ 14;😂
    2019-01-21 23h15m por tenshi
    😂😂😂 A por aqui alguns users que sinceramente . . . .
    Ideias e opiniões diferentes não é aceito de bom agrado por alguns users e logo partem para ignorância.
    . . .
    2019-01-21 22h37m por JN1933
    O que eu me rio com estas discussões no zz 😂
    AJ
    O quaresma a vir para Portugal
    2019-01-21 22h19m por AJcompsHD2
    Será para o Sporting
    ZnaraMunzMunz
    2019-01-21 22h16m por JustaCausa
    Tem 35 anos , tem um ego do tamanho da estratosfera e recebe tanto como o Brahimi achas que vai cair bem no ceio da equipa? Pensa no Herrera por exemplo , ver ir buscar um jogador velho pago a peso de ouro em vez de lhe pagar mais pela renovaçao. Para alem de que tambem toda a gente dizia que ele vinha na ultima passagem por Portugal pelo amor ao Porto e acabou por minar o balneario . Secalhar já te esqueceste do famoso jogo em Olhanense . Vai ao youtube e revê .
    AJ
    Quaresma
    2019-01-21 22h12m por AJcompsHD2
    Eu ja manifestei o meu desagrado quanto ao possivel regresso do jogador ao Porto. No entanto, se ele realmente vier a assinar pelo Porto irei apoiar como é lógico. Um jogador interessante que o Porto realmente podia "pescar" ao besiktas por 10M era o Ozyakup. Belissimo jogador, e na minha opinião bastante superior ao Ntcham. Isso sim, seria um grande reforço. . Para extremos temos vários jogadores que podem desempenhar essa função (Brahimi, Corona, Hernani, Manafa, Fernando Andrade, ...ler comentário completo »
    PC
    2019-01-21 22h09m por JustaCausa
    Está a ficar mesmo gaga se for contratar o Quaresma , tudo bem que o Pepe ainda é um dos melhores DC's da europa agora o Quaresma é um perigo a minar balnearios bem como nao senta nem brahimi nem corona.
    e o Manotas
    2019-01-21 22h06m por iSMURF4
    vem ou não?
    Quaresma
    2019-01-21 22h04m por iSMURF4
    A vir mesmo era para o banco.
    AJ
    mafraFCP
    2019-01-21 21h55m por AJcompsHD2
    Sinceramente, prefiro ter o cepo do André Pereira do que o Quaresma. A construção deste plantel competitivo, com fome de titulos e unido não foi fácil. . . Existem sempre egos maiores do que outros, mas o que é certo é que eu não sei se o Quaresma estará preparado para aquecer o banquinho ao Brahimi e ao Corona. . .
    AJ
    Quaresma
    2019-01-21 21h29m por AJcompsHD2
    O filho de Quaresma foi visto hoje a viajar para Portugal acompanhado da agente do jogador
    AJ
    Porto
    2019-01-21 21h19m por AJcompsHD2
    Infelizmente, e segundo a Bein Sport, Quaresma está muito proximo de regressar ao Porto.
    Kelechi
    2019-01-21 21h15m por petitor
    E bom jogador, tem qualidade e é novo, embora eu ache que romario Baró e melhor, Kelechi tambem e bom se aumentar os niveis de intensidade pode ser um craque, na forma de jogar em certos aspectos faz-me lembrar o Lucho. Vamos ver a sua evolução acho que vale o investimento
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 24-04-2024, 04:39
    zlatan_21 24-04-2024, 03:09
    Acolito_Andrade 24-04-2024, 02:56
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 02:08
    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12