placardpt
    Braga sofre mas passa na Taça

    Guerreiro impróprio para cardíacos

    2019/01/15 20:00
    E4

    Este Braga não está para convencer...Em mais uma partida algo sofrível dos bracarenses, valeu a vitória e a passagem às meias da Taça, após triunfo, por 1x2, nas Aves. 

    Para o detentor do troféu, fica uma imagem positiva, mesmo depois de uma primeira parte pouco produtiva. O Aves de José Mota, pelo menos, merecia prolongamento. 

    Profundidade, velocidade, golo

    Sem treinadores nos bancos, numa situação pouco vista nos relvados portugueses, Aves e Braga entregaram-se de corpo e alma à partida desde o primeiro segundo. Os avenses, durante os primeiros 25 minutos, foram mais rápidos, lestos e agressivos no momento de pressing. Isso valeu um par de jogadas perigosas...e um golo do adversário, marcada por Wilson, que andou sempre à espreita do espaço nas costas dos da casa. 

    Em vantagem, os comandados de Abel estabilizaram os eu jogo posicional e roubaram a vontade aos avenses. Claudemir e Palhinha, a um toque, foram valentes ajudas para um flanco direito, constituído por Esgaio e Wilson, sempre pronto a tabelar e explorar o espaço deixado por Vítor Costa e Jorge Fellipe. 

    João Martins e Paulo Sousa: os misters na Vila das Aves ©Vítor Parente / Kapta+

    Derley ainda lutou e alvejou a baliza de Marafona, mas a vontade e a emoção raramente prevaleceu sobre a razão. Numa jogada de combinação pela meia esquerda, Claudemir, a jogar uns metros mais à frente, lançou Wilson para o bis, tendo o avançado correspondido em pleno. O Aves voltou a ameaçar, mas a sabedoria tática falava mais alto no momento de descida para os balneários. 

    Um sofrimento

    Com dois golos de desvantagem, o Aves entrou no segundo tempo com vontade de relançar a partida. É certo que do outro lado estava uma formação sempre capaz de explorar a profundidade, mas nem a grande oportunidade de Wilson para o hat-trick foi capaz de esconder o que era evidente: o Aves esta mais predisposto e perigoso no jogo. 

    As jogadas perigosas de Amilton, Mama Baldé e, na bola parada, de Jorge Fellipe (o brasileiro esteve bem melhor na área contrária...) faziam crescer a tensão do lado bracarense. Por isso, quando Falcao aproveitou uma má saída de Marafona para reduzir eram poucos aqueles que poderiam reclamar uma esperança avense injusta. 

    Pior que sofrer, o Braga demonstrou quase nenhuma capacidade em evitar mais oportunidades para o empate. Após o descanso, a organização dos bracarenses nunca conseguiu suster a velocidade dos alas avenses, capazes de deixarem os seus adversários (e adeptos) com a cabeça à roda. 

    Derley, mesmo no minuto 90, obrigou Marafona à defesa da noite, com o guardião português a compensar (em parte) o erro que ditou o golo de Falcao. Murilo, chamado para a posição de avançado nos minutos finais, esteve a uma barra de fazer magia, mas o importante, para uns arsenalistas com muito coração, só chegou no momento do apito final. Ufa, ouviu-se nas bancadas...

    U Terça, 15 Janeiro 2019 - 18:00
    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    Tiago Martins
    1-2
    Cláudio Falcão 70'
    Wilson Eduardo 11' 41'
    Estádio do Clube Desportivo das Aves
    Lotação6 230
    Medidas105x67
    Inauguração1981
    FaseQuartos-de-Final
    Lances Capitais
    11´
    GOLO Braga!
    Wilson Eduardo marca
    Wilson Eduardo marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    41´
    GOLO Braga!
    Wilson Eduardo marca
    Wilson Eduardo marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    70´
    GOLO Desp. Aves!
    Cláudio Falcão marca
    Cláudio Falcão marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave

    Segundo golo de Wilson 

    O primeiro golo trouxe o conforto para os bracarenses, o segundo trouxe o controlo total das operações. Seria difícil, tendo em conta o rumo da partida, para o Aves marcar dois golos e empatar a partida. Mas, depois, foi sofrer a bom sofrer...

     

     

    O Árbitro
    Arbitragem tranquila de Tiago Martins, que decidiu bem os poucos lances complicados. 
    O Melhor
    Competitividade e emoção
    Nem sempre bem jogado, o Aves x Braga foi, pelo menos, um hino à competitividade e à força mental das duas equipas. Muita emoção e total entrega ao jogo na verdadeira festa do futebol. 
    O Pior
    É preciso mais Braga
    Candidato ao título (ou ao pódio, pelo menos), o Sporting de Braga deu mais uma pálida imagem da sua qualidade. Bons momentos, mas muita desorientação quando foi preciso controlar com bola uma partida que foi sempre competitiva. 
    Forma
    Desp. Aves
    2018/2019
    26J
    7V
    6E
    13D
    34-40G
    Braga
    2018/2019
    26J
    18V
    6E
    2D
    52-23G

    Fotografias(15)

    Taça de Portugal: Desp. Aves x Braga
    Taça de Portugal: Desp. Aves x Braga
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CD AVES
    EMPATE
    SC BRAGA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    Aves
    2019-01-15 20h24m por mafraFCP
    Estava a torcer por vós mas foi quase, quanto aos vendidos tiveram sorte. Desde aquele jogo épico dos 6 a 2 que odeio esse clube das meninas do Minho.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.