Playmaker - O futebol em números!

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Liga Portuguesa
Crónica
Sporting termina 1ª volta a oito pontos da liderança

E ficou tudo na mesma (algo bem negativo para um)

2019/01/12 17:58
Texto por Igor Gonçalves

Oportunidades claras: três (duas para FC Porto e uma para Sporting). Intensidade: máxima. Sensação de desilusão: generalizada. Esperava-se mais do primeiro clássico de 2019 e de duas equipas que jogam manifestamente bem. O campeão nem teve de sofrer muito para sair de Alvalade sem a derrota (0x0) e com cinco pontos de vantagem para o 2º classificado, o Benfica (equipa que ganhou pontos a todos os da frente).

Não houve surpresas nas opções de Keizer e de Conceição, mas também temos de admitir que tivemos duas imagens de FC Porto: um em 4x4x2 sem bola e outro em 4x3x3 com bola e com a batuta de Óliver. 

Do lado leonino ficou a ideia de que Keizer ficou demasiado acomodado no jogo e que até teve «medo» de assumir a procura do golo na reta final, altura em que os jogadores portistas iam dando sinal de quebra física. São assim oito os pontos que separam o Sporting do topo, sendo que o FC Porto perdeu exatamente esses pontos em toda a primeira volta.

Na zona de conforto

©Carlos Alberto Costa
A primeira parte deu-nos duas equipas a jogar na sua zona mais confortável. O FC Porto pressionava tudo e todos e o Sporting explorava a velocidade dos extremos, quase através de variações de flanco de Bruno Fernandes. Talvez por isso tivemos 45 minutos sem uma verdadeira oportunidade de golo, ainda que a equipa verde e branca tenha tido alguns ameaços. 

O FC Porto não estava confortável com a bola nos pés enquanto jogou em 4x4x2. A inferioridade do meio-campo compensada com Marega ou com Soares, mas as ações de Coates e de Mathieu no acompanhamento aos avançados anulava isso. Talvez por essa situação, a partir dos 15/20 minutos, a equipa de Sérgio Conceição passou a explorar unicamente a profundidade e Marega.

O Sporting terminou a primeira parte mais perigoso e isso deveu-se a uma simples ação: Bruno Fernandes desceu para ajudar Gudelj na construção e a qualidade de jogo leonino melhorou significativamente. Diaby e Bas Dost tiveram as melhores «oportunidades» mas os dois remates não saíram suficientemente fortes para criar perigo. 

A terminar a primeira uma nota de destaque e que teve influência na resto do jogo. A lesão de Maxi Pereira fez entrar Óliver e deu ao FC Porto a possibilidade passar a jogar em 4x3x3, dando ao meio-campo mais capacidade de ter bola, como se viu nos segundos 45 minutos.

O 4x3x3 funcionou mesmo e o Dragão foi melhor

©Carlos Alberto Costa
Com mais um médio viu-se bastante mais FC Porto e viram-se as oportunidades logo a abrir. Primeiro brilhou Renan a negar o golo a Soares, com uma grande defesa e depois Marega, em grande posição, atirou muito por cima. Era um dragão diferente e com mais soluções.

O Sporting passava a ter mais dificuldades em ter bola e com pressão via-se que Gudelj estava com problemas na posição 6. Isso levava a que Bruno Fernandes e Wendel (pouco inspirado) não tivessem bola entre linhas, algo que é essencial para o jogo de Marcel Keizer. Quando esse espaço existia, via-se perigo, como aconteceu aos 62 minutos quando Bruno testou Casillas, com um grande remate de fora da área (algo que Gudelj também fez pouco depois). Destaque ainda para Bas Dost que teve a melhor oportunidade do leão de cabeça, após um cruzamento de Ristovski.

Os últimos 15/20 minutos foram os clássicos «não queremos perder mais do que queremos ganhar». Por isso, o jogo foi-se arrastando sem grandes razões de registo. Algumas entradas mais duras, alguns assobios pela falta de capacidade leonina em ir à procura da importante vitória e um Militão imperial.

Foi demasiada expectativa para um jogo intenso, sim, mas em que ficou claramente o sabor a pouco. Este «fica tudo na mesma» é mau para o Sporting, menos mau para o FC Porto e bom para o Benfica.

U Sábado, 12 Janeiro 2019 - 15:30
Estádio José Alvalade
Hugo Miguel
0-0
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 17
A Chave
Perto do intervalo Maxi Pereira saiu lesionado e entrou Óliver Torres. Já explicamos em cima que o dragão ficou bem melhor no 4x3x3. O Sporting não mais voltou a controlar o jogo como fez no primeiro tempo.
O Árbitro
Hugo Miguel teve dois erros. Perdoou a expulsão a Bruno Fernandes no final da primeira parte e a Herrera por volta dos 70 minutos. Os dois  jogadores tinham amarelo e fizeram faltas para segundo cartão. 
O Melhor
Toodos os centrais
Bem...Militão, Coates e Mathieu (também Felipe, mas em menor extensão) fizeram um jogo impressionante. Militão não perdeu um lance no ar, no chão e aquele corte a meio da segunda parte a um cruzamento de Nani para Dost foi qualquer coisa. Mathieu teve cortes de carrinho impressionantes e na reta final até parecia o que mais queria atacar. Coates foi imperial. O 0x0 também se explica nisto.
O Pior
Falta de ambição leonina
Nem parece de Keizer. Percebeu-se que os últimos 10/15 minutos foram de dificuldades físicas para vários jogadores do FC Porto. Danilo, Brahimi ou Telles estavam com a língua de fora e o treinador do Sporting tinha armas no banco (algo que não teve em Tondela). Raphinha entrou tarde, Jovane nem entrou...Podia ter assumido mais e, olhando para a classificação, fica a ideia que o devia ter feito.
Forma
Sporting
2018/2019
29J
20V
3E
6D
65-29G
FC Porto
2018/2019
30J
25V
3E
2D
71-24G
Sabia que...by playmaker stats
Sérgio Conceição continua sem vencer em Alvalade como treinador (seis jogos)
27.º jogo do Sporting sem perder em casa na Liga
Nas 8 últimas épocas, o Clássico em Alvalade terminou 0x0
14.º jogo consecutivo do FC Porto sem vencer em Alvalade (todas as competições)
Sporting perde pontos em casa pela 1.ª vez neste campeonato
1.º empate do FC Porto neste campeonato: não empatava na competição há quase um ano (vs. Moreirense, também 0x0)
FC Porto termina sequência vitoriosa: empatou depois de 18 triunfos consecutivos
2.º nulo consecutivo em Alvalade entre Sporting e FC Porto na Liga
Fotografias(30)
Sporting x FC Porto - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 17
Sporting x FC Porto - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 17
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
X
FC PORTO
Comentários (136)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Sporting
2019-01-13 13h29m por senhor-doctor
Tinha tudo para ganhar. Tudo bem não quiseram sofrer na primeira parte.

Tivemos Nani e Wendel sem pulmão depois dos 70 minutos. Diaby deveria ter saído mais cedo (ou sentar no banco) e jogar Raphinha.

Há uma diferença de 8 pontos que deveria ter sido encurtada. Dececionante.
DU
Quanto ao jogo. . .
2019-01-13 13h21m por Dumars
Foi demasiado equilibrado, com muita luta e as equipas a encaixarem uma na outra e com muito poucas oportunidades. Que me lembre o Porto e o Sporting tiveram duas oportunidades claras.
O lançe do Porto foi o remate do Soares, na área. O do Sporting foi o cabeceamento do Bas Dost sozinho.
Para além destes temos o remate do Marega por cima, o remate do Gudelj para defesa do Casillas, e o corte providencial do Militão a tirar o golo ao Bas Dost.
Há quem considere que f...ler comentário completo »
DU
felixxsofia
2019-01-13 13h06m por Dumars
É verdade que o Pedro Henriques analisou logo, e achou que era amarelo. E eu concordo.
Mas há uma questão que todos se esqueceram de analisar, que é o 1º amarelo, que é ridículo, mas desse ninguém falou.
felixxsofia
2019-01-13 12h51m por HGuima
tranquilo
foi logo a seguir à flash.
esteve uns largos minutos a analisar as imagens mas foi muito rápido a concluir a sua analise. . . nomeadamente sobre o cartão
HA
REFORÇOS
2019-01-13 12h09m por Halibut
Marega e Soares são bons jogadores só que nenhum deles é um jogador com grande técnica nem sequer são criativos, são jogadores de força, garra. . mas é sempre bom termos um jogador lá na frente que saiba segurar jogo, distribuir, inventar uma jogada e não temos, o Aboubakar tinha isso mas falta ter uma finalização melhor se não fosse isso era um grande ponta de lança. . .

Até final de Janeiro era bom conseguirmos um homem golo e despacharmos André Pereira que não acrescenta nada. . .
Ok
2019-01-13 12h06m por felixxsofia
Puchei atrás e n vi. As minhas desculpas.
HA
FairPlaydaTreta
2019-01-13 11h56m por Halibut
manafa é lateral esquerdo. . . . o que tem ele a ver com maxi?

o Porto só precisa de mais um ponta de lança e despachar o andre pereira
*
2019-01-13 11h53m por HGuima
Expulsão xD
O corretor faz cada uma
felixxsofia
2019-01-13 11h52m por HGuima
Logo após o jogo o Pedro Henriques analisou logo esse lance e destacou como o lance crucial.
Disse que era uma lance de conduta antidesportiva e que deveria ter sido mostrado amarelo e consequente explosão.
Duarte Gomes
2019-01-13 11h49m por felixxsofia
Anda a trabalhar muito a imagem. O objetivo é claro, liderar o Conselho de arbitragem. Tem programa na TV, escreve para os jornais.
Já publica vídeos no Facebook sobre violência nos escalões jovens.
Grande hipócrita. Violência são as suas análises tendenciosas. Isso sim.
Pedro Henriques
2019-01-13 11h45m por felixxsofia
O Pedro Henriques na sua análise no final do jogo, esqueceu. se de analisar o lance do segundo amarelo a Bruno Fernandes.
Curioso.
A SporTV deveria esclarecer os consumidores quanto é k anda a pagar a este menino para fazer este trabalho.
erwinsanchezfre king
2019-01-13 11h05m por tenshi
queres comparar porto com uma equipa que luta pela manutenção ?estão a marcar alguns golos isso é o mínimo que se espera deles, concordo que PL não a posição mais carenciada mais falta alguma qualidade com a bola nos pés com o regresso de Abou isso resolve o que eu sinto falta mesmo é de um matador tipo (Jackson, Falcão)
NO
Jogo
2019-01-13 10h40m por NoigeL
Que o Porto não quis ganhar para não tirar a equipa B da luta pelo terceiro lugar.

O árbitro ajudou e muito tb ao não expulsar a prima dona perdoando por duas vezes o segundo amarelo, uma delas ridiculamente e ao transformar várias faltas sobre o Marega em faltas ofensivas, entre elas um possível penalty.

Quanto aos B, claramente não teem estofo para jogar com os 3 primeiros classificados e estão com sorte pois o rio ave e o Guimarães estão uns furos abaixo das épocas anteriores.
Criticar Marega e Soares é rídiculo
2019-01-13 02h36m por erwinsanchezfreking
Depois de andarem anos com Osvaldos, Depoitres e afins, são campeões com Marega e Soares que este ano continuam a marcar muitos golos e alguns decisivos e ainda se queixam?
Digo só isto, a dupla de pontas de lança da minha equipa é Rafael Lopes e Falcone, querem trocar?
felixxsofia
2019-01-13 01h20m por Chama__Portista
Danilo
FairPlaydaTreta
2019-01-13 01h19m por Chama__Portista
Para mim as equipas constroem-se de trás para frente. Se o Sérgio contasse com o Militão para a lateral ainda diria que não mas pelos vistos (e se calhar bem) o Militão é para o centro e ponto final. Logo, DD precisamos urgentemente.

PL se viesse alguém que precisasse de metade das oportunidades do Soares e do Marega para marcar era perfeito. . . e já agora, que tivesse mais técnica.

Meio campo, não temos trinco caso o Danilo vá para o estaleiro. A época...ler comentário completo »
Problemas físicos
2019-01-13 00h41m por felixxsofia
Alguns jogadores do Porto tem de descansar: Telles + Herrera + Brahimi + Marega.
Vi a repetição do jogo e penso k isso pesou no fim do jogo. Foi pena.
FairPlaydaTreta
2019-01-12 23h40m por tenshi
Não concordo que pl é a posição mais carente mais sim DD e EXT, e SO esta época jogou muito mais pouco que época passada e não acho que ele tem a qualidade para ser titular.
FairPlaydaTreta
2019-01-12 23h31m por tenshi
Com a lesão de Maxi de certeza vamos ver Corona como DD não acredito que SC vai colocar Militão jogar como DD caso contrario já o tinha feito ele já preferiu Mbemba e Corona em vez de Militão como DD.
Quanto ao Vinicius acho que encaixaria como luvas evitei falar dele por que há por aqui alguns users vem logo falar que não temos dinheiro e que jorge mendes é seu agente.
tenshi
2019-01-12 23h23m por FairPlaydaTreta
acho bom jogador, se serve pro FCP pra ser opção válida, tenho dúvidas. . sinceramente um MC a vir, na próxima época terá de ser alguém diferente de Eustáquio. .

de PT atualmente gosto de 3 jogadores, Nakajima, Wilson Manafá, Vinicius.
Wilson Manafá disseram-me que pode estar próximo de assinar e corre esse rumor em vários blogs e por mim era já pra ontem. . Maxi já deu o que tinha a dar.
tenshi
2019-01-12 23h18m por FairPlaydaTreta
quando achas que a posição PL não é a mais carente, fica díficil concordar contigo. .
acho que entendes que nestes mercados não entram nos plantéis jogadores ás paletes e como já contratámos um EX/AV e um DC, o mais urgente pra mim é um PL seguido de um DD, pois ainda acredito que veremos Éder nessa posição.
Quanto a opção a Danilo, tens SO, e Herrera, julgo que viste a época passada. .
se me perguntares que faz falta? digo-te que sim, que é urgente, digo-te que não
FairPlaydaTreta
2019-01-12 23h16m por tenshi
o que achas de Stephen Eustáquio ?
FairPlaydaTreta
2019-01-12 23h11m por tenshi
Evito falar mal. . . . . já disse que precisamos de um pl matador mais vamos com o que temos, com o regresso de Aboubakar as coisas vão melhorar um pouquinho, nunca imaginei que sentiria a falta dele. Precisamos de pelo menos um DD urgente, MC-MD e um Extremo.
ponta de lança não é a posição mais carente se achas que não precisamos de mais um meio campo diga-me qual é a alternativa a Danilo, SO ?
Apito
2019-01-12 23h00m por aldantrop
Estás numa fase de copy e past o que não abona muito da imaginação mas demonstra esforço na defesa da causa. Este post é igual ao que meteste na avaliação do desempenho dos jogadores. Mas isso nem é o mais grave. Grave é a referência a "18" e "cadastro" sem qualquer referência a "porta". . .
Voltou apito
2019-01-12 22h48m por gprof
Não te preocupes eu não conto a ninguém. Va dorme bem mas não penses muito no Porto, não quero que tenhas pesadelos.
OUTRAS NOTÍCIAS
Benfica
Médio tem crescido em termos de importância
Uma das mudanças na equipa de Bruno Lage é o duplo-pivô usado no meio-campo defensivo, com Gabriel a aparecer ao lado de Fejsa (ou Samaris) e a ganhar uma nova vida no Benfica.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
mafraFCP 20-01-2019, 13:56
moreno07 20-01-2019, 13:54
LE
Lewis80 20-01-2019, 13:54
ispeakwiththetrue 20-01-2019, 13:44
LU
LuiSlayer 20-01-2019, 13:41
bxtw-pt2 20-01-2019, 13:40
FairPlaydaTreta 20-01-2019, 13:39
bxtw-pt2 20-01-2019, 13:39
bxtw-pt2 20-01-2019, 13:38
10
10Valdo 20-01-2019, 13:36
LE
Lewis80 20-01-2019, 13:33
iSMURF4 20-01-2019, 13:31
ispeakwiththetrue 20-01-2019, 13:31
SA
SabedoriaOutraVez 20-01-2019, 13:30
ruipatricio 20-01-2019, 13:30
ruipatricio 20-01-2019, 13:29