placardpt
    Perceba os contornos do tema

    Polémica na Taça da Liga: cumprimento do artigo 15 em dúvida, mas por lesão de Bruno Costa

    Este domingo à noite surgiu a questão em torno de um eventual incumprimento dos azuis e brancos em relação a uma das regras da Allianz Cup, mas os portistas alegam ter acontecido por lesão de Bruno Costa.

    Segundo o artigo 15 (leia em baixo), cada clube tem de ter como efetivo (titular) dois jogadores formados localmente - seriam eles Bruno Costa e Danilo Pereira - com a obrigatoriedade de esses jogadores cumprirem pelo menos 45 minutos de jogo.

    Ora, o primeiro foi substituído ainda na primeira parte, numa dupla substituição que também tirou Maxi de campo, pelo que, salvo algum motivo «de força maior», se trataria de um incumprimento. Pelo que adiantam os jornais esta segunda-feira, fonte da Liga revelou que o clube indicou que tal aconteceu por lesão do camisola 6, justificando assim o sucedido.

    De uma forma ou de outra, convém notar que Hernâni (formado localmente) entrou na dupla substituição. Não é totalmente explícito pelo regulamento se tal pode significar uma espécie de 'compensação', visto que os dragões nunca deixaram de ter em campo dois jogadores formados localmente.

    Eis o artigo 15 do regulamento da Allianz Cup:

    «Obrigatoriedade de participação de jogadores

    1. A partir da segunda fase, inclusive, os clubes são obrigados a fazer participar nas suas equipas em cada jogo pelo menos cinco jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica (efetivos ou suplentes) em um dos dois jogos oficiais imediatamente anteriores da época em curso, salvo caso de força maior, comunicado à Liga Portugal com a antecedência mínima de cinco dias antes da realização do respetivo jogo e, desde que, os motivos invocados sejam considerados pela Liga Portugal como justificados.

    2. Os clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efetivos, em cada jogo disputado, pelo menos dois jogadores formados localmente, tal como definidos no Regulamento das Competições (atual n.º 11 do artigo 77.º).

    3. Os jogadores incluídos na ficha técnica nos termos do número anterior têm que ser utilizados em pelo menos 45 minutos do jogo, salvo em caso de força maior.»

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    B SAD
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Belenenses SAD x FC Porto - Allianz Cup 2018/2019 - Fase de Grupos Grupo CJornada 3
    Belenenses SAD x FC Porto - Allianz Cup 2018/2019 - Fase de Grupos Grupo CJornada 3

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SIM. . .
    2019-01-01 17h13m por aguia42
    E será que não estamos perante um dos tais regulamentos que dão para tudo e mais alguma coisa? Pelo menos é o que me parece!!! Nem me interessa saber quem entrou ou quem saiu e nem a que horas mas, tenho a seguinte dúvida: Essa do formado localmente é para obrigar a quê especificamente? Formado no clube ( seja qual for o clube em causa) ainda vá que não vá mas, repito, localmente? Continuação de Boas Festas!!!
    BR
    Primazia do princípio
    2019-01-01 14h24m por BRRIC
    Na lei portuguesa é possível afastar a letra da lei observando o princípio que levou à sua formação. O princípio subjacente nesse artigo é a utilização de jogadores formados no país/clube. Se saiu um jogador local e entrou outro para o seu lugar então o princípio subjacente à formação deste artigo foi cumprido. Claro que há na aplicação da justiça desportiva uma tendência de "preto no branco" como no Direito aplicado no norte da Europa (interessa mais o que se disse do que aquilo que se queri...ler comentário completo »
    PortoNoCoracao
    2018-12-31 17h08m por Kaizeler
    O ponto 3 remete para o ponto 2, que especifica "efetivos" (por oposição a "suplentes").
    Ponto 3 . .
    2018-12-31 16h29m por PortoNoCoracao
    Não específica que tem que jogar de início os 45 min. Sendo assim Danilo e Hernani tem mais de 45 min cada.
    O que fala e que tem que ter 2 jogadores a fazer mais de 45 min que estivessem na ficha técnica . . . O Hernani estava na ficha técnica logo não tem de haver polémica . . . Tudo para destabilizar.
    PI
    HGuima
    2018-12-31 14h03m por Pirisca
    "Força maior é um termo jurídico. . . como é o caso fortuito, dolo, etc.
    Tem sempre uma dose de subjectividade associada. "

    De acordo, mas neste caso concreto existe uma justificação perfeitamente plausível para contornar facilmente isso, e essa forma será SEMPRE a utilizada por qualquer clube, q é o jogador está lesionado. Ou seja é uma justificação lógica e q ainda por cima é impossível de provar a sua veracidade. É a justificação perfeita.

    "A s...ler comentário completo »
    PO
    O que os slbs querem. . .
    2018-12-31 13h53m por PORTOTUGA2
    Nos sabemos. . .
    PI
    enfim_kek
    2018-12-31 13h26m por Pirisca
    Outro q n leu o regulamento.

    São os 2 jogadores EFECTIVOS, Danilo e B. Costa q tinham de estar em campo 45 minutos cada. O Danilo esteve, o BC nao esteve 45 minutos em campo.

    O hernani é q nada tem a ver com caso, pq o Hernani n era efectivo.

    REGULAMENTO:

    " cada clube tem de ter como efetivo (titular) dois jogadores formados localmente - seriam eles Bruno Costa e Danilo Pereira - com a obrigatoriedade de esses jogadores cumprirem pelo menos 45 minutos de jogo. "

    EN
    O Porto seguiu a lei
    2018-12-31 13h20m por enfim_kek
    Então o Danilo fez 90min enquanto que o Hernani fez cerca de 60 minutos.

    O que raio tem o Bruno Costa a haver com isto?
    PI
    *
    2018-12-31 13h19m por Pirisca
    *não era "contornar essa causa de força maior", mas de justificar. . .
    PI
    HGuima
    2018-12-31 13h14m por Pirisca
    Em relação aos contornos da penalização, eu só referi isso, pq seja quais forem, tirando um exemplo de um user, ninguém aqui falou q o FCP deveria ser expulso da prova, como estava a dizer o PORTOUSER2
    PI
    HGuima
    2018-12-31 13h11m por Pirisca
    A liga não tem como n aceitar q um clube diga q substitui um jogador pq este estava lesionado, pq n há forma alguma de provar q um jogadores n está lesionado.

    Se eu te disse que me dói a cabeça n há exame no mundo q prove q eu estou a mentir.

    Nem q o jogador q sai de campo fosse imeditamente a uma junta médica. . . . Coisa q n é praticável e q mesmo q fosse, seria infrutífera pelo motivo q referi em cima.

    Simplesmente o regulamento é completa e ...ler comentário completo »
    _danyfer97_
    2018-12-31 13h05m por ZZTUGA
    Não me estava a referir a nenhuma situação em concreto mas simplesmente a reforçar a constatação de um facto: na maioria dos casos "quem se lixa é o mexilhão".
    PI
    PORTOTUGA2
    2018-12-31 12h58m por Pirisca
    Em todos os comentários aqui referidos (e foram mtos), só há um q fala em "eventual saída da prova" e tu falas disso como se toda a gente aqui estivesse a alegar q o FCP deveria ser expulso da prova. . . . . . . . lol
    PI
    *
    2018-12-31 12h53m por Pirisca
    *força maior e não "forma maior". . .
    PO
    Porque nao informam do mais importante?
    2018-12-31 12h52m por PORTOTUGA2
    A penalizaçao!
    Que tem um criterio de pena de multa. . . Onde està a expulsao da prova?
    Os alienados slbs ate têm pesadelos porque vao jogar com o campeao!!!
    Noticia, incompleta, só para por os slbs a pensar com gelados na testa. . .
    ZZTUGA
    2018-12-31 12h52m por _danyfer97_
    E onde é que eu disse que foi injusto? Até disse que foi bem afastada e até destaquei em maiúsculas. Não percebi o sentido desse comentário, sinceramente.
    Os "pequenos" lixam-se, agora o estarolas? Intocáveis quase! Basta olhar para a diferença de castigos atribuídos a jogadores dos outros com os "grandes". Um pequeno exemplo, se o David Simão fosse jogador de um dos "grandes" primeiro que saísse um decisão. . . E ainda era capaz de nem castigado ser, lol.
    PI
    _danyfer97_
    2018-12-31 12h52m por Pirisca
    O FCP só pode ser penalizado se no relatório do árbitro não constar q a substituição foi por motivos de lesão, pois, foi isso q o FCP diz q alegou. Se o tiver feito, como é impossível de provar se um jogador está ou n lesionado, o FCP nunca poderá ser penalizado.

    O idiota é haver um regulamento que facilmente pode ser contornado pelo facto de a excepção "caso de forma maior" ser algo tão subjectivo q no fundo anula com um "estalar de dedo" o próprio regulamento.

    ler comentário completo »
    _danyfer97_
    2018-12-31 12h36m por ZZTUGA
    «Não cumprem, tem de haver consequências, ou só os "pequenos" é que se f*dem?»

    Não só, mas os pequenos não se escapam pelos pingos da chuva. Bem vindo à realidade, lol.

    Nota: não me estou a referir a este caso especificamente, mas à generalidade de TODOS os casos que envergonham o futebol e a política, um pouco por todo o mundo, não só em Portugal.
    LoL
    2018-12-31 12h33m por JHendrix
    Afinal é só a Taça da Carica, da Survia, do Lucílio ou o troféu Benfica. . .

    Não era preciso darem se a tanto trabalho e a cambalachos destes. . .
    Caso
    2018-12-31 12h27m por _danyfer97_
    Ainda esta época a UD Leiria foi afastada e BEM da Taça de Portugal por utilizar indevidamente um jogador suspenso, agora que haja tomates para castigar o FC Porto! Não cumprem, tem de haver consequências, ou só os "pequenos" é que se f*dem?
    PI
    PedroFCP_RockNR oll
    2018-12-31 11h56m por Pirisca
    Não é o somatório do tempo total q estiveram em campo todos os jogadores da formação entre titulares e suplentes usados q conta, é os 45 minutos obrigatórios cada, dos DOIS EFECTIVOS.

    e como tu mesmo referes: "mas é assim tão dificil de perceber"?????
    PI
    PedroFCP_RockNR oll
    2018-12-31 11h51m por Pirisca
    Leste o regulamento??????

    "2 atletas efetivos formados localmente e que sejam utilizados durante 45 minutos. "

    Os 2 efectivos, EFECTIVOS, têm de estar em campo 45 minutos, ponto.

    Se os q entram são da formação ou não é irrelevante.
    . . .
    2018-12-31 11h43m por PedroFCP_RockNRoll
    Mas é assim tão difícil de perceber. "Jogadores formados localmente" saiu Bruno Costa e entrou Hernani que também foi formado em Portugal e jogou mais de 45 minutos e ainda há Danilo que fez os 90 minutos logo por aqui não houve qualquer infração de regulamento. Percebido ou é preciso ir chamar o NES a Inglaterra para vir fazer um desenho?

    Mas bem-vindos a Portugal onde se arranja polémica por tudo e por nada e passa-se grande parte do tempo a discutir disparates. E para finalizar estes regulamentos são o espelho desta Taça, rídiculos!
    PI
    ajsm
    2018-12-31 11h20m por Pirisca
    "2 atletas efetivos formados localmente e que sejam utilizados durante 45 minutos. "

    Efectivos são os q jogam de inicio, logo só 1 dos efectivos cumpriu os 45 minutos em campo, o 2º efectivo teve menos de 45 minutos em campo.

    Daí a defesa do FCP passar pelo "caso de força maior" e n pelo q tu referes.
    PI
    ajsm
    2018-12-31 11h14m por Pirisca
    O FCP n se defendeu desta questão referindo q saiu um formado localmente para dar lugar a outro formado legalmente, defendeu-se dizendo q o jogador estava lesionado, logo o q referes não faz qualquer sentido.
    12
    jogos históricos
    U Domingo, 30 Dezembro 2018 - 17:00
    Estádio Nacional do Jamor
    Manuel Oliveira
    1-2
    Reinildo Mandava 4'
    Moussa Marega 53'
    Tiquinho Soares 63'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Baixa de vulto para o Chelsea
    Fim de época para Enzo Fernández: o médio ex-Benfica vai ser operado a uma hérnia inguinal, segundo relatou a imprensa inglesa.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    FL
    flaviebse 25-04-2024, 22:07
    Schmyokeres 25-04-2024, 22:04
    LS
    lsm2 25-04-2024, 21:51
    OJaime_Pacheco 25-04-2024, 21:27
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 21:15
    A_Drifter 25-04-2024, 21:10
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 21:09
    JS
    jsilva77 25-04-2024, 20:52
    Vic-54 25-04-2024, 20:39
    moumu 25-04-2024, 20:29
    moumu 25-04-2024, 20:24
    RA
    raguar 25-04-2024, 20:18
    JS
    jsilva77 25-04-2024, 20:08
    SA
    santossantos 25-04-2024, 20:08
    3D
    3dA 25-04-2024, 20:06
    sexydriver 25-04-2024, 20:04