placardpt
    Sporting conseguiu reviravolta impressionante

    Paracetamol misturado com red bull acaba em goleada

    Entrada de pesadelo, saída de sonho e com um registo impressionante. O Sporting venceu, este domingo, o Nacional, por 5x2, mas a vitória esteve muito longe de ser fácil para os comandados de Marcel Keizer.

    A equipa madeirense entrou muito melhor no encontro, marcou dois golos e deixou Alvalade em estado de preocupação extrema. Só que a formação leonina continua a apresentar um poder ofensivo impressionante e da desvantagem conseguiu uma vitória por três golos de diferença. Seis jogos, seis vitórias e 25 golos para o Sporting de Marcel Keizer. Para quem gosta de apostas, um +2,5 parece dinheiro certo nas partidas deste novo leão.

    Depressa e bem, não há quem

    José Gomes avisou com palavras, José Mota anteviu dificuldades para Marcel Keizer, Costinha não avisou, fez mesmo. O treinador dos insulares fez a sua equipa assumir o jogo em Alvalade e o Nacional não se deu nada mal no primeiro tempo, período no qual a formação madeirense deu mostras de qualidade individual e coletiva, com processos bem trabalhados que permitiram uma vantagem de dois golos em apenas 26 minutos. Já lá vamos, antes temos de falar do nervosismo sportinguista.

    Numa boa série de vitórias e com resultados convincentes, é de estranhar uma entrada tão negativa por parte da equipa de Marcel Keizer. O ditado popular diz que «depressa e bem, não há quem» e se o treinador holandês não conhecia essa profecia, ficou a conhecer.

    Com Bruno César a ocupar o lugar do lesionado Wendel e Jefferson na esquerda devido ao castigo de Acuña, os leões tiveram muitas dificuldades para construirem o jogo que tinham vindo a fazer nas últimas partidas e muitas vezes foram obrigados ao futebol direto. Enquanto os leões tremiam, os insulares festejavam.

    Na primeira iniciativa ofensiva, Witi mostrou qualidade individual e entregou a bola para um dos artistas dos madeirenses. João Camacho agradeceu com um remate em arco a provocar o primeiro choque em Alvalade. 

    O arranque foi completamente madeirense e a equipa de Costinha cedo percebeu que este era um leão intranquilo, particularmente no lado esquerdo, onde Jefferson estava a ter uma noite de pesadelo. Na verdade, o defesa pareceu mesmo estar a dormir quando, com toda a calma, o Nacional construiu uma jogada no lado esquerdo do ataque e Palocevic cabeceou para o 2x0. Keizer, que tanto tem falado de energia, terá ficado desiludido com o adormecimento do brasileiro.

    Despertar do choque não foi fácil. A qualidade de jogo continuou a faltar e o nervosismo ficava cada vez mais intenso, mas de uma iniciativa individual de Coates nasceu uma grande penalidade sobre Bas Dost, que o próprio converteu, catapultando a equipa para uma boa reta final de primeiro tempo sem direito a segundo golo.

    Excelente entrada do Nacional contrastou com o mau arranque leonino ©Carlos Alberto Costa

    Desafio superado depois de uma carta de energia

    Foi com uma energia positiva que o Sporting regressou aos balneários, mas os leões precisavam de marcar dois golos para continuarem a série vitoriosa e encontraram um novo Nacional no segundo tempo. Com mais pragmatismo e também devido ao espírito leonino, os insulares encostaram-se mais atrás e procuraram segurar o resultado. 

    Por momentos a estratégia foi funcionando. O Sporting estava com algumas dificuldades para criar jogadas de perigo e o Nacional ia, a espaços, ganhando tempo em posse. Sem ninguém a aquecer, Keizer lá acabou por mandar Jovane fazer exercícios e depois da entrada de Miguel Luís, ao intervalo, o treinador holandês encontrou o dínamo que faltava para ligar os leões à corrente.

    O impacto não podia ser mais imediato e foi de um movimento interior de Jovane que nasceu o empate, pelos pés de Bruno Fernandes. Alvalade entrou em ebulição, mas os leões quiseram mais e no momento decisivo da partida engoliram por completo a equipa de Costinha. A reviravolta parecia uma questão de tempo e na verdade nem foi preciso esperar muito. Um livre perfeito de Mathieu colocou pela primeira vez os leões na frente do marcador e obrigou o Nacional a voltar a procurar a sua sorte. Demasiado tarde.

    Nos últimos minutos, mais uma grande penalidade convertida por Bas Dost, novamente sofrida pelo holandês e novo golo de Bruno Fernandes fez com que a tendência se transformasse quase numa tradição. Este Sporting de Keizer vence o sexto jogo com o treinador ao comando e já leva um registo de 25 golos marcados! O poder de fogo está todo lá, mas os leões não vão escapar sempre a entradas tão más como a desta noite.

    U Domingo, 16 Dezembro 2018 - 20:00
    Estádio José Alvalade
    Fábio Veríssimo
    5-2
    Bas Dost 35' (g.p.) 87' (g.p.)
    Bruno Fernandes 70' 90'
    Jérémy Mathieu 75'
    João Camacho 6'
    Aleks Palocevic 25'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 13
    Lances Capitais
    GOLO Nacional!
    João Camacho marca
    João Camacho marca o seu 4º golo na prova (10 jogos)
    25´
    GOLO Nacional!
    Aleks Palocevic marca
    Aleks Palocevic marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
    35´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 9º golo na prova (8 jogos)
    70´
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 5º golo na prova (13 jogos)
    75´
    GOLO Sporting!
    Jérémy Mathieu marca
    Jérémy Mathieu marca o seu 1º golo na prova (8 jogos)
    86´
    GOLO INVALIDADO
    Violação da área
    87´
    GOLO Sporting!
    Bas Dost marca
    Bas Dost marca o seu 10º golo na prova (8 jogos)
    90´
    +1
    GOLO Sporting!
    Bruno Fernandes marca
    Bruno Fernandes marca o seu 6º golo na prova (13 jogos)
    A Chave
    3x2: Numa reviravolta com dois golos de desvantagem, o momento decisivo tem mesmo de ser o golo de Mathieu.
    O Árbitro
    Não foi uma partida de fácil análise, diga-se desde já. Fábio Veríssimo teve algumas decisões difíceis e erradas. O primeiro penálti sobre Bas Dost é indiscutível, no entanto o segundo deixa mesmo muitas dúvidas. Nota ainda para o amarelo perdoado a Coates, já perto do fim da partida, que levaria à expulsão do uruguaio.
    O Melhor
    Energia certa para a reviravolta
    A nossa ideia inicial passava por destacar a boa primeira parte do Nacional, que entrou personalizado em Alvalade, com qualidade e sempre de olhos colocados na baliza de Renan, tal como Costinha tinha prometido. Só que, os leões recuperaram de uma desvantagem de dois golos e acabaram por conseguir vencer por três golos de diferença. Impossível não destacar isto. E já são 25 golos!
    O Pior
    À imagem da última jornada
    Uma fotocópia daquilo que aconteceu diante do Desportivo das Aves, mas desta vez com dois golos de desvantagem. Os leões voltaram a entrar com um nervosismo algo estranho tendo em conta o momento e permitiram ao Nacional ganhar um conforto interessante na partida. O flanco esquerdo dos leões, com Jefferson a ser o principal visado, esteve numa noite particularmente negativa.
    Forma
    Sporting
    2018/2019
    23J
    17V
    2E
    4D
    53-22G
    Nacional
    2018/2019
    17J
    4V
    5E
    8D
    23-39G
    Sabia que...by playmaker stats
    Nas 3 últimas jornadas da Liga Portuguesa o Sporting marcou 12 golos (5 Nacional, 4 Desp. Aves e 3 Rio Ave).

    Marcel Keizer pegou no 4.º ataque da Liga à 10.ª jornada e termina a 13.ª no topo da lista com 30 golos marcados
    Sporting está na melhor série de vitórias consecutivas [7] desde 2016 com Jorge Jesus no final da época [9].

    Nessa temporada, os leões ainda conseguiram uma série de 7 triunfos consecutivos em Nov.-Dez. 2015.
    Bas Dost fez pela 3.ª vez um bis de penáltis com a camisola do Sporting:
    Dez. 2018 v Nacional [C] x2 pen.
    Mai. 2017 v Chaves [C] x2 pen.
    Mar. 2017 v Tondela [F] x2 pen.
    Há 5 anos que o Sporting não marcava tantos golos até à 13.ª jornada da Liga Portuguesa:
    30 golos Marcel Keizer, Peseiro/Tiago Fernandes [2018/19]
    33 golos Leonardo Jardim [2013/14]
    Sporting igualou o FC Porto nas equipas com mais goleadas na Liga NOS 18/19.

    Goleadas dos leões nesta temporada na Liga:
    V 5-2 Nacional [C], com reviravolta
    V 4-1 Desp. Aves [C], com reviravolta
    V 3-0 Boavista [C]

    Fotografias(27)

    Sporting x Nacional - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 13
    Sporting x Nacional - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 13
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    HGuima
    2018-12-17 11h14m por 10A
    De que erro falas?
    Não vi nenhum erro escandaloso (Vi o jogo no estádio atrás da baliza e ainda não vi repetições).
    Os penaltis são ambos reais e os golos são todos limpos do que vi no estádio.
    SCP
    2018-12-17 10h05m por DanielMarques88
    isto é para aqueles que defendem a continuidade do RV para a "estabilidade" do Benfica. . .

    olhem o que a "estabilidade" deu ao Sporting. Nao tiveram medo de mudar, e agora estao a jogar muito bem. Mudaram a tempo para ser candidato ao titulo. . .
    JS
    Falemos de penalties
    2018-12-17 05h08m por jsilva77
    É melhor não que hoje já foram todos muito bem marcados e o resultado até ficou 5 - 2, portanto :p sem stress e tudo bem . . . Normalidade . . . E ainda bem que o central é o Coates e não o Filipe, senão . . . Adorava ver as capas dos jornais desportivos de hoje se o FCPorto tivesse tantas situações como estas . . . Uiiiiii, um fartote para uma semana . . .

    De destacar a forma brutal de Bruno Fernandes, arrisco-me a dizer que este Sporting é ele e mais dez . . . Assiste ...ler comentário completo »
    Tanta idiotice. . .
    2018-12-17 03h05m por jlag
    Fico muito feliz ao ver tanto idiota a dizer que o Sporting foi favorecido neste jogo. Significa que estão com medo do poderio desta equipa. . . Vejo muitos a criticar Jefferson e Bruno César. . . se com as criticas a Jefferson concordo na totalidade pois de facto é um jogador sem velocidade que se exige a um lateral esquerdo do plantel do Sporting, já Bruno César a análise que muitos fizeram a condená-lo está completamente equivocada. Bruno César é quase o canivete suiço deste plantel pois é...ler comentário completo »
    ED
    10A
    2018-12-17 02h09m por eduscp11
    Bruno Cesar não é nada de especial para mim o seu melhor jogo foi a sua estréia ganhamos 1-6 em Setubal e ele marca dois.
    Não faz sentido dizeres que ele marcou golos importantes na LC contra Real e Dortmud pois perdemos os 2 jogos e ficamos em ultimo no grupo. Mas si tenho que admitir que ele na champions marcou uns golos mas não foram importantes. Ele marcou golos e jogou melhor numa competição que desportivante não é para nós. No que toca a competições internas foi a primeira meia época 2015/16 e mais nada.
    Lances Críticos
    2018-12-17 01h13m por senhor-doctor
    Quando ainda estava 1-0, o Sporting marca e o golo é anulado. Não há imagens de repetição satisfatórias, Diaby pareceu em linha com o último defesa. O primeiro penalty na minha opinião é claro. Tal como o segundo aonde Bas Dost foi empurrado nas costas.

    O Sporting antes quando entrava em vantagem tentava controlar o jogo e sofria até ao fim. Agora vai sempre atrás de mais um golo, só mais um.

    Como tinha dito antes, acho preocupante a defesa da equipa. Es...ler comentário completo »
    eduscp11
    2018-12-17 01h00m por 10A
    Para mim foi, ele e o Bryan Ruiz eram os donos daquela ala esquerda.
    De memória lembro-me por exemplo de um golo dele ao Porto no Dragão onde ganhámos 3-1.
    De realçar também que a maioria dos golos importantes na LC foram dele, Real Madrid, Dortmund, Juventus. . .

    Tens memória curta se achas que o Bruno César não era dos melhores do plantel e daí a minha desilusão neste jogo.
    ED
    10A
    2018-12-17 00h49m por eduscp11
    Bruno Cesar dos melhores jogadores na época 2015/16 ?? O Bruno César nessa época só chegou em janeiro e não foi dos melhores nessa época nem de perto. William, Adrien, João Mário, Slimani, Patrício, Bryan Ruiz e o Téo Gutierrez este foram os melhores jogadores nessa epoca
    Desilusão Enorme no meio do Orgulho
    2018-12-17 00h13m por 10A
    Esperava muito do Bruno César.
    Para mim um dos melhores jogadores de 2015/16 em que fomos até ao fim com o JJ e este ano é apenas mais um assalariado que não corre.

    De resto tudo perfeito, grande jogo, épico, com raça e esforço, não posso pedir mais desta equipa, nem eu nem ninguém, impressionante.
    Este plantel com as mexidas certas em Janeiro é campeão.
    Para mim Coentrão e Geraldes são fulcrais (o outros DE e MC), de resto era tentar prospectar-se um GR e um DD melhorzitos se possível, mas sem ser prioridade.
    RJ
    . . .
    2018-12-16 23h43m por RJAR8
    Se o jogo tivesse mais 10 minutos era mais 2/3 golos.
    O facto é que o SCP só tem olhos para o ataque.
    Joga rápido, ao primeiro toque, e um futebol vistoso.
    Mas a defesa tem estado a desejar.
    O importante é chegar ao jogo com o Porto com esta margem pontual, ou então em primeiro como é obvio.
    Achava que este fim de semana íamos passar os do Norte, infelizmente não deu, mas foi por pouco. . . o Santa Clara dominou quase toda a segunda parte.
    SL
    MA
    Keizer
    2018-12-16 23h33m por Mark24024
    Se o Keizer estabilizar a defesa o Sporting fica perfeito e pronto mandar embora jefferson, bruno cesar e petrovic porque com eles nao da, os treinadores holandeses por norma gostam de um futebol atractivo de ataque, poucos sao os que sao defensivos mas o Keizer pode fazer isso, quanto aos penaltys achei duvidosos mas ao suposto fora de jogo do Diaby achei mal marcado mas enfim, nao peço o titulo este ano, peço um bom futebol a cada jogo.
    sporting
    2018-12-16 23h32m por voltou_apito_dourado
    Tenho qie admitir que neste momento é a melhor equipa do campeonato.
    Quanto à conversa dos pontos tambem ha que valorizar que o sporting fez 13 pontos num grupo com um tubarão.
    7 vitórias seguidas e a jogarem bom!
    Pedro3KSCP
    2018-12-16 23h28m por PedroFCP_RockNRoll
    Honestamente a mim pareceu-me não haver contacto no 1º mas isto sou eu a falar mas tal como já disse acho que acabou por não influenciar a vitória.

    Boa sorte (para os 3) para o sorteio de amanhã!
    azuis
    2018-12-16 23h26m por voltou_apito_dourado
    A falar de arbitragens nesta jornada é puro delírio.
    Da gozo ver como estão com medo deste sporting. Que jeito dava o presidente sem "medo" marioneta nas mãos deles
    Da_ni e Pedro FCP
    2018-12-16 23h13m por Pedro3KSCP
    Eu vi no mobdro e a qualidade nao é a melhor mas pareceu me haver um toque por trás que fez com que uma perna batesse na outra e ele caísse.
    CR-7UGA
    2018-12-16 23h13m por PedroFCP_RockNRoll
    Compreensível, se acham que o lance do Nakajima é penalti então têm que achar o mesmo dos do Dost. Afinal são lances algo similares.
    MA
    CR7-TUGA
    2018-12-16 23h11m por Marshmallow
    Se o Porto foi levado ao colo nas ultimas 3 jornadas, o Sporting hoje foi de cadeira de rodas. Juízo não se compra e coerência é pra quem pode. Assim de repente lembro-me de um pênalti em Vila do Conde com o resultado em 1-1. Vamos falar de pênaltis em Alvalade? Meu amigo, o Porto bem pode agradecer ao VAR do Bessa e, mesmo assim, num jogo em que a equipa que não quis jogar podia ter, no minimo, sacado um ponto. Agora, vires com colinhos num dia como o de hoje, esquece. Nos outros d...ler comentário completo »
    Sporting CP
    2018-12-16 23h09m por Daniele
    Jogo com tudo o que precisávamos. 3 pontos no fim, uma equipa a por à prova as fragilidades de um trabalho que ainda precisa de tempo, mostrar o que a equipa precisa perante jogadores que podem não continuar no clube e o que mais temia perante um trabalho a desenvolver por Keizer mas tenho ficado muito feliz que é o apoio e a paciência perante esta forma de jogar. Quando se falou de Keizer fui ver jogos orientados por ele e temia que não houvesse essa paciência, mas muito também pelos resul...ler comentário completo »
    Pedro3KSCP
    2018-12-16 23h08m por PedroFCP_RockNRoll
    Ambos são algo forçados já que o Bas Dost em ambos força a queda, no 1º não é muito duvidoso mas o 2º é sem dúvida forçado.

    De qualquer das formas acho que o Sporting com ou sem penaltis daria a volta, o Nacional fez grande primeira parte e chegou ao intervalo em vantagem por mérito mas na 2ª só deu Sporting por isso, há-que dar mérito ao Keizer que apesar de ainda não ter tido um teste muito complicado (tirando o Rio Ave fora evidentemente) conseguiu implantar um futebol mui...ler comentário completo »
    Keizer
    2018-12-16 23h07m por JustaCausa
    Como já antes tinha dito, os treinadores holandeses são péssimos a estruturar a equipa defensivamente e excelentes a criar ligações atacantes . Posto isto , se o Sporting apanha um Porto com a forma que está estou a ver a formação verde e branca a ser goleada ao intervalo .
    da_ni82
    2018-12-16 23h05m por CR-7UGA
    Parei de ler quando escreveste que o o lance do Nakajima não é penalti. Não vos dou mais trela, deixem o Sporting em paz.

    Tchauzinho.
    Da_ni
    2018-12-16 23h00m por Pedro3KSCP
    Tas a falar do primeiro ou segundo penalty?
    senhor-doctor
    2018-12-16 22h58m por CR-7UGA
    E que grande ambiente nas bancadas!!! Carregámos a equipa na segunda parte rumo à goleada.
    TheFCPorto
    2018-12-16 22h52m por CR-7UGA
    Na Champions ganharam bem a equipas que estão em péssima forma, mas no campeonato em Portugal anda a ser levados ao colo. Vais negar a realidade? Ou és daqueles que diz que o pé do Felipe não toca com força suficiente no pé do Nakajima?
    Sporting
    2018-12-16 22h50m por senhor-doctor
    Grande Vitória! Quem me dera viver em Lisboa neste momento para assistir a estes jogos!

    Não tenho comentado muito aqui, mas no twitter, mas o Sporting tem estado muito bem. Na quinta tivemos 7 portugueses no campo, 6 da formação! O Sporting joga atrás do golo até ao fim do jogo, não interessa o resultado. Estive sempre certo que dariamos a volta. . .

    Mas a que ter cuidado. Temos de melhorar e estarmos ligado ao jogo em termos defensivos e no início do jogo....ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...