placardpt
      Sporting vence Vorskla Poltava por 3x0

      Ainda não chegou o Natal, mas Keizer já trouxe sonhos para Alvalade

      Mais uma vitória para Keizer, mais um jogo positivo e desta vez sem sofrer golos. O Sporting fechou a fase de grupos da Liga Europa com uma vitória por 3x0 diante do Vorskla Poltava, numa partida completamente dominada pela equipa leonina, que apesar da rotação e da oportunidade dada a alguns jovens da formação podia ter vencido por números ainda mais expressivos. Continua a lua de mel do leão.

      A afirmação da evolução e dos processos

      Na última jornada da fase de grupos da Liga Europa o Sporting deixou a calculadora em casa e alguns habituais titulares. O apuramento para a fase a eliminar da prova tinha sido confirmado no Azerbaijão e Keizer aproveitou para somar mais pontos ao excelente trabalho e arranque que tem tido em Alvalade.

      Os bons resultados anteriores foram construídos com uma equipa base, mas o holandês aproveitou o encontro europeu para descansar algumas figuras e ver alguns jogadores menos utilizados, isto numa altura em que o mercado está perto da reabertura. Mais do que as individualidades, este Sporting continua a evidenciar-se pelo coletivo.

      Miguel Luís tornou-se no terceiro mais jovem a marcar pelo Sporting na Europa ©Carlos Alberto Costa

      Semelhanças com o Sporting de Peseiro só podem mesmo ser coincidência. Este Vorksla, equipa que o Sporting bateu na Ucrânia a muito custo e já nos descontos, foi completamente engolido em Alvalade e a viagem de volta deverá ser passada a pensar: «Que equipa é esta?». As diferenças são mesmo muitas e mesmo com oito mudanças o Sporting presenciou os seus adeptos com um futebol interessante, de muita qualidade e com processos muito bem definidos. Keizer já disse querer divertir os adeptos e podemos dizer que, pelo menos esta quinta-feira, o técnico holandês conseguiu-o.

      O Sporting dominou desde o primeiro minuto e o golo inaugural não apareceu porque Tkachenko foi rápido a sair aos pés de Miguel Luís, após uma brilhante assistência de Bruno Fernandes. A ideia estava lá e apesar de algumas falhas (na finalização e no controlo do fora de jogo), os leões não mudaram uma linha e o golo surgiu com facilidade. Montero regressou com um golo oportunista e materializou o enorme domínio sportinguista, que depois do golo baixou um pouco o ritmo até voltar a forçar no final da primeira parte.

      Com bola no pé e constantes movimentações, os jogadores leoninos dificultavam a tarefa da equipa ucraniana, que não conseguiu ser uma verdadeira ameaça para o regressado Salin. Do outro lado, Tkachenko foi impotente para travar as triangulações leoninas à direita. Mané, Bruno Fernandes e Miguel Luís tentaram várias jogadas pela direita. Uma permitiu ao jovem médio estrear-se a marcar pelo Sporting, outra acabou num auto-golo de Dallku e a equipa de Marcel Keizer ia para o balneário com três golos de vantagem, aplausos e boas sensações pelo futebol praticado. 

      Leõezinhos a saírem do berço de Alcochete

      A partida estava praticamente resolvida e na segunda parte assistiu-se a um Sporting a jogar a um ritmo ligeiramente mais baixo, mas com muita nota artística e com alguns jovens a terem a primeira oportunidade na equipa principal.

      Aos quinze minutos do segundo tempo, a pior notícia para Keizer. Depois de ter voltado de lesão, Montero saiu do relvado de maca e pode voltar a ser baixa para a equipa leonina, onde Pedro Marques fez a sua estreia.

      Bruno Paz foi um dos jovens lançados por Marcel Keizer ©Carlos Alberto Costa

      Num segundo tempo onde as balizas andaram mais distantes, Keizer aproveitou para dar oportunidades aos mais jovens e para além do avançado e dos minutos a Thierry Correia, também Bruno Paz fez a estreia de leão ao peito isto depois de uma jogada fantástica de Bruno Fernandes, que fez levantar o estádio e por pouco não deu em mais um golo para os leões. 

      Com vitórias, futebol de encantar, jogadas bem trabalhadas, muitos golos e jogadores da formação (neste encontro estiveram seis), o futebol de Keizer vai conquistando adeptos e provando que mais do que os jogadores, os processos coletivos são capazes de transformar uma equipa. Agora, Liga Europa, só em fevereiro. Veremos o que o sorteio reserva aos sportinguistas.

      U Quinta, 13 Dezembro 2018 - 20:00
      Estádio José Alvalade
      Manuel Schüttengruber
      3-0
      Fredy Montero 17'
      Miguel Luís 35'
      Ardin Dallku 44' (p.b.)
      Estádio José Alvalade
      Lotação50 095
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo E
      Lances Capitais
      17´
      GOLO Sporting!
      Fredy Montero marca
      Fredy Montero marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
      35´
      GOLO Sporting!
      Miguel Luís marca
      Miguel Luís marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      44´
      GOLO Sporting
      Ardin Dallku marca na própria baliza!
      A Chave
      O golo de Montero confirmou a supremacia leonina, mas o segundo golo deu razão à ideia ofensiva dos leões, que tentaram várias triangulações no lado direito e foram recompensados com um belo golo coletivo, finalizado por Miguel Luís.
      O Árbitro
      Partida tranquila para a equipa de arbitragem austríaca, que regressa a casa com o sentimento de dever cumprido.
      O Melhor
      Jogar futebol
      Desde a chegada de Marcel Keizer que o pedido tem sido o mesmo: jogar futebol. O holandês trouxe uma mensagem simplista, mas eficaz e transfigurou por completo o futebol dos leões. Não é apenas a mensagem, é muito trabalho, certamente, mas as semelhanças entre o Sporting de Peseiro e o de Keizer são poucas...ou nenhumas. Esta noite, houve futebol de muita qualidade e processos cada vez mais trabalhados.
      O Pior
      Lesão de Montero
      Bas Dost é dono indiscutível do lugar de ponta de lança, mas Montero traz coisas diferentes ao futebol dos leões, como foi possível perceber esta quinta-feira. O colombiano tem andado com azar e voltou a lesionar-se logo após o regresso. Numa partida tão positiva, esta foi a pior notícia para Keizer.
      Forma
      Sporting
      2018/2019
      22J
      16V
      2E
      4D
      48-20G
      Vorskla
      2018/2019
      25J
      11V
      0E
      14D
      22-33G

      Fotografias(28)

      Sporting x Vorskla - Europa League 2018/2019 - Fase de Grupos Grupo E
      Sporting x Vorskla - Europa League 2018/2019 - Fase de Grupos Grupo E
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SPORTING
      EMPATE
      VORSKLA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      SL
      sandocha
      2018-12-14 18h32m por SLB_PFAA
      O PAOK discutiu? O Benfica ganhou 4-1 na Grécia, onde é que isso é discutir?
      MA
      . . .
      2018-12-14 14h33m por Markes88
      Bom jogo do scp.

      O Rio Ave até agora foi o jogo mais complicado, mas aplicar goleadas todos os jogos já vai dizendo muito do bom futebol jogado da parte do scp. . . .
      sandocha
      2018-12-14 11h14m por track194
      Acredito mesmo que o FC Porto é a equipa que mais problemas irá criar a este Sporting, pela maneira que joga que e perfeita contra o sistema de jogo do Sporting.

      O FC Porto com aqueles cavalões lá na frente e a jogar no contra ataque vai criar imensas dificuldades ao Sporting e se for um saco cheio nem me admiro nada.
      Espero estar errado mas acho mesmo que o FC Porto com este sistema de jogo contra oo sistema de jogo do Sporting será a sua kryptonite.
      SA
      PAOK
      2018-12-14 10h48m por sandocha
      Lembram-se do PAOK que discutiu com o slb o acesso à Champions?

      Pois ficou em 4º e último lugar no seu grupo da LEuropa com apenas 3 pontos em 18 possíveis.
      SA
      Sim Sim Sim
      2018-12-14 10h46m por sandocha
      Positivo Positivo Positivo

      Marcel Keiser trouxe um grande sinal + para o SCP. O futebol do Holandês é vertical em busca do golo e os jogadores jogam com diversão e não com esforço somente.
      Procura o jogo interior e o SCP tem excelentes jogadores para esse jogo BF, Montero Wendell, Miguel Luís e vai ter Geraldes e Matheus. Para Francisco Geraldes vai ser em cheio pq é o jogo interior que ele joga mais. Esse jogo transporta mais afluência de jogadores para o meio campo ...ler comentário completo »
      Eu acho que esse bxtw
      2018-12-14 08h31m por JamaicaNN
      Deve ser algum troll quer dizer teu Benfica joga uma nulidade, acaba lá por ganhar à rasca à AEK (4o lugar da liga grega a 12pontos do primeiro em 13 jornadas) ganhas à rasca em casa com um baile de bola do Arouca que está em zona de descida para a CNS. . E vens falar em adversários asserio? Benfica não têm tido e é o que se vê acorda jovem enquanto é tempo
      ME
      Sporting e a falta de reconhecimento
      2018-12-14 01h53m por Mecatronico_SCP
      Confesso que gosto da ideologia criada pelos sportinguistas e até pelos rivais. Este jogo é que veremos se o Sporting está forte. "Toda a gente ganha aos Qarabags da vida, contra o Rio Ave é que iremos ver", "Toda a gente ganha aos VORSKLA da vida, contra o nacional é que iremos ver". Acredito que deve ser essa mentalidade. Isto é que é pensar jogo a jogo. Não deixar os resultados passados definir o momento da equipa, mas sim o próximo que aí virá.
      sporting
      2018-12-14 00h17m por slb_pride
      Melhorou com o Keizer mas ainda não apanhou ninguém de jeito, talvez o Rio Ave fora de casa tenha sido o desafio mais difícil, de resto só passeios. . . quando apanharem alguém de outro calibre, aí veremos
      Piada grátis
      2018-12-13 22h52m por ZZTUGA
      Piada doce, inspirada em mais um bom título do ZZ.

      Aqui fica:
      Vamos lá ver é se quem vai jogar a Portimão depois da noite e do dia de Ano Novo, não vai ter de comer as passas do Algarve.

      Para bom entendedor. . . ;)
      Mudança
      2018-12-13 22h45m por jfs79
      Peseiro: fica aqui provado que é um fraquíssimo treinador, parou no tempo, Varandas acertou na mouche! Parabéns ao SCP!
      Thierry Correia
      2018-12-13 22h19m por HUGO657
      Apenas não gostei do seu egoísmo ao não passar a bola para o Pedro Marques quando estes estavam isolados. . .
      GO
      Sporting
      2018-12-13 22h10m por goncalo1823
      Bom jogo da equipa mais uma vez, gostei dos miúdos da formação principalmente o Miguel Luís que vai ser titular de caras.

      Thierry , Bruno Paz e Pedro Marques tem futuro é continuar a trabalhar.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Podcast 5 para 4
      Podcast
      O podcast de Futsal do zerozero
      A época já vai longa, com muitos jogos nas pernas. O próximo fim de semana, no que toca à Liga Placard, vai ser de última jornada da fase regular e ainda há ...