placardpt
    Dragão com 16 pontos em 18 possíveis

    Um comboio embalado para as vitórias

    Aconteça o que acontecer na fase a eliminar da Liga dos Campeões, o FC Porto terá de considerar esta edição da Liga dos Campeões um sucesso. São 16 pontos na fase de grupos (em 18 possíveis), carimbados com uma vitória na última jornada na casa do Galatasaray por 2x3. 

    Um FC Porto com algumas mexidas, mas que parece que está tão habituado a vencer que as coisas já aparecem quase de forma natural. Sao agora 12 vitórias seguidas para Sérgio Conceição e companhia e uma qualificação «sem espinhas» para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Já o Galatasaray voltou a mostrar que é uma equipa com falta de equilíbrio e vai jogar para a Liga Europa.

    Vamos ter espaço e tempo para explicar melhor, mas este jogo entre turcos e portugueses provou uma coisa: o VAR tem de entrar na melhor prova de clubes da Europa.

    Ambiente gelado e uma arbitragem que...minha nossa

    ©Catarina Morais / Kapta +
    A Liga dos Campeões tem a fama (e totalmente justa) de ser a melhor competição de futebol do Mundo, mas isso não é apenas pelos jogadores e pelas equipas. É também pela organização, pela perfeição, pela atenção ao pormenor e deveria ser também pelas arbitragens. O VAR será acionado nos oitavos de final, sendo que a única dúvida se prende com o perceber o porquê de não  estar já em ação.

    A primeira parte do jogo entre o Galatasaray e o FC Porto fica marcada por duas razões. Primeira, o FC Porto está com níveis de intensidade e confiança completamente nos picos e, a segunda, os árbitros erraram em todas as decisões importantes que tiveram de tomar. 

    Começando pelo início. O Galatasaray entrou, como se esperava, forte, intenso e quase que obrigado pelos adeptos a atacar. Nessa fase inicial surge o primeiro erro de arbitragem. Há uma grande penalidade de Diogo Leite por mão em cima da linha, que acaba por não ser marcada, devido a um fora de jogo mal marcado. Logo depois, naquela que foi a melhor versão dos turcos nos primeiros 45 minutos, Derdiok falha um golo de forma impressionante.

    E se há jogadores que são vilões, Derdiok é um caso desses. Para além de um falhanço quase caricato na área do FC Porto, ainda ficou a marcar com os olhos Felipe aos 17 minutos, no primeiro golo portista. Esse golo de Felipe lançou os dragões para 20/25 minutos de um futebol muito bom. Herrera e Sérgio Oliveira pareciam que tinham clones e o meio-campo azul e branco e esmagava Fernando e companhia. Não fosse Marega estar sempre fora de jogo e o 0x1 rapidamente poderia ter ficado em 0x2 ou 0x3.

    Mas o segundo golo portista viria mesmo a aparecer e, novamente, com a arbitragem em foco. O bailado de Hernâni foi tão bonito que levou o árbitro a ver um penálti e Marega igualou o registo de Jardel a marcar golos na Champions. Era um resultado que se aceitava pela qualidade portista, mas que acabava por ser «mentiroso» devido aos erros de arbitragem.

    A primeira parte não viria a acabar sem mais um erro, mais uma grande penalidade e mais um golo. Desta vez foi na área portista, com Felipe a cometer falta sobre Garry Rodrigues, com o extremo dos turcos a estar em fora de jogo no momento em que é solicitado. Uma primeira parte de qualidade portista, de desnorte do Galatasaray e de uma arbitragem...

    Dragão pressionado dá em golo 

    ©Catarina Morais / Kapta +
    O Galatasaray veio diferente do intervalo. A equipa turca passou a jogar com dois avançados e isso deu-lhes dez minutos de pressão sobre o FC Porto. Um ou outro lance de falta de adaptação portista ao novo sistema e uma grande oportunidade, foram os resultados desta mudança tática. 

    Só que este FC Porto está numa fase impressionante e a intensidade que coloca nos lances permite-lhe estar sempre perto de marcar. Marega pressionou, Hernâni trabalhou bem e Sérgio Oliveira marca o 1x3, mostrando que a equipa de Sérgio Conceição tem soluções boas em todas as posições.

    Mesmo com 1x3, via-se que o Galatasaray estava melhor. A linha de quatro no ataque estava a gerar dificuldades na defesa portista e os espaços apareciam. Derdiok fez o 2x3, já depois de voltar a falhar um golo feito e o FC Porto era muitas vezes encostado à sua área, explorando depois a velocidade de Marega no contra-ataque.

    Nesta fase de maior pressão turca, tinha a palavra Sérgio Conceição. O treinador mexeu e equilibrou a equipa portista, ainda que lhe retirando a força ofensiva. Os últimos minutos foram mais de garantir o triunfo e segurar-se na sua defesa, uma missão cumprida com sucesso.

    São 16 pontos em seis jogos. Uma fase de grupos a roçar a perfeição e, para finalizar, uma vitória na Turquia. Milhões atrás de milhões, prestígio e uma confirmação de que este FC Porto tem estofo europeu. Seguem-se agora os oitavos.

    U Terça, 11 Dezembro 2018 - 17:55
    RAMS Park
    Aleksei Kulbakov
    2-3
    Sofiane Féghouli 45' (g.p.)
    Eren Derdiyok 65'
    Felipe 17'
    Moussa Marega 42' (g.p.)
    Sérgio Oliveira 57'
    RAMS Park
    RAMS Park
    Turquia
    Istanbul
    Lotação52 280
    Medidas105 m x 68 m
    Inauguração2011
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo DJornada 6
    Lances Capitais
    17´
    GOLO FC Porto!
    Felipe marca
    Felipe marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    42´
    GOLO FC Porto
    Moussa Marega marca de grande penalidade!
    Moussa Marega marca o seu 5º golo na prova (6 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Galatasaray
    Sofiane Féghouli marca de grande penalidade!
    Sofiane Féghouli marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    57´
    GOLO FC Porto!
    Sérgio Oliveira marca
    Sérgio Oliveira marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    65´
    GOLO Galatasaray!
    Eren Derdiyok marca
    Eren Derdiyok marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    67´
    Sofiane Féghouli (Galatasaray) falha a grande penalidade! Atira à barra!
    A Chave
    O 1x3 marcado por Sérgio Oliveira foi essencial para a vitória portista. O Galatasaray estava muito melhor e estava perto de marcar. Apareceu a raça de Marega, a classe de Hernâni e o remate do médio a dar a margem ideal para o resto do jogo.
    O Árbitro

    Jogo fica marcado por uma decisão logos nos minutos iniciais. É marcado um fora de jogo num lance que daria grande penalidade e provável expulsão para Diogo Leite. A interpretação deixa muitas dúvidas. Depois não existe falta sobre Hernâni e parece estar em fora de jogo Garry Rodrigues no lance da grande penalidade do Galatasaray.

    O Melhor
    Soluções portistas
    Esta temporada tem sido fértil nisso. Jogue quem jogar, a equipa do FC Porto parece não estar a sentir oscilações de qualidade. Hoje foram Hêrnani, Adrián, Leite e Sérgio Oliveira e todos cumpriram.
    O Pior
    Arbitragem

    Não precisamos de escrever muito mais do que já escrevemos. VAR na Champions é essencial.

    Forma
    Galatasaray
    2018/2019
    22J
    9V
    6E
    7D
    31-25G
    FC Porto
    2018/2019
    22J
    18V
    2E
    2D
    54-15G
    Sabia que...by playmaker stats
    Apesar da derrota, o Galatasaray segue para a Liga Europa
    O FC Porto continua invicto na Turquia: 6 jogos, 4 vitórias e 2 empates
    Ao 11.º jogo da época em casa, o Galatsaray sofreu a 1.ª derrota
    Casillas conquista a 100.ª vitória na Liga dos Campeões
    5.ª vitória consecutiva do FC Porto na Champions: feito inédito na história do clube
    12.ª vitória consecutiva do FC Porto (todas as competições)
    FC Porto termina invicto a fase de grupos da Champions, o que acontece pela 3.ª vez:
    1996/97
    2014/15
    2018/19
    Sérgio Conceição é o denominador comum dos 16 pontos: era jogador em 1996/97 e treinador em 2018/19
    FC Porto repete o feito de 1996/97: termina a fase de grupos da Champions com 16 pontos
    FC Porto iguala o melhor registo de sempre de uma equipa portuguesa na fase de grupos da Champions (que já lhe pertencia): 16 pontos
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GALATASARAY
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PI
    Zerozero
    2018-12-12 17h33m por pimentafcp
    O Zerozero também precisa de um VAR porque são demasiadas as evidências para que lado é a cor !
    Então erro de arbitragem aos 10 minutos? Queriam que se marque pênalti quando o jogador está fora de jogo.
    É preciso paciência para ler isto. .
    Menos cor não fazia mal nenhum !
    RI
    interessante
    2018-12-12 14h49m por Ricardo_Gomes
    telles autoestrada ai coitadinho, felipe faz borrada ai coitadinho, leite faz borrada cepo pes de chumbo manco pino etc, esta dualidade de criterios santa paciencia.
    PENTA
    2018-12-12 12h38m por eznihilofcpbmrda2
    Depois do único penta conquistado em Portugal, depois do Penta Xau eis que surge o Penta de vitórias numa fase de grupos na CHampions.

    Os outros pode ser que façam o penta de vitórias na liga europa, ou então no FIFA 19 ou no Football Manager.
    HA
    REFORÇOS
    2018-12-12 11h22m por Halibut
    O Maxi tem vindo a enterrar, já está a perder o lugar para Corona, a Roma tem lá um jogador de seu nome Karsdorp, não tem jogado um empréstimo com opção podia ser boa ideia, no Feyernoord era titular e já jogou pela Holanda, que acham deste jogador?
    toysrus
    2018-12-12 11h14m por maneltreinador
    LOL
    Eu nem sou portista, sou benfiquita. . . . . Com a maria marioneta vitoria e que vais muito longe, o homem nem sabe para onde se virar com tanto desnorte. Fez o SLB uma equina banal e com o plantel que tem tinha obrigaçao de passar a fase de grupos e estar primeiro no campeonato
    JO
    Darth_Kenobi
    2018-12-12 11h01m por Josec78
    uau. . . vir aqui às 5h e tal da manhã para escrever essas coisas. . . uau. . . isso não é o Apito Dourado, é a bebida dourada. . .

    uau
    maneltreinador
    2018-12-12 11h00m por toysrus
    Granda lata. . . !!!!!

    O teu Maria da Conceição, não sabe disso, pois senão não tinha de pagar tantas multas de 100€. . .

    LOL
    ZE
    Comentário ao jogo
    2018-12-12 10h50m por zecafcp22
    De facto, fiquei intrigado com a análise ao jogo por parte do colaborador Igor Gonçalves. Será que escreveu enquanto tomava Kompensan ou recebeu a análise por email? Minimizar a vitória por erros de arbitragem, induzindo mesmo em erro os leitores que eventualmente não viram o jogo. . . No penalti do Diogo leite, o início da jogada está claramente fora de jogo como foi assinalado. . . Os penaltis sofridos pelo hernani e cometido pelo Filipe, são bastante similares, daí que foram decisões ...ler comentário completo »
    a esses que tem palas
    2018-12-12 10h27m por maneltreinador
    Como ha gente a falar do Porto, o nivel do Porto esta bem demonstrado na Champions.
    Mesmo que um clube seja prejudica com as arbitragens se praticar bom futebol e marcar golos não ha arbitragem que resista isso e so uma desculpa esfarrapada.
    O COMBOIO. . .
    2018-12-12 09h06m por DragonKing
    com esta pujança e com treinador que sabe o que faz (pensa pela própria cabeça), "esmaga" muitas toupeiras e todos os adversários que lhe vão aparecendo pela frente.
    Depois, vêm estes "meninos" com conversa fiada, de adversários fracos, sorte nos sorteios, quando são goleados por Young Boys e outros que tais. . .
    AZ
    Ganharam com sorte
    2018-12-12 04h07m por azulado
    Jogaram pouco e ganharam com sorte a uma equipa turca recheada de cepos.
    Ha' muitos buraquinhos naquela defesa do FCP e o meio-campo da' muito espaco aos outros.
    Gosto de ganhar jogos, mas a jogar bem. . . nao assim.
    Na proxima eliminatoria, qualquer equipa serve.
    JO
    Portistas
    2018-12-12 00h17m por Josec78
    Não vi este jogo mas é com muita pena minha que vejo constantemente os portistas atacarem os próprios jogadores, não "à lá Sporting de Alcochete", mas sempre a denegrirem os rapazes.
    Para os benfiquistas, qualquer "porcaria" que vista a camisola deles é logo rotulado de fenónemo, no minímo. Para os portistas, parece que os jogadores da formação têm de ser todos Messis ou então são toscos que nunca servirão para o clube. Nem 8, nem 80. . .
    São jogadores do Porto, o Porto ...ler comentário completo »
    PedroFCP_RockNR oll
    2018-12-11 23h07m por carlosfcpfan
    Obrigado.
    Eish, vamos ter que esperar o fim de semana por saber ahah
    carlosfcpfan
    2018-12-11 23h03m por PedroFCP_RockNRoll
    É segunda :)
    . . .
    2018-12-11 23h02m por carlosfcpfan
    Sorteio é quinta ou sexta?
    . . .
    2018-12-11 23h02m por carlosfcpfan
    Foi só pena termos falhado aquele penalty no primeiro jogo, caso contrário tínhamos aí o pleno 18/18.
    Fazer isto sem Tiquinho e sem Abouba é fantástico.
    Agora nos oitavos vamos ver.
    Hola
    2018-12-11 22h59m por bibooporto1
    Igor Gonçalves para a put a que te pariu
    Não vos estou a perceber
    2018-12-11 22h53m por iSMURF4
    Então nós não fomos campeões com os cepos do Herrera e do Marega a titular?

    E aquele jogo na Luz? que bojardo!
    Etronn
    2018-12-11 22h35m por iSMURF4
    Para suplente serve perfeitamente.
    Parabéns
    2018-12-11 22h16m por ruipatricio
    FC Porto, depois de já terem apuramento garantido conseguem ir ganhar a um estádio muito difícil e a um ambiente terrivel.
    Parabéns, grande prestação.
    Marega
    2018-12-11 22h11m por PedroFCP_RockNRoll
    A mim não me custa admitir que no passado já os critiquei bastante assim como qualquer portista porque achava que não tinham qualidade até que percebi com o passar do tempo que no caso do Marcano o que faltava era um central com mais experiência porque jogar com Indis, Maicons ou Reyes ao lado não é o mesmo que jogar com Felipe ao lado e no caso do Marega simplesmente o SC meteu-o a jogar na posição onde ele rende mais. Agora não sou hipócrita para vir aqui mentir e criticar um destes não é o ...ler comentário completo »
    da_ni82
    2018-12-11 22h05m por rravv
    Não te preocupes. Quando o Benfica começar a ser prejudicado na liga europa depois vão-se espumar a pedir o VAR também para lá. . .
    O arbitro esteve muito mal. mas nota-se bem que não estava ali para beneficiar este ou prejudicar aquele. simplesmente o arbitro é mau. errou para os dois lados.
    saudaçõs portistas
    PO
    Esta "analise" ao jogo foi
    2018-12-11 21h58m por PORTOTUGA2
    , feita por um jornalista, comentador afecto ao Gala ou pelo Rui Pedro Bras???!!!
    Simplesmente. . . . anedotico!!!
    Por isso o Fcp é grande. . . So ver os comentarios dos diversos orgaos de comunicaçao, em espanhol, frances, ingles, etc. . .
    P. S. '' talvez sejam infiltrados do Fcp''
    WU
    Melhor defesa do benfica
    2018-12-11 21h52m por wubanga
    Ano passado no dragão foi o marega. Cortou todos os cruzamentos para a área do benfica
    WU
    Moussa marega11
    2018-12-11 21h50m por wubanga
    Quem falou em Gonçalo paciência e rui pedro. ???
    Eu não estou aqui a avaliar jogadores porque são de formação ou não. Ou se vem do Cambodja ou Laos.
    Você acha o Diogo leite um cepo. e eu acho o marega um tronco.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Eduardo Guimarães aponta dedo à SAD
    Não poupou absolutamente nada. Eduardo Guimarães, presidente do FC Vizela, deixou duras críticas à gestão da sociedade anónima desportiva (SAD) na presente ...