Liga Portuguesa
Crónica
FC Porto alcança 11ª vitória consecutiva

Um Dragão líder de tempo útil

2018/12/07 22:35
Texto por Jorge Ferreira Fernandes

Dificuldades aparecerem pelo caminho, mas o FC Porto voltou a responder à altura. Em casa, o líder recebeu e bateu o Portimonense, por 4x1.

Numa partida interessante, especialmente na primeira parte, falaram mais alto os primeiros 20 minutos da segunda parte, tempo útil para o fortalecimento da liderança portista. 

Ora ataco eu, ora respondes tu

Era difícil pedir mais a FC Porto e Portimonense durante os primeiros 45 minutos. As duas equipas, com propostas de jogo atacante, entregaram-se de corpo e alma ao espetáculo, que saiu fortalecido, com os grandes artistas (Brahimi nos da casa, Nakajima para os algarvios) a demonstrarem todo o arsenal técnico. 

E se o campeão, depois do descargo de adrenalina no dérbi, entrou como que adormecido, o Portimonense, a viver o momento, a todos os níveis, mais estável da época, tratou de silenciar o Tribunal do Dragão, surpreendido pelas transições construídas por Paulinho e Nakajima, o protagonista do lance do primeiro golo, com um cruzamento teleguiado na direção da cabeça certeira de Tormena. 

Jackson foi muito saudado no regresso ao Dragão ©Manuel Morais / Kapta+

Perante um conjunto algarvio sempre perigoso no momento de sair para o ataque, o FC Porto foi arranjando, aos poucos, o antídoto. Com a arte de Brahimi, numa noite menos positiva de Óliver, retirado da partida após 40 minutos, o Dragão foi construindo oportunidades, surgidas, maioritariamente, nas costas da defensiva dos algarvios. 

Apesar da facilidade (que virou exagero, em determinados momentos) em jogar na profundidade de Marega e Soares, o golo do empate apareceu através de um canto, com Marega a compensar pelo ar as limitações mais terrestres. Ricardo ainda evitou, com boas saídas a reviravolta, Casillas impediu o regresso aos golos de Jackson...no Dragão, mas o intervalo chegou sem alterações. 

Super-Dragão

Quando Manuel Mota apitou para o reinício da partida, a intenção do Portimonense passava por continuar a jogar no campo todo e a proporcionar momentos de relativa indisposição a Iker Casillas. Muito por culpa de um Dragão insaciável, as boas intenções vindas do Algarve saíram furadas. 

Em menos de dez minutos, a equipa de Sérgio Conceição criou um autêntico (mais até no plural) terramoto na organização defensiva do Portimonense, que nunca encontrou resposta para o talento e para a velocidade dos portistas. A reviravolta foi consumada por Soares, após cruzamento de Brahimi e desvio de Marega. O início, apenas, de um autêntico Super-Dragão...

Uma equipa confiante, a viver um momento singular nas últimas épocas, com a materialização da 11ª vitória consecutiva, levada ao colo por um público que ainda teve tempo de festejar em mais um par de ocasiões, com Brahimi a finalizar uma transição conduzida pela força de Danilo e Soares a emendar, à boca da baliza, após a marcação de um canto. 

Até ao final, destaque apenas para a ovação a Jackson Martínez, que voltou a jogar com evidentes dificuldades físicas (louve-se o comportamento do colombiano), e para o controlo de um líder fortalecido por 11 vitórias consecutivas. Um autêntico rolo compressor. 

U Sexta, 07 Dezembro 2018 - 20:30
Estádio do Dragão
Manuel Mota
4-1
Moussa Marega 23' 64'
Tiquinho Soares 57'
Yacine Brahimi 59'
Vítor Tormena 9'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 12
VIDEOS
Lances Capitais
GOLO Portimonense!
Vítor Tormena marca
Vítor Tormena marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
17´
GOLO INVALIDADO FC Porto
Brahimi marca na sequência de um canto, mas é assinalado fora de jogo a um jogador dos dragões
23´
GOLO FC Porto!
Moussa Marega marca
Moussa Marega marca o seu 4º golo na prova (10 jogos)
57´
GOLO FC Porto!
Tiquinho Soares marca
Tiquinho Soares marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
59´
GOLO FC Porto!
Yacine Brahimi marca
Yacine Brahimi marca o seu 3º golo na prova (12 jogos)
64´
GOLO FC Porto!
Moussa Marega marca
Moussa Marega marca o seu 5º golo na prova (10 jogos)
A Chave
Golo de Brahimi - A entrada do FC Porto na segunda parte resultou na reviravolta, por Soares. Ainda assim, o golo que verdadeiramente resolveu a partida foi o de Brahimi.
O Árbitro
Manuel Mota foi muito contestado na noite do Dragão. Entre os lances duvidosos, duvida apenas acerca da legalidade do contacto entre Felipe e Nakajima. De resto, nota globalmente positiva.
O Melhor
45 minutos de classe
Num campeonato nem sempre valorizado pelo jogo, como os últimos dados de tempo útil demonstram, a primeira parte do FC Porto x Portimonense foi uma agradável surpresa. A equipa de António Folha demonstrou argumentos para jogar no campo todo, diante de um Dragão intermitente mas com momentos de qualidade. 
O Pior
Quebra algarvia
Depois de uma primeira aprte de muito bom nível, o Portimonense apareceu pouco capaz após o descanso. A equipa de Folha caiu a pique durante 10 minutos de forma algo inexplicável. Mérito do campeão, mas alguns erros a estragarem bom trabalho de casa. 
Forma
FC Porto
2018/2019
22J
18V
2E
2D
54-15G
Portimonense
2018/2019
14J
4V
2E
8D
17-28G
Sabia que...by playmaker stats
1.ª vez que o Portimonense sofreu 4 golos esta época
3.ª reviravolta da época para o FC Porto. Antes, tinha-o feito frente ao Aves, na Supertaça, e ao Varzim, na Taça da Liga
19 jogos, 19 vitórias: o FC Porto continua 100% vitorioso nas receções ao Portimonense
Sérgio Conceição completou o jogo 250 como treinador
Mantém-se o bom registo de golos nos jogos entre as duas equipas: nos 5 últimos jogos entre FC Porto e Portimonense foram marcados 27 golos
11.ª vitória consecutiva do FC Porto (todas as competições): não acontecia desde 2010/11

Fotografias(28)

Liga NOS: FC Porto x Portimonense
Liga NOS: FC Porto x Portimonense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
PORTIMONENSE
Comentários (96)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
da_ni82
2018-12-08 18h41m por PedroFCP_RockNRoll
Sim no capítulo na cosntrução esteve muito áquem mas ainda recuperou algumas bolas portanto nem tudo lhe saia mal. A sair que tivesse sido assim que começou a 2ª parte mas só espero que isto não lhe tire a confiança como no ano passado frente ao Besiktas quando foi substituido.
Tarik10
2018-12-08 18h36m por PedroFCP_RockNRoll
Sim talvez excedi-me com o acabar de vez com estes programas falei um pouco a quente aqui, também concordo que se continue a falar de arbitragens até porque faz parte do futebol mas que seja tal como dizes uma discussão séria em que no final se chegue a qualquer consenso e não o que se vêm em quase todos que é 3 marmelos ali a discutir como aqueles gajos das tascas em que mandam ali uns bitaites e passam o programa a agredirem-se verbalmente e também se possível um programa que se fale de todos...ler comentário completo »
PedroFCP_RockNR oll
2018-12-08 18h34m por da_ni82
Eu até que concordei com a substituição de ontem. O Oliver tem um talento enorme e tem jogado imenso mas ontem não acertava uma, falhava passes simples que metia impressão, perdemos lances de ataque por passes mal medidos dele em que a bola ia directamente para fora. O SC não quis esperar pelo intervalo para fazer a mudança, mas nem me apercebi que a troca só aconteceu aos 40'.
Tarik10
2018-12-08 18h28m por da_ni82
"Deviam dividir o tempo mas não concordo que deixem de falar de arbitragem. Uma discussão séria sobre arbitragem só faz bem ao fenomeno porque as más arbitragens têm de ser denunciadas para tentar acabar com os maus árbitros e os vendidos. "

Exacto, daí eu ter dito que não me opunha a que se fale de arbitragens, os erros dos árbitros fazem parte do jogo, da mesma forma que os erros dos jogadores e dos treinadores. . . mas que se fale com propriedade, não colocar 3 marmanjos,...ler comentário completo »
Porto-My-Home
2018-12-08 17h53m por PedroFCP_RockNRoll
Falando só do futebol em si sinceramente não percebi porque ontem substituiu o Oliver, é certo que não estava a fazer um bom jogo e que o SC queria criar um meio-campo mais combativo e capacidade de destruir jogo mas até nem estava a ser dos piores, espero que não lhe retire a confiança daqui para a frente sem esquecer que o ano passado também foi substituido contra o Besiktas sem qualquer razão e a partir daí nunca mais manteve o nível até ao final da época.

Sobre Bazoer també...ler comentário completo »
da_ni82
2018-12-08 17h28m por iSMURF4
"Masos maiores culpados são as televisões, fazem horas de programas a discutir erros de arbitragem e programas que realmente falem de futebol nada. . . "

Nem mais.
Porto-My-Home
2018-12-08 17h24m por da_ni82
Sim, isso é verdade.

Mas há uma coisa, eu não me oponho que se fale nas arbitragens, faz parte do jogo, se o Benfica fizesse queixa do Porto e usasse só o jogo de Guimarães eu calava-me porque teriam razão, o Porto foi beneficiado nesse jogo. Mete-me é confusão que usem jogos onde o Porto também tem lances de queixa, mas só mostram os lances onde supostamente o Porto foi beneficiado sob o pretexto da "procura da verdade desportiva e isenção". O que eles fazem é o oposto e...ler comentário completo »
PO
PedroFCP_RockNR oll
2018-12-08 17h01m por Porto-My-Home
Quanto a arbitragem, mails e toupeiras não quero entrar nesses assuntos porque simplesmente não vale a pena. . .
Programas e comentadores televisivos idem aspas. . .
Como já disse vale bem a pena falar do futebol jogado e dizer que ontem vimos um Danilo cada vez mais a voltar ao monstro que era e um Militão cada vez mais a afirmar se cada um dos grandes centrais do futebol mundial na próxima década ;)
Na Champions, eu acho que passar os oitavos é bem possível por dois fa...ler comentário completo »
Porto-My-Home
2018-12-08 16h43m por PedroFCP_RockNRoll
Subscrevo o teu último comentário, os dirigentes e diretores de comunicação assim como a CS são quem mais contribuem para atirar mais lenha para a fogueira assim como esses comentadores dos programas televisivos que passam mais de 2 horas a analisar ao pormenor os casos de arbitragem sem chegar a qualquer consenso e em 2 horas durante 1 hora falam do Benfica, outros 45 minutos sobre o Sporting e apenas 10/15 minutos para o Porto. Agora que há incompetência isso sem dúvida assim como qualquer ...ler comentário completo »
RR
B4dBOy88, benfiquistas e sportinguistas
2018-12-08 16h24m por rravv
Ainda bem que fizeste essa lista, porque estava com medo que me tinha esquecido de algum jogo. . . Então o Porto deveria ter zero pontos. . .
Eu, qunado me lembro de ver o Salvio a descançar sentado numa cadeira na linha de fundo a fumar um cigarro, a colocar o Marega em jogo e temos um golo anulado. . . . ai não. . . peço desculpa. Foi fora de jogo. Não tivemos um golo anulado. O fiscal de linha e arbitro foram tão rápidos a levantar a bandeira e a apitar para nem sequer dar hipot...ler comentário completo »
PO
da_ni82
2018-12-08 16h12m por Porto-My-Home
Tens toda a razão no que dizes. Aliás, os maiores culpados disto tudo são os dirigentes e diretores de comunicação dos clubes que contribuem para esta confusão toda (e atenção que tanto Porto como Benfica são culpados nisto). Eu apenas gostava que nos focássemos apenas no futebol jogado dentro de campo e naquilo que os jogadores e treinadores fazem durante os 90 minutos. Mas, neste país, isso é impossível.
Por mim, não importa quanto eles falem porque o que interessa é que lá den...ler comentário completo »
Porto-My-Home
2018-12-08 16h03m por da_ni82
Ha sim incompetência na arbitragem de Portugal, mas se a cegueira e clubite não fosse tão exacerbada não estaríamos neste ponto. Temos um clube que anda a fazer queixas aos órgãos de poder do futebol de jogos onde, a haver lances de benefício ao Porto também há lances de prejuízo, mas para esta gente que vem falar em "isenção" e "verdade desportiva" só vêm num lado. Basta ver o jogo do Belenenses, dois penaltis exactamente iguais mas para esta gente só um é bem marcado.
PO
bxtw-pt2
2018-12-08 15h42m por Porto-My-Home
O Tarik está a falar de um penalty sobre o Brahimi que é no limite da área. Era penalty mas até nem é por aí.
Se perdessemos mais tempo a falar de futebol, o clima não era este, porque há muito que se sabe que há muita incompetência na arbitragem em Portugal
HA
11
2018-12-08 14h44m por Halibut
O Sérgio Conceição tem apostado em Corona a lateral, eu compreendo se for por motivos ofensivos, Corona dá mais velocidade, tem outra frescura que Maxi já não tem, mas para mim Corona é melhor a jogar a extremo, em dia sim é um abre latas autentico, existem extremos que se adaptam bem a laterais, Corona tem jogado bem mas acho que se o Maxi já não oferece aquilo que o Sérgio Conceição quer nem o João Pedro mostra capacidade para ser titular, então devíamos tentar um lateral direito no me...ler comentário completo »
Bxtw
2018-12-08 14h44m por gprof
Foi um toque com a mão nas costas do André Silva. Não era penalti como este do Nakajima nao era. Foi na era NES.
Bxtw
2018-12-08 14h11m por gprof
O que disseste do Penalty do André Silva contra o Feirense?
bxtw-pt2
2018-12-08 13h39m por eznihilofcpbmrda2
mas o seferovic tava adiantado aonde páh. não inventes. . .
aguenta aguenta. . . . .
PedroFCP_RockNR oll
2018-12-08 13h21m por da_ni82
Honestamente não sei o que diz aqui no ZZ, mas sei que já no ano passado ele jogou a DD contra o Benfica para a taça da liga, e quando jogava para o campeonato jogava como extremo direito, este ano sim tem jogado sobre a esquerda mas ele joga em ambos os flancos.
voltou_apito_en carnado
2018-12-08 13h20m por eznihilofcpbmrda2
volta a ler o que escrevi com atenção e entenderás o que quis dizer. mas até te vou voltar a explicar mais do que isto também não consigo fazer, pois aqui não dá para fazer desenhos.
tu amas tanto o porto e pinto da costa que no teu ava se não tens o simbolo do porto tens a imagem do pinto da costa.
ora muito bem o teu ava atual tem uma imagem do porto, no teu ava antigo tinhas uma foto do pinto da costa.
espero que tenhas entendido o meu ponto de vista e como disse anteriormente mais do que isto não consigo explicar.
PedroFCP_RockNR oll / Tantoscasos
2018-12-08 13h16m por da_ni82
O Manafá tanto joga à esquerda como a direita, vejo a sua evolução um pouco como o Ricardo, extremo de raiz, adoptou-se a jogar mais recuado. O Manafá tem jogado na lateral esquerda, mas sendo destro terá mais facilidade a jogar na direita (ainda na jornada passada com o Tondela jogou aí). Velocidade e técnica tem ele, seria mais uma questão do equilíbrio defensivo que poderia dar.
Mas é curioso ver como um jogador que no ano passado não passava de 4° e depois 5° opção para extrem...ler comentário completo »
Tantoscasos
2018-12-08 13h10m por PedroFCP_RockNRoll
Pois não sei mas ele este ano tem jogado mais no lado esquerdo e mesmo o ano passado não era titular absoluto porque estava lá o Lumor. E mesmo nos dados do jogador aqui no zz diz que joga apenas na esquerda.
TA
Pedro FCP
2018-12-08 12h59m por Tantoscasos
Tenho ideia de que o Manafá atua preferencialmente no lado direito, pois quando ainda estava na segundo liga quem fazia o corredor esquerdo do Portimonense era o Lumor, penso.
da_ni82
2018-12-08 12h57m por PedroFCP_RockNRoll
Ele joga mais à esquerda, para lateral temos o Jorge como suplente do Telles e para alas para além do Brahimi temos o Corona que também faz bem a posição como se tem visto nos jogos pela seleção mexicana além de ainda haver Hernani e Adrian.

Mas sim é bom jogador e ontem até me surpreendeu mas mais importante é talvez um lateral direito porque estar a queimar Corona desnecessariamente faz com que percamos um desequilibrador lá na frente e também um PL é importante devido à lesão do Aboubakar.
TA
Manafá
2018-12-08 12h54m por Tantoscasos
Um jogador com alguma qualidade, mas que não está ao nível de uma equipa grande. Ataca muito (e bem) e, por isso, às vezes compromete a nível defensivo. Na minha opinião, daria uma boa segundo linha para um SC Braga, mas não mais que isso.
WU
Voltou o apito
2018-12-08 12h51m por wubanga
Eu também vou parar de comentar porque estou a tornar doente como vocês ao tentar pagar vocês com a mesma moeda.
Sempre fui uma pessoa consciente na analise das decisões dos jogos. Mas nestes dias devido a esta CAMPANHA DIFAMATÓRIA, estou a tornar cego e fanático.
No bessa foi festival porrada e vão falar de um suposto pênalti;
São beneficiados na taça da liga e falam de amarelos que deviam ser mostrados;
Nakajima nega jogar a bola e cai ao chão e pedem penalty.
Como é que querem que alguem não fica doente como vocês ???
OUTRAS NOTÍCIAS
Mercado
Mercado
António Salvador ainda não desistiu
O Sp. Braga está interessado na contratação de Rúben Semedo, que tem sido associado a vários clubes nos últimos dias. António Salvador quer contar com ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
coolstreamm 16-06-2019, 22:10
slow 16-06-2019, 22:08
Daniele 16-06-2019, 22:01
bragaaocomando 16-06-2019, 22:00
WE
weareporto 16-06-2019, 22:00
SCP_SUPPORTER 16-06-2019, 21:59
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:55
SCP_SUPPORTER 16-06-2019, 21:50
bragaaocomando 16-06-2019, 21:48
WE
weareporto 16-06-2019, 21:46
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:44
RA
ra1620 16-06-2019, 21:43
LM
lmanuel 16-06-2019, 21:39
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:38
_V
_Verdade_Pura_ 16-06-2019, 21:35