Segue o facebook do zerozero.pt. Notícias, Vídeos e Fotografias na sua rede social.

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

ChavesPortugal
PortugalMoreirense
BoavistaPortugal
PortugalTondela
Desp. AvesPortugal
PortugalV. Guimarães
Liga Portuguesa
José Couceiro já reagiu

Tempo útil de jogo em Portugal é o mais baixo da Europa: medidas em debate

2018/12/04 15:30
Texto por Redação

O CIES, observatório de futebol associado à FIFA, efetuou um estudo relativo à média de tempo útil por jogo e os dados não deixam qualquer tipo de dúvida: é na Liga NOS onde se desperdiça mais e onde há menos tempo efetivo (50,9 por cento), em comparação com os 36 outros campeonatos analisados.

Em solo português, apenas 46 minutos dos 90 regulamentares são disputados, ou seja, os 49,1 por cento da percentagem total estão relacionados com os mais variados tipos de quebras de tempo - assistências médicas ou atrasos na reposição de bola, por exemplo.

Na primeira divisão lusa, o Feirense é o conjunto com menos minutos úteis de jogo (45,7 por cento) e, do lado oposto, com mais, apresenta-se o Belenenses SAD (55,2 por cento).

No topo do ranking surge o campeonato sueco (60,4 por cento de tempo efetivo), seguido do holandês (58,6 por cento) e do alemão (58,5 por cento). Relativamente à Liga dos Campeões, a percentagem de tempo efetivo ronda os 60,2 por cento e o FC Porto é a equipa que menos tempo útil de jogo tem na prova, com 52,6 por cento, ao contrário do Club Brugge (66,2 por cento).

José Couceiro vai promover fórum de treinadores

Os números são preocupantes e José Couceiro, diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), anunciou, em declarações à Antena 1, que vai reunir com todos os técnicos para debater a situação.

«Lançámos esta ideia porque tínhamos conhecimento de dados que mostram que há diferenças de entre 45 e 48 minutos numas Ligas e noutras em que passa os 55 minutos. Há diferenças que chegam aos nove a dez minutos de jogo», afirmou.

O fórum de treinadores vai decorrer no dia 8 de janeiro em prol de um único objetivo: melhorar a qualidade de jogo em Portugal.

«Esta é uma questão importante e que nos preocupa. Jogamos para o público e queremos criar condições para o melhor espetáculo possível. É muito importante dar voz aos treinadores, pois são peça decisiva em todo este processo. Todos temos um interesse comum: a melhoria da qualidade do jogo e criar condições para sermos mais fortes enquanto país», finalizou.

Comentários (27)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Tempo cronometrado
2018-12-05 09h30m por RICRIATIVIDADE
Obviamente que é uma alteração que depende da FIFA e dos big bosses do futebol, mas caso o jogo fosse cronometrado e com duas partes de 30 minutos, o tempo útil real passaria a ser de 60 minutos e acabavam-se as falsas lesões e GR a queimar segundos nos pontapés de baliza. A reposicao da bola em jogo teria de ser controlada e contada pelo árbitro com a mão (5 segundos).

O futuro vai certamente passa por esta solução.
Alguém duvidava disto?
2018-12-05 09h13m por Triper
Na nossa Liga temos menos de 5 treinadores que realmente colocam as equipas a jogar futebol logo isto era de esperar.

O que deveria acontecer era o pessoal do VAR ver se as faltas são simulações, com o cronómetro parado, e no caso de ser verdade, vermelho directo e 2 jogos sem jogar. Queria ver quem era o palhaço que sequer ousava em simular uma falta novamente.

E porque nós sabemos que cá falam demasiado, multas pesadas com direito a não jogar a quem crítica...ler comentário completo »
Tempo útil de jogo
2018-12-05 03h45m por erwinsanchezfreking
Não me parece que a culpa do tempo útil de jogo em Portugal seja de haver muitas equipas fracas na Liga.
Na minha opinião a culpa de parte substancial dos jogos serem lentos e terem inúmeras paragens tem a ver com os árbitros estarem constantemente a marcarem faltas por tudo e por nada o que quebra o ritmo de jogo.
Ano passado fui ao Bessa ver o Boavista - Chaves e o árbitro fez uma arbitragem à inglesa, deixou jogar e o jogo foi corridinho, com muitas oportunidades de golo e ...ler comentário completo »
Só equipas
2018-12-05 02h05m por Pzero
da tanga.

devíamos ter o campeonato reduzido a 14/16 equipas no máximo. Só lixo por ai, só se aguentam com as malas. . .
Torinha
2018-12-05 01h54m por blametheskies
"Resta saber se os clubes que realmente mandam estão dispostos a sacrificar uma pequena parte para potenciar a competitividade da liga. "

Eu tenho resposta para isso: NÃO (Se não forem obrigados ou algo do género, claro que não!)

Saudações Sadinas
Enfim. .
2018-12-05 01h35m por blametheskies
Dividam mas é a guita como deve ser por todos. .

O Futebol hoje em dia é negócio, não é novidade para ninguém!

Enquanto continuar 90% para uns e 10 para outros, vai continuar assim. .

Qualquer um dos 3, 1 (repito 1) jogador dá para pagar o plantel de qualquer outro clube deste campeonato!

Acham que está tudo bem? lol

O que é que vende? Não é só os 3? então tirem o cavalo da chuva, porque nunca vai mudar. .

Como já disse por ironia, façam um campeonato a 4 (Pode ser o SC Braga) e deixem os outros da mão. .
TO
Cronómetro no tugão
2018-12-05 01h31m por Torinha
Esqueçam isso. Seria afetar drasticamente o jogo, é uma decisão que tem de vir da FIFA e do International Board. E não virá, porque este é um problema localizado, é exclusivo do nosso futebol tuga. É cultural. E orçamental. Se querem futebol bonito, precisam que a liga tenha, no geral, maior poder de compra. Os cepos do Silas jogam (tentam jogar) um futebol bonito, sim, mas só têm 3 vitórias em 11 jornadas. Estão fora da taça de Portugal. Estão fora da taça da liga. Têm dificuld...ler comentário completo »
JO
força Porto
2018-12-04 21h35m por jor280
boas tira me uma duvida porque as soluçoes tem que passar a ser sempre a reduzir a 1 liga . . e aumentar as 2 o CNS qual a logica disso???
entao nesse caso poque nao deixar a 2 liga em paz. . . e dividir a 1 liga em 3 como dizes com 14 equipas e ai as 4 primeiras fazerem essa liga final para ver quem o campeao???
porque a soluçao passa semre em prejudicar a 2 liga ou CNS para favorecer a 1 liga . . . .
criar essa liga na 2 liga haveria 32 equipas e porque nao fazer isso na 1 liga e sim nas outras no caso a 2 liga que falaste. . .
força Porto
2018-12-04 19h22m por petitor
Para mim e muito simples reduzir a primeira liga para 14 equipes, a segunda liga ser dividida em 3 zonas com uma liga final de subida.
Mas a medida mais importante era acabar com a parvoice dos grandes clubes (falo contra o meu clube) poderem negociar as transmissões televisivas independentemente. Acabar com os jogos do Benfica na BTV que é um absurdo.
Depois a liga negociava as transmissões por epoca com as operadoras e dividia o dinheiro de uma forma mais justa para dar mais...ler comentário completo »
JO
video arbito
2018-12-04 17h44m por jor280
isto e um exemplo num lance que da golos ao 60 minutos o arbito tem de ver ou confirmar se e golo fica a espera 4 minutos o jogo recomeça ao 64 minutos . . . altera para tem de verificar da sinalpara o relogio para o tempo no 60 minutos vai ver demora 4 minutos . . .
recomeça o jogo apita para recomeçar da sinal no relogio e recomeçanos 60 minuos
isto para todos os caso acabava com a perda de tempo e jogavam os 90 minutos
JO
para o cronometro ate se voltar a jogar
2018-12-04 17h40m por jor280
fazer os 90 minutos . . a cada falta substituiçao pontape de baliza ir ver lances ao var cantos etc. . . o arbito para o tempo de jogo so recomeça quando o arbito apitar para "recomeçar" . . .
PA
Voltou_Troll_Do urado
2018-12-04 17h38m por PADSN
Circula.
Preocupa-te com o clube da tua terrinha!
WU
Silas
2018-12-04 17h06m por wubanga
A dar-me razao. Já disse quando o Sérgio sair do porto espero que o SILAS seja contratado. Este não engana. Se consegue colocar um conjunto de toscos a jogar é que consegue fazer os grandes de Portugal a praticar um futebol de qualidade.
Conquistador17
2018-12-04 17h05m por Roby_o_Analista
Se o tempo de jogo no futebol tivesse paragem de cronómetro os jogos iam durar 3 horas para aí.
CO
Solução
2018-12-04 16h43m por Conquistador17
A meu ver não é o facto de reduzir o número de equipas que resolve o problema! Ao longo do campeonato praticamente todas as equipas praticam anti jogo, umas mais outras menos. O que tem que mudar é a mentalidade de todos e a procuras em todos os jogos pelos 3 pontos. Enquanto que um Feirense ou um Aves (com todo o respeito, são apenas exemplos como podiam ser muitos outros) não quiserem ganhar os jogos contra Porto, Benfica e etc. e apenas lutarem para o pontinho durante 90 minutos o probl...ler comentário completo »
JF
Tempo de jogo
2018-12-04 16h41m por jfbgomes
É simples, quem simular uma lesão e perder tempo de forma propositada leva cartão amarelo
PADSN
2018-12-04 16h39m por voltou_apito_dourado
tudo fácil para os brunões
não sei como é que esse expert do mundo faliu todas as empresas por onde passou e deixou um clube na maior crise da sua grande história a beira da bancarrota.
tudo fácil para um homem que dizia que não ia pagar 1 cêntimo a doyen e perdeu todos os recursos. tudo fácil para esses seguidores da fantasia
CO
Depois não temos sucesso na europa
2018-12-04 16h36m por Conquistador17
Quem vê os jogos das equipas portuguesas principalmente na liga Europa, percebe que as equipas portuguesas têm muitos insucessos com equipas de qualidade inferior. Ainda este ano: será que o Rio Ave é inferior aos polacos do Jagiellonia ou será que o Braga é inferior ao Zorya da Ucrânia? Eu tenho a certeza que os portugueses têm jogadores bem melhores em ambos os casos! A diferença é no ritmo de jogo das equipas! Enquanto que nos outros campeonatos estão habituados a correr 50, 60 ou até 70 ...ler comentário completo »
Bundesliga
2018-12-04 16h36m por track194
Obviamente que dos 5 maiores campeonatos da Europa é o Alemão onde se joga anos, lá dá mesmo gosto ver Futebol, é à antiga, não há cá mariquisses de um toca vai ao chão, as vezes levam mesmo patadas e continuam como se nada fosse.

Uma vez estava a ver um jogo do Monchengladbach e a minha ex namorada entrou na na sala e ela (que até gosta muito de Futebol e vê os jogos do clube dela todos sem falha) perguntou se aquilo era algum torneio de pancada, dadas as entradas à Homem q...ler comentário completo »
Fácil
2018-12-04 16h35m por Avalanche27
Remover algumas equipas da treta que não fazem cá falta nenhuma. 18 equipas num país desta dissensão é demasiado.
Normal
2018-12-04 16h22m por Inform
O nosso campeonato devia ser reduzido para 12/14 equipas no máximo. Há aqui equipas que não fazem cá falta nenhuma
2 medidas fáceis!!!
2018-12-04 16h07m por olavo_bilac
1ª cartão azul- 2 minutos fora de campo a aguardar reentrada em jogo, por retardar a reposição de bola em jogo;

2ª aguardar 2 minutos fora de campo, para assistência médica especialmente ou exclusivamente na segunda parte, aqueles que realmente precisarem de assistência médica é que vão ficar prejudicados (mas serão 1 em 100 casos!!!)
Espírito do jogo
2018-12-04 15h56m por jms
É uma questão de como se encara o espírito do jogo, o verdadeiro fair play, o verdadeiro espetáculo profissional.
É assunto de treinadores, de árbitros, de jogadores, de jornalistas, de público.
Se se valotizar o jogo e o espetáculo, haverá pressão suficiente para não se perder tempo, simular faltas, lesões. Se no rugby ou no andebol o espírito fosse o mesmo, os jogos não chegariam ao fim.
bmgb_bmgb
2018-12-04 15h43m por ONDAZZUL_1919
Sobre o Silas, estou há muito tempo a desejar/torcer para que continue a sua carreira de treinador noutro lado.
Tempo de Jogo
2018-12-04 15h37m por ONDAZZUL_1919
Resolvam isto duma vez por todas. Tempo cronometrado, 30 minutos cada parte por exemplo.

Acabam-se as reclamações sobre tempo de desconto concedido pelo árbitro, acabam-se os golos quando já passam 3 segundos do minuto 94. Acabam-se as lesões (verdadeira e fingidas) bem como todo o tipo de expediente usados para queimar tempo, acabam-se aquelas substituições que são processadas a passo de caracol com os adversários feitos parvos a empurrarem o jogador este para sair mais d...ler comentário completo »
12
Tópicos Relacionados
Competição
Dirigente
APOSTAS EM DESTAQUE
1Escolha quanto quer apostar
Aposto
2Escolha suas apostas
OUTRAS NOTÍCIAS
Oficial
O antigo jogador argentino Hernán Crespo, que jogou por clubes como Inter, Milan, Chelsea, River, Parma ou Génova, é o novo treinador dos argentinos do Banfield. O ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
zlatan_ibrahimovic 15-12-2018, 04:31
MisticaEncarnada 15-12-2018, 03:35
MisticaEncarnada 15-12-2018, 03:22
Nenja 15-12-2018, 02:50
FIFAforever_returns2 15-12-2018, 02:34
FIFAforever_returns2 15-12-2018, 02:30
MisticaEncarnada 15-12-2018, 02:12
Blue_Bitter 15-12-2018, 02:03
freskas 15-12-2018, 01:37
Ultras-__FCP 15-12-2018, 01:27
DI
DingyPT 15-12-2018, 01:09
DJROCKER 15-12-2018, 01:03
MisterRuiBarros 15-12-2018, 00:54
bludouro 15-12-2018, 00:52
Roby_o_Analista 15-12-2018, 00:12
PsychBug 15-12-2018, 00:10