placardpt
      Rio Ave x Sporting encerra jornada 11

      Teste de primeira em terra de peixe graúdo

      O primeiro grande teste de Marcel Keizer. Foi desta forma que o Rio Ave x Sporting desta segunda-feira foi classificado no momento da chegada do treinador holandês a Alvalade. Em Vila do Conde, o técnico terá a amostra inicial do futebol de primeira em Portugal, frente a uma equipa com características para aproveitar algumas das fragilidades dos leões.

      Confirmar a evolução

      Desde os primeiros dias em território luso, Marcel Keizer prometeu bom futebol, e a sua equipa tem cumprido esse desejo. Nos embates frente a Lusitano de Vildemoinhos e Qarabag, os leões revelaram dinâmicas e ideias diferentes do que vinham a apresentar nos últimos meses. Futebol de posse, toque rápido e uma grande redução do número de cruzamentos resultaram numa melhor capacidade de gestão dos encontros e um registo ofensivo impressionante, com dez golos em dois jogos.

      Porém, esta segunda-feira os leões terão pela frente um adversário duro e com capacidade para fazer estragos. Longe vão os tempos em que o trabalho de José Gomes era alvo de desconfiança, com o técnico a conseguir criar rotinas, em poucas semanas de trabalho, numa equipa praticamente nova. O quinto classificado da Liga NOS foi acertando uma defesa (ainda algum trabalho para fazer) que revelou muitos problemas no início da temporada, contando com o talento de elementos como Galeno, Gelson Dala (de fora do jogo desta segunda-feira) ou Carlos Vinícius, três jogadores em muito bom momento de forma, para os desequilíbrios ofensivos.

      A goleada frente ao Silves para a Taça de Portugal aumentou os índices de confiança dos vila-condenses, após dois resultados menos positivos no campeonato. Outra das boas notícias para José Gomes é a recuperação de Fábio Coentrão, que se reabilitou em novas funções no regresso a casa e vai, ao que tudo indica, defrontar a sua antiga equipa.

      Um duelo intenso e bem disputado em perspetiva, num palco habitualmente difícil para qualquer equipa grande. O novo Sporting terá uma noite de avaliação prematura, com tempo de descanso reduzido após a viagem ao Azerbaijão, mas se passar no teste poderá ganhar um ânimo importante para o resto do campeonato, terminando um ciclo (os próximos quatro jogos são em Alvalade) de deslocações complicadas.

      U Segunda, 03 Dezembro 2018 - 20:15
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Carlos Xistra
      1-3
      João Schmidt 12'
      Bruno Fernandes 8'
      Bas Dost 22'
      Jovane Cabral 72'
      Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
      Lotação5 300
      Medidas105x68
      Inauguração1984
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 11
      Convocatória
      Rio Ave
      Sporting
      R Castigos
      [não há registo]
      [não há registo]
      a Lesionados
      Nélson Monte, Ronan, Nuno Santos e Joca
      Raphinha e Rodrigo Battaglia
      p Restrições
      Gelson Dala
      [não há registo]
      R Em risco
      [não há registo]
      [não há registo]
      w Outros convocados
      [não há registo]
      Forma
      Rio Ave
      2018/2019
      17J
      8V
      4E
      5D
      36-24G
      Sporting
      2018/2019
      19J
      13V
      2E
      4D
      38-18G
      A diferença passa por...
      Rio Ave
      Velocidade e dinâmica

      Uma das grandes qualidades deste Rio Ave entra em confronto com uma das fragilidades do Sporting esta temporada. A velocidade e dinâmica de elementos como Galeno, Gabrielzinho ou Carlos Vinícius devem ser exploradas perante uma defesa subida e ainda não oleada com as ideias de Marcel Keizer. Os laterais leoninos, em particular, podem ter uma noite muito complicada.

      Sporting
      Confirmação de um meio-campo em crescimento

      Dois dos jogadores que mais se destacaram nos primeiros jogos da era Marcel Keizer foram Wendel e Nemanja Gudelj. Ambos ofereceram grande dinâmica ao meio-campo leonino, algo fundamental para o sucesso da equipa. Terão em Vila do Conde uma grande oportunidade para confirmarem o recente crescimento, tendo a importante missão de fazer esquecer Rodrigo Battaglia no momento defensivo.

      Confrontos

      Golos
      Resultados

      Estatísticas (Liga NOS 2018/19)

      Rio AveSporting
      85Posição47
      818Pontos227
      817Golos marcados187
      813Golos sofridos107
      10
      Jogos
      10
      5
      Golos Marcados
      5

      Fotografias(30)

      Liga NOS: Rio Ave x Sporting
      Liga NOS: Rio Ave x Sporting
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      RIO AVE
      EMPATE
      SPORTING

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      JM
      Sporting
      2018-12-03 14h55m por JMCLSCP
      Primeiro ''teste de fogo'' para Marcel Keizer!

      O Rio Ave é uma equipa personalizada, com um trio ofensivo forte e tudo fará para vencer e aproximar-se do quarto lugar

      É obrigatório vencer hoje, se possível com uma exibição ao nível (ou superior) às dos últimos dois jogos, dado tratar-se de um adversário ainda algo superior a Lusitano e Qarabag

      As minhas escolhas:

      - Renan
      - Coates
      - Mathieu
      - B. Gaspar
      - A...ler comentário completo »
      Keizer
      2018-12-03 06h56m por 10A
      Tem aqui o seu principal teste do mês. Andou a utilizar o 11 mais forte nos jogos em que não era necessário e agora vamos ver se os jogadores conseguem manter a forma.
      Comparando jogador a jogador é óbvio que o Sporting ganha, até porque tem um orçamento que se for preciso é 10x superior, mas no futebol a soma das partes é diferente do conjunto.
      Vai ser um jogo muito sofrido principalmente porque sofremos sempre golos fora logo para vencermos temos que marcar pelo menos 2. ler comentário completo »

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Euro
      Oficial
      Equipa de arbitragem lusa nomeada
      Artur Soares Dias vai marcar presença no Campeonato da Europa do próximo verão. O árbitro português, de 44 anos, está entre os 18 árbitros nomeados ...