placardpt
Portugal perde com a Polónia por 1x3

O falhanço de uma geração

2018/11/20 18:55

Inacreditável. Portugal venceu na Polónia, com muito mérito, e deitou tudo a perder em casa. Difícil de entender a forma desastrosa como a equipa abordou um encontro absolutamente decisivo. O sonho caiu, ficou uma exibição negativa para a história e uma lição para o futuro: nunca subestimar o adversário em qualquer circunstância. O falhanço de uma geração que tanto promete...

Passividade ao máximo... deu escândalo

Um desastre autêntico. Quem diria. Ao contrário do sucedido na Polónia, a seleção lusa não conseguiu assumir as rédeas do encontro. Faltou o controlo da posse, de todos os momentos do jogo... e uma defesa disperta. A primeira parte dos comandados de Rui Jorge foi um pesadelo. Nada, mas mesmo nada saiu como previsto.

Polacos aproveitaram a desatenção da equipa lusa em três ocasiões ©Vítor Parente / Kapta+
Por sua vez, a Polónia, revigorada, coesa e bem povoada no miolo, conseguiu incomodar... e muito. As combinações nos flancos iam dando resultado - Yuri Ribeiro e Diogo Gonçalves demonstraram muita desatenção - e o golo acabou por chegar. Aos seis minutos, Bielik saltou bem alto e, de cabeça, bateu Joel Pereira. A primeira falha de marcação grosseira da turma portuguesa.

Quando se esperava uma reação do conjunto português... o adversário aproveitou para ampliar a vantagem dois minutos depois. Cruzamento da direita e Kownacki, no coração da área, elevou para 0x2. Entrada desastrosa de Portugal que serviu de mote para uma exibição incompreensível nos primeiros 45 minutos.

No ataque, as combinações não eram eficazes e o perigo criado não foi muito. Félix e André Horta assustaram, mas, graças um novo entrosamento simples, a Polónia silenciou por completo o Municipal de Chaves. Novo golo, nova demonstração de passividade da equipa portuguesa que, num ápice, viu-se com a corda ao pescoço. Triangulações simples nos corredores provocaram o pânico total e um escândalo no marcador...

Reentrada de Leão

A substituição de Rafael Leão no primeiro tempo não surtiu efeito... mas na segunda parte a história mudou e a ideia passou a ser bem clara: aposta nas combinações no flanco esquerdo com o extremo do Lille a ser o principal visado.

Portugal está fora do Europeu 2019 ©Vítor Parente / Kapta+
Portugal acelerou, insistiu e encostou a Polónia às cordas. André Horta e Diogo Gonçalves obrigaram Grabara a intervenções apertadas e, um pouco mais tarde, Diogo Jota reduziu distâncias na cara do guardião polaco. A seleção das quinas mostrou outra cara... e menos não seria de esperar face ao resultado registado.

Por fim, Portugal abrandou nos constantes cruzamentos para a área - algo inconcebível desde o primeiro minuto - e apostou nas combinações rápidas em terrenos adiantados. Ainda assim, deu para um remate ao poste de Gonçalves e pouco mais. Portugal está fora do Europeu 2019 e por culpa própria. Uma falta de nervo inexplicável contribuiu para um desfecho inesperado... e escandaloso.

U Terça, 20 Novembro 2018 - 17:00
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Davide Massa
1-3
Diogo Jota 52'
Krystian Bielik 5'
Dawid Kownacki 8'
Sebastian Szymanski 24'
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Lotação8 400
Medidas103x68m
Inauguração1949
FasePlay-Off
Mão2ª Mão
Lances Capitais
GOLO Polónia!
Krystian Bielik marca
Krystian Bielik marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
GOLO Polónia!
Dawid Kownacki marca
Dawid Kownacki marca o seu 11º golo na prova (11 jogos)
24´
GOLO Polónia!
Sebastian Szymanski marca
Sebastian Szymanski marca o seu 1º golo na prova (11 jogos)
52´
GOLO Portugal!
Diogo Jota marca
Diogo Jota marca o seu 4º golo na prova (9 jogos)
A Chave
Minuto 24: O desenho do terceiro golo da Polónia demonstrou, na perfeição, a passividade da linha defensiva portuguesa em todos os momentos desde construção no flanco à finalização na área.
O Árbitro
Davide Massa ajuizou o encontro de forma exemplar e demonstrou pulso nas decisões de caráter disciplinar.
O Melhor
Rafael Leão
Não fosse a queda abrupta da Polónia no segundo tempo e o principal interveniente pela positiva seria outro. Rafael Leão entrou para agitar no primeiro, mas só o conseguiu após o regresso dos balneários. Portugal passou a investir no corredor esquerdo e causou mossa. No entanto, acabou por ser insuficiente....
O Pior
Passividade lusa
À exceção de largos minutos do segundo tempo, a exibição foi extremamente desapontante por parte dos miúdos de Rui Jorge. Fica a nota de consecutivas desatenções, falta de agressividade no processo defensivo e uma série de outros aspetos que custaram caro, bem caro...
Forma
Portugal
2018/2019
0J
0V
0E
0D
0-0G
Polónia
2018/2019
0J
0V
0E
0D
0-0G

Fotografias(20)

Play-Off Europeu Sub 21: Portugal x Polónia
Play-Off Europeu Sub 21: Portugal x Polónia
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
POLÓNIA
Comentários (30)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RI
Falhanço
2018-11-21 13h02m por rikardoslb
Penso que esta seleção foi escolhida a dedo por alguem, dai não estar muito supreso com este derrota.
Isto e a realidade das seleçoes nacionais estrelas que tem um bom padrinho, aquele jogo na polonia foi ganho a ferros e depois de tanta noticia que veio a publico de "este jogo e que e importante. . . . . "ja se sabia que tinha de haver menos conversa por que so tinha acabado a primeira parte.
Não tem mentalidade nem pouco mais ou menos ate podem ter talento mas se esse talento n...ler comentário completo »
JAOF
2018-11-21 11h56m por voltou_apito_dourado
como sugeriste fui aqui no zerozero verificar e confirmar o teu comentário e concluí que é mais uma mentira tua como sempre!

dos jogadores formados no benfica no 11, o único que não foi campeão m nenhum escalão de formação é o joão carvalho

curioso que tivemos uma dupla de centrais horrível e um GR que esta época está cheio de meter água e nem uma palavra
É triste
2018-11-21 11h24m por Voorhees
É triste a derrota de Portugal mas é ainda mais triste ver a falta de cultura desportiva que existe em Portugal. Quem lê alguns comentários fica com a ideia que muita gente ficou feliz com a derrota. E isso não compreendo. . . Não foi o Benfica, o Porto nem o Sporting que jogou foi a selecção, e por isso, não faz sentido o que se escreve por aqui. Fanatismo nunca é bom. . . Não foi um bom jogo por parte de Portugal e a vitória da Polónia foi justa. Mas não significa que não exista quali...ler comentário completo »
AZ
Pseudo-estrelas
2018-11-21 08h06m por azulado
Entao essas super estrelas do Benfca, sao simplesmente uns flops. . . Joao Felix, Gedson e companhia. Vergonha!
kkj e outros
2018-11-21 06h41m por zlatan_ibrahimovic
Incrível que só falem dos jogadores ligados ao Benfica para culparem a falha dos sub-21 nesta partida que levou à triste eliminação.
Nunca vamos mudar os pensamentos e saber separar águas. TRISTES
BR
Correcção
2018-11-20 23h06m por Briosa_Amor
*imparcial
BR
Formação do Benfica vs Sporting
2018-11-20 23h05m por Briosa_Amor
Odeio o Porto, o Benfica e o Sporting e por isso considero a minha opinião sobre este tema relativamente parcial.

A nível de formação, se tivermos em conta os últimos 30 anos, a formação do Sporting é globalmente melhor, sem dúvida. Se tivermos em conta os últimos 7 anos aí sim, o Benfica tem a melhor formação, tenham lá paciência.
10
KKj
2018-11-20 21h40m por 10Valdo
Dirijo-lhe o meu último comentário
10
tiagojml00
2018-11-20 21h39m por 10Valdo
E a culpa da eliminação foi exclusiva dos jogadores que ele mencionou? Nós golos o que eu vi foi uma defesa muita passiva e completamente a dormir, mas já que esses não tem qualidade então que fiquem a aproveitar Lisboa no Mundial de sub-20. Vocês que continuem lá com os vossos complexos e manias.
TI
10valdo
2018-11-20 21h32m por tiagojml00
Então vai falar do que a maioria vem da super academia do seixal por isso é complicado falar de outros
10
KKj
2018-11-20 21h26m por 10Valdo
Irónico que só referiste jogadores do Benfica
JS
De facto é um desfecho
2018-11-20 20h48m por jsilva77
Totalmente inesperado, mas estar a colocar isto numa luta entre Seixal e Alcochete, faz lembrar um pouco aquela comparação de . . . A minha é maior que a tua . . .

Acho que temos aqui excelentes jogadores dos vários clubes e não é por ter mais do clube A, B ou C que somos melhores . . . Somos melhores se forem convocados os melhores . . . Sejam dos grandes ou não, essa é que é a verdade . . .
HE
Briosa e Leon
2018-11-20 19h51m por Heinz
As nossas seleções têm que começar a deixar de ser treinadas por "amigos" antigos. Portugal precisa de treinadores competentes, mas principalmente estimulantes pela forma de jogar e pensar no jogo, e de "educar" os jogadores. Continuamos a perder muitas classificações para europeus em vários escalões por causa dos treinadores, porque qualidade dos jogadores temos tido bastante

Leon, o problema desta geração é que o rui jorge foi obrigado a começar a chamar jogadores demasiad...ler comentário completo »
Vergonhoso
2018-11-20 19h48m por JotaPeli
A maneira de jogar de Portugal foi totalmente inadequada. Para que andar a centrar vezes sem conta quando só temos anões e muitas vezes so um jogador na area? Ou entao porquê de termos mantido sempre os 2 defesas centrais na segunda parte quandoera óbvio que um mais os laterais chegavam perfeitamente para as ameaças polacas? Porque nao meter Rafael Leao desde inicio? Porque tirar Gedson e Andre Horta e deixar Eustaquio? Meu Deus, espero que este jogo tenha aberto os olhos a muitos que congratu...ler comentário completo »
BR
Heinz
2018-11-20 19h36m por Briosa_Amor
Vamos ver. Hélio Sousa também não me convence muito como treinador mas neste momento o meu principal medo nele é que convoque para o mundial de sub 20 os mesmo jogadores que fizeram o campeonato da europa sub 19 ou os últimos amigáveis só por uma questão de "lealdade" aos mesmos, em vez de convocar os melhores jogadores.
LE
Heinz
2018-11-20 19h34m por Leon9999999999
Não compreendeste o meu comentário de todo, o que quis dizer
é que há jogadores nesta seleção, maior parte deles do Seixal, que não têm qualidade para estar a jogar nos sub 21, no entanto estão lá e isso permanece um mistério. Há outros que parece que mesmo que parecem vedetas em campo, a passear com a bola em vez de fazer soar a camisola neste caso, João Felix e Rafael Leão( este ultimo entao queria levar a bola para casa nos ultimos 25 minutos, perdi a quantidade de vezes que p...ler comentário completo »
HE
Briosa
2018-11-20 19h31m por Heinz
Espero bem que sim. Não pode existir desculpas para os Sub-20 não serem os candidatos a campeões do mundo. Geração demasiado boa para jogarem mal. Espero que Hélio Sousa faça a equipa jogar em condições e não cometa os erros que já cometeu com outras gerações
BR
Sub 21
2018-11-20 19h27m por Briosa_Amor
Ainda bem que perdemos! É da maneira que vamos ao mundial de sub 20 com um autêntico tanque de guerra, sem os sub 21 roubarem os melhores jogadores. Jota, Gedson, João Félix, Rafael Leão, Diogo Dalot, Diogo Costa, João Virgínia. . . Aí sim, vamos ter a obrigação de limpar aquilo e esta geração se assumir como a melhor geração de ouro da história de Portugal, suplantando a de 1991, de Figo e Rui Costa.
FR
Sub 21
2018-11-20 19h27m por Frost24
A seleção é tão má que os únicos jogadores de jeito são da geração sub 20: dalot, gedson, Leão e João Félix. Sem contar com o joel pereira.
Seixal a mostrar o seu valor.
Fomos à final do euro sub 21 com uma selecao quase toda do sporting.

Com esta derrota
2018-11-20 19h27m por Pedro3KSCP
Ficamos fora dos jogos olímpicos.
HE
Sub-21
2018-11-20 19h20m por Heinz
Equipa muito mal preparada. Acho que com estes resultados o "mito" Rui Jorge é um bom treinador vai cair finalmente. Jogadores com qualidade não jogam com qualidade se não lhes derem uma direção bem clara do que fazer e como o fazer

Já agora Leon99999, eu sei que gostas de atacar o Seixal, mas essa geração que ganhou em Itália é maioritariamente do Seixal também. E quando foi campeâ no Azerbeijão nos sub-17 era também maioritariamente de jogadores do Seixal
Deixai-vos ...ler comentário completo »
RN
Portugal Sub 21
2018-11-20 19h15m por RN123
Que decepção. . .
Esta equipa tinha mais que qualidade/capacidade para vencer esta Polónia e carimbar o acesso à fase final do Europeu. . .
Clientelismo
2018-11-20 19h15m por jlag
Este é o resultado do clientelismo e subsirviência a JMendes que existe nas seleções de Portugal. . . Alguém me explica porque motivo ao invés de apostar em pelo menos alguns dos campeões nacionais de júniores (sub19) de 16/17 e portanto agora com menos de 21 anos e em condições de serem chamados se aposta maioritariamente nos campeões nacionais de júniores do ano passado?. . . será que é porque Mendes não é agente da maioria dos primeiros e é agente da maioria dos campeões do último ano e da maioria dos chamados agora aos Sub-21?

LE
erro*
2018-11-20 19h13m por Leon9999999999
contra a Itália**
LE
Seixal sub-21
2018-11-20 19h09m por Leon9999999999
Já está a dar cartas, pelo andar da carruagem passamos de campeões da europa a não apurados para as fases finais mas o que interessa é que têm capas de jornais inteiras para estes meninos. Depois disto nenhum destes jogadores era convocado para os sub-21 e subia-se os campeões da europa em Itália, faziam melhor figura e não andavam a passear feitos vedetas no campo.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Seleção AA
Francisco Conceição, chamado pela primeira vez à seleção nacional AA, falou acerca da mudança de papel e crescimento dentro da equipa do FC Porto. Ao mesmo ...