placardpt
    Portugal vence Polónia por 0x1

    Dois meninos brilharam num jogo para graúdos

    2018/11/16 19:08
    E9

    Feito. Portugal saiu da Polónia com uma vitória importantíssima na bagagem e garantiu uma vantagem crucial para a segunda mão. Uma exibição agridoce que valeu pela primeira parte esclarecida, objetiva e dominante, culminada com um golo de Diogo Jota e com lances deliciosos de João Félix. Ficam vários aspetos para corrigir, ainda que a gestão tenha sido feita de forma inteligente no segundo tempo, mas, numa altura destas, o resultado interessa bem mais. A primeira já está!

    À direita estava a virtude

    Dominante. Portugal assumiu, desde o primeiro minuto, o jogo. Circulação no meio-campo adversário, com Stephen Eustáquio em destaque, e aposta vincada no flanco direito. O processo ofensivo nem sempre correu da melhor forma, é certo. Muitas decisões precipitadas e uma grande ansiedade no momento de aproximação à área contrária. Mas, assim que o tempo foi passando, Félix, Diogo Gonçalves - belas impressões a lateral -, André Horta e João Carvalho conseguiram envolver-se com mais frequência... e categoria. 

    ©PZPN
    A Polónia pouco incomodava, à exceção de uma jogada pela direita que obrigou Joel Pereira a sair da baliza e um remate nos instantes finais, e a seleção lusa demonstrava um enorme conforto com a bola nos pés. Foram saindo alguns entrosamentos interessantes... até que deu golo.

    João Félix, com um passe genial, descobriu Jota nas costas da defesa e o avançado do Wolverhampton limitou-se a encostar. A vantagem justíssima da equipa que mais a procurou durou, assim, até ao intervalo. A Polónia, por sua vez, mostrou-se impotente no momento da pressão.

    Grande, Joel!

    Com o início do segundo tempo, a qualidade de jogo caiu um pouco. Portugal voltava a assumir-se com bola, explorava bem os muitos espaços polacos no miolo, mas não conseguia materializar o domínio em ocasiões de perigo.

    Perante o baixo ritmo e as prestações pouco interessantes, as alterações começaram a surgir... e a Polónia cresceu. A linha defensiva portuguesa - destaque para a exibição dos dois centrais - foi obrigada a aplicar-se assim como Joel Pereira. Duas intervenções decisivas do guardião serviram para que o resultado não se alterasse, mas, na baliza oposta, Grabara também acabou por negar o segundo a João Carvalho.

    Algum sofrimento que valeu a pena. Portugal venceu a primeira final de duas e está com um pé no Europeu 2019. Zabrze: check!.

    U Sexta, 16 Novembro 2018 - 17:00
    Ernest Pohl
    Georgi Kabakov
    0-1
    Diogo Jota 30'
    Ernest Pohl
    Lotação17 000
    Medidas-
    Inauguração1934
    FasePlay-Off
    Mão1ª Mão
    A Chave
    Minuto 77: É verdade que teve pouco trabalho no primeiro tempo, mas Joel Pereira impediu um autogolo de Diogo Leite na segunda metade com uma defesa espetacular e ajudou a segurar um triunfo extremamente importante para a formação lusa.
    O Árbitro
    O búlgaro Georgi Kabakov teve uma prestação extremamente positiva num jogo globalmente calmo.
    O Melhor
    Primeira parte lusa
    Fantástico. Portugal assumiu o jogo desde o apito inicial até ao final do primeiro tempo. Domínio da posse, envolvimentos coletivos interessantes e um flanco direito em alta rotação. Nota mais para Eustáquio, Félix e João Carvalho. No segundo tempo, os intervenientes foram outros.
    O Pior
    Gestão inteligente, mas perigosa
    O encontro, na segunda parte, foi sobretudo de uma gestão muito inteligente dos comandados de Rui Jorge. Geriram bem a vantagem, mas correram alguns riscos... desnecessários. Valeu Joel Pereira para travar o empate de uma turma polaca que cresceu somente na reta final dos segundos 45 minutos.
    Forma
    Polónia
    2018/2019
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Portugal
    2018/2019
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    POLÓNIA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PA
    Já agora
    2018-11-17 11h59m por Papo-Seco
    Parabéns a Rui Jorge por já só colocar a jogar no 11 inicial apenas 1 atleta que não merece lá estar.
    Já foi pior, já foram vários. Até fiquei espantado de Pêpê não ter jogado e de Eustáquio ter sido titular! Ganhou juízo finalmente!?
    PA
    Que Exagero!
    2018-11-17 11h55m por Papo-Seco
    Epah já irrita tanta bajulação a João Félix de todo o tipo de comentadores em Portugal.
    É demais, é estúpido, soa a elogios encomendados.

    O miúdo é bom jogador? Claro que sim, é evidente, ninguém dúvida disso.
    É uma super-estrela? Muito longe disso. Não defende, é demasiado individualista, joga a uma intensidade muito baixa, e qualquer dia vai ser expulso porque nas disputas de bola entra sempre de sola à frente.

    Mais, se continuam com tan...ler comentário completo »
    lel
    2018-11-17 08h23m por cest
    Diogo Gonçalves faz jogo e meio a defesa direito e na sua ficha já lá está como defesa direito ahahah Imagino, por exemplo, o John O'Shea que jogou em (quase) todas as posições do campo
    Sub 21
    2018-11-16 23h32m por ZZTUGA
    50% da missão está cumprida. Do ponto de vista ofensivo esta geração sub21 tem muito talento daí que comparativamente com a selecção polaca a diferença de qualidade e superioridade, individual e colectivamente, foi por demais evidente.
    RN
    Portugal Sub 21
    2018-11-16 20h55m por RN123
    Vitória importante!
    Temos uma grande seleção!
    Seria uma decepção se não conseguíssemos passar o play-off. . .
    BL
    CMTV
    2018-11-16 20h13m por blp19
    Que dupla de comentadores. . . péssimo
    Portugal sub-21
    2018-11-16 19h46m por RQ7T
    Resultado muito importante mas a exibição esteve longe de ser espetacular. Tivemos o controlo do jogo até por volta dos 60 minutos e pelo meio marcamos um golo e tivemos uma ou outra oportunidade para marcar mas sem nunca encantar. A partir dos 60 minutos, o jogo adormeceu e Portugal também o que poderia ter custado caro.
    Ficou evidente que somos melhor que os polacos mas se queremos aspirar a algo grande no Euro sub-21 temos que melhorar muito mas primeiro temos que grantir o apuramento, este não está garantido mas está encaminhado.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Francês
    Técnico espanhol desvaloriza saída do francês
    Luis Enrique realizou a antevisão ao jogo do próximo sábado diante do Le Havre, que segue na luta pela manutenção. Apesar da possibilidade de o Paris SG se ...