Playmaker - O futebol em números!

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Sporting
Ponto de Vista
Visão sobre o novo técnico dos leões

Apresentamos-lhe Marcel Keizer, o «meticuloso» atento a tudo o que rodeia o leão

2018/11/05 16:14
Texto por Ricardo Lestre

*Artigo publicado no dia 05/11/2018, antes da confirmação da contratação de Marcel Keizer.

Com o despedimento de José Peseiro, o cargo de treinador do Sporting Clube de Portugal ficou, de novo, na montra. Lugar de risco ou não, o certo é que a vaga livre gerou uma onda enorme de especulação em torno do próximo nome escolhido por Frederico Varandas. Os nomes saíam à baila diariamente, mas, perante as declarações do líder máximo dos leões, a lista foi reduzindo. Com isso, a viagem relâmpago a Amesterdão motivou alguma surpresa... e a desconfiança passou a certeza: o próximo homem do leme não vai ser português.

qÉ um treinador moderno, meticuloso e com um pensamento inovador e interessante no que toca ao futebol
Mark van den Heuvel
A chuva de hipotéticos candidatos caiu com força, novamente, até que um deles acabou por ficar. Marcel Keizer, técnico holandês de 49 anos de idade, tem sido apontado com insistência e há já quem garanta que o atual técnico do Al Jazira tem acordo para assumir os destinos do emblema de Alvalade. Pese a breve passagem pelo Ajax, o desconhecimento sobre o seu trajeto no futebol é evidente. O nome, desconhecido para a grande maioria, suscitou dúvidas, muitas dúvidas...

Nesse sentido, e de forma a dissipá-las, o zerozero falou com Mark van den Heuvel, jornalista holandês, que ajudou a traçar o perfil do futuro técnico leonino. Atento à realidade do clube de Amesterdão, Mark atendeu o nosso pedido com um dose grande de boa disposição, mesmo com uma entrada... digamos que um pouco brusca: Quem é Marcel Keizer?

«O Marcel [Keizer] é um antigo jogador formado na academia do Ajax e que chegou a atuar alguns jogos na equipa principal. Jogou inclusive com o Dennis Bergkamp - seu amigo próximo - desde as camadas jovens até à equipa principal. A carreira dele, depois disso, desenvolveu-se em clubes de dimensão inferior. Como treinador, o trajeto foi semelhante. Treinou o SV Argon, Telstar, SC Cambuur, FC Emen... até que a segunda equipa do Ajax [Ajax B ou Jong Ajax] o contactou. Teve muito sucesso na forma como potenciou a equipa durante essa temporada [2016/17]. Realizou um trabalho esplêndido e terminou na parte superior da tabela classificativa da segunda divisão. Ele conhecia e conhece profundamente o clube em todos os aspetos assim como todos os jovens, e isso fez com que surgisse a oportunidade na primeira equipa. O Ajax acabou também por dar seguimento à sua conhecida política: aposta nos jogadores jovens e nos treinadores jovens», começou por dizer.

A curta estadia na equipa principal do Ajax

O trabalho realizado por Keizer na formação dos Godenzonen mereceu muitos elogios, mas após a temporada super positiva na formação B e a saída de Peter Bosz surgiu um desafio bem mais complexo... ao qual o técnico não conseguiu corresponder de forma tão positiva.

Marcel Keizer
Ajax
2017/2018

24 Jogos
14 Vitórias
5 Empates
5 Derrotas

66 Golos
26 Golos sofridos

ver mais »
«Quando o Peter Bosz saiu para assumir o Borussia Dortmund ele foi promovido para a equipa principal. E as coisas para ele não podiam ter corrido pior. Houve a situação do Appie Nouri [referindo-se ao ataque cardíaco que jovem sofreu num encontro de pré-época] que afetou e muito o plantel e o clube. Foi um acontecimento terrível. Para um novo e jovem treinador esse foi o pior início possível. Depois as derrotas frente ao Nice e ao Rosenborg para a Liga Europa pioraram ainda mais a coisa. Foi despedido após total de 174 dias no comando do Ajax. Junto com ele saiu o Dennis Bergkamp, uma vez que foi ele quem o sugeriu. O Sporting agora também o pode contactar!», brincou, ainda que com alguma resignação à mistura.

É que, para Mark, o despedimento do técnico acabou por ser injusto. E a culpa vai toda para a pesada herança de Peter Bosz.

«Ele fez tudo o que estava ao seu alcance. No meu entender até o fez bem. Só que os jogadores ficaram tão abalados com o episódio do Nouri que a situação tornou-se insustentável. Deparavam-se quase diariamente com a camisola do miúdo no balneário... Ele fez o que pôde, mesmo em termos de futebol jogado. Na minha opinião, não merecia ter sido despedido. Estava só a cinco pontos do primeiro lugar e a temporada estava bem longe de estar arruínada, mas, devido ao facto de o Peter Bosz ter chegado à final da Liga Europa, as expetativas em torno dele, sobretudo por parte da direção, eram muito altas», atirou.

Keizer com Justin Kluivert, produto da formação do Ajax ©AFC Ajax
Mas... escolher um completo desconhecido ao invés de treinadores portugueses? Parece que, à altura, quando assumiu o comando da primeira equipa do Ajax, o cenário na Holanda não era muito diferente...

«Engraçado que nós aqui na Holanda dissemos o mesmo quando ele assumiu a primeira equipa do Ajax. Só se sabia que ele tinha feito um bom trabalho no Jong Ajax, mas pouco mais. Não sabiamos o que ele valia ao mais alto nível. As questões foram muitas, até porque ele não era assim muito conhecido cá, mas, no cômputo geral e na minha opinião, ele fez um bom trabalho e acabou por ser despedido demasiado cedo», reforçou.

A filosofia e o trabalho com os mais novos

A visão futebolística de Marcel Keizer não deixa de ser intrigante. Sobrinho de Piet Keizer, lenda do futebol holandês, apaixonado pela filosofia de Johan Cruyff - seu treinador no Ajax - e pelo máximo detalhe no que concerne à vertente tática do jogo. Para além disso, é um técnico que priveligia o futebol ofensivo.

«Ele é um treinador virado para o futebol de ataque, sem dúvida alguma. O Ajax sempre praticou um futebol muito técnico e ele adaptou-se bem cedo a isso. Não sei como foi a aventura no Al Jazira, mas podemos dizer que é um técnico com muitas e boas ideias ofensivas», sublinhou Mark van den Heuvel, garantindo que o conhecimento de Keizer relativamente ao futebol de formação pode vir a ser muito útil para uma espécie de renascimento da Academia do Sporting.

Juventude
Marcel Keiser trabalhou de perto com muitas pérolas da formação do Ajax: Onana, De Ligt, Frenkie De Jong, Van de Beek, David Neres, Justin Kluivert são alguns dos nomes mais sonantes
«Claro! Tenho a certeza disso. Ele tem um olho muito apurado para os jogadores jovens. Sempre teve. Vê os jogos todos. Não há nada que não passe por ele... é muito meticuloso nesse aspeto», afirmou.

O dinheiro «faz coisas bem estranhas» e a ida de Keizer para os Emirados Árabes Unidos surpreendeu Mark, ainda que este que não tem dúvidas quanto ao seu futuro. Tendo em conta a ideia de jogo tão vincada... estaremos perante uma espécie de 'Guardiola holandês'?

«Talvez no pouco cabelo? Também se diz o mesmo em relação ao Erik ten Hag [atual técnico do Ajax]. Uma coisa é certa: é um treinador moderno, meticuloso e com um pensamento inovador e interessante no que toca ao futebol», disse, entre sorrisos.

Keizer como treinador do Ajax ©AFC Ajax
Colocando tudo em pratos limpos... o que podem esperar os adeptos leoninos do novo treinador? A resposta é difícil, mas há um dado certo: sem paciência nada se faz.

«Bem, é uma cadeira bem quente [a de treinador do Sporting], não é verdade? Aí em Portugal o despedimento de treinadores é bem mais comum do que aqui na Holanda. Não consigo dar uma resposta concreta, mas se ele for fiel às suas ideias... O Marcel Keizer não vai ser só o treinador da equipa principal, é preciso ter isso em atenção. Ele vai estar atento a tudo o que rodeia o clube. Uma coisa é certa: tem de lhe ser dada uma oportunidade. Precisa de tempo para implementar aquilo que sabe, as suas ideias. Contratá-lo agora e despedi-lo daqui a dois meses não vai dar em nada», alertou.

Holanda
Marcel Keizer
NomeMarcel Keizer
Nascimento1969-01-15(50 anos)
Nacionalidade
Holanda
Holanda
FunçãoTreinador
Fotografias(59)
Sporting x Moreirense - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 18
Sporting x Moreirense - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 18
Comentários (20)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
A vergonha que foi
2018-11-09 06h33m por FinalFantasy
Tantas análises, tantas coisas sobre. . . futebol.
Ainda enaltece mais os VERGONHOSOS artigos sobre o Sinisa, que era tudo e mais alguma coisa.

Racista, machista, de extrema, e por aí fora.

Foram nojentos.
Track194
2018-11-06 06h38m por SCP_SUPPORTER
É verdade também gosto bastante dele. Era o melhor da equipa B e durante a temporada passada defendi várias vezes que devia ser opção.
Talvez
2018-11-06 01h33m por Rodrigo_Sousa_10
E verdade o que toda gente diz também e preciso todas que ganharam títulos até hoje começaram sem nada e um facto agora esperar que surpreenda e que cale todos críticos eu vou esperar que assim seja não vai ter pressão nele vai apostar na formação e algo muito importante portanto acho que podemos quem saber ter uma boa surpresa e se pro ano aqui estiver tenhamos Palhinha e Geraldes no meio campo a dar o máximo
SCP_Supporter
2018-11-05 23h52m por track194
Vocês têm também outro jogador que aprecio muito e que a partir de Janeiro podiam começar a dar-lhe umas oportunidades, o Rafael Barbosa. Só a partir de Janeiro porque ele não está inscrito, Tavares no Portimonense e teve aquele problema com o Presidente da SAD
Lion-heart
2018-11-05 23h05m por ResendeFCA
O Abdelhak Nouri, felizmente, acabou por não falecer, depois do ataque cardíaco que sofreu.
SCP_SUPPORTER
2018-11-05 22h33m por ADrDEIMC1986
Não vou vir para aqui a dizer "Ah eu tinha razão" e não sei mais o quê. O que te vou dizer é que, efetivamente, esse é o conhecimento que tenho do Keizer, e este jornalista (que é alguém com muito mais conhecimento que eu alguma vez poderia ter, muito francamente) disse aquilo que pensava do treinador.
Vamos ver o que fará agora no Sporting. Mas gosto dele, acima de tudo, isso.
Keizer
2018-11-05 21h48m por SCP_SUPPORTER
Sou sincero que depois do que tenho lido, visto e ouvido estou um pouco mais descansado. Ainda assim não estou seguro que foi a melhor opção mas isso só o tempo o dirá. Espero que venha cheio de vontade e que aposte na formação como lhe é apontado (Miguel Luís, Daniel Bragança, Thierry Correia e Elves Baldé merecem todos oportunidades)
Pzero
2018-11-05 20h59m por gprof
Ele tava a ser irónico. . . deu para perceber.
Rodrigo_Sousa_1 0
2018-11-05 20h47m por track194
Diz-me uma coisa, o Boloni sabia o que era ir jogar a esses sítios?

Sabes qual era a experiência do Boloni e seus títulos? A sua experiência era no Nancy na segunda divisão Francesa e o único titulo um Campeonato da Segunda Divisão Francesa sendo que as duas únicas épocas que esteve ao serviço do Nancy na Primeira Divisão desceu-os de divisão outra vez para a segunda, na ultima vez que aconteceu foi despedido e foi para o Sporting, ser campeão.

Nem conhecia o Fu...ler comentário completo »
Keizer
2018-11-05 20h29m por Rodrigo_Sousa_10
Completo desconhecido como toda a gente diz aqui e muito estranho toda esta contratação ainda para mais pagamos para o trazer o que é ainda mais estranho isto é pode vir a ser uma catástrofe de todo o tamanho o será um golpe de génio de varandas pode ser que surpreenda e como digo eu como maioria dos Sportinguistas não acreditam nele não tão nada apesar de algumas estatísticas e uma passagem pelo Ajax de resto é um completo desconhecido veremos pode ser que surpreenda mas é difícil acreditar sou...ler comentário completo »
ZEROZERO/OFF TOPIC
2018-11-05 19h57m por Arshavin_El_10
Para quando a noticia da retirada do Rafael Van der Vaart ??? É importante meter estas noticias quando a jogadores de Classe Mundial que se retiram, façam lá o favor de meter uma noticia se faz favor.
Dumars
2018-11-05 19h44m por track194
Longe de mim querer fazer papel de advogado do diabo mas se falas em pontos é porque estas a falar no campeonato (Holandês, não vamos meter o campeonato das Arabias ao barulho porque o Futebol é totalmente diferente) visto nas outras competições não serem a pontos e no Campeonato ele teve uma media de 2. 24 pontos.

No campeonato Keizer ao pormenor:
Média de 2. 24 pontos (17 jogos, 12 vitórias, 2 empates, 3 derrotas = 38 pontos)
Média de 3 golos marcados por jogo...ler comentário completo »
JS
Não vale a pena
2018-11-05 19h43m por jsilva77
Crucificar um treinador ainda sem jogos feitos pelo clube . . . É uma opção de risco ??? É . . . Mas quem se põe mais a jeito nesta contratação é o próprio presidente . . . Ou é um visionário e corre tudo às mil maravilhas . . . Ou não sabe o que faz . . . Confesso-me impressionado com alguns dos resultados apresentados por este treinador no Ajax, com uma aposta clara nos jovens da formação.

Mais que um treinador, acho que o Presidente do Sporting privilegia um projeto tra...ler comentário completo »
DU
Benefício da dúvida. . .
2018-11-05 19h21m por Dumars
No papel a contratação de Keizer não faz sentido nenhum, um treinador com muito pouca ou nenhuma experiência. Um treinador com uma média de pontos por jogo inferior a 1, 5 pontos.
A correr bem será um sucesso de Varandas, mas na verdade não dá para perceber quais foram os critérios que estiveram na origem desta escolha.
Para mim continuo a dizer que não faz sentido, o Sporting precisava de um treinador com experiência e mais importante provas dadas, de preferência português....ler comentário completo »
LI
Das duas uma
2018-11-05 18h49m por Lion-Heart
Ou o Varandas fez a pior contratação que á memória, ou tem um fantastico olho para treinadores.
Sendo o ultimo, espero que tambem o tenha para jogadores.

Olhando para o menciona no artigo, entendo que foi despedido muito cedo o Ajax, ainda por cima quando ouve o fantasma de uma morte em plena pre-epoca.
Olhando para os jogos do Ajax nessa altura, o Keiser foi despedido com "apenas" 3 derrotas e dois empates, tendo mesmo levado o Ajax a ganhar ao NAC Breda po...ler comentário completo »
PO
Keiser
2018-11-05 18h46m por PortoNoCoracao
Que lhe corra tudo bem neste momento. Achando ainda assim difícil levantar a equipa do buraco que está. Tem bons jogadores e precisa de por a equipa em sintonia . . . .
Mas neste momento todos os clubes da liga nos em qualquer jogo podem perder pontos. . . Não que os grandes ou os aspirantes a grandes não tenham belíssimas equipas mas sim porque o nível das equipas mais pequenas está a subir e a praticarem um futebol mais competitivo . Campeonato vai ser muito disputado . Ainda ass...ler comentário completo »
Sportinguistas
2018-11-05 17h24m por CR28
Não era uma escolha que estivéssemos à espera, mas não vamos crucificar o homem sem ele ter hipótese de provar o que pode fazer, os rivais que digam o que lhes apetecer, vamos apoiar e ver no que dá.
novo treinador scp
2018-11-05 17h06m por mariohrp
Um treinador que nem 1 titulo têm, que praticamente nunca saiu da Holanda, mas valia ter ficado o Peseiro ou o Tiago Fernandes. . .
Um grande treinador
2018-11-05 16h56m por aldantrop
O Sporting conseguiu um treinador ao nível do melhor que já teve. Ao nível dum Vercauteren ou dum Paulo Sérgio.
LI
Keiser
2018-11-05 16h55m por Lion-Heart
Vamos ver no que vai dar. . . .
Tópicos Relacionados
Equipa
Treinador
OUTRAS NOTÍCIAS
VFCxMAR em direto!
Começou a partida Acompanhe aqui o V. Setúbal x Marítimo em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Danilo-TheBeast 22-01-2019, 11:05
Danilo-TheBeast 22-01-2019, 11:04
BE
benfiquistaimparcial 22-01-2019, 11:02
Danilo-TheBeast 22-01-2019, 11:01
silvabruno 22-01-2019, 11:00
GO
Gomes1 22-01-2019, 10:58
Danilo-TheBeast 22-01-2019, 10:54
TA
Tantoscasos 22-01-2019, 10:48
BE
benfiquistaimparcial 22-01-2019, 10:46
Danilo-TheBeast 22-01-2019, 10:46
TA
Tantoscasos 22-01-2019, 10:45
BE
benfiquistaimparcial 22-01-2019, 10:44
brahimi 22-01-2019, 10:41
Danilo-TheBeast 22-01-2019, 10:40
BE
benfiquistaimparcial 22-01-2019, 10:38
BE
benfiquistaimparcial 22-01-2019, 10:35