placardpt
    FC Porto visita Moscovo

    Uma longa viagem para ficar mais perto

    2018/10/23 23:34

    Cerca de 3700 quilómetros separam o Porto de Moscovo, quatro pontos separam o FC Porto do Lokomotiv. Grandes distâncias nos dois aspetos mas falamos de duas equipas que, se o FC Porto não potenciar os seus evidentes recursos, podem ficar bem próximas em campo... e na tabela. O objetivo dos dragões, porém, é lógico e legítimo: somar mais três pontos e dar mais um passo na direção dos oitavos.

    Apesar de a viagem à Alemanha não ter dado em vitória, o arranque portista na prova tem de ser considerado positivo: sem ter ainda defrontado o atual último classificado, o FC Porto está em posição de acesso à próxima fase, em igualdade com o Schalke, que tem uma difícil deslocação a Istambul. Não será fácil, mas é também uma ocasião de ouro para o FC Porto se isolar no primeiro posto.

    Do outro lado estão duas caras bem conhecidas: Manuel Fernandes, um dos grandes destaques da campanha vitoriosa de 2017/18 do Lokomotiv, que nesta época ainda não conseguiu mostrar tudo o que fez nesse passado recente, porventura devido aos problemas fora das quatro linhas (fim de contrato e desentendimentos com a direção); e Éder, herói nacional. O ponta-de-lança, que tenta aproveitar a ausência do lesionado Smolov, soma apenas um golo esta época, mas só por acaso é um daqueles golos que podem bem lutar pelo Puskás.

    Que soluções?

    É no centro do ataque que estão, nesta altura, as carências portistas na prova milionária. Aboubakar continua fora de combate - e assim continuará por muito tempo - e Tiquinho Soares não está na lista de inscritos. Sobra Marega, mas o maliano é um jogador que pede, pelas suas características, um colega de ataque. Abrem-se várias hipóteses para a linha ofensiva.

    Adrián brilhou na Taça e suspira por um jogo de outra exigência ©Vítor Parente / Kapta+

    Sérgio Conceição poderá dar a Adrián o prémio pelo póquer na Taça de Portugal e juntar o espanhol a Marega, permitindo que o maliano descaia mais na faixa do que se estiver sozinho, poderá também colocar André Pereira, que tanto atua na direita como no centro... ou poderá fazer o que fez contra o Galatasaray, colocando Corona e Brahimi nas faixas e Marega a ponta-de-lança.

    Quanto aos restantes setores, Otávio é a grande dúvida pela questão física: o brasileiro tem sido primeira opção, mas esteve por muito tempo condicionado e até à hora do jogo está em dúvida. O técnico poderá, assim, acabar por apostar num elemento como Sérgio Oliveira (se quiser mais contenção no meio-campo) ou Óliver (se quiser mais criatividade e passe vertical).

    Busca da identidade campeã

    O Lokomotiv chega a esta prova exibindo o estatuto de campeão russo, mas o arranque de época não tem sido equivalente ao que fez na época passada. A equipa de Yuriy Semin é quarta classificada no campeonato e para um candidato ao título não marca muitos golos (13 em 11 jogos). Também tem sofrido mais do que era desejável (11 em 11 jogos), apesar dos bons elementos no centro da defesa e no meio-campo defensivo.

    O campeão russo procura mostrar na Europa as virtudes que mostrou em 17/18 a nível interno ©Getty

    As prestações defensivas dos laterais evidenciam uma fraqueza da equipa e os extremos portistas poderão bem conseguir explorar estes setores. Também a nível ofensivo parece haver mais qualidade na faixa central do que nos corredores (o esquema tático é enganador...), com Manuel Fernandes e os irmãos Miranchuk a serem ameaças na construção a meio-campo.

    Mais atrás, Krychowiak pode ainda não ter demonstrado em Moscovo tudo aquilo de que é capaz, mas a classe é inegável e surgirá mais cedo ou mais tarde. Há jogadores de qualidade considerável, reforços recentes sonantes para o estatuto do clube, falta a coesão... e alguma imaginação.

    U Quarta, 24 Outubro 2018 - 20:00
    Lokomotiv Moskva
    Bobby Madden
    1-3
    Anton Miranchuk 38'
    Moussa Marega 26' (g.p.)
    Héctor Herrera 35'
    Jesús Corona 47'
    Lokomotiv Moskva
    Lotação28 800
    Medidas104m x 68m
    Inauguração2002
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo DJornada 3
    Forma
    Lokomotiv
    2018/2019
    15J
    6V
    3E
    6D
    16-18G
    FC Porto
    2018/2019
    12J
    8V
    2E
    2D
    28-9G
    A diferença passa por...
    Lokomotiv
    Centrais sólidos e perigosos
    Höwedes tem grande experiência europeia, Kverkvelia tem sido um parceiro de qualidade e vem de um jogo em que marcou um golo decisivo, frente ao Rostov. Os dois formam uma dupla sólida na defesa e o FC Porto, com carências no centro do ataque, não deverá ter facilidades a encontrar espaços nesta zona. Tanto um como outro são ainda perigosos nas bolas paradas, uma das grandes armas da equipa moscovita.
    FC Porto
    Reação à carência
    Não há Aboubakar, não há Soares. As várias alternativas apresentam pontos positivos e negativos e muito do que será o jogo dependerá do rendimento das soluções. Seja com criatividade nos flancos (Brahimi e Corona) ou com algo mais próximo da estratégia que valeu o título nacional (Marega a descair para a direita e outro elemento no centro de ataque, como o revigorado Adrián), Conceição precisa que as soluções correspondam.

    Estatísticas (Liga dos Campeões 2018/2019)

    LokomotivFC Porto
    84Posição17
    80Pontos47
    80Golos marcados27
    84Golos sofridos17
    2
    Jogos
    2
    -Golos Marcados
    1
    7
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    LOKOMOTIV
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Se os dirigentes
    2018-10-24 15h28m por Avalanche27
    do FCPorto dessem ao Sérgio Conceição as condições que deram ao Lopatego, tinhamos equipa para chegar aos quartos de final da Champions e limpávamos o campeonato facilmente.
    AZ
    Que sejam atrevidos!
    2018-10-24 10h46m por azulado
    So' espero e' que nao joguem como o Benfica ontem.
    petitor
    2018-10-24 01h17m por RQ7T
    Também acredito que vá ser esse o onze e espero que resulte. Mas a nossa circulação de bola nestes jogos de exigência têm falhado muito, não conseguimos ligar 3-4 passes seguidos. Além disso o Marega é muito bom a desmarcar-se e e a explorar a profundidade mas se ele jogar como único PL os centrais vão concentrar-se nele e vai ser mais fácil anulá-lo do que caso ele fizesse dupla no ataque ou atua-se como falso extremo daí não poder-mos depender muito da profundidade
    Bem , vamos confiar no que o Sergio Conceição decidir.
    FCP
    2018-10-24 00h33m por Avalanche27
    Temos obrigação, na minha opinião, de ganhar tanto os dois jogos com o Lokomotiv como a recessão ao Schalke 04, em relação ao jogo na Turquia, face à viagem e ambiente penso que seja mais complicado mas não podemos perder como é óbvio.
    RQ7
    2018-10-23 23h57m por petitor
    Esquece o 11 será o que o ZZ coloca quase de certeza, a ideia de jogo acredito que seja ser agressivo a perda, bloco medio baixo e passes longos para Marega. Espero sinceramente que Marega, Herrera, Brahimi, Otavio e até Corona brilhem a grande altura na liga dos campeoes para termos o milagre de um bom encaixe financeiro sem perder a verdadeira espinha dorsal na proxima epoca e falo de Filipe, Militão, Alex Telles e Danilo, embora com Jorge ate a venda de alex Telles nao será o fim do mundo
    Onze do FC Porto
    2018-10-23 23h52m por RQ7T
    Em relação ao onze do ZZ, acho que o Oliver deveria jogar no lugar do Otávio. O espanhol pode não ser tão agressivo como o brasileiro mas melhora muito a circulação de bola do Porto, o que nos jogos mais exigentes temos deixado a desejar. Danilo é o médio defensivo, o Herrera o box-to-box e o Oliver é o nosso "Iniesta".
    Força Porto
    2018-10-23 23h41m por petitor
    Não é o 11 que eu idealizo como o mais forte para o Porto, mas sendo assim espero que Brahimi, Otavio, Herrera e Marega brilhem imenso em todas as competições para podermos ter novos candidatos a um encaixe financeiro para aliviar o passivo do clube

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Jogador argentino foi submetido a uma cirurgia
    Enzo Fernández, médio argentino que atua pelo Chelsea, foi operado com sucesso na manhã desta sexta-feira a uma hérnia inguinal como vinha sendo notícia. O ...