PORTUGAL
Crónica
Vitória por 1x3 frente à Escócia

Um passeio com alguns momentos de qualidade

2018/10/14 18:59
Texto por Hugo Filipe Martins

Sem grande brilhantismo e com muitas mexidas na equipa, Portugal derrotou a seleção da Escócia por 1x3. O encontro particular ficou marcado pelas estreias de Hélder Costa (com um golo), Pedro Mendes e Cláudio Ramos, assim como pelo regresso de Éder aos golos pela seleção nacional. 

Sem as figuras principais, Portugal não sentiu dificuldades para derrotar a seleção escocesa, que apesar de alguns períodos negativos da seleção portuguesa nunca apresentou uma verdadeira oposição.

Fazer mais e mais depressa fez a diferença

Na Escócia e com os olhos postos na Polónia, onde um empate apura Portugal para a final four da Liga das Nações, a seleção nacional teve um encontro de preparação antes do regresso aos clubes. Fernando Santos aproveitou mais esta oportunidade para ver outros jogadores em ação, utilizando uma espécie de equipa secundária (do jogo com a Polónia só Rúben Dias continuou no onze).

Se os particulares por norma não são partidas muito ricas a nível de interesse futebolístico, quando há muitas mexidas isso ainda fica mais notório. A falta de ligação e entrosamento justifica muito daquilo que foram as dificuldades sentidas pela formação nacional para criar perigo frente a uma frágil seleção escocesa, que nem perante os erros de transição defensiva que Portugal ia mostrando conseguiu criar perigo.

Meio-campo português sentiu dificuldades para ligar setores ©Getty / Ian MacNicol

Depois de um período com pouco Portugal e onde a única ocasião de perigo surgiu para a Escócia através de um cabeceamento de Sérgio Oliveira para a própria baliza, a seleção portuguesa assumiu em definitivo o controlo da partida, sem que isso significasse uma melhoria qualitativa do futebol apresentado por Portugal.

Com dificuldades para ligar o jogo interior (Bruno Fernandes e Sérgio Oliveira sentiram essa falta de entrosamento), os extremos portugueses iam dando nas vistas. Se Bruma tinha criado perigo três vezes, Hélder Costa mostrou, na estreia, como se faz. O extremo do Wolverhampton vestiu pela primeira vez a camisola da seleção principal e mostrou-se logo com um golo, já próximo do intervalo, após combinação entre Bruma e Kévin Rodrigues. 

Éder pôs fim à monotonia

Para alguém que já tenha visto amigáveis, se a primeira parte tinha sido mal jogada, não havia grandes expectativas para o segundo tempo. Os primeiros 20 minutos vinham dar força a essa ideia.

A seleção portuguesa voltou a entrar mal, mas a seleção escocesa também não mostrou argumentos para ameaçar a baliza de Beto, à exceção de um lance de bola parada muito mal defendido por Portugal. As mexidas, por norma, acabam por levar os encontros particulares para o abismo, isto no que toca ao ritmo de jogo e às estratégias dos dois treinadores, mas o sangue novo lançado por Fernando Santos acabou por agitar a partida.

Éder regressou e marcou ©Getty / Ian MacNicol

As entradas de Renato Sanches e Gedson Fernandes, principalmente estes dois, trouxeram mais velocidade de processos e uma nova energia ao futebol português. Os dois jovens acabaram por contagiar os colegas e foi dos pés do médio do Bayern Munique que saiu o golo que acordou em definitivo quem estava a assistir à partida. De cabeça, Éder, o eterno Éder, bateu Gordon e Portugal conseguiu alargar a vantagem e saltar em definitivo para o comando da partida, que ainda viria a ganhar mais motivos de interesse.

O golo de Éder catapultou Portugal para uma etapa final muito positiva (o melhor período em todo o encontro) e o melhor ficou mesmo para o fim. No espaço de cinco minutos, quatro destaques a apontar: o belo trabalho de Bruma no 0x3, a estreia de Cláudio Ramos pela seleção nacional, a braçadeira de capitão no braço de Éder e ainda o golo de Naismith, já nos descontos. Minutos finais que acabam por dar outra alegria ao encontro, não só no resultado mas também na importância deste particular perante uma seleção escocesa que já viveu melhores dias... há muitos anos atrás.

U Domingo, 14 Outubro 2018 - 17:00
Hampden Park
1-3
Steven Naismith 90'
Hélder Costa 43'
Éder 74'
Bruma 84'
Hampden Park
Lotação52 103
Medidas-
Inauguração1903
FaseJogos Amigáveis
VIDEOS
A Chave
Golo de Éder: Destacamos o golo do avançado do Lokomotiv pelo simbolismo, mas não só. A seleção portuguesa estava a atravessar um bom momento na partida e o cabeceamento do avançado catapultou a seleção para uma excelente reta final, pena o golo sofrido nos descontos.
O Árbitro
Nada a relatar sobre a equipa de arbitragem. Jogo tranquilo e sem casos.
O Melhor
Soluções nas alas
Rafa tinha entrado bem contra a Polónia e neste particular deu para perceber que Portugal tem cada vez mais soluções para as alas, sendo que todas elas são diferentes. Hoje, Bruma mostrou que está cada vez mais perto do nível de seleção e acabou por ser o elemento mais desequilibrador, marcando ainda um belo golo, Hélder Costa também acabou por proporcionar bons momentos e estreou-se com um golo, o que é sempre um bom presságio.
O Pior
Aquele futebol monótono
Típico de particular, especialmente quando há muitas mudanças. Portugal demorou a mostrar dinâmica e sentiu dificuldades, especialmente na etapa inicial, para criar situações de perigo e movimentações atacantes. Apesar das melhorias, o ritmo de amigável raramente mudou e isso acaba por diminuir sempre o interesse para estas partidas. Por isso, a Liga das Nações acaba por ganhar cada vez mais adeptos.
Forma
Escócia
2018/2019
2J
1V
0E
1D
3-2G
Portugal
2018/2019
2J
2V
0E
0D
4-2G
Sabia que...by playmaker stats
4.ª derrota da Escócia em casa nos 5 últimos jogos
52 anos depois, Portugal venceu na Escócia. A última (e única) vitória da Seleção em solo escocês tinha sido em 1966
6.º jogo consecutivo de Portugal sem perder frente à Escócia
3.ª vitória consecutiva de Portugal

Fotografias(8)

Stuart Armstrong, Bruno Fernandes
Helder Costa
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESCÓCIA
EMPATE
PORTUGAL
Comentários (23)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jogo
2018-10-15 13h47m por RN123
Resultado que claramente não refletiu a exibição de Portugal neste jogo. . .
Cada vez mais estou convicto que teremos uma geração vindoura muito boa.
Para ser sincero, já vou me habituando a ver a nossa Seleção sem a principal estrela. . . (que remédio).
Sérgio Oliveira vs Renato S
2018-10-14 22h41m por JAOF
Para comentar creio que deviam primeiro perceber um pouco de futebol. . .

. . . tipo, a principal diferença entre eles é. . . TÁTICA.
S Oliveira é médio de equilíbrios para a equipa, Renato pelo contrario, é jogador de desequilíbrios, tanto no adversário como na própria equipa. . .

. . . Enquanto S Oliveira joga mais na cobertura defensiva, jogo mais em posse de bola e lançamentos. . . Renato só tem como jogo a "fuga para a frente" e "chuta com ...ler comentário completo »
Portugal
2018-10-14 21h50m por PedroFCP_RockNRoll
Deste jogo gostei do Eder a mostrar ser uma opção mais válida e também gostei do Hélder Costa que nos poucos jogos que vi no Wolves esta época sempre me pareceu um jogador rápido mas na seleção surpreendeu-me, não gostei de Cedric (incrível como continua a ter lugar na seleção, já não tem andamento para defender como antes e Cancelo está 1000x acima nesse aspeto para além de que a atacar é uma nódoa autêntica) e de Bruno Fernandes que tem estado numa forma horrível mas mesmo assim acho-o super...ler comentário completo »
BL
obrigad!!
2018-10-14 21h43m por blue_army
obrigado a todo o pessoal que me respondeu, embora nao tenha a sport tv em casa consegui ver o jogo que infelizmente nao correu como queriamos . . .
blue_army
2018-10-14 21h17m por PedroFCP_RockNRoll
https://www. stream2watch. org/live/sport-tv-1-online

Em stream também tem boa qualidade pena é nos movimentos dos jogadores ser também uma m. . . . xD
Erro Zerozero
2018-10-14 20h45m por elecande
O Éder Joga no Lokomotiv e não no Spartak
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.
Portugal
2018-10-14 20h45m por JHendrix
Apesar de aborrecidos, estes jogos servem para experimentar novas caras, que até dão boas indicações para o futuro, como é o caso do Hélder Costa, e porque não dizer do Bruma que parece estar a crescer para a selecção.

No entanto, há outros que pouco acrescentam. . .
POL-ITA
2018-10-14 20h41m por bludouro
. . . acabou a primeira parte com o nulo! Apesar disso, os transalpinos têm tido o domínio estatístico do encontro: 65% da posse, vantagem nos remates (1-9!) e cantos (1-2). Sinceramente, ao haver um vencedor nesta partida preferia que fosse a Polónia, pois Portugal ainda tem de jogar em Milão. . . Entretanto, estamos a 45 minutos de festejar (ainda hoje) a qualificação (e o estatuto de anfitrião) da "Final Four" desta Liga das Nações!
blue_army
2018-10-14 20h30m por avintes_31
http://www. tvdezsportvs. com/sport-tv-sportv-1-online-e -gratis-e-em-directo/

r
Tem boa qualidade
blue_army
2018-10-14 20h19m por Arshavin_El_10
No first row, eu estou a ver na Sport TV mas no site first row
blue_army
2018-10-14 20h18m por bludouro
Sim, esta a ser transmitido no canal 1 da SporTV (de certeza que terias adivinhado. . . ). Está 0-0 aos 30' quando Insigne acaba de mandar uma bola a trave polaca!
AN
. .
2018-10-14 20h17m por andrerib
Helder costa faz me lembrar Leroy sana. . . ágeis e rápidos e mt qualidade no pe esquerdo
blue_army
2018-10-14 20h16m por iSMURF4
http://tsportv. usite. pro/30. html

tem é uma qualidade de *

xD
BL
italia polonia
2018-10-14 20h12m por blue_army
alguem sabe se esta a dar em algum canal ou onde se pode ver o jogo ? desde ja obrigado :)
Já não é a primeira vez
2018-10-14 20h08m por iSMURF4
Não percebo a necessidade de estar constantemente a denegrir/rebaixar esta seleção da Escócia. . . já no Mundial foi igual em relação à Austrália. . . ah e tal n são muito dotados tecnicamente, como se estivessem a dar uma grande informação.

Portugal ganha este grupo, em Itália deve dar um empate. . . a ver se consigo ir ao San Siro. . . n está fácil! xd

Nota para Eder que deve/devia fazer parte sempre dos 23 tem características que mais ninguem tem para a po...ler comentário completo »
AN
BetrayalKRocknR oll
2018-10-14 20h05m por andrerib
Acho que se devia apostar no Ricardo Pereira a DE. .
Scotland-Portug al
2018-10-14 20h01m por bludouro
Vitória segura e tranquila de uma seleção lusa de recurso - que apesar do nítido desnível de valores entre as duas equipas não deixa de ser histórica: desde 18 de Junho de 1966 - pouco antes da sua gloriosa estreia na fase final do Mundial - que a equipa das Quinas não vencia no terreno dos "Highlanders"!

Boa estreia de Hélder Costa na seleção (a melhor possível), do retorno de Éder aos golos e do rendimento globalmente positivo da restante equipa. Apenas não deu para perceber ...ler comentário completo »
Jogo
2018-10-14 19h37m por Arshavin_El_10
Jogo de qualidade por parte das reservas de Portugal, mostraram que também há qualidade no banco de suplentes, mas atenção, esta Escócia esta muito muito fraca, não pensei que estivessem tão mal, muito fraquinhos mesmo. Boas entradas de Gedson e Renato em campo, boas exibições de Éder e Kevin Rodrigues.

Notas negativas, Cédric, simplesmente é um lateral banal, não percebo como é que tem sempre lugar garantido nas convocatórias de Portugal, a atacar é um zero, e Sérgio...ler comentário completo »
RS
Ah sim
2018-10-14 19h33m por Rsoares67
O bom e velho "não gostei da exibição do jogador A neste jogo, portanto ele é um verdadeiro cepo, ganda manco, nunca vai dar em nada".

Para quê fazer-se uma análise cuidada e com boa amostragem se se pode armar em chico esperto na internet? É muito mais fixe ser-se espertalhaço da internet.
Jogo
2018-10-14 19h27m por Pedro3KSCP
vi um pouco da 1a parte e a 2a, fomos superiores a Escócia so mm no golo é que nos criaram perigo, dos gajos que entraram, gedson bem (mt bom passe po bruma no 3o golo), Renato só fez uma arrancada parece que só sabe correr. . .
A entrada do rafa e do william foram simplemente estupidas, jogaram 3 minutinhos. De destacar o Éder que é muitas vezes injustiçado e hoje teve mt bem.
PO
Foi o cepo. . .
2018-10-14 19h19m por PORTOTUGA2
do S. O que lançou Bruma para deixar em Kevin para o Helder marcar. . . Mas ja antes foi ele tambem que, lançando novamente Bruma, este teve uma boa oportunidade de golo. . . Mas enfim, patinho feio. . . agora e ate quando? Faz lembrar, o Andre Silva, que tambem era cepo. . . Como o Ruben Neves, era(onde? só na cabeça dos alienados do clube conhecido pelos arguidos) inferior a Renato. . . Em comum. . . Sao ou foram do melhor clube portugues alem fronteiras. . .
AN
Os Anjos
2018-10-14 19h07m por andrerib
Concordo, Sergio Oliveira nao acrescenta nada; no caso do B. Fernandes nota -se claramente que está em muita má forma!!
OS
Portugal
2018-10-14 19h05m por Os-ANJOS
Incrível como o Renato ou o Gedson (ou ambos) não foram titulares sequer hoje. Uma diferença da noite para o dia relativamente aos MC de hoje, especialmente o Oliveira, que cepo.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
xithombo 26-06-2019, 07:41
AN
Andrefcp90 26-06-2019, 04:35
mafraFCP 26-06-2019, 04:20
Paulo_1984 26-06-2019, 03:35
Gilista1924 26-06-2019, 03:19
Gilista1924 26-06-2019, 03:13
Gilista1924 26-06-2019, 03:11
BelenensesDaVerdade 26-06-2019, 02:42
Rodri24 26-06-2019, 02:31
MI
Mika2000 26-06-2019, 02:21
ZE
zezeze77 26-06-2019, 02:16
MI
Mika2000 26-06-2019, 02:11
MH
MHL 26-06-2019, 02:01
campion_caraglio 26-06-2019, 01:40
freskas 26-06-2019, 01:34