Liga Portuguesa
Crónica
Benfica derrota FC Porto em casa

Relógio suíço à hora certa num jogo desregulado

2018/10/07 19:33
Texto por Luís Rocha Rodrigues

À 20.ª tentativa, Rui Vitória conseguiu o primeiro triunfo contra o FC Porto. Num jogo de fraca qualidade, mas com a emoção de sempre, os encarnados fizeram valer o golo de Seferovic e acabaram a sofrer, já que o estreante Lema foi expulso.

Ainda assim, ganhou a equipa que melhor fez, perante um campeão nacional que ficou abaixo do esperado e que acordou muito tarde. O Benfica passou o FC Porto na classificação e está agora em igualdade com o Braga na liderança.

Para esquecer...

©Carlos Alberto Costa
Ainda bem que há rivalidade. Ainda bem que há picardias. Ainda bem que há jogadores que já estiveram do outro lado, ainda bem que Casillas retardou reposições, ainda bem que houve umas entradas mais duras. Ainda bem tudo isso. E ainda bem que os adeptos foram interventivos. Uma dose menor de tensão deste tipo tinha feito com que muitos, muitos mesmo, tivessem adormecido.

O primeiro tempo foi, para quem se sentou, no estádio ou em casa, à espera de desfrutar de um bom jogo de futebol, entre duas equipas candidatas ao título, com investimentos e com muito talento, uma autêntica perda de tempo.

Faltas e mais faltas, muito respeito de parte a parte, além de uma prioridade muito acima da outra: não sofrer, muito mais do que marcar. Não deu em nada, pois claro.

Casillas foi dos mais assobiados ©Carlos Alberto Costa
Ainda houve um lance de grande emoção no estádio, quando Seferovic se isolou, e neste caso o árbitro está de parabéns, quer porque decidiu bem, quer porque deixou o lance fluir e só depois assinalou (bem) o fora de jogo. Ao intervalo, a questão era se alguém queria mesmo estar em campo para ganhar.

Benfica disse sim

No regresso dos balneários, houve enfim bons momentos de futebol. O Benfica cresceu, acelerou pelos corredores e conseguiu finalmente criar apoios no último terço, algo que nunca tinha acontecido na primeira parte.

A festa encarnada ©Carlos Alberto Costa
Cervi deu o mote, mas sairia entretanto para a entrada de Rafa, que continuou a missão coletiva que entretanto tinha entrado em cena, muito porque Pizzi e Gabriel cresceram e embalaram uma equipa que tem o motor colocado do lado esquerdo: Grimaldo, é sempre ele a arrancar os ataques.

O golo surgiu sem que muitas oportunidades fossem precisas, embora as necessárias para que acontecesse numa altura em que já era um FC Porto perdido em campo o que se via, ainda sem perceber bem como encaixar Herrera, Sérgio Oliveira e Danilo em simultâneo.

A reação de Conceição deu-se depois, com a entrada de Corona para a vaga de Maxi, com o mexicano a fazer todo o corredor, e a seguir com Soares a dar a vez a André Pereira, que sacou a expulsão a Lema na sua primeira aparição.

Com 10, o Benfica reagrupou-se e conseguiu segurar a vantagem, apesar das grandes oportunidades de Brahimi e de Danilo Pereira mesmo a acabar.

U Domingo, 07 Outubro 2018 - 17:30
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Fábio Veríssimo
1-0
Haris Seferovic 62'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 7
VIDEOS
A Chave
Pressão do Benfica no arranque da segunda parte, fatal para um FC Porto deficiente na saída de bola, como ficou bem espelhado no lance do golo. Um momento que deu frutos.
O Árbitro
Otávio viu tarde o amarelo talvez seja o único apontamento. Bem no fora de jogo a Seferovic, bem na expulsão de Lema, Fábio Veríssimo esteve à altura da exigência.
O Melhor
Surpresa no regresso
Foi um Benfica muito contindo, inseguro e tremido na primeira meia hora de jogo, talvez também por saber que havia um novo elemento na defesa (Lema), mas que cresceu na parte final do primeiro tempo e que voltou com tudo para a segunda parte. Nesse período, esteve por cima do jogo e foi capaz de marcar e... de sofrer, logo depois.
O Pior
Primeira parte
Aquele típico jogo de solteiros contra casados, duro, rijo, fraco em técnica que o leitor provavelmente já viu lá pela terra... provavelmente é uma comparação demasiado forte com o que se viu na primeira parte, mas que utilizamos para explicar que só mesmo pelo convívio isto poderia ter valido. Pelo espetáculo, os 61.567 espectadores mereciam a devolução de metade do bilhete.
Forma
Benfica
2018/2019
14J
9V
4E
1D
27-13G
FC Porto
2018/2019
11J
7V
2E
2D
22-9G
Sabia que...by playmaker stats
Primeira vitória de Rui Vitória frente a o FC Porto ao fim de 20 jogos:
1 vitória
7 empates (1 eliminação pelo Fátima para a Taça da Liga)
12 derrotas

Fotografias(31)

Benfica x FC Porto - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 7
Benfica x FC Porto - Liga NOS 2018/19 - Campeonato Jornada 7
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
FC PORTO
Comentários (110)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Porto
2018-10-09 16h26m por dragaoazul_18
Passando a tristeza e a frustação , posso dizer as ilações que tirei deste jogo.

1. Péssimo clássico. Jogo jogado extremamente pobre . Má Arbitragem ( Principal e Auxiliares ) e mau exemplo por parte dos responsáveis pelo áudio no estádio numa demonstração que certamente não é revista por muitos milhares de adeptos do Benfica e simpatizantes.

2. S. Conceição preparou-se para este jogo muito mal. Primeiro , notou-se claramente que a principal estratégia do ...ler comentário completo »
RR
Felixxsofia
2018-10-08 17h41m por rravv
Eu sou Portista como o senhor. O Benfica jogou zero? Jogou. O problema é que o Porto jogou -1. Ponto. Esta é a realidade. Jogaram os dois muito mal. Simplesmente o Benfica foi menos mau que o Porto. Foi uma vergonha de clássico. Para duas equipas que são candidatas ao titulo e que estão na liga dos campeões. . .
Depois do que vi ontem não é muito dificil de perceber como o Porto e o Benfica já se espalharam este ano e ainda se vão espalhar mais. Até o Portimonense que era o Lant...ler comentário completo »
Felixxsofia
2018-10-08 17h09m por ruipatricio
Vê lá o remate do Gabriel, vê quem andou mais no ataque e por aí.
felixxsofia
2018-10-08 16h25m por El-Mago-10
Na sua lógica:

Oportunidades: 0
Golos: 1

Mas, se quiser, a falta de oportunidades nesta vitória compensam as várias oportunidades da época passada em que o Benfica perdeu. . .
e ainda o massacre de oportunidades que o Santo Casillas salvou num jogo que também acabaram por ganhar há duas épocas.

Sei que lhe está a custar, mas futebol não são oportunidades, nem posse de bola, nem número de passes, nem número de cantos, etc. , futebol é GOLOS e o Benfica fez 1 e o Porto ZERO.
Anal-fa-Brutos
2018-10-08 15h46m por Tarik10
Pois chega para ganhar jogos mas não campeonatos. Depois falamos. . .
Anal-fa-betos!
2018-10-08 15h40m por PadreMalicias
Não é preciso saber ler nem escrever para ganhar jogos!
Basta marcar um golito, ou um a mais que o adversário!
Será que os adeptos das outras equipas também não festejam quando ganham!!!
Quem ganha festeja sempre ou então não é boa gente, quem perde, fica sem argumentos e vem falar do "passado"!
FEIRENSE!!!
n
Festejar?
2018-10-08 15h33m por aldantrop
O benfas ganhou e ganhou bem. Mas acho muito prematuro a grande festança que a benfalhada para aqui faz: o benfas está a dois pontos do FC Porto e já disputou os grandes em casa. E, mais importante, o grande desafio deste ano, para o benfas, joga-se dentro de salas de tribunal e mal em cima de relvados. Não é por acaso que as grandes aquisições se chamam, Medeiros, Patrício e Matta. . .
Tarik10
2018-10-08 15h16m por cafe_com_leite
O Benfica ganhou sem saber ler nem escrever? Pois, porque o Porto leu e escreveu muito melhor. Escreveu uma história de jogo tão boa que se limitou a ver jogar o Benfica durante metade da segunda parte, e só criou perigo quando o Benfica tinha menos um jogador.
pessoal
2018-10-08 15h05m por voltou_apito_dourado
há que dançar o passodoble que tocou na luz no final do jogo, marrem no vermelho
Casillas
2018-10-08 15h03m por cafe_com_leite
Faz isto todos os jogos. Está bem, está.
Por acaso vê cartão amarelo todos os jogos?
moreno07
2018-10-08 14h53m por cafe_com_leite
Sim, Casillas demorou muito tempo a bater pontapés de baliza e livres não uma, não duas mas inúmeras vezes. Aliás, foi punido com amarelo. O FC Porto também só começou a atacar a sério quando já tinha sofrido um golo e só dispôs da ocasião de golo mais flagrante quando o Benfica tinha menos um elemento em campo. Houve bastante anti-jogo por parte de Casillas e o FC Porto não veio à Luz para ganhar, ou se veio com essa intenção disfarçou muito bem.
P. S.
Café com email vem ...ler comentário completo »
felixxsofia
2018-10-08 14h51m por dgc98
Mas por mim fica na tua que eu fico na minha, até porque não muda nada e jogando mal ou bem quem venceu foi o Benfica, até podia ter feito um unico remate o jogo todo e o Porto 30 que no fim quem ganha é quem marca.
lol
2018-10-08 14h51m por voltou_apito_dourado
o que se chama quando um guarda redes simula que vai bater e volta a dar passos atrás, isto em todas as reposições em jogo?
cafe com leite?
2018-10-08 14h46m por moreno07
que tal cafe com email?
cafe_com_leite
2018-10-08 14h44m por moreno07
Caro amigo se acha demorar 15 segundos a bater um livre muito tempo vê-se e percebe que não vê ou esqueçeu-se da realidade do futebol português de há uns tempos para cá. . O porto não fez anti-jogo nenhum e poderia ter feito na minha opinião era melhor fazer anti-jogo e estarem sempre a fingir-se de lesionados do que jogar o mau futebol de ontem, onde de facto o benfica foi 1 justo vencedor pois uma equipa que remata 1 vez á baliza em 95 minutos nunca merece ganhar. .
felixxsofia
2018-10-08 14h44m por dgc98
Interessa no sentido em que essas oportunidades foram depois dos 80 minutos quando o Porto era a única equipa que precisava de ir atrás do resultado e quando o Benfica se encontrava a jogar contra dez por culpa de uma ma decisão do arbitro.

Sendo assim os lances em fora de jogo que tu dizes que não interessam também deviam contar uma vez que não sabes se o arbitro iria invalidar o lance ou não, simplesmente supões que iria tomar a decisão correta.

O Porto nem remates fez à baliza portanto era completamete impossível marcar golo.
voltou_apito_do urado
2018-10-08 14h44m por cafe_com_leite
Entrou diretamente na cidade Invicta, amigo. Este cafézinho é do melhor que há. Não se pode estragar com viagens. Este cafézinho está reservado para os árbitros, tem de estar magnífico.
cafe_com_leite
2018-10-08 14h42m por voltou_apito_dourado
esse cafézinho entrou diretamente no porto ou teve de fazer paris-porto? ou estava lá o amigo careca que deixa as gajas entrar?
Anti-jogo
2018-10-08 14h40m por cafe_com_leite
O Porto também fez anti-jogo a partir do minuto um, especialmente vindo do Casillas que viu amarelo ainda na primeira parte, o que é raríssimo para um guarda-redes. É esta a equipa que mereceu ganhar?
Pois, está bem. E depois ainda se queixam de não estar em primeiro isolado.
Exatamente
2018-10-08 14h39m por cafe_com_leite
Aí so há duas ocasiões de golo. A do Soares não é uma oportunidade (é muito engraçado ver os portistas a apegarem-se a esse remate inofensivo).
A do Militão também não é ocasião de golo. A última do Danilo também é fraca para "oportunidade de golo". Só há aí duas oportunidades de golo a sério. Há outra mais ou menos, há duas que é mesmo muito triste estar a tratar como oportunidades.
felixxsofia
2018-10-08 14h37m por dgc98
Já agora quando tens portistas que tendo por base o jogo que viram dizem que o Benfica embora não tenha jogado grande coisa era a equipa que mais merecia vencer, parece-me que tem mais credibilidade do que falar a partir do resumo de um jogo.
felixxsofia
2018-10-08 14h35m por dgc98
Das 5 oportunidades que falas do Porto 3 delas aconteceram depois do Lema ter sido erradamente expulso.
E relativamente ao capitulo das lesões não esquecer que o Benfica jogou sem o Conti que se encontrava expulso. Ou seja fomos obrigados a jogar com o nosso 4º central.
felixxsofia
2018-10-08 14h32m por cafe_com_leite
E que ocasiões teve o Porto para além daquela perto do final onde o Benfica estava com um jogador a menos? O que fez o Porto para merecer o empate, muito menos a vitória?
E tu o que criticas?!
2018-10-08 14h31m por PadreMalicias
Ainda bem que um Sr. Treinador ontem não conseguiu criticar o relvado, o Sr. Árbitro, o anti-jogo, o VAR. . .
Obrigado.
felixxsofia
2018-10-08 14h27m por cafe_com_leite
Não deves ter visto o mesmo jogo que eu.
Para já, o Benfica teve duas ocasiões de golo: a do Seferovic na final da primeira parte e a do Gabriel pouco antes do golo- nesta última, o Casillas fez uma excelente defesa. O Odysseas também nunca teve vida difícil, para tua informação.
Também peço que me enumeres as "cinco ocasiões de golo" do FC Porto. Só me recordo daquela do Brahimi quando o Benfica estava reduzido a dez, e um cabeceamento ao lado do Danilo.
O Benfica...ler comentário completo »
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
CantKill-twice 26-08-2019, 06:25
PE
PERAMANCA 26-08-2019, 05:57
Gilista1924 26-08-2019, 03:40
FE
fernandoantunes-7 26-08-2019, 03:40
Gilista1924 26-08-2019, 03:29
erwinsanchezfreking 26-08-2019, 03:28
Gilista1924 26-08-2019, 03:24
Drifter 26-08-2019, 03:24
erwinsanchezfreking 26-08-2019, 03:05
PO
PortoDragao 26-08-2019, 03:03
PO
PortoDragao 26-08-2019, 03:00
JC
jcftorres22 26-08-2019, 02:42
JC
jcftorres22 26-08-2019, 02:40
JC
jcftorres22 26-08-2019, 02:37
Drifter 26-08-2019, 02:34
JC
jcftorres22 26-08-2019, 02:33