placardpt
    Braga bate Sporting em casa

    Liderança é vermelha

    O Braga está agora só com o Benfica no comando da Liga NOS, depois de ganhar ao Sporting por 1x0. O golo foi na segunda parte de um jogo onde a equipa de Abel mostrou querer sempre mais e venceu com toda a justiça. No fim, os adeptos cantaram: «Nós só queremos o Braga campeão».

    Ensaio para o golo

    A forma como os adeptos se despediram da equipa ao intervalo, com um enorme cântico, foi exemplificativo do sentimento que tinha sobrado da primeira parte: o Braga fora melhor que o Sporting e estivera quase sempre por cima, por mais que tal não se tenha traduzido no marcador, nem sequer nas oportunidades.

    André Pinto, o assobiado
    Os adeptos não esqueceram e, nota-se, não gostaram da forma como o central saiu de Braga. Por isso, sempre que tocou na bola, foi assobiado.
    Acima de tudo, foi um Braga que não deixou que o Sporting se entretesse no meio-campo ofensivo. O melhor lance dos primeiros 45 minutos foi dos leões, numa bola parada que Nani desviou de cabeça, mas muito pouco mais foi conseguido pela equipa de José Peseiro, que teve na passividade do meio-campo a maior deficiência. Gudelj não se conseguiu dar bem com a exigência do jogo deixou a equipa menos capaz nas disputas de bolas e de segundas bolas.

    Nas asas, o Braga também foi globalmente mais ostensivo e soube várias vezes aparecer em superioridade, muito porque Wilson Eduardo, um verdadeiro playmaker, se multiplicou pelo campo para dar soluções de desequilíbrio. Só que tudo não deu mais do que um remate perigoso de Novais e um cruzamento de Horta que não teve desvio.

    Ou seja, à excelente intensidade e ritmo de jogo faltaram situações concretas para o golo. Sobretudo porque este é, cada vez mais se percebe, um Sporting muito dado ao lado prático do futebol em detrimento do belo.

    Peseiro mostrou-se muito desagradado com a equipa ©Vítor Parente / Kapta+
    No regresso dos balneários, uma pressão mais contida do Braga, que permitiu mais posse aos leões, embora igualmente em zonas inofensivas. Quando o período era de confronto, aí o pé minhoto era mais forte. Aliás, foi assim que Dyego Sousa rompeu para o primeiro remate perigoso.

    Viu-se, então, um leão com maior possibilidade de ter bola e construir jogo ofensivo. Só que pouco se viu Bruno Fernandes a pegar atrás no jogo e, consequentemente ou não, a equipa preferia rumar à baliza contrária com objetividade só nas alturas em que podia contra-atacar. A melhor dessas foi precisamente pelo 8, que recebeu de peito e atirou a tirar tinta ao poste.

    Muda e marca

    Causou estranheza na bancada e azia em Wilson Eduardo que a primeira mudança de Abel tenha sido a saída do 7, que estava a ser dos melhores. Só que revelou-se certeira, já que Eduardo trouxe uma dinâmica diferente.. e golo. Foi dos pés dele que a bola saiu para encontrar o desvio de Dyego Sousa.

    Ao Sporting pedia-se, então, uma clara mudança de atitude. De leões, os jogadores estavam a ter pouco e era necessária outra impetuosidade para ganhar mais bolas na zona nevrálgica. Mas não foi isso que aconteceu.

    Pé bracarense quis sempre mais ©Vítor Parente / Kapta+
    Peseiro chamou o seu Jovane e também Castaignos, fez troca por troca para não desmembrar a equipa, só que era precisamente o risco que faltava a um Sporting demasiado crente que o talento individual servia. Não chegou, claro, e o Braga continuou a controlar o jogo.

    Houve chuveirinho final em tons verdes, mas frieza vermelha a segurar os três pontos.

    U Segunda, 24 Setembro 2018 - 20:15
    Estádio Municipal de Braga
    Artur Soares Dias
    1-0
    Dyego Sousa 67'
    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    A Chave
    Entrada de Eduardo: Sair Wilson foi estranho, mas a entrada do camisola 11 deu toda uma nova clarividência ofensiva e capacidade de atacar. Assistiu e fez mais algumas excelentes arrancadas que deram ascendente ao Braga numa altura decisiva.
    O Árbitro
    Nem sempre foi coerente no critério disciplinar e essa foi uma mancha que, ainda assim, não apaga a exibição de Artur Soares Dias e dos seus
    O Melhor
    Pé duro do Braga
    Não falamos de qualquer conduta anti-desportiva, pelo contrário. Foi no crer e no querer que o Braga ganhou o jogo. Uma equipa que quis, quis muito e quis sempre estar na frente do jogo e que teve uma postura muito maior que a do adversário em termos de ambição.
    O Pior
    Substituições de Peseiro
    Jovane é claro que se justificava, mas a troca por troca que o técnico foi fazendo depois de sofrer o golo nem acrescentou dimensão à equipa nem sequer foi uma mensagem de ambição. Depois, Coates subiu para apoiar Castaignos, mas foi claramente pouco ambicioso.
    Forma
    Braga
    2018/2019
    8J
    5V
    3E
    0D
    17-10G
    Sporting
    2018/2019
    7J
    5V
    1E
    1D
    12-5G
    Sabia que...by playmaker stats
    Há 9 anos que o SC Braga não somava 13 pontos à 5.ª jornada.

    Em 2009/10, os arsenalistas lutaram pelo título com o Benfica até à 30.ª e última jornada da Liga Portuguesa
    Após 7 jogos, o Sporting somou a primeira derrota na temporada 2018/19 [D 1-0 SC Braga]. Na última época os leoninos apenas sofreram a primeira derrota ao 12.º jogo frente ao Barcelona na Champions
    Dyego Sousa é o melhor marcador da Liga à 5.ª jornada.

    Top 3 goleadores Liga NOS 18/19:
    5 Dyego Sousa
    4 Aboubakar
    4 Pizzi
    Há 20 anos que o Sporting não ficava 2 jogos consecutivos em branco numa deslocação a Braga para a Liga Portuguesa.
    Dyego Sousa é o melhor marcador da Liga à 5.ª jornada.

    Top 3 goleadores Liga NOS 18/19:
    5 Dyego Sousa
    4 Aboubakar
    4 Pizzi
    É o melhor ataque do SC Braga dos últimos 10 anos ao fim de 8 jogos disputados (17 golos);

    Os arsenalistas têm 10 golos sofridos nas 8 primeiras partidas há 3 épocas consecutivas
    SC Braga invicto nos primeiros 8 jogos da época (com Braga na Liga):
    2018/19 [5V, 3E] Abel Ferreira
    2011/12 [4V, 4E] Leonardo Jardim
    2005/06 [4V, 4E] Jesualdo Ferreira

    Fotografias(25)

    Liga NOS: SC Braga x Sporting
    Liga NOS: SC Braga x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RN
    SC Braga
    2018-09-25 19h40m por RN123
    É de longe o "quarto grande" da nossa liga.
    Já há 3 épocas consecutivas que o Sporting perde com o Braga num dos confrontos para o campeonato. . .
    Desde que o Abel Ferreira chegou ao leme, a equipa têm melhorado e muito.
    Atenção a este Braga que promete complicar a vida aos chamados "três grandes", que ainda por cima não está nas competições europeias e estará sempre mais fresco nos jogos. . .
    SO
    Fifaforever (também por isto)
    2018-09-25 16h37m por sofintas
    Mais do mesmo

    2018-09-25 01h23m por sofintas



    A época que ainda agora está no começo será mais do mesmo (ou pior. . . ). Nos sete jogos oficiais do Barça, Messi foi considerado o melhor em campo pela generalidade da imprensa espanhola (madrilena e catalã) em seis. Se suceder como em quase todas as épocas, Messi será o melhor em campo em cerca de três quartos dos jogos. Todavia, para a criação de jogadas, jogadores de topo (consistentes, com...ler comentário completo »
    SO
    FIFAforever
    2018-09-25 16h30m por sofintas
    Tanto uma (Braga campeão) como outra (Barça campeão com 15 pontos de avanço) fazia aposta contigo de duzentos euros contra dois mil. Portanto, se acertasses ganharias dois mil euros. Se não acertasses apenas perderias duzentos euros.
    (para cada uma)

    Mas se consideras o teu surrealismo uma probabilidade sempre podes ir às casas de apostas (embora não deva existir a aposta dos 15 pontos).

    Esta época, se Barça ganhar. . . que grande festança que pode fa...ler comentário completo »
    PE
    Sporting
    2018-09-25 13h04m por Pedro3000SCP
    Nao pude ver o jogo mas nao tava nada a espera de uma derrota, ainda por cima contra uma equipa destas custa e mt, o [. . . ] do salvador deve tar todo contente
    SchmeichelOfPup pets - Off topic
    2018-09-25 11h49m por quintelavieira
    Grande Avatar !!!! :)
    WU
    Liderança vermelha
    2018-09-25 10h34m por wubanga
    Portugal contente
    ZH
    exagero
    2018-09-25 10h00m por zhar
    que vai para aqui. . . o sporting em 2 dias nao passou de um dos principais candidatos ao titulo para candidato a uefa. . . perdeu num dos estadios mais dificeis em portugal e onde porto e benfica podem tambem muito bem perder. . . parabens ao braga pela liderança pois tem uma boa equipa e estrutura. . . nao acho que sejam ainda suficientes para lutar pelo titulo mas estao num bom caminho . . . quando ao sporting a equipa é um bocado curta de soluçoes ao 11 principal. . . por exemplo na f...ler comentário completo »
    Perda do "!"
    2018-09-25 09h59m por tcb9277
    Ontem o título dizia "Liderança Vermelha!"

    Hoje o autor já retirou o ponto de exclamação.

    Ao menos assim sempre parece mais imparcial, há que reconhecer.
    Sp. Braga x Sporting
    2018-09-25 03h08m por zlatan_ibrahimovic
    Os sportinguistas não podem estar admirados pois sabem perfeitamente as limitações que todos conhecemos do seu treinador e quase metade do onze é composto por jogadores de qualidade mediana e não de "clube grande". Ainda falta muito e pode melhorar mas penso que até agora não está nada mau.

    Braga tem de apostar tudo nas competições nacionais depoia do enorme fracasso na LE. Um terceiro lugar perto dos dois primeiros e quiça uma taça, será positivo.
    SO
    FIFAforever
    2018-09-25 03h05m por sofintas
    Braga não vai ser campeão, e, depois, vais dizer que foi por o "roubarem".

    Vou sacar as tuas "profecias" e em Maio mostro-te (ou bem antes. . . . de vez em quando mostro-te). Real Madrid, pela tua conversa, já estaria arrumado em Espanha. Mas não. . . está na liderança, juntamente com o Barça.
    SC Braga 1-0 Sporting CP
    2018-09-25 01h04m por Marat_Izmailov--7
    ▸ 1º ponto - Antes de mais, parabéns ao SC Braga pela vitória, demonstraram critérios suficientes para terem vencido o jogo.

    ▸ 2º ponto - Se o Sporting CP quer fazer um campeonato em que lute por estar no topo da liderança durante toda a temporada, não pode vacilar neste tipo de jogos. . . .

    ▸ 3º ponto - Referi ainda hoje, numa notícia de antevisão deste encontro para o caso do Sporting CP começar a perder pontos. . . como seria a hipótese...ler comentário completo »
    10
    Diego Souza
    2018-09-24 23h02m por 10Valdo
    Devo dizer que este é um jogador que me surpreendeu. Depois de uma primeira época apagada ao serviço do marítimo, aonde falhava muitos golos, tornou-se um bom goleador.
    Por mim, ia a seleção
    SC
    es_porrado
    2018-09-24 23h01m por SchmeichelOfPuppets
    Isso, encomenda as faixas e não te esqueças que vão limpar outra vez a Champions. . . . que 0 pointos é uma limpeza :D
    Peseiro
    2018-09-24 22h57m por iSMURF4
    Até estava a fazer melhor do que eu estava à espera.
    CreedEinsteinBr atton
    2018-09-24 22h55m por polnarado
    Estava-me a referir ao sporting que andava colado ao benfica. Caíram e dificilmente recuperam. Só falta o benfica receber o porto e ganhar e fica 100% garantido
    SchmeichelOfPup pets
    2018-09-24 22h51m por andrerib
    scp teve excelentes oportunidades (cabeceamento do nani, bruno Fernandes ao poste, lance de génio do Jovane, 2-3 remates do Raphinha)
    polnarado
    2018-09-24 22h51m por CreedEinsteinBratton
    Esse comentário não faz grande sentido aqui pois nenhuma equipa que jogou hoje é grande candidato ao título como o SL Benfica.

    E não há campeões sem dificuldades neste campeonato português. O desnível é gritante permitindo que os grandes vão ganhando mesmo jogando pouco.
    Peseiro
    2018-09-24 22h45m por mulscp
    Só tenho isto a dizer sobre o jogo, o Peseiro é o pior treinador que vi no Sporting tirando Vercauteren ou Oceano. É simplesmente péssimo e digo isto mesmo quando ganhamos porque o Sporting não joga futebol. Parabéns ao Braga e ao seu treinador que deu um banho tático ao peseiro.
    Dyego Sousa
    2018-09-24 22h44m por petitor
    E pena a idade faz-me lembrar Jackson, e tambem é pena ser do Braga que ao Porto pede logo uma fortuna mas era um jogador interessante uma vez que Soares esta sempre lesionado
    Portugal
    2018-09-24 22h42m por polnarado
    Está visto que o benfica vai ser campeão sem dificuldades
    Braga campeão
    2018-09-24 22h38m por senhor-doctor
    Alguma vez, esquecem que vão oferecer 6 pontos ao Benfica, sem piar?

    Peseiro não pode relaxar, tinha de meter a equipa no campo como cães esfomeados. . . . Sentimos falta do Bas Dost? Não justifica, o Braga nem entrou na Liga Europa, deveria ter sido posto do lado como o Qarabag
    Gudelj
    2018-09-24 22h38m por CreedEinsteinBratton
    Fico à espera (sentado) do que sportinguistas e portistas dirão acerca da cotovelada aos 40min. Passou em BRANCO, nem amarelo.
    SC Braga vs Sporting
    2018-09-24 22h35m por CreedEinsteinBratton
    Resultado justo e custa-me que o SL Benfica tenha deixado 2pts com este Sporting.

    Braga
    2018-09-24 22h34m por GbassaySessay
    Estao com fogo para discutirem o titulo, so necessitam de maior regularidade fora de casa. Benfica e Porto que se cuidem.

    Individualmente, destaco o Dyego Souza, Eduardo e o Bruno Viana(Excelente central) para alem da estrategia do Abel, cada vez mais uma certeza no nosso campeonato. No Sporting, apreciei a entrada do Jovane e o Montero. De resto, Nani foi uma nulidade, Coates e Pinto tremeram perante o poderio do Dyego e o Gudelj teve algum excesso de agressividade, b...ler comentário completo »
    gprof
    2018-09-24 22h33m por CreedEinsteinBratton
    *mentais
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...