Segue o twitter do zerozero.pt. Todo o Futebol na sua rede social

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

SertanensePortugal
PortugalBenfica
Vila RealPortugal
PortugalFC Porto
JuventusItália
ItáliaGenoa
X
Liga Europa
Crónica
Sporting vence na primeira jornada da Liga Europa

Bastou afinar o motor de arranque

2018/09/20 22:03
Texto por Hugo Filipe Martins

O Sporting entrou da melhor forma na Liga Europa e venceu o Qarabag por 2x0. Numa partida completamente dominada pela equipa de José Peseiro, os leões não tiveram dificuldades para bater o conjunto azeri e mostraram que têm argumentos mais do que suficientes para passar o grupo. Raphinha e Jovane Cabral fizeram os golos do triunfo da equipa verde e branca, que continua sem perder esta época.

Único representante português na Liga Europa, o Sporting arrancou a sua época europeia em casa. O adversário, o Qarabag, veio do longíquo Azerbaijão e caiu das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Apesar de ser uma equipa pouco conhecida na Europa, o emblema azeri, pentacampeão nacional, veio a Alvalade com o objetivo de conseguir pontos para, em casa, sonhar com o apuramento. Organização e agressividade defensiva foram os argumentos apresentados por uma equipa que sabe ter bola e que, a espaços, procurou equilibrar a partida apesar das diferenças.

Domínio a passo esbarrou em Guerrier

Teórico favorito à vitória (e à passagem no grupo), o Sporting começou desde cedo a dominar o encontro. A equipa de Peseiro teve 15 minutos jogados a bom ritmo e com constantes trocas posicionais que iam complicando a tarefa defesiva do Qarabag. Enquanto Gudelj, em estreia no onze, era o elemento mais posicional do meio-campo, Bruno Fernandes e Battaglia iam fazendo movimentos de aproximação à baliza de Vágner, um conhecido do futebol português.

Nani regressou ao onze e foi importante para o triunfo ©Carlos Alberto Costa

A equipa leonina apareceu em Alvalade com a missão bem estudada e sabendo que o Qarabag é uma equipa que gosta de atacar pelo seu lado esquerdo, canalizou parte do seu jogo por esse lado, obrigando Zoubir e Guerrier, que gostam de atacar, a tarefas mais defensivas. A teoria era boa, mas em prática demorou a ter resultado. O lateral do Qarabag revelou-se intransponível e nem Raphinha, nem Bruno Fernandes estavam a conseguir criar perigo por esse lado.

Depois de um bom período sportinguista, o ritmo começou a baixar e isso fez com que o Qarabag fosse aparecendo mais em jogo, ainda que sem criar perigo. Os leões continuaram a controlar, mas deixaram de conseguir encontrar espaços entre linhas na formação azeri, que mostrou organização e muita agressividade defensiva.

Só foi preciso um pequeno esforço

As diferenças entre as duas equipas tinham sido percetíveis na primeira parte. Com mais velocidade e um pouco mais de risco no passe ou no drible, sentia-se que os leões conseguiam superiorizar-se ainda mais ao Qarabag. E assim foi.

Com nova atitude e uma ligeira troca - Nani na direita e Raphinha na esquerda - o Sporting não tardou a chegar ao golo. Numa movimentação que já tinha sido treinada na pré-época, Nani desequilibrou de um lado, curiosamente aquele onde Raphinha tinha tido dificuldades, e o extremo brasileiro surgiu ao segundo poste para encostar.

Conforto leonino começou numa recuperação de Montero ©Carlos Alberto Costa

Desbloqueada a partida, o Sporting voltou a baixar o ritmo mas a manter o controlo para não deixar o Qarabag criar perigo em transição. A equipa azeri tentou um último esforço para chegar ao empate, mas acabou por deixar espaço nas suas costas e os erros defensivos de que já tínhamos falado na análise a esta equipa vieram ao de cima. Guseynov deixou-se antecipar por Montero, que conseguiu deixar em Raphinha. O brasileiro colocou no recém-entrado Jovane e o jovem leão fez o resto e deu conforto à vitória leonina.

O Sporting entra na fase de grupos da Liga Europa com um triunfo e mantém o registo de invencibilidade desta época. A exibição não foi de encher o olho, mas bastou para dominar uma equipa com boas intenções mas com limitações técnicas suficientes para que o conjunto português vença no Azerbaijão.

U Quinta, 20 Setembro 2018 - 20:00
Estádio José Alvalade
François Letexier
2-0
Raphinha 54'
Jovane Cabral 88'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo E
A Chave
Subida de ritmo fez a diferença: O Sporting entrou com vontade de resolver cedo a partida, depois do nulo na primeira parte, e essa atitude levou os leões a bom porto, com o golo a surgir num lance de velocidade e de capacidade técnica.
O Árbitro
Um jogo sem casos e bem gerido pela equipa de arbitragem.
O Melhor
Jogo lateral
A posição de lateral não é daquelas para onde se olhe com mais atenção, mas esta foi uma noite dos laterais. Do lado do Qarabag, Guerrier foi um dos grandes destaques, especialmente na primeira parte, e do lado do Sporting houve Ristovski a dar a habitual profundidade e Acuña a mostrar muito mais do que aquilo que Jefferson tinha apresentado neste início da época. Um bom lateral também pode fazer a diferença.
O Pior
Qualidade técnica azeri
O Qarabag é uma equipa bem orientada e com bons princípios, mas não tem intervenientes à altura daquilo a que se propõe, pelo menos no futebol europeu. A equipa de Qurbanov não conseguiu criar perigo aos leões, mesmo em situações onde havia muito espaço.
Forma
Sporting
2018/2019
6J
5V
1E
0D
12-4G
Karabakh
2018/2019
12J
5V
4E
3D
12-6G
Sabia que...by playmaker stats
Golos Sporting em 2018/19:
3 Nani, Bruno Fernandes
2 Bas Dost, Raphinha, Jovane Cabral
27.º jogo consecutivo do Sporting sem perder em casa (todas as competições)
Sporting qualificou-se sempre que venceu o 1.º jogo na Liga Europa (aconteceu 4 vezes)
O Sporting continua invicto esta temporada, após 6 jogos (5 vitórias e um empate)
Sporting soma a 3.ª vitória consecutiva
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
KARABAKH
Comentários (32)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
toysrus
2018-09-21 20h14m por CR28
Epá eu até levava o teu comentário a sério se não fosses um dos que faz mais comentários desnecessários aqui. . .
CR28
2018-09-21 16h27m por toysrus
Não, claro que não. . . aliás como viste seria escusado esse comentário!
bludouro
2018-09-21 16h17m por CR28
Eu não estou a dizer que é tudo uma questão de sorte, óbvio que os potes influenciam, não precisas de me contar isto porque se calhar sei disso à mais tempo que tu, mas a verdade é que dentro das possibilidades/hipóteses que o FCP têm nos seus sorteios, têm tido sempre a sorte de calhar as mais acessíveis nos últimos anos.
Podia-vos ter calhado um Real, um Barça, mas calhou um Schalke, é uma questão de sorte, não há como negar. . . dentro das possibilidades saiu o melhor. . . é s...ler comentário completo »
toysrus
2018-09-21 15h45m por CR28
NOP!! Já vi que o Pedro3000SCP esclareceu-te. . . não comeces é a ficar como um certo user aqui do ZZ que gosta muito de distorcer o que os outros dizem.
Pedro3000SCP
2018-09-21 15h37m por toysrus
ok! bem me tinha parecido que percebi mal. . .

obrigado
CR28
2018-09-21 15h21m por bludouro
Eu até concordava contigo se dirias que o Porto tem tido adversários mais acessíveis que o Sporting nos últimos anos. Isso é por demais indesmentível! Agora falar em sorte? Por favor poupa-me! Se calhar a SORTE dos sorteios nada tem a ver com a colocação das equipas em determinados potes antes destes serem efectuados? SE calhar estes potes não são por sua vez determinados pelos coeficientes individuais dos clubes no ranking da UEFA (do qual tu falaste e muito bem), que por sua vez tem a ver co...ler comentário completo »
CR28
2018-09-21 14h14m por toysrus
Não percebi bem. . . Disseste que o Arsenal é mais forte que Bayern de Munique? foi isso?
ispeakwiththetr ue
2018-09-21 13h25m por CR28
Baseado em quê? Tenho direito à minha opinião, isso é uma questão de opiniões apenas, não há nenhum tipo de reconhecimento para isso, mas é a opinião da maioria também, pelo que vou ouvindo e lendo.
O ranking não me diz grande coisa quanto a isso, é como o ranking de clubes. . . vejo clubes que na minha opinião são inferiores, mas no ranking estão a cima de clubes superiores (Porto acima de Liverpool por exemplo, e posso até arranjar mais uns quantos). A liga espanhola estar à fr...ler comentário completo »
Cr28
2018-09-21 12h32m por ispeakwiththetrue
"posso dizer que nenhuma das equipas do teu grupo disputa a Premier League, que é só a melhor do mundo. "

Baseado em que? Para mim a melhor liga do mundo é a Espanhola, há anos que estão no primeiro lugar do rankibg UEFA, atualmente com uma grande vantagem sobre o segundo, são as que ganham as competições internacionais lá fora e por exemplo para a liga Europa geralmente as equipas Espanholas ou são eliminadas por outra da mesma liga ou são eliminadas muito tarde eventualmente...ler comentário completo »
bludouro
2018-09-21 11h59m por CR28
A sorte é tanta que este ano apanhei na Liga Europa uma equipa mais forte que qualquer uma que tu apanhaste na Champions, que é o Arsenal. . . e já que o teu argumento é a "Bundesliga", posso dizer que nenhuma das equipas do teu grupo disputa a Premier League, que é só a melhor do mundo.
bludouro
2018-09-21 11h54m por CR28
Mas eu não disse isso, apenas disse que eles não são nenhum bicho papão, e vires para aqui menosprezar o Karabakh. . . enfim, já não te deves lembrar dos jogos que eles fizeram com o Atlético Madrid. Depois vens com "ssa equipa não disputa a Bundesliga". . . pois não, mas nos últimos anos o Sporting tem apanhado Atlético, Real, Barça ou Juve. Acho que se queres falar em "papão", não vais ter muita sorte, até porque o FCP nestes últimos anos tem tido a sorte nos sorteios.
CR28
2018-09-21 11h45m por bludouro
Se julgares que o actual vice-campeão alemão vai terminar na posição que actualmente ocupa na Bundesliga bem podes te desenganar de vez: até porque estou absolutamente convencido que em todos casos este sempre será mais "papão" que o Karabakh . . .
bludouro
2018-09-21 11h37m por CR28
Até parece que o Schalke é um bicho papão. . .
SPECIAL-JUAN
2018-09-21 10h37m por bludouro
Admiro a tua franqueza: "[. . . ] o Sporting cumpriu a obrigação vencendo com naturalidade o Karabakh [quem?]". E ainda bem que assim é, pois essa equipa não disputa a Bundesliga . . .
SA
Acima de todas as expectativas
2018-09-21 09h15m por sandocha
Depois de tudo o que se passou com a Direcção, a Comissão de Gestão, a saída de toda a equipa técnica, um novo treinador, um novo Presidente, a saída de Rui Patrício, Bryan Ruiz, Gelson Martins, Rafael Leão, Fábio Coentrão, William Carvalho, Daniel Podence, Ruben Ribeiro, Piccini e Doumbia, o SCP tenha ganho todos os jogos e empatado na Luz.

Melhor acho que era impossível.
Sporting = pontos ranking UEFA
2018-09-21 08h40m por SPECIAL-JUAN
Depois da fraca exibição do Porto frente o Shalke e da esperada derrota do Benfica frente a um poderoso Bayern, o Sporting cumpriu a obrigação vencendo com naturalidade o Karabakh e somando mais alguns precisos pontos no ranking UEFA.
Porto
2018-09-21 01h49m por Ultras-__FCP
A porcaria de gestão das últimas épocas fez-nos perder o B Fernandes a época passada e o Raphinha nesta. . . jogadores que estando nós em condições normais perdíamos para o Sporting, vá lá que esta crise veio depois das chegadas do Danilo/Marega porque se fosse nesta altura possivelmente iriam para o Sporting.
Extremos
2018-09-21 01h44m por Ultras-__FCP
Todos os mencionados estarão num curto/médio prazo em clubes top(com papéis importantes), o Gelson já está tecnicamente num grande mas ainda não tem a preponderância que(eventualmente) terá, Guedes, Bruma e R Lopes são já indiscutíveis em clubes de qualidade média/alta, será uma questão de tempo até cada um deles dar o passo seguinte, depois temos o Jeovane que terá o seu tempo de evoluir no Sporting.

Menção honrosa a jogadores como Rafa(se atingir o nível com que termina a ...ler comentário completo »
Jeovane
2018-09-21 01h34m por Ultras-__FCP
Nada a dizer, craque, futuro jogador de seleção e dessa forma temos as alas asseguradas com Bruma, Guedes, Gelson, Jeovane e R Lopes, com o último a poder fazer um papel mais central como o Bernardo.
Ispeak
2018-09-21 01h15m por jfs79
É bom de saber que ainda há pessoas coerentes neste país, mas nenhuma equipa portuguesa tem calabouço para jogar na champions, na liga Europa ainda talvez. . .
Sporting
2018-09-20 23h53m por ispeakwiththetrue
Vitória normal da melhor equipa, foi uma exibição sólida e sem sofrer golos, o q se pretende de um jogo europeu e assim ganhamos mais uns pontos para o ranking.

Quanto aos prognósticos que aí fizeram sobre o Benfica fazer 12 pontos e ganhar ao AEK e Ajax. . . esqueçam, estamos fracos e vai ser mais uma prestação fraca. Ainda agora o Dinamo Zagreb goleou 4-1 o Fenerbahce q apenas conseguimos pela margem mínima. . . a decadência a q chegamos, jogamos mal e n temos uma ponta d ...ler comentário completo »
Jovane
2018-09-20 23h49m por Tiago_Valente
Este Jovane Cabral está se a tornar na arma secreta dos tempos do Varela na seleção do Paulo Bento
Peseiro
2018-09-20 23h24m por CR28
Aleluia que já fez o que ando a pedir à muito, que é Jefferson FORA, Acuna recua para DE e Raphinha faz o lugar que Acuna estava a ocupar.
Outra. . . não percebo porque é que hoje Peseiro só meteu Diaby na compensação (tal como na Taça da Liga). . . 4/5 min não dá para nada, ele precisa de mais tempo em campo para ver se consegue algo. Mete o homem uns 20 min pelo menos. . .
Jovane. . . é impressionaste, mexe sempre com o jogo, em todos os jogos há sempre influencia dele no...ler comentário completo »
j-f-uite
2018-09-20 22h28m por ADrDEIMC1986
Complicado fazer essas previsões (até tendo em conta as peripécias das temporadas dos grandes, torna ainda mais imprevisível).
Sporting
2018-09-20 22h27m por Mark24024
Nao foi um jogo brilhante mas o suficiente para ganhar, se nota alguns traços de bom futebol, mas realmente temos jogado mais com a bola no chao, pormenor delicioso do montero, força Sporting ruge leao.
OUTRAS NOTÍCIAS
Benfica
Timoneiro encarnado abordou ainda situação de Samaris
A conferência de imprensa era referente à estreia na taça, diante do Sertanense, mas Rui Vitória, convidado a antever o seu futuro como treinador do Benfica, não ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
SA
sandocha 17-10-2018, 18:15
JAOF 17-10-2018, 18:06
BetrayalKRocknRoll 17-10-2018, 18:02
St4yW1th_BMaia 17-10-2018, 17:59
Drifter 17-10-2018, 17:57
JAOF 17-10-2018, 17:52
DA
Das_Reich666 17-10-2018, 17:34
Sirius_13 17-10-2018, 17:19
LI
Lisboeta-VERDELHO 17-10-2018, 17:17
LI
Lisboeta-VERDELHO 17-10-2018, 17:08
LI
Lisboeta-VERDELHO 17-10-2018, 17:03
TI
tink 17-10-2018, 17:02
Ultras-__FCP 17-10-2018, 16:51
VI
vitorm10 17-10-2018, 16:18
SCP_SUPPORTER 17-10-2018, 15:49
SCP_SUPPORTER 17-10-2018, 15:41