placardpt
    Desp. Chaves empata no Dragão

    FC Porto «empanca» antes da estreia milionária

    Num jogo morno que acabou com momentos de incerteza e polémica, o Desportivo de Chaves acabou por sair do estádio do Dragão com um empate (1x1), na primeira jornada do Grupo C da Allianz Cup.

    Um jogo “entalado” entre o interregno para as seleções e o arranque da Liga dos Campeões não deixava grande margem para uma noite de caviar futebolístico no Dragão; e a ementa mais “pobre” confirmou-se, com um FC Porto quase sempre em “dieta” para atacar a sobremesa milionária em Gelsenkirchen e um Desportivo de Chaves restringido às limitações naturais de um futebol pouco temperado.

    Por isso não foi de estranhar que Vaná e António Filipe tivessem passado a noite com poucos (di)sabores.  O FC Porto foi, naturalmente, quem mais procurou “molhar a sopa”, mas faltou-lhe quase sempre a fome necessária, também porque Sérgio Conceição mudou alguns dos ingredientes habituais que fazem toda a diferença na receita final – Brahimi, Sérgio Oliveira, Aboubakar e Maxi começaram de fora, e só com a entrada do argelino já na segunda parte o jogo ganhou outro aroma.

    Neste contexto, em que Adrián López fez dupla com Marega na frente, acabou por ser um central a dar os primeiros “cheirinhos” de perigo na noite da Invicta; Felipe (3’ e 12’) tentou bater António Filipe em dose dupla, mas nada que pudesse provocar uma indigestão ao guarda-redes dos flavienses. Num jogo de cozedura lenta, o melhor que a primeira parte foi capaz de servir foi uma bela jogada de Corona sobre Brigues, que acabou na cabeça de Herrera; o remate, esse, saiu ao lado.  

    «Chefe» Brahimi  mexeu com o prato

    Já aqui se disse que a entrada do extremo argelino mudou o apetite do dragão, que atacou sobretudo com mais sede nos últimos 20 minutos. Brahimi mexeu com o jogo à sua maneira e arrastou a equipa, que chegou ao golo (74 minutos) instantes depois da saída de Adrián López por troca com Hernâni. O FC Porto abdicou da fórmula com dois avançados e foi depois de uma insistência de Brahimi que o recém-entrado Hernâni desbloqueou o nulo, com um remate à queima-roupa que António Filipe não conseguiu travar.

    A vantagem justa dos dragões não se discutia, até porque do lado dos comandados de Daniel Ramos pouco se via de atrevimento ofensivo. Perdigão teve um vislumbre promissor da baliza de Vaná aos 64 minutos, mas acabou intercetado por um corte providencial do estreante João Pedro, que ouviu a primeira grande ovação da plateia azul e branca pelo excelente trabalho de recuperação.

    Chaves «encheu o papo» com pouco

    Mas no pano portista acabou por cair uma nódoa inesperada, quando já pouco sobrava no prato deste jogo. Numa das raríssimas aproximações do Desportivo de Chaves à baliza de Vaná, Stephen Eustáquio teve olho para a desmarcação e encostou para o empate (83’), num golo que teve o tempero de um corte sensacional de Marcão no início da jogada, na área flaviense. Surpreendente, por certo, o empate acabou por castigar um FC Porto que só quis encher a barriga tarde de mais.

    Para os minutos finais ficaram reservadas as polémicas. Aos 88 minutos, Aboubakar foi derrubado na área transmontana, mas não houve direito a castigo máximo. E já em período de compensação viveram-se segundos de incerteza, quando Vítor Ferreira começou por validar um golo de Aboubakar; apressaram-se os protestos de António Filipe e companhia, por mão do camaronês, decisão que acabaria por imperar após correção da equipa de arbitragem.

    U Sexta, 14 Setembro 2018 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Vítor Ferreira
    1-1
    Hernâni Fortes 74'
    Stephen Eustáquio 83'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo CJornada 1
    Lances Capitais
    74´
    GOLO FC Porto!
    Hernâni marca
    Hernâni marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    83´
    GOLO Chaves!
    Stephen Eustáquio marca
    Stephen Eustáquio marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    90´
    +5
    GOLO INVALIDADO FC Porto
    Aboubaakar coloca a bola com a mão na baliza contrária
    A Chave
    Minuto 83. O FC Porto tinha conseguido chegar à vantagem e o Desportivo de Chaves parecia inofensivo, até que Stephen Eustáquio «gelou» o Dragão com o golo do empate.
    O Árbitro
    Minutos finais quentes para Vítor Ferreira, que depois de não ter assinalado - mal - uma grande penalidade sobre Aboubakar acabou por invalidar - bem - o golo ao camaronês já nos descontos.
    O Melhor
    Brahimi
    O argelino empresta todo um outro perfume ao jogo do FC Porto, e foi só depois da sua entrada em campo que a qualidade geral do encontro subiu de nível. 
    O Pior
    Primeira parte
    Daquelas que não deixará saudades. Foi de bocejar, por culpa do contexto do encontro e da falta de intensidade que as duas equipas demonstraram.
    Forma
    FC Porto
    2018/2019
    6J
    4V
    1E
    1D
    17-7G
    Chaves
    2018/2019
    6J
    1V
    2E
    3D
    4-9G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Chaves ainda não venceu fora esta época, mas somou o 2.º empate, ambos na Taça da Liga
    Na Taça da Liga, o FC Porto só venceu um dos seis últimos jogos em casa
    O FC Porto só marcou um golo: tinha marcado sempre, pelo menos, 2 golos em todos os outros jogos da temporada
    Pela 4.ª época consecutiva, o FC Porto não vence o jogo de estreia na Taça da Liga
    HISTÓRICO: Pela 1.ª vez o Chaves não perde em casa do FC Porto (18 jogos)

    Fotografias(20)

    Allianz Cup: FC Porto x Chaves
    Allianz Cup: FC Porto x Chaves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    GD CHAVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Benfiquistas
    2018-09-15 22h25m por PedroFCP_RockNRoll
    Mais valia dizerem que não viram o jogo e dizerem diretamente que defendem o árbitro de ontem, pelo menos ficava-vos muito melhor.

    De resto não tem nada a ver com o "não ganhar" porque eu sei perder, ainda agora há 2 semanas contra o Guimarães admiti que perdemos e bem (e sem casos polémicos até porque o 2º golo do Porto o André Pereira estava mais de 1m fora-de-jogo e se assim fosse a equipa certamente que não entrava a dormir na 2ª parte) contra uma equipa que QUIS GANHAR O J...ler comentário completo »
    HA
    PLANTEL
    2018-09-15 16h52m por Halibut
    Ontem houve quem metesse as culpas do golo no João Pedro que deixa cruzarem uma bola, que eu saiba já não é a primeira vez que acontecessem estes lances seja com Telles ou Maxi e não dão em golo. . . Além disso houve um desvio ao qual o jogador do Chaves aproveitou bem, quem o estava a marcar era o Brahimi embora nem ele próprio estava à espera do desvio deixando-se antecipar. . . O Pior para mim não é isso, para mim a falta de capacidade para criar situações claras de golo e defini-las da ...ler comentário completo »
    JU
    morenoazulpreto 007
    2018-09-15 16h22m por Juizofinal666
    jefferson 1 ª parte agarrado pelo pescoço

    mão do central do porto ao minuto 93


    E eu é que não tenho juízo - Assinado: toupeira azul-grena
    HA
    PLANTEL
    2018-09-15 15h31m por Halibut
    Em Janeiro espero bem que tentem um Extremo direito que crie situações de golo, que jogue e faça jogar, não é o Marega que não é extremo, onde é bom é a jogar com outro ponta de lança pois permite que se abram muitos espaços, desgasta muito as defesas, pode descair na direita mas nunca jogar sempre por lá. . . Já Corona é bom, mas não chega, além de que é muito irregular. . . Hernani serve para jogos mais fracos para fazer descansar titulares, para 4º Extremo no máximo. . .
    ler comentário completo »
    RI
    voltou_apito_do urado
    2018-09-15 15h09m por Ricardo_Gomes
    loled, para quem tem um avatar de uma organização terrorista, só podia ser do benfica.
    RI
    DaniloTheBeast
    2018-09-15 15h07m por Ricardo_Gomes
    felipe o melhor central? só se for a dar pau, no ano passado era o marcano a salvar a defesa, o felipe é um enterra.
    eles ja todos tremem
    2018-09-15 14h36m por voltou_apito_dourado
    A verdade esta a chegar. . .
    sc
    2018-09-15 14h34m por voltou_apito_dourado
    Há que apostar no sucessor do rui pinto
    juizotoupeira66 6
    2018-09-15 14h20m por moreno07
    Que penaltis que o chaves teve? Diz-me lá o minuto em que ocorreram os 2 penaltis do chaves. . Pois é levanta mais lama para o ar que o povo gosta. Ninguém queria que o chaves abrisse as pernas , queriamos sim que o chaves jogasse futebol mas eu bem sei que no nosso campeonato são poucos aqueles que tentam. .
    gprof
    2018-09-15 14h05m por moreno07
    O aboubakar está constantemente lesionado, nem jogou nos camarões por lesão. .
    Ricardo_Gomes
    2018-09-15 13h00m por moreno07
    É sempre dificil renovar com jogadores no último ano de contrato. Entre o brahimi e o herrera preferia que renovassem com o brahimi pois é o melhor jogador do campeonato
    RI
    quem tem de ir para o banco
    2018-09-15 12h56m por Ricardo_Gomes
    é o felipe, defender com os olhos é para as distritais.
    RI
    moreno07
    2018-09-15 12h55m por Ricardo_Gomes
    cheira-me que os empresários do herrera e brahimi disseram para nao renovar porque ja tem propostas melhores, é um feeling que tenho porque os empresários sao um autentico cancro no futebol.
    JU
    antídoto
    2018-09-15 12h53m por Juizofinal666
    Pois é queriam o Chaves da 1ª jornada ! Como não o foi viram-se contro os jogadores do Chaves porque não abriram autoestradas, queixa-se contra o árbitro porque não marcou 2 PENALTYS mas 2 para cada lado etc. . . toupeiras, var que não existe . . Blablablaaaaaa.
    Se o Chaves só fez antijogo eu não percebo como é que a perder 1 a 0, a 7 minutos do fim ainda empatou e podia ter ganha com o remate do jefferson ao minuto 92.
    Queria agradecer, quase parece um discurso dos ÓSCARES...ler comentário completo »
    *
    2018-09-15 12h53m por moreno07
    a nossa defesa
    RI
    ubteressante
    2018-09-15 12h52m por Ricardo_Gomes
    que nao vejo os experts que malham no andre pereira e no leite, agora nao malham no felipe que só da pao e defende com os olhos, o tellex que agora só anda a passo e que esqueceu como se cruza, o JP preciso de mais jogos mas para ja é outro felipe(nao é por ter tido um corte bom que ja é um deus como o tellex no ano passado e agora voltou as exibicoes quando estava em italia), no ano passado o marcano safava todo, agora ve-se quem é que enterra a defesa,
    O danilo. .
    2018-09-15 12h52m por moreno07
    Não vai fazer milagres nenhuns! Temos imensos jogadores em baixo de forma tipo o aboubakar, o corona nunca sei se é o dia dele e o único que nos vale é o brahimi! Que está em fim de contrato! A nossa está defnitivamente mais fraca porque perdemos o marcano que era o nosso melhor central e o leite neste momento não serve para ser titular. . tem que jogar o militão sempre! A arbitragem foi vergonhosa mas não esqueci os tempos do nuno espirito santo onde ficavam sempre penaltis por assinalar. . ...ler comentário completo »
    __BXTW__
    2018-09-15 12h48m por moreno07
    Finalmente 1 bom comentário
    Extremo e meio campo
    2018-09-15 12h00m por tcb9277
    Continuo a dizer o que dizia desde a altura do Nuno Espírito Santo.

    É inacreditável como andamos a época toda só com 3 extremos (apenas 2 deles de origem, pois Brahimi é adaptado, embora seja o mais desequilibrador). E o Hernâni na minha opinião só tem velocidade, pois a decidir os lances fica um pouco aquém. E o Corona tanto joga muito bem como muito mal.
    Precisávamos dum Hulk outra vez. Mas nem era preciso pedir tanto, um Tello também servia.

    Temo...ler comentário completo »
    Portistas de meia tigela
    2018-09-15 11h56m por tcb9277
    Andar a queixar da arbitragem e criticar o anti-jogo do adversário e afins, apontar todas as culpas menos para o fraco futebol praticado pela equipa neste momento, é simplesmente hilariante.

    Continuem a entrar nos joguinhos e na areia que os diretores mandam para os olhos culpando tudo e todos menos a si mesmos e vão longe.

    Depois claro que na Champions não se podem pedir milagres. Temos que exigir mais ao treinador e jogadores e ponto final.

    Belenenses, Guimarães e agora Chaves, tudo jogos sofríveis.
    LA
    Danilothebeast
    2018-09-15 11h48m por larix_fcp
    De facto não percebi que não metesse o marius. O novo tá cheio de vontade e até já tinha molhado a sopa ao Chaves em 10 minutos. Pode ser trapalhão, mas até aposto que ontem resolvia. Aliás até tava curioso a ver se o SC o metia de inicio. . . Enfim meteu um reformado. . .
    Chaves
    2018-09-15 11h35m por PedroFCP_RockNRoll
    Anti-jogo nojento típico das equipas do Daniel Ramos e no campeonato só disfarçou um pouco porque ao contrário de ontem o Porto foi avassalador.

    Sobre o jogo nem sei o que foi pior, se foi isso ou se foi mais uma arbitragem completamente tendenciosa com um penalti claríssimo sobre o Aboubakar já perto do fim e dois fora-de-jogo muito duvidosos, o golo anulado foi uma boa decisão mas o VAR parece que só funciona quando lhe convém! Quanto ao Porto massacrou, teve oportunidades p...ler comentário completo »
    Penalti, penalti, penalti. . .
    2018-09-15 11h34m por Loki
    Sim senhor. . . ! O regresso não podia ser pior, não pelo empate mas pela exibição. O que não é nada de extraordinário são as desculpas, a culpa é do árbitro ou a melhor "com o VAR o FC Porto tinha vencido o jogo. " Muito bem. . . Não digo que não tenha existido anti-jogo - como acontece em muitos jogos em Portugal - mas virem falar em penaltis e até fazer um vídeo com os lances e esquecer tudo o resto diz bem o que é o Porto. Manipulação. . . Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém quer sabe...ler comentário completo »
    FC PORTO
    2018-09-15 10h04m por PORTO__INVICTUS
    É triste. . é triste ir ao Estádio para ver futebol, e receber uma equipa que não sabe o que isso é. . .

    O resultado é o menos. . . . esta competição serve para isto mesmo. . . para dar minutos ao João Pedro, ao Danilo. . . Para por uns mecos a jogar tipo o Ádrian Lopez, etc. . .

    Sobre a arbitragem, não dá para dizer nada. . .

    Este ano o campeonato vai saber ainda melhor!
    HA
    Erros
    2018-09-15 08h31m por Halibut
    Falta mais um extremo direito de grande qualidade para ser um verdadeiro abre latas, assim como brahimi é, mas regular e de preferência que dê largura numa ala e saiba definir bem as jogadas. . . muitas vezes criamos oportunidades mas na hora de passar, cruzar ou rematar definimos mal. . . No golo do Chaves ontem estávamos descompensados, os centrais estavam bem na marcação, mas brahimi já não chegou a tempo para compensar o telles, João Pedro não evitou o cruzamento, isso acontece.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.