Playmaker - by zerozero.pt, maior base de dados do mundo de Futebol

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

V. SetúbalPortugal
PortugalFC Porto
BenficaPortugal
PortugalDesp. Aves
FrosinoneItália
ItáliaJuventus
Sub-21
Crónica
Portugal vence no País de Gales

Há vida, há esperança

2018/09/11 19:53
Texto por Luís Rocha Rodrigues

A Roménia ganhou e por isso as contas continuam muito complicadas, mas Portugal, ao vencer no País de Gales, continua a acalentar esperanças de chegar ao Europeu de sub-21, como um dos melhores segundos classificados (os quatro melhores vão disputar um playoff onde passam dois).

Em Nantporth, assistiram-se novamente a dificuldades da equipa de Rui Jorge, mas houve melhor pontaria e mais segurança a meio-campo. André Horta e João Félix fizeram os golos portugueses, num jogo onde Yuri Ribeiro foi expulso, deixando a equipa reduzida a 10 elementos na última meia hora.

Bomba para espantar os problemas

Foi a saber que a Roménia estava em vantagem contra a Bósnia (e assim acabaria, o que impedia que Portugal voltasse a depender apenas de si) que a seleção apareceu no País de Gales. Os britânicos já praticamente não tinham hipóteses de apuramento, pelo que era a turma nacional que tinha de assumir as despesas de jogo.

Nada a que os homens de Rui Jorge não estejam habituados, pelo que foi isso que aconteceu, até porque houve reforço da zona medular - o seu despovoamento explicou muito do que foi a derrota anterior com a Roménia. Pepê Rodrigues manteve-se, mas teve a companhia de André Horta (como é que não jogou em Paços) e de Mathias Lage (que se mostrou claramente desencontrado com a dinâmica da equipa.

Horta marcou um golaço ©Harry Trump / Getty Images
A defesa mudou apenas no centro, com Diogo Leite a acompanhar Jorge Fernandes em vez de Ferro, e também teve alguns períodos de descoordenação. Razão para que as duas primeiras oportunidades fossem dos galeses, que souberam voltar a explorar o espaço nas costas da defesa lusa.

Porém, aos poucos a turma lusa foi ganhando estofo e traquejo ofensivo, ainda que com uma circulação nem sempre fluida. O relvado era uma das causas, mas faltava um pouco mais de rasgo coletivo, até porque, a certa altura, voltou a tendência para os cruzamentos aéreos para a área, um erro reiterado para uma equipa sem referência de ataque.

Foi, portanto, à bomba que o golo apareceu. Aos 35 minutos, do meio da rua, André Horta descobriu o caminho com um excelente pontapé e deu vantagem saborosa à equipa portuguesa.

Ainda assim, o regresso dos balneários voltou a ter alguma falta de potência do lado português. Há, sem dúvida, a falta de vários jogadores importantes nesta equipa (Rúben Dias, Dalot, Rúben Neves), mas houve também o apagamento de outros atletas, como aconteceu com João Carvalho, muito encolhido e talvez ainda com remorsos do penálti desperdiçado no último jogo. E, sobretudo, as laterais, onde nem Fernando Fonseca nem Yuri Ribeiro têm ritmo adequado de jogo neste arranque de época.

Alerta vermelho

Se Fernando voltou a revelar algumas fragilidades, Yuri foi completamente imprudente já com amarelo e recebeu ordem de expulsão, que deu outra cor ao jogo.

Yuri foi expulso ©Vítor Parente / Kapta+
A seleção portuguesa desceu as linhas, organizou-se mais atrás e, com toda a lógica, o País de Gales cresceu no campo, deixando mais espaço atrás da sua defesa que Portugal podia ter aproveitado.

Não conseguiu no imediato, pois Diogo Jota não foi feliz em vários lances que teve pelo chão, mas foi depois, já com Gil Dias em campo e a servir (de forma rasteira, claro) João Félix, que atirou para o segundo.

Ainda houve tempo para Joel Pereira brilhar mais algumas vezes, houve também espaço para alguns apertos, mas nada de surpresas envenenadas. A defesa segurou as intenções galesas e os três pontos foram para Portugal.

U Terça, 11 Setembro 2018 - 18:00
Nantporth
Mykola Balakin
0-2
André Horta 35'
João Félix 73'
Nantporth
Nantporth
País de Gales
Bangor
Lotação3 000
Medidas118m x 75m
Inauguração2012
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo 8
A Chave
A bomba de André Horta: estava difícil encontrar o caminho da baliza e, com a proximidade do intervalo, era normal que a equipa começasse a desconfiar de si e que duvidasse. Para evitar a ansiedade global, o médio disparou de longe, fez um grande golo e tranquilizou as hostes. Para além de que deixou no ar a pergunta: porque não jogou em casa contra a Roménia?
O Árbitro
Arbitragem muito boa. Não foi em cantigas, agiu disciplinarmente quando teve de o fazer e esteve bem na expulsão de Yuri Ribeiro, que foi imprudente na abordagem.
O Melhor
Joel Pereira em duplicado
Muito bem o guarda-redes do Manchester United, a ser a voz de comando e a evitar por duas vezes golos que iriam deixar a seleção em apuros: ao minuto 9, num remate de Nathan Broadhead que desviou num defesa português, com 0x0 no marcador; no minuto 79, num cabeceamento de Connor Lemonheigh-Evans, com 0x2 no marcador e Portugal com 10. Duas excelentes defesas que impediram situações complicadas.
O Pior
Expulsão de Yuri Ribeiro
Completamente desnecessária e a confirmar que a falta de ritmo se nota nestes casos. O lateral tentou ser ofensivo, foi sempre lutador, mas várias vezes decidiu mal. Para cúmulo, sendo dos mais experientes da equipa, não tinha necessidade nenhuma de ter aquela abordagem já com cartão amarelo. Uma falta em zona pacífica e um entrave que a equipa soube ultrapassar. É também com estes erros que se cresce.
Forma
País de Gales
2018/2019
0J
0V
0E
0D
0-0G
Portugal
2018/2019
0J
0V
0E
0D
0-0G
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PAÍS DE GALES
EMPATE
PORTUGAL
Comentários (50)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
JO
Como estão as contas do apuramento
2018-09-14 19h51m por josefelixdacunha
Portugal já não deve ir ao 1º lugar. Resta-lhe o playOff.
Ainda faltam alguns jogos, no entanto a Portugal só lhe resta ganhar à Bosnia. Mesmo que perca com o Liechtenstein, sendo este o ultimo não entra nas contas do 2º melhor, também para o grupo, a vitória contra a Bosnia dá-nos sempre o 2º lugar.
Assim: Com a vit à Bosnia somariamos 16 p. A cons«correncia está a seguinte: Grupo 1 (croácia 19 p) e G7 -Áustria (18p) apuravam-se. Grupo 6 se for a Belgica pode chegar a 17...ler comentário completo »
JO
Portugal: boas hipóteses de ir a PlayOff
2018-09-13 17h44m por josefelixdacunha
Portugal t boas hipóteses de ir ao playoff. Vendo os outros grupos, verifico que em 4 deles o 2º classificado terá menos pontos que Portugal (caso ganhe c/ a Bósnia). Para Portugal ficar nos melhores 4, terá ainda esperar que outra seleção fique também c/ - pontos. (neste momento existe uma equipa em igualdade com Portugal, salvo erro no grupo 9 , mas com um goal-average pior. Portugal apenas tem que ganhar à Bosnia (se possível por muitos golos). Contra o Liechtenstein ganhar ou empat...ler comentário completo »
MO
Mto Difícil
2018-09-12 11h38m por MonstroBolachas
Quanto à justiça ou não de alguns destes jogadores serem convocados e depois serem titulares já se disse o suficiente.
As coisas são evidentes e só não vê quem não quer.
Rui Jorge é que os escolheu (tem todo o direito de escolher quem quer) e por isso espero que seja responsabilizado se as coisas correrem mal. E se as coisas correrem bem espero que lhe seja dado mérito.

Quanto à qualidade no geral desta geração. . . bem, espero que alguns pseudo-jornalistas e c...ler comentário completo »
Schmeichel
2018-09-12 01h48m por Rik2703_YNWA
Atendendo ao sistema que tem sido utilizado pelo Rui Jorge.


GR:
Joel Pereira
André Moreira
Pedro Silva

DD:
Diogo Dalot
Alex Pinto

DC:
Diogo Leite
Diogo Verdasca
João Nunes ou Ferro
Jorge Fernandes

DE:
Ruben Vinagre
Yuri Ribeiro

Mdf:
Florent ino Luis
Eustáquio

MIE/M ID
Gedson
André Horta
João Carvalho
Renato Sanches

10:
Félix
nJota

AV:
Diogo Jota
Gil Dias
Leão
Diogo Gonçalves ou Heriberto


No entanto, também acho que devíamos mudar para o 4-3-3
ah
2018-09-12 01h42m por __BXTW__
e o Verdasca tb acho que e de 95
Schmeichel
2018-09-12 01h42m por __BXTW__
acerca dos teus convocados:

- o A. Moreira e o J. Nunes penso ja nao serem elegiveis pros sub 21 pois sao de 95
- Gedson a 6 nao, pfv, e tirar ao miudo td o que ele pode dar a equipa a nivel de pressao no adversario e capacidade de transporte
- de resto, so acho que pores ai o Xadas em vez do Felix e mt injusto, nao so pela qualidade superior do Felix mas tb pq o Xadas ainda nem jogou este ano
Já sabia
2018-09-12 01h32m por Rik2703_YNWA
Que ia haver aqui um user a dizer que aquele passe do FF para o Félix não foi mau e que o Félix é que não percebeu.

Então, vejam a repetição as vezes que quiserem! O Félix está à frente próximo do defesa de Gales e recua para poder receber a bola sem marcação, facilitando as coisas ao FF. O FF faz um passe com bastante força tendo em conta a curta distância a que estava do colega e a proximidade da linha lateral. Mas . . . . a culpa é do Félix porque ele mesmo tendo acabado ...ler comentário completo »
Sub-21
2018-09-12 01h28m por SchmeichelOfPuppets
Ponto prévio: nada contra jogadores, independentemente das cores, que JOGUEM assiduamente nos seus clubes, serem convocados !

Também acho contraproducente levar miudos aos AA e nem jogar, quando seriam de caras titulares nos sub-21, e o mesmo ao contrário, miudos sub-19 que podem/DEVEM queimar etapas, se são melhores que os colegas mais velhos !!!

As excepção são Ruben Dias, Ruben Neves, Gonçalo Guedes, que ainda poderiam jogar nos sub-21 mas já atingiram ...ler comentário completo »
JO
JAOF
2018-09-11 23h47m por josebrito123
A verdade éq do meio campo para tras ninguem presta pra nada.
E é crucificação e não crussificação.
Luís Rocha Rodrigues
2018-09-11 23h46m por JAOF
1/2 mea culpa

Confusão minha de outro comentário, não houve elogios a Yuri ou Pêpê. . . Mas criticas!? A Yuri apenas não concluir bem no ataque e a expulsão, a Pêpê. . . nada.




Os jogadores arrancaram várias vezes pelo centro ou pela esquerda, desde antes do meio-campo até à área e nem uma linha sobre a péssima prestação defensiva de Pêpê ou Yuri!? Mas aponta-se o dedo aos centrais que levam com os jogadores em velocidade em cima!?
...ler comentário completo »
JO
Bxtw
2018-09-11 23h45m por josebrito123
Não defendas o yuri. . .
O rapaz nao é suficiente pro benfica. . . nem para suplente. . .
Se o grimaldo tem o azar de se lesionar vamos levar com aquela mesa de cabeceira de seu nome yuri. . .
O benfica infelizmente tem muito azar com os laterais esquerdos, sao sempre baixos atarracados, gordinhos, lentos e maus!
O amaral q ta na equipa B é uma fotocopia do yuri. . .
Infelizmente nao vejo grande futuro de laterais esquerdos
Ispeakwiththetr u
2018-09-11 22h38m por CreedEinsteinBratton
Concordo consigo em relação ao Yuri principalmente por uma razão que torna o lado esquerdo da defesa uma posição "especial" tal como a de médio defensivo no SL Benfica. Os titulares são de cristal. E, assim sendo, é necessário alternativas com maior qualidade em relação ao "normal".
O Yuri tem valor tal como Alfa Semedo e se Grimaldo e Fejsa estiverem tão bem fisicamente como estiveram na época passada estamos seguros.
Caso tenham lesões mais graves (knock knock knock), não...ler comentário completo »
Luís Rocha Rodrigues
2018-09-11 22h12m por JAOF
Fixem o nome. . . Em breve na folha salarial do Benfica, se não estiver já. . .

. . . Desculpem lá ZeroZero, mas começa a ter contornos aberrantes os textos deste senhor.

Este de hoje conta a história de um jogo que. . . não existiu. . .
. . . Isso pode ser facilmente notado, quando se compara o filme do jogo com o melhor jogador em campo, uma equipa em crescendo, dominando o meio-campo e afinada no ataque. . . Mas o melhor em campo foi o guard...ler comentário completo »
Agradecimento
hm por zerozero.pt
Muito obrigado pelo comentário. Neste caso, parece claro que uma mentira dita muitas vezes corre o risco de ser verdade. Primeiro, nunca Pedro Rodrigues em algum lado mereceu elogios na crónica. Segundo, Yuri Ribeiro não só não foi elogiado, como a sua conduta foi criticada no texto e, note-se, foi a escolha para “o pior” nesta mesma crónica.
Portanto, antes de apontar o dedo, talvez não seja má ideia ter alguma lógica na argumentação.

Cumprimentos
Luís Rocha Rodrigues
Bxtw
2018-09-11 21h25m por Bento_16
Ele pelo União da Madeira fez jogos incríveis, contra o sporting em casa então meu deus.

Também é um guarda redes de qualidade e o Mourinho sempre falou bem dele. Vamos ver o futuro, um que nao vai dar nada é o Miguel do Guimarães. .
Bento_16
2018-09-11 21h19m por __BXTW__
tb acho o A. Moreira bom GR, veremos se agarra a titularidade no aston villa este ano

quem me surpreendeu pela positiva nestes 2 jogos do sub 21 foi o Joel
Portugal Pais de gales
2018-09-11 21h13m por moreno07
Parecia 1 jogo de mortos sem adeptos que desilução. .
Bxtw
2018-09-11 21h12m por Bento_16
Pois eu realmente fiz o 11 baseado num 4-3-3 que seria o que eu escolheria para ir habituando os putos ao novo sistema da seleção A mas tendo em conta o histórico do R. Jorge tens razão e aí ja entraria o Félix sem dúvida.
Seja como for acho que teremos uma seleção A incrível para o próximo mundial. Ha muitos craques nascidos de 93 para cima, e espero ver alguns que prometeram muito e agora estagnaram dar a volta por cima, um exemplo para mim é o André Moreira que acho que se tiver ...ler comentário completo »
pais gales
2018-09-11 21h07m por __BXTW__
ja agr, deixem-me so dizer que sao melhor selecao do que esperava neste momento, a nivel ofensivo essencialmente

o James do swansea acredito que apareca ja este ano no championship, mt rapido e incisivo
o Thomas do leicester tem golo (apesar do jg mt discreto hj), nao acredito que de craque mas pelo menos jogador de premier
e aquele 11 do city foi o que mais me impressionou, que velocidade e drible estonteante

e atencao que faltava o melhor sub 21...ler comentário completo »
Bxtw
2018-09-11 21h06m por ispeakwiththetrue
Quando eu digo chegar aos calcanhares é q Yuri esta muito longe de Grimaldo, se fosse meio Grimaldo eu já ficava contente, um Eliseu por exemplo, alguem experiente que já jogou em alguns campeonatos e que não se importe d ser suplente e quando entre que pelo menos passe despercebido sem grandes alaridos, como AA por exemplo, para já este Yuri não me enche as medidas mas como não me considero um guru do futebol admito que me possa enganar e ele tornar-se numa mais valia e para bem do Benfica...ler comentário completo »
Bento_16
2018-09-11 21h01m por __BXTW__
concordo que existem mtas boas opcoes

ja nos 2 encontros decisivos do grupo acredito que esteja de volta o Dalot e tb acho que o Gedson estara aqui nos sub 21

a tatica penso que continuara a ser o losango a meio campo, o Rui Jorge smp jogou assim e nao acredito que mude agr

penso que o meio campo nos 2 jogoa finais passara por Pepe, Gedson, Horta e Joao Carvalho com Jota e Felix no ataque. . . No banco estara Eustaquio, Diogo Goncalves, Joao Filipe, talvez o Leao tb, por ai. . .
Yuri Ribeiro
2018-09-11 21h01m por Bento_16
Ah e quanto ao Yuri penso que pode vir a ser do nível do Esgaio por exemplo sinceramente muito acima disso não estou a ver mas pode ser que surpeenda
Ispeak
2018-09-11 20h57m por __BXTW__
tu percebeste bem onde eu quis chegar ;)

querias no banco um lateral da qualidade do Grimaldo cm suplente? Isso ia custar uns 30M. . . . no minimo
Bxtw
2018-09-11 20h56m por Bento_16
Concordo que ele seja um craque mas não sei se a experiência e qualidade de Horta, Gedson e as qualidades defensivas do Eustaquio o permitem ser titular. Talvez dependesse do adversário isto na minha opinião. Eu acho que todos fariam um 11 diferente pois ha jogadores que deixei de fora do 11 como por exemplo: Joao Carvalho, D. Gonçalves, Gil Dias que tem grande qualidade portanto tamos a fazer uma qualificação com tanto sofrimento sem necessidade. .
BXTW
2018-09-11 20h50m por ispeakwiththetrue
Pronto ok, vamos esperar então para ver o craque Yuri em acção com a camisola do Benfica. . . e com o teu argumento aprendi que o plantel inteiro consegue jogar a ponta de lança. Não sei então qual é o drama dos Benfiquistas por ter só Seferovic.
Bento_16
2018-09-11 20h42m por __BXTW__
Felix de fora? Impensavel, so por lesao
OUTRAS NOTÍCIAS
Futebol Espanhol
Extremo português não tem sido aposta
Figura no Sporting, Gelson Martins ainda procura um lugar ao sol no futebol espanhol. O extremo internacional português soma apenas 32 minutos neste início de época, mas Simeone ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
CR28 21-09-2018, 13:25
ispeakwiththetrue 21-09-2018, 12:32
CR28 21-09-2018, 11:59
CR28 21-09-2018, 11:54
bludouro 21-09-2018, 11:45
CR28 21-09-2018, 11:37
CR28 21-09-2018, 11:28
toysrus 21-09-2018, 11:27
IN
inspiring 21-09-2018, 11:27
bludouro 21-09-2018, 10:54
bludouro 21-09-2018, 10:37
DI
DingyPT 21-09-2018, 10:23
Tarik10 21-09-2018, 09:59
da_ni82 21-09-2018, 09:23
SA
sandocha 21-09-2018, 09:15
SPECIAL-JUAN 21-09-2018, 08:40