placardpt
    Golo de André Silva bastou

    Ganhou quem quis

    Portugal entrou na Liga das Nações da melhor maneira ao derrotar a Itália, no Estádio da Luz, por 1x0. Um golo de André Silva foi suficiente para a equipa portuguesa assumir a liderança do grupo depois de uma partida dominada claramente pela equipa de Fernando Santos, que demonstrou muito mais vontade e compromisso de vitória do que uma seleção italiana claramente ainda com muito trabalho pela frente.

    Depois de perceber as ideias foi mais fácil

    Depois do particular com a Croácia, Portugal voltou aos jogos a sério, pelo menos na teoria. Isto porque a Liga das Nações é olhada ainda com alguma desconfiança (ausência de Cristiano Ronaldo é um exemplo da pouca importância dada à prova) e algumas seleções aproveitam para ganhar rotinas e soluções já de olho no apuramento para o Euro 2020. 

    Portugal dominou o jogo a partir do meio campo ©Carlos Alberto Costa
    Perante uma Itália ainda à procura de um novo caminho após ter visto o Mundial 2018 no sofá, Fernando Santos apostou numa equipa mais consolidada, dando seguimento ao onze testado diante da Croácia. Com um meio-campo com Rúben Neves, William Carvalho, Pizzi e Bernardo Silva na procura constante do jogo interior, Portugal sentiu algumas dificuldades iniciais para aproveitar a qualidade dada pelos médios, apesar de não haver uma pressão muito forte por parte da seleção transalpina.

    Consciente de que o jogo direto não era o caminho, Portugal reorganizou-se, deixou a Itália assumir mais a posse, mas ao mesmo tempo foi crescendo no jogo, ficando a sensação de controlo por parte da seleção de Fernando Santos, que esteve perto de festejar por duas vezes - Romagnoli tirou em cima da linha e pouco depois Donnarumma viu a bola embater na barra.

    Mesmo com a seleção portuguesa a ceder mais espaço, Itália mostrou ser ainda uma equipa com poucas ideias e ainda à procura da melhor forma de jogar. O facto de Mancini ter mexido praticamente em toda a equipa não ajudou, mas a seleção transalpina sentiu sempre muitas dificuldades para desequilibrar um coletivo português organizado e a conseguir sair cada vez melhor para o ataque. 

    Com mais lucidez e um melhor sentido coletivo, Portugal acabou por chegar ao golo, aproveitando uma das muitas falhas na transição para o ataque da seleção transalpina. André Silva colocou a seleção nacional em vantagem e obrigou Itália a procurar a baliza de Rui Patrício, uma missão quase impossível tendo em conta o que se tinha visto até então.

    Melhor definição tinha dado um maior conforto ©Carlos Alberto Costa

    Muito Bernardo, pouca Itália e os três pontos

    Em vantagem, Portugal passou a gerir ainda mais a partida e a procurar baixar o ritmo, obrigando Itália a subir no terreno, algo que tinha acontecido pouco antes do golo. Mesmo a perder, a Squadra Azzurra foi incapaz de causar calafrios à defensiva portuguesa.

    O tempo foi passando e perante a incapacidade italiana, Portugal procurou ter mais bola e jogar longe da sua área. Bernardo Silva foi uma espécie de farol nesses momentos. O jogador do Manchester City ajudou a equipa portuguesa a subir no terreno e mostrou que Portugal pode fazer mais quando tem a bola no pé. Uma ideia que deve ficar para o futuro, mesmo diante de equipas com maior apetência ofensiva, algo que não se viu na seleção italiana, que saiu de Portugal com uma derrota depois do empate diante da Polónia.

    Com seriedade q.b, Portugal garantiu os três pontos e a liderança do grupo antes da viagem à Polónia, onde já deverá estar Cristiano Ronaldo e onde devem estar também grande parte das ideias deste encontro, mas a um ritmo superior, espera-se.

    U Segunda, 10 Setembro 2018 - 19:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    William Collum
    1-0
    André Silva 48'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 3
    A Chave
    Minuto 49: O domínio lusitano foi traduzido em golo e obrigou Itália a assumir o jogo, algo que não aconteceu e que permitiu a Portugal entrar com um triunfo nesta Liga das Nações.
    O Árbitro
    Um jogo fácil para a equipa de arbitragem e que foi bem gerido.
    O Melhor
    Com a bola no pé tudo muda
    Portugal tem cada vez mais jogadores capazes de assumir o jogo e com muito futebol nos pés. Depois de uma aposta no futebol direto, a seleção organizou-se e decidiu jogar com as características do seu jogador. A partir daí tudo ficou mais fácil e houve um controlo quase por completo. É assim que Portugal gosta e deve passar a jogar.
    O Pior
    Competição ainda é olhada de lado
    É certo que Portugal entrou com um onze perto do habitual, mas a ausência de Cristiano Ronaldo diz muito da forma como as seleções encaram esta Liga das Nações. A seleção italiana entrou com vários dos principais nomes no banco de suplentes e mesmo o ritmo do jogo mostrou que esta é uma prova na qual algumas seleções ainda não estão com vontade de entrar com tudo. Uma espécie de Taça da Liga do futebol internacional.
    Forma
    Portugal
    2018/2019
    Itália
    2018/2019
    Sabia que...by playmaker stats
    2.ª vez que André Silva marca o golo da vitória da Seleção:
    2017 Hungria (F)
    2018 Itália (C)
    Brasileiros naturalizados que jogaram pela Itália no Séc. XXI:
    Amaura
    Thiago Motta
    Éder
    Jorginho
    EMERSON PALMIERI
    Itália sofre golos há 7 jogos
    Itália não vence há 4 jogos
    Portugal volta a vencer 3 jogos depois
    9 jogos, 9 vitórias: é este o registo de Portugal em casa nas competições oficiais desde que Fernando Santos é o selecionador
    61 anos depois, Portugal volta a derrotar a Itália em competições oficiais:
    1957 3x0
    2018 1x0
    Portugal vence a Itália pela 2.ª vez consecutiva, o que acontece pela 1.ª vez na história
    Portugal entra a vencer na Liga das Nações e já lidera o grupo

    Fotografias(29)

    Portugal x Itália - UEFA Nations League A 2018/2019 - Fase de Grupos Grupo 3
    Portugal x Itália - UEFA Nations League A 2018/2019 - Fase de Grupos Grupo 3
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    ITÁLIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DR
    bludouro
    2018-09-11 15h36m por DRAKOFCP
    no mundial André Silva não fez parceria com CR7 porque estava em cima da mesa uma grande transferência de um jogador que pertence a determinado empresário e precisava de ir a jogo. Esse jogador acho que continua a jogar em Espanha
    DR
    FSantos, Lobbys selecção
    2018-09-11 15h27m por DRAKOFCP
    Antes de mais nada quero dizer que foi uma boa vitória de Portugal.

    Em segundo lugar queria mostrar aqui o meu profundo desagrado em relação ao treinador FSantos e dizer claramente que toda a estima que tinha por ele como treinador e por ter treinado o meu clube deixou de existir devido a opções que tem tomado em relação a convocatórias e a jogadores escolhidos para jogarem os jogos. Não consigo perceber nem aceito o facto de colocar em campo certos jogadores em detrimento de o...ler comentário completo »
    PedroFCP_RockNR oll
    2018-09-11 14h06m por moreno07
    Não não o sandes tem lugar na seleção não entendo a tua opinião. .
    1 jogador que corre para a frente e para trás e acerta uns passes de vez em quando e é apluadido em pleno estádio da luz merece a convocatória! Ainda por cima tem jogado imensos jogos em inglaterra!
    Dani
    2018-09-11 14h04m por Rubro_Negros
    Desses nomes todos existem os já convocados, os que não jogam e os que ainda não se afirmaram no futebol.

    Ainda é cedo para o Francisco e o João.

    A verdade é que muitos desses estão em muito má forma e sendo assim a chamada do gedson é merecida um pouco não?
    Quanto ao Renato concordo com o ispeakwhittheture. O Renato já mostrou muito e só não vê quem não quer. Talvez seja aposta pois é um jovem ainda.
    Melhor convocatória selecção
    2018-09-11 13h55m por PedroFCP_RockNRoll
    GR: Rui Patricio, Anthony Lopes, Cláudio Ramos
    DD: Cancelo, Ricardo Pereira/Semedo (o que estiver em melhor forma)
    DC: Pepe, Rúben Dias, Vezo/Paulo Oliveira/Rolando/Diogo Leite (entre estes é muito difícil)
    DE: Guerreiro, Mário Rui
    MDC: Danilo, William, Rúben Neves
    MC/MCO: Bernardo, Bruno Fernandes (também poderia ser Manuel Fernandes, Sérgio Oliveira ou Pizzi e ainda havia João Mário que não estando num bom momento não deixa de ter qualidades e aquel...ler comentário completo »
    Jaof
    2018-09-11 13h31m por Rubro_Negros
    Pois. A conversa acaba logo no momento em que escrevo e não entendes que eu disse em todos os comentários que o caso Renato Sanches é especial. Merecia estar? Não. Mas é jovem e já mostrou muito nesta seleção e tem características específicas. Não queres ver não vejas. Ninguém disse que os jogadores do Benfica deveriam de estar todos. Ninguém falou no Benfica sem ser no pizzi no Rúben e gedson. Queres na seleção quem o André André o edinho e afins. És demasiado fanático rapaz. Bruma est...ler comentário completo »
    Jaof
    2018-09-11 12h50m por Rubro_Negros
    João Mário?André Gomes? Sérgio Oliveira? ANDRÉ ANDRÉ? Adrien? O que raio fizeram esses jogadores neste início de época. Eu digo nada. Sérgio Oliveira não merecia ser chamado agora. Merecia antes não agora. André André deves estar a gozar comigo. André Gomes nem joga. Adrien talvez. Não sei se tem jogado. João Mário quem é esse.

    Eu pedi jogadores que jogassem regularmente e com menos de 30 anos e no máximo arranjaste 1. Adrien e com 29 esse limite aí. Nenhum este ano ne...ler comentário completo »
    NSDAP
    2018-09-11 11h39m por voltou_apito_dourado
    vai fazer companhia ao jaof no bar e desabafem as lamentações
    Voltou o apito dourado
    2018-09-11 11h30m por Rubro_Negros
    O problema dele e de muitos é não entenderem que a seleção só vai quem estiver em melhores condições e que joga melhor. Muitos Criticam o gedson mas de facto ele estava a jogar muito bem. Pizzi a fazer um bom arranque. Rúben dias a tornar se uma certeza. Não vejo qual é o problema destes.

    O senão é mesmo o Renato Sanches mas a sua chamada é óbvia pois Portugal não tem um jogador com as características dele daí a sua chamada.

    Eles em vez de tentarem compreender a chamada de uns só destilam ódio.
    JAOF
    2018-09-11 11h15m por voltou_apito_dourado
    o teu problema e que te faz espumar de raiva é o amor, carinho, afeto (neste caso a falta deles). ves o publico da luz a vibrar com o renato, mesmo que faça um passe para fora e ficas tolo porque não percebes como há ali tanto carinho com o miúdo.
    é chato. . . mas aproveita e sai a noite, vai beber uns copos e conheces umas raparigas, vais ver que te vai fazer bem
    carvalhopaulist a
    2018-09-11 11h12m por voltou_apito_dourado
    concordo plenamente contigo e acrescento mais nomes a seguir de perto e chamar se possível
    semedo, jota, hélder costa,
    Jaof
    2018-09-11 11h10m por Rubro_Negros
    Diz me um jogador abaixo dos 30 anos que esteja a jogar num grande clube que merecia ir à seleção. Diga um. Estes são jogos de renovar a seleção, entrosamento. Fico à espera da resposta.
    Portugal melhor convocatória
    2018-09-11 10h45m por carvalhopaulista
    GR - R. Patricio, A. Lopes, C. Ramos
    DD - Cancelo, R. Pereira
    DC - Pepe, Rúben Dias, Pedro Mendes
    DE - Guerreiro, Mário Rui
    MD - Danilo, William, Rúben Neves
    MC - Bernardo, Bruno Fernandes, Gedson, Renato Sanches
    EXT - Bruma, Rony, Gelson
    AV - Ronaldo, André Silva, Gonçalo Guedes
    AN
    Presente e futuro Portugal
    2018-09-11 10h23m por angryagain
    GR - R. Patricio, A. Lopes, C. Ramos
    DD - Cancelo, Cedric, N. Semedo, R. Pereira
    DC - Pepe, R. Dias, Neto, P. Mendes, R. Vezo, Rolando, D. Leite
    DE - Guerreiro, M. Rui, Antunes, R. Vinagre
    MD - Danilo, William
    MC - Bernardo, Pizzi, R. Neves, B. Fernandes, Adrien, Gedson, André Gomes, João Mário, S. Oliveira, R. Sanches
    EXT - Bruma, Rony, Diogo Jota, G. Guedes, Gelson, Quaresma, Nani
    AV - Ronaldo, André Silva
    RN
    Jogo
    2018-09-11 09h48m por RN123
    Boa vitória da Seleção Portuguesa na estreia na Liga das Nações.
    É uma pena continuarmos a pecar na finalização, criamos sempre muitas oportunidades mas no momento de colocar a bola na baliza falhamos. . .
    Se Cristiano Ronaldo tivesse jogado, tínhamos pelo menos marcado mais um golo. . .
    Em relação à equipa italiana, vê-se que estão longe de serem considerados "bichos-papões". . .
    A quantidade de passes mal executados pela "Squadra Azzurra" é algo inacreditável. . .
    TA
    gprof
    2018-09-11 09h09m por Tantoscasos
    Em resposta à tua pergunta, o sorteio da fase de grupos para a Qualificação realiza-se dia 2 de dezembro de 2018.
    BA
    Não sei se concordo com
    2018-09-11 08h11m por baskinhu
    "Mesmo a perder, a Squadra Azzurra foi incapaz de causar calafrios à defensiva portuguesa". . . Fui o único a sentir tais calafrios com tanto cabeceamento italiano na área?
    SO
    FIFAforever
    2018-09-11 02h05m por sofintas
    Fica bonito, roça o emocionante a frase "eu fiquei feliz pelo meu país ter ganho", mas - e perdoa-me se estiver a ser injusto - tenho muitas dúvidas disso (para não dizer proximidade de certeza do contrário). CR está acima de tudo. E todos os momentos (e acontecimentos) têm de ser para lhe acrescentar valor. Esmiuçando cada coisita, por mais insignificante e de leitura errada que possa ser. Sempre.
    Portugal Italia
    2018-09-11 01h30m por moreno07
    Gostei da exibição da maioria da equipa, temos é que melhorar a nossa finalização e falta-nos encontrar algum PL que marque mais golos e falta-nos 1 futebol mais direto, raramente vejo cabeceamentos e cruzamentos nesta seleçáo. . E temos que ganhar (o que por si só já é raro) por mais que 1 golo!!
    Os melhores para min pepe, cancelo e o resto da defesa.
    SO
    FIFAforever
    2018-09-10 22h47m por sofintas
    Estás com "azar". Bons resultados e melhores exibições.
    *
    2018-09-10 22h25m por PedroFCP_RockNRoll
    E André Silva pelo golo mas nada mais que isso.
    Portugal
    2018-09-10 22h24m por PedroFCP_RockNRoll
    Gostei da exibição no geral, destaco o Cancelo, Pepe (imperial como sempre e hoje foi o melhor em campo na minha opinião), Mário Rui pela capacidade ofensiva porque a defender é mesmo um buraco e Bruma dos nossos extremos é o que traz mais velocidade ao jogo coisa que precisamos e coisa que o Bernardo não é (extremo puro) e também destaco o William e Rúben Neves que me pareceram funcionar bem lado a lado, o primeiro falhou alguns passes mas no geral até nem esteve mal e o Rúben excelente nos...ler comentário completo »
    Portugal
    2018-09-10 22h19m por petitor
    Gostei muito da nossa selecção, gostei de William e Ruben neves, principalmente william surpreendeu-me esta num campeonato melhor certamente vai evoluir, o Rui Patricio tambem tem estado muito bem em Inglaterra, Cancelo tambem muito bem, não sabia que estava um jogador tão bom, Mario Rui confesso que nunca tinha visto muito bem e gostei, faltou Ronaldo no lugar de Bruma, e Rony Lopes a extremo direito com Bernardo a 10 e ficamos com uma optima selecção

    Rui Patricio
    ...ler comentário completo »
    Portugal 1-0 Itália
    2018-09-10 22h17m por RQ7T
    Vitória justa, fomos a equipa mais dominadora e a que mais que fez por ganhar. Até aos 60 minutos fomos tendo o controlo do jogo e opurtunidades para marcar mais do que um contra uma equipa que nesse período procurou defender com muitos e depois no ataque colocar muitos na área. Depois dos 60 minutos a Itália tentou adormecer o jogo para depois nos tentar surpreender o que acabou por não acontecer.
    Na seleção portuguesa destaco o Pepe(outra vez melhor em campo), o Cancelo, o Mario Rui...ler comentário completo »
    Mancini
    2018-09-10 22h14m por iSMURF4
    Se calhar está a pensar que o problema é o Balotelli ou o PL. . . como é que querem que uma equipa funcione se não existe um meio campo? lol. . . a única coisa que se safa são os GR's e os centrais e mais um ou outro jogador de resto. . .


    Quanto a Portugal, vejo muita gente a criticar o Bruma mas ele é dos poucos que traz alguma velocidade e imprevisibilidade ao jogo, faltava-nos um extremo rápido coisa que Bernardo NÃO É! (um extremo)

    De resto William ...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVCxARO em direto!
    Já há onze do FC Arouca: Thiago Rodrigues, Bogdan Milovanov, Matías Rocha, Javi Montero, Weverson Costa, Pedro Santos, David Simão, Jason Remeseiro, Cristo González, Morlaye Sylla, Rafa Mujica ...