placardpt
    X
    Portugal perde com a Roménia

    Tudo complicado e uma lição para o futuro

    A equipa de Rui Jorge deixou de depender de si, depois de ter perdido de forma surpreendente contra a Roménia. Um jogo onde Portugal se fiou cedo que a vitória era uma questão de tempo, tendo cometido erros que custaram caro. Os romenos acabaram com dois expulsos e muito sofrimento, até porque a seleção nacional dispôs de um penálti nos descontos para poder empatar, só que não foi capaz de o fazer.

    Aquela dificuldade habitual...

    ... Meter a bola dentro da baliza. Ou, mais sucintamente, finalização. Foi essencialmente isso que falhou para que, ao intervalo, o jogo ainda estivesse em branco. Uma seleção portuguesa claramente com mais qualidade que o adversário, embora também a apanhar alguns sustos pelo meio.

    Na primeira versão 2018/2019, embora a meio do apuramento, Rui Jorge quis João Félix e Heriberto de início, o que fazia sentido, abdicando de Diogo Gonçalves, que não tem jogado com frequência no Nottingham Forest, o que também fazia sentido. Só que Diogo Gonçalves, para além de um conhecido entendimento com Diogo Jota, é o melhor marcador luso nesta fase de qualificação, pelo que, coincidência ou não, a grande dificuldade lusa foi a finalizar.

    Heriberto não foi feliz na finalização ©Vítor Parente / Kapta+
    Boas jogadas, vários desenhos bem feitos, fluidez de jogo (melhor à esquerda e pelo meio do que pela direita) e inúmeros momentos em que a organização romena não foi capaz de acompanhar a dinâmica portuguesa. Porém, a desinspiração foi global na hora do remate e assim se explica tamanho desperdício.

    Bem mais lenta nos processos, a seleção romena conseguiu também criar algum perigo, apostando em bolas diretas para as costas da defesa portuguesa e obrigando Joel Pereira a mostrar-se em bom nível.

    O ascendente foi, contudo, português, pese embora se tenham notado algumas lacunas também na circulação e nas combinações. Pepê nem sempre foi ágil o suficiente, Fernando Fonseca pagou a fatura de ter poucos minutos de competição e Stephen Eustáquio também esteve um pouco abaixo do esperado. Tudo aspetos que ajudam a explicar o nulo ao intervalo, embora o principal tenha sido o tal da falta de pontaria ou de convicção, até porque houve também um bom guarda-redes do outro lado.

    Estava mau, ficou muito pior

    Rui Jorge percebeu parte do problema e tentou resolver com dinâmica na frente. Tirou Eustáquio e meteu João Filipe para atuar como interior direito no meio-campo. Só que, com menos floreados e mais objetividade, foi a Roménia a marcar, logo a abrir a segunda parte.

    Pepê esteve pouco apoiado ©Vítor Parente / Kapta+
    E, antes que a turma lusa tentasse reagir, os romenos aproveitaram um claro défice de organização e de equilíbrio (Carvalho, João Filipe, Félix, Diogo Jota e Heriberto colavam-se ao último terço) e ampliaram para 0x2, criando ainda mais surpresa.

    Houve, depois, espaço para que a ansiedade e a desconfiança impedissem uma verdadeira reação. Passes falhados, cruzamentos mal medidos, desentendimentos nas triangulações e um exagero de bolas para a área onde Diogo Jota, que não é ponta de lança, facilmente era presa do maior poderio dos romenos.

    Para agravar, o anti-jogo da equipa visitante tirou o pouco discernimento ainda existente, tirando também ritmo ao jogo. Com João Carvalho desaparecido, João Félix foi quem baixou para pegar no jogo, só que, se na primeira parte a falha era a finalização, na segunda foi a incapacidade para criar oportunidades, o que nem a expulsão de um romeno, a 20 minutos do fim, contrariou.

    AInda deu para marcar, numa bola parada, e para ver mais uma expulsão na Roménia, que acabou com nove e muito sofrimento, num jogo que teve um penálti nos descontos a poder corrigir o mal que Portugal tinha feito. Só que Radu defendeu e segurou os três pontos.

    U Sexta, 07 Setembro 2018 - 19:15
    Estádio Capital do Móvel
    1-2
    João Carvalho 84'
    Alexandru Cicăldău 52'
    Andrei Ivan 58'
    Estádio Capital do Móvel
    Estádio Capital do Móvel
    Portugal
    Paços de Ferreira
    Lotação8 076
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1973
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo 8
    Lances Capitais
    52´
    GOLO Roménia!
    Alexandru Cic?ld?u marca
    Alexandru Cic?ld?u marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    58´
    GOLO Roménia!
    Andrei Ivan marca
    Andrei Ivan marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    84´
    GOLO Portugal!
    João Carvalho marca
    João Carvalho marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)
    90´
    +10
    João Carvalho (Portugal) falha a grande penalidade! Radu a defender
    A Chave
    Precipitação pós-intervalo: Na primeira parte deu para perceber que Portugal era melhor, mas também que a Roménia significava perigos. Rui Jorge mexeu com o intuito de ganhar, só que a equipa descompensou-se e permitiu facilmente dois golos.
    O Árbitro
    Pouco mais podia fazer para contrariar o anti-jogo da Roménia. Expulsou bem dois jogadores, deu 9 minutos de compensação (não era para menos) e foi globalmente feliz nas decisões que tomou. Nomeadamente quando Diogo Gonçalves forçou a queda na área, já nos descontos. Muito boa arbitragem.
    O Melhor
    Radu
    Uma exibição para guardar no álbum da sua ainda curta carreira. O guarda-redes romeno defendeu quase tudo, foi o grito e a voz de comando da sua equipa e culminou com um penálti travado a João Carvalho. Memorável!
    O Pior
    Incapacidade para finalizar
    Claro que falta um homem de área a Portugal nestas situações de aperto, mas o problema foi bem mais abrangente. Foram várias as oportunidades, inúmeras as bolas lançadas para a área e quase nada de aproveitamento.
    Forma
    Portugal
    2018/2019
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G
    Roménia
    2018/2019
    0J
    0V
    0E
    0D
    0-0G

    Fotografias(16)

    Portugal x Roménia Sub 21
    Portugal x Roménia Sub 21
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    ROMÉNIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Creed
    2018-09-08 22h54m por PedroFCP_RockNRoll
    Ou seja basicamente estás a querer dizer que nenhum serve mas os vossos já.

    Sobre esses nomes por enquanto Baro não é superior a João Carvalho mas também ainda só tem 18 anos e esta é apenas a sua primeira época completa na B, quanto a Rui Pires acho que é superior ao Pepe mas lá está como dizes não tem experiência na 1a liga muito porque como já foi dito o Porto deixou-o sempre ficar pela B estagnando a sua evolução como já fez com jogadores como Graça, Francisco Ramos ou Pods...ler comentário completo »
    RI
    preparem-se
    2018-09-08 21h02m por Ricardo_Gomes
    o pior ainda esta para ver, como os do meu clube dizem, tuga=manco
    SA
    JAOF
    2018-09-08 20h57m por Saraiva313
    Eu acompanho as selecções jovens e as formações, e honestamente, muitos do que tu dizes não seriam grandes opções. Os diogos vão acabar por ter o seu lugar (algo naturalmente) nesta selecção, mas jogadores como o queta, o mata, e o joao costa nao vem acrescentar nada. O Bessa também não. Se quiseres tirar o Yuri (não sei porquê, mas pronto), mais vale dar uma oportunidade ao Vinagre (que tem um potencial tremendo). Rui Pedro não tem feito nada, infelizmente, porque pensei que ia ser...ler comentário completo »
    Sub21
    2018-09-08 20h55m por CreedEinsteinBratton
    Como já disse, critiquem à vontade mas sugiram alternativas.
    É que é evidente que a causa das críticas é serem do SL Benfica e não serem banais (e alguns são).

    Mesmo nesta geração de 97 que desiludiu vai-se ver quem chegará mais longe. Onde chegarão os de cada formação.
    E isto nem devia ser importante! O importante devia ser a Seleção!
    tiagojml00
    2018-09-08 20h50m por CreedEinsteinBratton
    O Bragança é muito bom jogador mas não chegou ao patamar sub21 ainda. Primeiro tem de pegar nos sub20 e nem isso fez por enquanto pois até foi preterido pelo Pina ou Miguel Luís (mais 8 e jogador mediano) por exemplo.
    Não falo do florentino pois são jogadores que, apesar de ambos serem 6 (o Bragança pode fazer 8 e até 10), são compatíveis e podem ser opção os 2. Mesmo assim, o Florentino já tem mais provas dadas e outro andamento.
    JAOF
    2018-09-08 20h42m por CreedEinsteinBratton
    Está aí a prova. Desses jogadores todos, os melhores são dos sub19 e eu comentei ontem que não era de descartar esse queimar etapas mas também se percebe que não se faça tal. Depois está para aí muito cepo mas há que atirar a ver se cola. O Mata sentava quem? Ele a DE no FC Porto B não joga. O titular até está a jogar agora. . . pela Moldávia!
    Paulo Alves? Lol
    O Rui Pires já expliquei, não tem experiência de 1ªliga sequer. Mais depressa ia o Florentino.
    Rui Pedro? P...ler comentário completo »
    TI
    Creed
    2018-09-08 20h18m por tiagojml00
    So um jogador para o meio campo que seria titularissimo na selecção. Daniel Bragança
    JAOF
    2018-09-08 19h47m por CreedEinsteinBratton
    Agora mostre do Sporting e do FC Porto e apresente alternativas mais viáveis.
    BR
    Portugal sub 21
    2018-09-08 17h54m por Briosa_Amor
    Ao menos se Portugal for eliminado vai estar na máxima força para o mundial de sub-20 a 23 de Maio e ser um candidato muito sério à vitória. Senão os sub-21 iam absorver uma boa parte dos jogadores de sub-19/20 para o euro.
    ispeak
    2018-09-08 16h27m por maninblue
    Saber ler não é só conhecer as letras e juntá-las!
    Há que saber interpretar aquilo que foi escrito!
    Naturalmente que na tua iluminada cabeça, o João Félix é uma estrela pois fez 45 minutos em jogos oficiais, o Yuri também pois treina com o plantel no Seixal e o Ferro, que fez dupla numa equipa que quase desceu ao CP, com o Rubén Vale Tudo Dias, outra estrela da companhia.
    Se o Fernando Fonseca, ontem ainda foi pior que o normal, fosse do SLB, era o melhor lateral do...ler comentário completo »
    da_ni82
    2018-09-08 14h24m por CreedEinsteinBratton
    Quando é preciso sair o Rúben Ribeiro (que saiu em janeiro) para se afirmar totalmente está tudo dito acerca do Geraldes.
    Eu disse em 2 comentários que o Vinagre devia ir aos sub21, tem de ler com mais atenção.
    E Nuno Tavares é superior ao Bessa na minha opinião mas não vou por aí.
    Faz sentido o Pêpê estar à frente do Rui Pires, basta comparar com as provas de cada um na 1ªliga.
    Pouca vergonha
    2018-09-08 13h22m por maninblue
    Se o Diogo Leite, era para não jogar, mais valia ter ficado no FCP. O SC está a trabalhar sem nenhum central da equipa principal.
    Se foi convocado, tem que jogar.
    Quantos têm metade dos minutos que ele tem numa primeira equipa e mais num clube grande?
    Quantos já disputaram em campo um título no escalão sénior?
    Quantos jogam ao lado de campeões do mundo?
    Só vejo motivos para o Diogo Leite ser titular, a começar pela qualidade.
    Hoje devia acordar...ler comentário completo »
    SA
    RN123
    2018-09-08 13h07m por Saraiva313
    Vai depender do próximo jogo entre a Bósnia e a Roménia, na terça. Se a Bósnia ganhar voltamos a depender de nos próprios. Se a Roménia ganhar podemos tentar um lugar no playoff. Em caso de empate, estamos fod. . . . haha
    RN
    Portugal Sub-21
    2018-09-08 12h37m por RN123
    Que pena esta derrota!
    Assim fica mais difícil o apuramento para a fase final do EURO 2019. . .
    Seleções
    2018-09-08 11h11m por TheFCPorto
    Nem falo tanto desta dos sub 21 que os jogadores que estão, têm qualidade. Agora vejam as seleções do Emílio Peixe. . . O homem não tem resultados e as suas convocatórias são sempre 80% encarnadas, mesmo que tenha sido outra equipa a campeã desse escalão.
    UR
    É preciso denúncias anónimas?
    2018-09-08 11h03m por URSO
    Mas será mesmo preciso uma denúncia anónima para que alguém resolva ir investigar o que é que se passa na federação portuguesa de futebol!?
    É que é tão óbvio, tão evidente, a pouca-vergonha é tanta que só um cego não consegue ver que há favorecimentos claríssimos nas convocatórias!
    Sub-21
    2018-09-08 10h47m por PedroFCP_RockNRoll
    Eu quero sempre ganhar mas enquanto for esta seleção que só serve para valorizar estes pseudo-craques do Mendes não tenho pena nenhuma. Félix (é bom jogador mas até agora ainda não mostrou nada de especial, acho o Jota mais completo), Diogo Jota, Gonçalves, João Carvalho, Heriberto, Yuri, Pêpê, etc. e depois Diogo Leite para pôr o Ferro a titular é de rebolar a rir desde 5º andar. Ainda por cima Rui Jorge em relação aos outros selecionadores dos outros escalões parecia-me ser mais imp...ler comentário completo »
    MT
    Não há milagres
    2018-09-08 10h46m por MtoChato
    Desde há uns anos para cá o objetivo das selecções jovens de Portugal deixou de ser promover jovens com qualidade para passar a ser valorizar jogar jovens de um certo clube e que pertencem a certos empresários

    Mas é que isto acontece nos sub-21, nos sub-20, nos sub-19, e nos sub-17.
    Chega a ser tão descarado que só não vê quem não quer (e sim, há muita gente que consegue fingir que isto não é verdade).

    Mais cedo ou mais tarde era inevitável que a coisa ...ler comentário completo »
    Correçao*
    2018-09-08 10h19m por TheFCPorto
    "Benfica B perde com seleção romena". Diogo Leite no banco para aquela amostra de central é de rir às gargalhadas. João Félix ainda não vi nada de especial. Jota é muito mais craque que o Félix. Ponta de lança? Não há 1 nos convocados. Diogo Jota é um jogador tão banal. . . Trapalhão, não sabe receber uma bola, só tenta ultrapassar os adversários através da velocidade porque não sabe fintar, e toma péssimas decisões no último terço. Traoré vai-lhe tirar o lugar no Wolves.
    tudo dito.
    2018-09-08 08h24m por RajaCasablanca
    o 0-2 explica tudo. . .

    equipa rasgada pelo meio, tudo a olhar, nem sequer uma falta.

    pepe rodrigues e joão carvalho são uma vergonha, defender não é com eles, só bolinha no pé-
    Gestifute
    2018-09-08 08h11m por maninblue
    Continua a vergonha nas seleções nacionais!
    As seleções apenas têm servido para dar internacionalizações a jogadores do JM, é uma incoerência e uma vergonha.

    Como é possível que o tratamento seja tão diferenciado? Um jovem com muita qualidade, mas que ainda não provou nada, do SLB vai à seleção principal e um outro do FCP em condições similares, nem titular na sub-21 é?, Isto é uma falta de coerência e de vergonha na cara.
    Depois vêm com argumentos falaciosos,...ler comentário completo »
    TI
    Dúvida
    2018-09-08 01h57m por tiagojml00
    Já não se convocam jogadores com 23 anos? É uma dúvida que tenho se alguém poder esclarecer agradecia
    Tarik10
    2018-09-08 00h46m por CreedEinsteinBratton
    Acha que ele tem peso a esse nível? Em TODAS as seleções?
    Ele só lá está pelo tacho como tantos outros. . .

    Óbvio que o SL Benfica forma cepos mas a qualidade no geral tem vindo a ser comprovada pelo desenrolar das carreiras dos miúdos.
    Eu cheguei a ler que o Iuri Medeiros não devia nada ao Bernardo Silva! Li aqui! Que o Geraldes é um craque e nem convocado é num clube médio alemão, nem indiscutível foi no Rio Ave com 23 anos. Que o João Graça era o novo Deco! O...ler comentário completo »
    PALHAÇADA!!!!
    2018-09-08 00h22m por flipflap
    fui ver o jogo e posso dizer que esta seleçao nao joga ponta ! bolas sempre atras quando estavamos a perder , passes fracos (para nao falar na finalizaçao) , que vergonha! COM ESTES CEPOS PERDER? e no final os romenos ainda provocaram o publico ! JOGUEM A BOLA
    Seleção sub21
    2018-09-08 00h08m por CreedEinsteinBratton
    Para além do selecionador medíocre (e sempre o foi) há alguns jogadores medianos por ali.
    Fonseca chega a dar pena de tão fraco que é, Leite tem de ser titular (manteria Ferro pois é superior ao Jorge apesar de ter estado mal hoje), Vinagre é melhor que Yuri e Amaral (e daí vem o meu medo de o Yuri ser a alternativa ao Grimaldo), Florentino é melhor que Pêpê (que não é tão horrível como foi hoje), Eustáquio jogou fora de posição, João Filipe entrar para interior devia dar rescisão p...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    Rubrica Diária de Ricardo Brito Reis
    A NBA é uma modalidade diária, onde todos os dias as coisas mudam e há novidades. Para responder a isso, o zerozero tem o prazer de se associar a Ricardo Brito Reis, que nos vai ...