placardpt
    Benfica passa na Grécia depois do susto

    Ufff! É de Champions

    Esteve tremido, bem tremido, mas acabou com selo de classe. O Benfica foi à Grécia corrigir o resultado da primeira-mão, ainda sofreu um bocado, mas demonstrou maior experiência, traquejo e qualidade. O suficiente para seguir para a fase de grupos e para encher os cofres.

    Jardel deu o mote de cabeça, Salvio bisou de penálti e Pizzi fez mais um neste início de época goleador e assim o Benfica passou da derrota à goleada.

    Que grande susto!

    Não pense, caro leitor, que o 1x0 foi fruto do acaso e que os primeiros 19 minutos não tiveram o resultado merecido. Houve muito má entrada do Benfica, escaldado com bola, ansioso e desconcentrado - veja-se a passividade no lance do golo, um livre que resultou em três passes de primeira até Prijovic encostar.

    E, não sabendo se houve real influência ou não, a equipa pareceu algo afetada pelo ambiente que Rui Vitória fez questão de desvalorizar. Foi, portanto, um péssimo arranque da águia, sobretudo porque houve um comprometimento coletivo notável por parte do conjunto grego.

    Resposta do capitão

    Se foram 19 minutos de grande preocupação na alma benfiquista, bem mais temperadas ficaram as emoções quando, contra a corrente do jogo, Jardel se elevou muito bem após um canto de Pizzi e cabeceou para o empate. Uma dose de água fria no escaldante Toumba e uma injeção de confiança para a equipa de Rui Vitória.

    E rapidamente o cenário mudou. Pouco depois, um erro infantil do guarda-redes do PAOK permitiu a Salvio dispor de uma grande penalidade. Se dúvidas existiam de que os deuses estavam com o Benfica, essas dissiparam-se no remate do argentino, a bater no poste e na malha lateral oposta.

    Tudo mudou. Ficaram à vista os problemas do PAOK, uma equipa individualmente muito inferior aos encarnados e com a menor experiência a traduzir-se em vários erros muito bem aproveitados pelo conjunto português.

    Sim, porque as falhas do adversário não se devem excluir da boa capacidade encarnada de as aproveitar. Exemplo perfeito foi o terceiro golo, num excelente movimento pelo corredor esquerdo com toques rápidos, velocidade e muita capacidade de decisão. Ou no quarto golo, já na segunda parte, após penálti incompreensível de Varela, a agarrar Jardel até à queda.

    50 minutos de jogo e o 1x4 sugeria que estava tudo resolvido.

    Temperaturas diferentes

    No que faltou jogar, o Benfica esteve sempre mais confortável. Ainda assim, a equipa de Rui Vitória foi pouco capaz de dar boa sequência a vários lances de contra-ataque onde podia avolumar ainda mais o resultado.

    Nesse período, é justo dizê-lo, foi o PAOK quem esteve mais próximo do golo, só que o desacerto e um belo Odysseas mantiveram o resultado num 1x4 muito saboroso (e endinheirado) para as águias.

    Foi, acima de tudo, um Benfica de cabeça fria e um PAOK de cabeça quente, a acabar reduzido a 10.

    U Quarta, 29 Agosto 2018 - 20:00
    Toumba
    Felix Brych
    1-4
    Aleksandar Prijovic 13'
    Jardel 20'
    Toto Salvio 26' (g.p.) 49' (g.p.)
    Pizzi 39'
    Toumba
    Toumba
    Grécia
    Thessaloniki
    Lotação28 701
    Medidas106x71
    Inauguração1959
    FasePlay-Off
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    13´
    GOLO PAOK!
    Aleksandar Prijovic marca
    Aleksandar Prijovic marca o seu 4º golo na prova (6 jogos)
    20´
    GOLO Benfica!
    Jardel marca
    Jardel marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    26´
    GOLO Benfica
    Toto Salvio marca de grande penalidade!
    Toto Salvio marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    39´
    GOLO Benfica!
    Pizzi marca
    Pizzi marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    49´
    GOLO Benfica
    Toto Salvio marca de grande penalidade!
    Toto Salvio marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    A Chave
    Cabeçada de Jardel: mais do que o movimento e o sucesso do lance, foi aquilo que trouxe a um Benfica que estava à deriva. A ansiedade deu lugar à confiança, o receio transformou-se em coragem para defrontar um adversário que depois foi dando brindes.
    O Árbitro
    Arbitragem acertada de Felix Brych. Não há dúvidas nas duas grandes penalidades nem na expulsão de Léo Matos, portanto a nota é positiva, ainda que com uma ou outra decisão menos acertada, se bem que sem influência no resultado.
    O Melhor
    Maturidade benfiquista
    Claramente sobressaiu, num jogo onde era imperial saber gerir. Muito astuto a explorar as fragilidades da equipa grega, onde a maior prova está na forma como as grandes penalidades foram conseguidas, o Benfica foi demonstrando maior traquejo para um jogo de tudo ou nada. E foi feliz.
    O Pior
    Falta de cabeça fria dos gregos
    Impressionante a forma como a equipa do PAOK se descoordenou a seguir ao primeiro golo sofrido, que apenas significava a igualdade na eliminatória. A partir daí, foram 70 minutos com muita falta de lucidez, espalhada na abordagem do guarda-redes no lance do penálti e também nas atitudes de Léo Matos (expulso) e de Pelkas (perto disso).
    Forma
    PAOK
    2018/2019
    7J
    4V
    2E
    1D
    11-8G
    Benfica
    2018/2019
    7J
    4V
    3E
    0D
    13-6G
    Sabia que...by playmaker stats
    Benfica está presente na fase de grupos da Champions pela 9.ª época consecutiva. Apenas Real Madrid, Barcelona e Bayern têm, atualmente, um registo igual (9+ épocas consecutivas)
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAOK
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RN
    Jogo
    2018-08-30 16h05m por RN123
    Grande jogo!
    Está de volta o verdadeiro Benfica.
    ZH
    ispeakwiththetr ue
    2018-08-30 15h12m por zhar
    Sim era melhor ontem ter jogado o boneco do ferreyra que alem de passar os jogos a andar estraga as jogadas todas de ataque. . . podia ser que em vez o benfica estivesse no sorteio da uefa em vez da champions. . . o seferovic fez grande jogo ontem ate aguentar a nivel fisico. . . ja o ferreyra realmente aguenta o jogo todo. . . a fazer o que ele faz tambem eu aguentava. . . . ja agora essa historia de meter o 2º avançado é gira. . . quando a um ano mudaram o 442 quando o sefe andava a marca...ler comentário completo »
    ZH
    ispeakwiththetr ue
    2018-08-30 12h48m por zhar
    Sim. . . é isso. . é bom é um avançado que marcou nao sei quantos golos no clube anterior mas que vem para ca e passa os jogos a andar , nao domina uma bola , faz remates que parece nem ter almoçado , fica estatico na area e muitas vezes com posicionamento horrivel. . . . o seferovic ontem dominou as tais bolas lançadas para ele quanto estava sozinho , ajudava a fazer pressao , arrastava os defesas (no 3º golo arrastou 2 que permitiu ao pizzi ficar sozinho) . . . fez jogar a equipa. . ....ler comentário completo »
    Finalmente!
    2018-08-30 08h43m por Slbarbosa
    Finalmente!
    As bolas entraram.

    Finalmente!
    O Benfica mostrou que este ano aponta a mira mais alto.

    Finalmente!
    Gostei de ver o Benfica jogar.

    Apesar dos 10mins iniciais (em que lhes chamei todos os nomes e mais alguns) em que o Benfica começou o jogo adormecido e desconcentrado, conseguiram ter uma reacção de quem realmente queria estar presente na Liga dos Campeões.

    Agora, segue-se o Sorteio e o Campeonato.
    MA
    Jogo
    2018-08-30 08h15m por manso98afl
    Felizmente que aqueles 20 minutos iniciais foram apenas um "susto" e que acabou por correr bem para o nosso lado se bem que aqueles penaltis eram completamente escusados. A aposta inicial no Seferovic surpreendeu-me mas depois do que vi antes ele titular que o Ferreyra, Félix tem que ter mais minutos e Fejsa ontem esteve péssimo principalmente no golo do PAOK e Cervi dos melhores em campo só é pena não jogar sempre assim.

    Quanto ao sorteio venha o diabo e escolha!
    SL
    Grande benfica
    2018-08-30 05h48m por sl2000carvalho
    Comecamos muito Mal nos primeiros 20, 25 minuto. Mas depois aquele golo do jardel apareceu do nada e deu nos a confianca que precisavamos. E a partir dai dominamos o jogo. vlachodimos teve bastante bem. Grimaldo 3 cervi Sao Uma dupla Incrivel. Seferovic sempre foi Melhor do que o Ferreyra. Salvio faz muita falta e pizzi e gedson estao a ter um inicio de epoca fantastico. Fizemos o que deviamos ter feito a Semana passada. . golear. se bem que foi mais que a nossa obrigacao este paok e equi...ler comentário completo »
    AZ
    Parabens, benfiquistas
    2018-08-30 04h29m por azulado
    Foi preocupante no principio, mas bem, , , , la' conseguiram controlar o jogo e a eliminatoria.
    Mas tambem, se nao passavam frente aqueles cepos gregos, era uma vergonha.
    43 MILHÕES PARA O SLB
    2018-08-30 04h15m por SLBabe
    Para os outros que passam a vida a aziar e a mandar veneno, tomem Rennie e metam muito gelo!
    SO
    Schmeichel
    2018-08-30 01h35m por sofintas
    Por acaso, sempre me diverti ao ver os jogadores a falar na terceira pessoa. Jardel, que até não acho mau tipo, parece-me que foi pioneiro.
    SO
    Schmeichel
    2018-08-30 01h31m por sofintas
    Para poupar tempo, essencialmente (a maior parte das vezes, exclusivamente) isso, como, aliás, poderás depreender do contexto em que esses comentários se inserem. Não têm a "caracteriologia" que tu estarás a querer dar-lhes. (mas isso é contigo, talvez não possa fazer muito, tirando este esclarecimento).

    Poderei, apenas, fazê-los com outro objectivo, em determinadas situações muito específicas, designadamente alguns desafios (cordiais e lúdicos) que vou tendo com um ...ler comentário completo »
    SO
    ADrDEMIC
    2018-08-30 01h14m por sofintas
    Isto das "facas afiadas" não é para ti. Sei que não o aprecias, mas não és de "afiar facas" para rasgar.
    SO
    Número de comentários
    2018-08-30 01h10m por sofintas
    Reduzido. Isto foi uma chatice. . . ! Estavam tantos com as "facas afiadas" para Rui Vitória(s) - até para o "decapitar, para pedirem a cabeça dele" - e tiveram que as guardar para outra altura.

    Se o Benfica tem sido eliminado, o número de comentários iria no dobro, pelo menos.
    sofintas
    2018-08-30 01h06m por ADrDEIMC1986
    Entendo perfeitamente. São questões que necessitam mesmo uma conversa mais abrangente.

    Até uma próxima. :)
    SO
    ispeak
    2018-08-30 01h04m por sofintas
    Sim, JJ teve grandes plantéis, o melhor português em cinco das seis épocas. Só jogou grande futebol na primeira e só venceu campeonato em três (tinha obrigação de mais com o que lhe foi dado). E passou apenas uma vez a fase de grupos.
    SO
    ADrDEMIC
    2018-08-30 00h54m por sofintas
    Amigo,

    O meu último comentário foi escrito sem ler o teu último. xD

    Um dia, com tempo, conversamos mais sobre Rui Vitória e sobre modelos, tácticas e estética(s) do futebol.

    Até à próxima. :)
    SO
    ADrDEMIC
    2018-08-30 00h50m por sofintas
    Claro que sim. . . :)

    Eu não adoro o actual Benfica. Mas também te digo que, de momento, não há nenhuma equipa que me encha as medidas (ainda assim, o Real com o Isco e o Kroos no meio, e com simetria, como contra o Girona, é quem mais me faz desfrutar).

    Mas também só gostei muito do Benfica de JJ na primeira época.

    O Sporting dele foi, na maioria dos jogos, entediante.
    SA
    Benfica
    2018-08-30 00h48m por Saraiva313
    Parabéns pela passagem. Antes de mais não sou benfiquista, mas sinto que o Rui Vitoria leva com algumas criticas injustificadas. Achei que tendo em conta as circunstancias a equipa apresentou-se bastante bem hoje. Alias esta época o Benfica tem jogado um futebol interessante. Ou talvez eu nao seja assim tão exigente ahha
    Mas falando sobre o jogo, gosto muito de Gedson, mas nao sinto que foi o seu melhor jogo. O motor e a dinamica estão sempre lá, mas nao acho que foi muito assert...ler comentário completo »
    sofintas
    2018-08-30 00h46m por ADrDEIMC1986
    Entendo os teus pontos de vista, e percebo perfeitamente o que dizes (nesse teu segundo comentário). Todos gostamos de bom futebol, mas (e não falo de ti) há muitos que advogam o bom futebol mas depois vêm para cá defender treinadores que em nada são apologistas disso mesmo. Mas isso são incoerências que os mais atentos percebem à distância. Já te vi defender coisas muito interessantes, mas nisto do Rui Vitória penso que iremos discordar até ao fim dos nossos dias xD. Respeito, como sem...ler comentário completo »
    Jogo
    2018-08-30 00h42m por Rubro_Negros
    Grande jogo excelente passagem. O paok não é uma grande equipa e só não foi goleado na semana passada graças à ineficácia do Benfica.
    Hoje a jogar metade marca mais. Muito bem.

    Seferovic tem de ser titular em vez de Ferreyra durante uns tempos.

    João Félix tem de ter minutos.

    Resume do jogo.
    Paok maior e erros do Benfica. Golo paok.
    Contra a maré golo do Benfica e apartir daí só dá Benfica e erros do paok. Penaltis desnecessários e óbvios.

    Excelente passagem.

    CARREGA BENFICA
    sofintas
    2018-08-30 00h41m por ADrDEIMC1986
    Amigo, eu sei que gostas de bom futebol, não é isso que está em questão. Mas é como dizes, o que é bom para ti pode não ser para mim. Tudo muito subjetivo.
    Parabéns
    2018-08-30 00h40m por jfs79
    Ao SLB pelo resultado e pelo excelente jogo que fez!
    SO
    ADrDEMIC
    2018-08-30 00h36m por sofintas
    Para te dar uma breve ideia do que eu gosto, coloco aqui parte de um comentário de ontem, na notícia sobre Real Madrid e Lopetégui, em conversa com o user WeAreUnited.




    Kroos dava para ser 10 playmaker à antiga. Como Zidane, Rui Costa, Platini, Valdo. . . Só ele e o seis. Um extremo-direito e um extremo-esquerdo (podes chamar, como outrora, médio-direito e médio-esquerdo - mas bem abertos, junto à lateral com bola). Um "segundo-avançado JVP,...ler comentário completo »
    DI
    Ispeakwiththetr ue
    2018-08-30 00h27m por DiMagia93
    O RV está a fazer um bom trabalho, vai dando minutos a todos progressivamente.
    O Zivko neste jogo tinha de entrar porque tem vindo a ser opção e tem estado relativamente bem, já o Rafa tem tido menos minutos mas vai sendo utilizado.
    O Seferović o ano passado perdeu a forma física, engordou imenso, este ano está melhor, mas sim é o nosso 4° avançado.
    O Jonas está a acusar a idade, e esta lesão fê-lo parar muito tempo e até voltar a ser titular vai ter uma long...ler comentário completo »
    SO
    ADrDEMIC
    2018-08-30 00h25m por sofintas
    Caríssimo,

    Acho que depreendes dos meus comentários (até sem ser do Benfica) que eu gosto de bom futebol, e do bonito. Mas, mesmo no tipo de beleza, há gostos diferentes, como é óbvio. :)
    FR
    DiMagia93
    2018-08-30 00h16m por Fragha
    Touché.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Tema do Dia
    com video
    Dia decisivo no Dragão
    No dia 27 de abril, o FC Porto vai a votos e há quatro listas candidatas: três para a Direção, Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Disciplinar e Conselho Superior, e uma ...