placardpt
    Vitória com reviravolta épica no Dragão

    Lesões, golões e uma golpada à fuga do dragão

    Começou difícil, pareceu ficar fácil, acabou em pesadelo para o FC Porto. Pareceu mais do mesmo, mas afinal era uma incrível e histórica vitória a que estava reservada para a equipa de Luís Castro. De 2x0 para 2x3, os vimaranenses saíram do Dragão com os primeiros pontos da época e esvaziaram o balão à mercê do FC Porto para voar para a liderança.

    E tudo a lesão quase levava

    Estava difícil, a tornar-se complicado, a ficar apertado. Ainda era primeira parte, mas Sérgio Conceição já tinha Marega (regressou, mas ficou no banco), Corona e Óliver a aquecer, tudo porque furar a organização de um Vitória SC a querer mudar o destino não estava a ser uma tarefa concluída com êxito.

    Já tinha passado mais de meia hora, de domínio portista, mas distante do último terço. Houve um remate de Herrera para defesa vistosa de Douglas, também um cabeceamento de Felipe numa bola parada (igualmente Douglas a parar), só que alguma apatia de vários elementos, incapazes de dar linhas de passe em profundidade a Herrera (o único a quem não era feita pressão no momento de posse), impedia que se visse o habitual sufoco de que os adeptos tanto gostam.

    Brahimi dedicou golo a Marega ©Catarina Morais / Kapta +
    Só que aconteceu a tal lesão da surpresa Joseph - ainda não tinha jogado - e, precisamente antes da substituição, Brahimi posicionou-se no meio para servir de abre-latas, com um momento sublime.

    Estávamos no minuto 37 e até ao intervalo os vimaranenses precisavam de suster a armada portista, só que esta empolgou-se com o golo e aproveitou a necessidade de ajustes do adversário (João Carlos Teixeira passou a terceiro médio) para pressionar até chegar ao 2x0, da autoria de André Pereira. Muitos protestos vitorianos, já que houve fora de jogo, mas um resultado que pouco dava de esperanças para o segundo tempo.

    Ou, falando na perspetiva portista, um 2x0 que significava que muito dificilmente os três pontos fugiriam, bem como o aproveitamento máximo do empate no dérbi de Lisboa.

    No Brahimi, no party

    Totalmente enganadora essa perspetiva, pois de Guimarães vieram pilhas extra, prontas para uma segunda parte que começou com a lesão de Brahimi e... consequente apagão portista.

    Incapaz de fluir jogo no último terço, com Herrera e Sérgio Oliveira macios para a maior agressividade do meio-campo contrário, o conjunto portista mostrou depois estranha incapacidade defensiva para fazer face a um Vitória que, tire-se-lhe o chapéu, foi brilhante.

    Substituições foram em cheio ©Catarina Morais / Kapta +
    As substituições foram todas acertadas por parte de Luís Castro: Ola John ganhou o penálti que André André concretizou, Tozé fez o empate numa altura em que tal já não surpreendeu e depois, qual golpe de teatro, Davidson aproveitou um bom trabalho de Welthon para uma épica reviravolta.

    Atónito e já sem substituições (Corona também saiu lesionado), Sérgio Conceição tentou que a alma da equipa se revigorasse, mas, com alguma sorte à mistura (há dois lances nos descontos em que a bola não entra por milagre), o Vitória concretizou um triunfo absolutamente inesperado e que significou a primeira derrota de Conceição em casa para a Liga portuguesa. E lá se foi o lucro do dérbi...

    U Sábado, 25 Agosto 2018 - 21:00
    Estádio do Dragão
    Fábio Veríssimo
    2-3
    Yacine Brahimi 37'
    André Pereira 43'
    André André 63' (g.p.)
    Tozé 76'
    Davidson 88'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 3
    Lances Capitais
    37´
    GOLO FC Porto!
    Yacine Brahimi marca
    Yacine Brahimi marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    43´
    GOLO FC Porto!
    André Pereira marca
    André Pereira marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    64´
    GOLO V. Guimarães
    André André marca de grande penalidade!
    André André marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    76´
    GOLO V. Guimarães!
    Tozé marca
    Tozé marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    88´
    GOLO V. Guimarães!
    Davidson marca
    Davidson marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave
    Banco de Luís Castro: saiu-lhe tudo bem. É verdade que a entrada de Tozé obrigou a ajustes que custaram caro ao intervalo, mas o português marcaria, tal como Davidson, ambos vindos de um banco de onde também saiu Ola John, que ganhou o penálti.
    O Árbitro
    Erro grave no segundo golo portista, justificado pela falha de comunicação com o VAR entre os 15 e os 45 minutos. Foi sempre rigoroso na disciplina e largo nas apreciações na área, mas quase sempre com coerência.
    O Melhor
    Assim vale a pena ir à bola
    Claro que houve o natural desalento da plateia portista pelo resultado, mas cientes de que a equipa se entregou e que também foi azarada com as lesões. No final, o bom aplauso numa altura em que o grupo estava cabisbaixo. Do outro lado, o já habitual espetáculo dos apaixonados adeptos vimaranenses. Sem um único petardo. Com cinco golos. Excelente noite de futebol.
    O Pior
    Inoperância portista
    Demasiado dependentes de Brahimi, os portistas funcionaram mal pelo corredor central. Sérgio Oliveira foi várias vezes anulado, Herrera teve uma noite como não tinha há anos (até foi assobiado) e só de meia distância ambos se evidenciaram. De resto, muita incapacidade na segunda parte para suster as investidas vitorianas.
    Forma
    FC Porto
    2018/2019
    4J
    3V
    0E
    1D
    13-6G
    V. Guimarães
    2018/2019
    4J
    1V
    0E
    3D
    5-8G
    Sabia que...by playmaker stats
    No campeonato, o FC Porto não perdia em casa depois de ter uma vantagem de 2 golos desde 1942/43 (vs Fabril Barreiro)
    Desde 1972/73 que o FC Porto não sofria uma reviravolta destas na Liga (vs Benfica)
    A última vez que o FC Porto perdera depois de ter uma vantagem de 2 golos tinha sido em 2005, também no Dragão, frente ao Artmedia
    O FC Porto voltou a perder depois de 7 vitórias consecutivas
    No total, o FC Porto esteve 36 jogos sem perder no Dragão na Liga
    O FC Porto não perdia em casa na Liga desse abril de 2016
    O V. Guimarães não vencia em casa do FC Porto há 22 anos. A sua última vitória tinha sido em 1996, curiosamente também por 2x3
    HISTÓRICO: O V. Guimarães vence pela 1.ª vez no Estádio do Dragão

    Fotografias(32)

    Liga NOS: FC Porto x Vitória SC
    Liga NOS: FC Porto x Vitória SC
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Reforços 2018
    2018-08-26 14h13m por PapaVelhinhas
    Eder Militão,
    Danilo,
    Soares,
    ED!

    MAIS NADA!! Seguimos fortes e para o embate
    RN
    Jogo
    2018-08-26 13h38m por RN123
    Que derrota surpreendente do Porto em casa, frente a um Vitória de Guimarães que vinha de uma derrota caseira.
    Acredito que esta vitória trará mais confiança aos vimaranenses.
    FC
    Equipa
    2018-08-26 13h31m por fcp88
    Já neste próximo jogo, o Militão tem que assumir a direita, para mim Óliver entrava para o lugar de SO e Marega apesar de não ter uma entrada fulgurante vai ser mais preciso que o André Pereira. Relativamente a extremos, é rezar para que pelo menos o Brahimi não seja nada de especial, mesmo assim, precisamos de um reforço urgente aqui, esse reforço para mim podia ser Viktor Tsygankov do Dynamo Kiev, que está em vias de ser eliminado da UCL o que facilita de certa forma a sua saída, tính...ler comentário completo »
    Registar
    2018-08-26 13h28m por stone23
    o fair-play do público do Dragão.
    Sobre o jogo, esta era uma jornada importante (daquelas 10 ou 12 em que se sabe que algum dos rivais vai perder pontos) e não se aproveitou a oportunidade. Outras virão. Ainda é cedo (até a10ª jornada anda tudo a fazer testes. . . ) mas lá voaram 3 pontos e uma coisa ficou clara, se é que havia dúvidas: um erro histórico, a dispensa de André André.
    HA
    Danilo_TheBeast
    2018-08-26 12h11m por Halibut
    Para mim a derrota de ontem começa num lance infantil do Sérgio Oliveira, meto as mãos no fogo, mas se ele não faz aquele penalti ganhávamos o jogo, 2-1 serviu para o Guimarães voltar ao jogo, erros daqueles são infantis, o jogador do Guimarães não ia fazer nada naquele lance. . .
    HA
    Legiao_Azul
    2018-08-26 12h07m por Halibut
    Era bom que assim fosse, 1 extremo e 1 goleador, mas não querem gastar dinheiro. . .
    HA
    Etronn
    2018-08-26 11h56m por Halibut
    São gostos e opiniões, espero é que este jogo sirva de lição porque já é o 2ºjogo em que temos vantagem de 2 golos e deixamos-nos empatar/perder. . . Isto só mostra incapacidade da nossa parte, abram os olhos!!!
    HA
    Etronn
    2018-08-26 11h46m por Halibut
    Hernani melhor que o Rafa? Nunca na vida dele, o Rafa é bom jogador o único problema dele é na hora da finalização, de resto não me importava de o ter mas para suplente, já o Matheus e Jovane são 2 jovens com potencial para melhorar muito ainda, o Hernani não dá mais que aquilo. . .
    LESÕES
    2018-08-26 11h38m por PORTO__INVICTUS
    Agora também digo. . apesar de todas as críticas que TÊM DE SER FEITAS, porque nós somos assim ao contrario do resto, é preciso ter em atenção alguns pormenores, como jogadores lesionados e jogadores que ainda não jogam a titular. . .

    Em 4 jogos oficiais, temos lesionados Mbemba, Danilo, Soares, tivemos sem o Marega até agora, e o Militão ainda não jogou. . .

    São 5 potenciais titulares, 2 deles jogadores FUNDAMENTAIS neste Porto. . .
    TheFCPorto
    2018-08-26 11h33m por PORTO__INVICTUS
    Claro que foi circunstancial. . . .

    Mas se tivéssemos 1 extremo em condições no banco, quando o Corona saíu lesionado tinha entrado um extremo, e não o Óliver!!!
    Plantel
    2018-08-26 11h22m por PedroFCP_RockNRoll
    Continuo a dizer, não acho que o plantel esteja pior saíram Ricardo, Marcano e Reyes mas vieram Militao, Mbemba, João Pedro e Janko (estes 2 últimos têm sido uma desilusão), de resto não saiu mais ninguém mas tal como já dito continuamos com a lacuna da ausência de um lateral direito já que só Corona não chega e precisamos de alguém com mais experiência já que jogar com Otávio e Hernâni nas alas até me dá arrepios, há a questão do Marega que espero que comece novamente a ser titular (pode...ler comentário completo »
    Halibut
    2018-08-26 11h19m por TheFCPorto
    Concordo contigo, é a maior crítica que se pode fazer à política de contratações.
    Tarik
    2018-08-26 11h17m por TheFCPorto
    Aboubakar nunca foi um jogador exuberante, aquilo que catapulta o seu jogo são os golos e as combinações com Brahimi. Parece-me o melhor finalizador do plantel.
    HA
    TheFCPorto
    2018-08-26 11h16m por Halibut
    Um EXTREMO DIREITO já faz muita falta desde a época passada. . . fico incrédulo como é que dentro do clube ninguém vê isso?

    Se disserem que o Corona é bom jogador? É bom mas não chega, Marega não é nenhum extremo é um avançado móvel que descai bem na direita dá profundidade corre e ganha espaços, mas não sabe cruzar, fazer um passe em rotura, é bom para desgastar as defesas e aparecer em zonas de finalização, isso sim!
    Hernâni? É fraco para o nível que se quer. . . ...ler comentário completo »
    PortoInvictus
    2018-08-26 11h15m por TheFCPorto
    Isso de tar no fim de jogo com 4 médios foi circunstancial, até porque tínhamos no banco Marega, Corona e Hernani (se não me engano).
    PORTO
    2018-08-26 11h12m por PORTO__INVICTUS
    É ridiculo que, a 1 semana do fim do mercado, não tenha entrado ninguém para o ataque. . . e precisamos de 2/3 opções de qualidade, e nada!!!

    O PORTO, a jogar em casa, a precisar de marcar para ganhar, estava a jogar com 4 MC (!!!!!!!!!!!!!) Óliver, Otávio, Herrera, Sérgio Oliveira, com o ANDRÉ PEREIRA na frente!!!!!!!!!!!!! É surreal. . . . parece os tempos do NES. . . .
    Etron
    2018-08-26 11h11m por PedroFCP_RockNRoll
    Só uma retificação, o jogo contra o Moreirense é novamente em casa ;)
    Tarik
    2018-08-26 11h10m por TheFCPorto
    Joao Pedro e Janko estiveram lá desde o início, e SC legitimamente colocou o Maxi à frente. Em relação ao Abou pouco importa o que fez o ano passado? Mas então o Porto vai contratar o Messi, mas se ele fizer um mau jogo esqueçamo-nos do seu passado e vamos catalogá-lo de miserável se fizer um mau jogojogo.
    MILITÃO
    2018-08-26 11h10m por PORTO__INVICTUS
    ÉDER MILITÃO: Andamos a fazer um "esforço" para o trazer JÁ!!! Pagamos para vir JÁ e não apenas em Janeiro. . . é um craque de todo o tamanho, e andamos a jogar com o Maxi. . . Vamos pensar um bocadinho: O ano passado fomos buscar o Ricardo Pereira, porque sabíamos perfeitamente que o Maxi nao aguenta a titular. . . já não tem capacidade. . . 1 ano depois, já serve?! Não se percebe. . .
    Para o Moreirense
    2018-08-26 11h08m por PedroFCP_RockNRoll
    jogava assim:

    GR: Casillas
    DD: Militao
    DC: Felipe
    DC: Leite
    DE: Telles
    MDC: Danilo (já está Apto?)
    MC: Herrera
    MD: Otávio
    ME: Brahimi (felizmente deve recuperar até lá)
    AV: Marega
    AV: Aboubakar
    E sim
    2018-08-26 11h04m por PedroFCP_RockNRoll
    Não perdemos contra uma equipa qualquer, uma excelente equipa comandada por um senhor treinador já mesmo na Luz mesmo estando a perder 3-0 ainda acreditou infelizmente já foi tarde demais, contra o Feirense perderam mas não mereciam e ontem a perder 2-0 e nunca deixaram de acreditar e conseguiram dar a volta, houve muito demérito nosso mas também reconhecer que fizeram por merecer por terem sido a equipa que mais quis ganhar e pela raça que demonstraram. Espero que façam uma grande época até...ler comentário completo »
    Tarik
    2018-08-26 10h59m por TheFCPorto
    Os jogadores que saíram tiveram substitutos: Militão, Mbemba, João Pedro. Aboubakar (26 golos a época passada) e Sérgio Oliveira( grande dupla com Herrera fez no ano passado) não desaprenderam. O Porto tem 4 avançados de qualidade, considero que para 4° avançado André Pereira serve, havendo ainda Adrian Lopez. O que falta ao plantel do Porto é um extremo.
    HA
    jogo
    2018-08-26 10h59m por Halibut
    O Sérgio Conceição é bom treinador, mas como é possível já em 2 jogos consecutivos estarmos a ganhar 2-0 e não sermos capazes de nem sequer afastar o adversário da nossa grande área, temos melhores jogadores, a ganharmos só temos que saber gerir o resultado, quando falo em gerir é não dar espaço ao adversário, trocar a bola, jogar no erro do adversário, estamos a ganhar e nota-se muitas vezes uma grande passividade como se o jogo já estivesse ganho, ontem lixámos-nos bem. . . Espero que...ler comentário completo »
    TheFCPorto|Etro n
    2018-08-26 10h52m por PedroFCP_RockNRoll
    Percebo o que querem dizer, também acho que há aqui pessoal que exagera (como por exemplo dizer que Herrera foi dos piores quando ainda assim foi dos mais empurrou a equipa tanto neste jogo como no do Jamor) mas não ficam preocupados ao ver a equipa 2 jogos seguidos a ganhar 2-0 e não conseguir segurar a vantagem? E os nossos jogadores a fazerem penaltis ridículos todos os jogos? E a quantidade de golos que temos sofridos e a forma como os sofremos? O Leite tem vindo a piorar, Maxi a atacar ai...ler comentário completo »
    Etronn
    2018-08-26 10h45m por TheFCPorto
    Eu considero-me um dos maiores defensores do Sérgio Conceição, até quando o ZeroZero oficializou o Marco Silva no Porto vim para aqui comentar que preferia o Sérgio Conceição, porque o NES fez um bom trabalho mas faltava-lhe carisma e sangue na guelra para espicaçar os jogadores, bem como melhorar na comunicação para criar mais empatia com o público. No entanto concordo contigo, e também fui o primeiro a apontar que Waris e outros só vieram porque o SC quis, a culpa não é apenas da direção.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Arenteiro enfrenta crise na baliza
    Pouco comum e até insólito, há um caso que está a dar que falar em Espanha por estes dias. O Arenteiro, clube que milita na Primera División RFEF, terceiro ...