placardpt
    Benfica apurado para o play-off da Liga dos Campeões

    Um empate vitorioso

    Missão cumprida. Depois da vitória por 1x0 no Estádio da Luz, o Benfica foi à Turquia empatar a uma bola e segue para o play-off da Liga dos Campeões. Os encarnados colocaram-se em vantagem através de um golo de Gedson e apesar do golo sofrido antes do intervalo, a equipa de Rui Vitória acabou por não ver a passagem à próxima fase verdadeiramente ameaçada.

    Com uma exibição de maturidade e controlo, o Benfica foi sempre superior ao Fenerbahçe em toda a eliminatória e passa com justiça à próxima fase. Gedson esteve em grande nível numa partida em que o Benfica não consegue vencer, mas consegue o mais importante, o apuramento. Agora, venha daí o PAOK.

    Controlo, inteligência e vantagem

    Com a vantagem na eliminatória, o Benfica entrou em campo com a estratégia bem estudada. A equipa de Rui Vitória soube aplicar as ideias que trazia para esta partida e controlou sempre a primeira parte do encontro. Com inteligência e maturidade, os encarnados foram superiores ao Fenerbahçe e apenas o golo da equipa turca já próximo do intervalo veio colocar alguma incerteza na eliminatória.

    Gedson esteve em grande e estreou-se a marcar pela equipa principal do Benfica ©Bruno de Carvalho / Kapta+
    Sem a pressão imposta pelo no jogo em casa, os encarnados continuaram a procurar recuperar a bola em zonas altas do terreno, mas sem grandes desequilíbrios. Os primeiros minutos foram de duas equipas que tinham como primeira missão não sofrer, mas o Benfica, também pela vantagem conquistada na Luz, foi sempre mais inteligente e isso fez com que os encarnados controlassem o jogo com bola.

    Quando a pressão turca não permitia ao Benfica jogar curto, não houve problemas em jogar longo em Castillo. O chileno estreou-se a titular e enquanto esteve em campo (saiu lesionado depois aos 30 minutos) deu boas soluções atacantes à equipa, ficando na retina pelo lance do golo. A jogada foi bem construída pela direita e o toque do chileno após o passe de Salvio fez toda a diferença. Gedson foi inteligente, continuou o movimento e aproveitou a lentidão na reação da defesa turca para dar vantagem na eliminatória e ainda mais segurança aos encarnados.

    20 minutos de aperto, mas sem ameaças

    A lesão de Castillo veio retirar algum poder de fogo atacante, mas o Fenerbahçe caiu de rendimento com o golo sofrido e permitiu ao Benfica ter bola durante o que restava da primeira parte. Os encarnados estavam a controlar por completo, por isso o golo de Potuk, já perto do intervalo, acabou por ser algo surpreendente e por colocar alguns pontos de interrogação numa eliminatória que, ainda assim, estava nas mãos dos encarnados.

    Com 45 minutos para gerir o resultado, o Benfica conseguiu criar algumas ocasiões de perigo no reatar do encontro. Sem conseguir finalizar, a equipa de Rui Vitória começou a sentir a pressão e deixou o Fenerbahçe crescer e acreditar a cada bola perdida pela equipa encarnada, que foi jogando mais recuada no terreno à medida que o tempo foi passando.

    Mexidas de Rui Vitória equilibraram a equipa ©Carlos Alberto Costa
    Os primeiros 20 minutos do segundo tempo foram mais de sacrifício do que de qualidade futebolística, mas do outro lado o Fenerbahçe continuou sem grandes ideias para ameaçar a baliza de Vlachodimos, que só teve de brilhar num remate fora da área.

    Passado o período de maior assédio, Rui Vitória equilibrou a equipa e o Benfica voltou a ficar por cima do jogo, conseguindo recuperar bolas novamente em zonas subidas que foram permitindo saídas para contra-ataque, que só não sentenciaram a partida devido a algum cansaço e falhas na definição.

    Antes da partida, Rui Vitória tinha dito que comprava um empate a três bolas, que significaria que os encarnados seguiam em frente. Com menos golos marcados e menos sofridos, o importante foi o empate que apura o Benfica para a eliminatória seguinte. Depois de eliminar o Fenerbahçe, só o PAOK separa as águias da fase de grupos da Liga dos Campeões.

    U Terça, 14 Agosto 2018 - 19:00
    Sukru Saracoglu Stadium
    Slavko Vinčić
    1-1
    Alper Potuk 45'
    Gedson Fernandes 26'
    Sukru Saracoglu Stadium
    Lotação47 834
    Medidas105x68m
    Inauguração1908
    Fase3ª Pré-Eliminatória
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    26´
    GOLO Benfica!
    Gedson Fernandes marca
    Gedson Fernandes marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Fenerbahçe!
    Alper Potuk marca
    Alper Potuk marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave
    Golo de Gedson: Um golo importantíssimo para os encarnados. Valia o dobro em caso de empate e deu um controlo maior da partida à equipa de Rui Vitória, especialmente até ao golo do Fenerbahçe, que acabou por surgir de forma inesperada.
    O Árbitro
    Jogo controlado pela equipa de arbitragem, que não facilitou nas perdas de tempo.
    O Melhor
    Idade foi só um número
    Elmas, com 18 anos, e Gedson, com 19, deram nas vistas. Sem acusar a pressão da Prova Milionária, os dois miúdos estiveram em todo o lado, chegaram a encontrar-se e fizeram a diferença para as duas equipas. Felizmente para o Benfica, Gedson ainda juntou à grande exibição um golo importantíssimo.
    O Pior
    Regresso do balneário
    Com dois golos de vantagem, a equipa benfiquista tinha tudo para regressar dos balneários mais tranquila. Depois de ter conseguido controlar o jogo com bola, a equipa de Rui Vitória deixou de o fazer e deu-se à pressão do Fenerbahçe, que não teve argumentos para causar estragos.
    Forma
    Fenerbahçe
    2018/2019
    3J
    1V
    1E
    1D
    3-3G
    Benfica
    2018/2019
    3J
    2V
    1E
    0D
    5-3G
    Sabia que...by playmaker stats
    Champions League [Play-off]: Benfica - PAOK

    É a 3.ª vez que as duas equipas se encontram nas provas da UEFA (1999, 2014 ambas na Liga Europa), a 1.ª vez na Liga dos Campeões (2018)
    É a 3.ª vez que o Benfica elimina o Fenerbahçe das provas da UEFA:
    2018 3.ª pré-eliminatória Champions
    2013 Meias-finais Europa League
    1975 1.ª Ronda Taça dos Campeões Europeus
    Benfica chega mais uma vez ao Play-off da Champions eliminando uma equipa turca:
    2018/19 vs Fenerbahçe C[1-0]; F[1-1]
    2011/12 vs Trabzonspor C[2-0]; F[1-1]
    Nos últimos 9 jogos fora de casa na Europa, o Benfica só venceu uma partida a 19 Outubro 2016 vs Dynamo Kiyv [0-2], fase de grupos da Champions
    Após as eliminações frente ao Bayern e Dortmund, esta é a 1.ª vez que o Benfica vence uma eliminatória na UEFA desde Fevereiro 2016 (vs Zenit)
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FENERBAHÇE
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FR
    LelloMarmello
    2018-08-15 14h26m por Fragha
    Não é só impressão tua.
    Vi isso contra o Guimarães e voltei a ver isso ontem pelo menos em dois lances.

    Ele é rápido a sair dos postes, mas não em bolas pelo alto. Vai ter de treinar muito essa parte para se tornar num guarda-redes de topo. . .
    pois é. . .
    2018-08-15 10h16m por aguia42
    Tenho que postar 3/4 coisas sobre esta vitória, sim, porque ter passado à batalha seguinte foi uma vitória. . . ! 1-Desta vez parece-me que a exibição foi melhor que o resultado, quando costuma ser ao contrário! 2-A exibição do Gedson provou a razão das minhas palavras quando digo que há e tem havido jovens da formação que só precisam de ser postos a jogar! 3-Mais uma vez sofremos um golo que "começou" pelas largas permitidas à ala esquerda adversária, tal com já pela ala direita e pelas mes...ler comentário completo »
    É impressão minha
    2018-08-15 00h47m por LelloMarmello
    Ou apesar do odisseas vlachodimos mostrar ser bom GR . . . Nunca sai dos postes em jogo aéreo e agarra poucas bolas. Mas estou aparentemente satisfeito 😎
    Benfica e o estranho calendário
    2018-08-15 00h29m por ispeakwiththetrue
    Dá q pensar q o Benfica tenha esta sequência de jogos, Boavista (f), Sporting (c), e ainda uma deslocação sempre complicada à Madeira, mais dificil q isto só msm tendo os 2 classicos juntos durante as eliminatórias da champions nuito importantes para o clube e para o futebol português, é certo q sorteio é sorteio e foi o q calhou mas lembro-me q no ano passado o Sporting foi protegido e numa situação menos exigente q nós pois apenas tinham q eliminar uma equipa (começavam nos playoffs) send...ler comentário completo »
    Rik2703_YNWA
    2018-08-14 23h29m por CreedEinsteinBratton
    Assino já esse cenário xD
    BXTW
    2018-08-14 23h28m por CreedEinsteinBratton
    Concordo, vai ser terrível.
    Mas isso já se sabia e mesmo assim o novo médio ainda cá não está. O DD devia vir até às inscrições para o PAOK. Depois é confiar nos jogadores. É melhor um conti a 100% que um Jardel a 70%, é melhor o Alfa a 100% que o Fejsa a 50%, etc. . .
    Benfica
    2018-08-14 23h00m por Rik2703_YNWA
    Para já estamos a começar bem. Passamos esta eliminatória e entramos a vencer no campeonato. Perfeito agora seria vencer no Bessa, vencer o Paok por 2-0, vencer o Sporting na Luz, garantir a passagem na Grécia, cumprindo assim o primeiro objetivo da temporada e depois trazer os três pontos da Madeira. Se conseguirmos isto acredito que o plantel ganhe bastante moral para o resto da época.
    Bessa
    2018-08-14 22h44m por CreedEinsteinBratton
    Já agora para o Bessa optava por:
    Vlachodimos
    RD (se ainda estiver cá)
    Conti
    AA
    Grimaldo (Yuri aos 60min se possível)
    Fejsa
    Gedson
    Pizzi
    Salvio
    Rafa
    nCastillo

    Com Jonas apto:
    Entra o brasileiro e Ferreyra para o lugar de Castillo e Rafa.

    Descansar Gedson com Alfa se possível.
    BXTW
    2018-08-14 22h40m por CreedEinsteinBratton
    Frente ao Vitória SC o Rafa é que falha diretamente no 2ºgolo por exemplo.

    Mas ya, interessa é que ganhemos (neste caso passar) e é isso o mais importante.

    E não detesto o Cervi. Não posso detestar quem dá tudo como ele. Só acho que não é suficiente bom para ser um extremo titular do SL Benfica.

    Azia azul/esverdiada . . .
    2018-08-14 22h23m por joaogalo
    Eu ate entendo pouco disto, mas acho graça a esta "dragonada" em coito com os "leões" de circo, que nao perdem pitada para falar sempre que o SLB joga. Devem ter comido alguma coisa estragada com o calor deste verão e estão todos "aziados". Alguns sentem mais felicidade a falar do Benfica do que com a sua família em casa. . . e esta heim???
    Fenerbahce
    2018-08-14 22h22m por CreedEinsteinBratton
    Óbvio que a qualidade dos turcos dependia se o SL Benfica passasse ou não lol

    BXTW
    Hoje o teu Cervi foi um lixo xD
    Vamos vendo jogo a jogo para se ir tirando conclusões pode ser? :D
    Até agora, o Zivko tem 1 mau (a entrar) e o Cervi 1 mais ao menos, 1 bonzito e outro mau.
    Of topic
    2018-08-14 22h16m por Rubro_Negros
    Os Calema estão hoje em Olhão no festival do marisco. Amanhã estão os xutos e pontapés. No outro dia este o brumhosa e no primeiro o agir. :^D
    Alvi_Negro
    2018-08-14 22h15m por moreno07
    Com o slimani nos 2 jogos poderia ter sido diferente, considero o fenerbaçe ao nível do braga mais ou menos
    moreno07
    2018-08-14 22h15m por Rik2703_YNWA
    Na primeira o Ferreyra falha de baliza aberta, embora sem ângulo, é uma oportunidade clara. O Salvio em posição frontal remata ao lado. Na segunda parte, o Pizzi faz esse tal remate rasteiro, o Ferreyra remata por cima em excelente posição, e a terminar o André Almeida faz um remate a rasar o poste que não entra por acaso.

    Não viste esses lances?
    TS
    moreno07
    2018-08-14 22h12m por TSO_SLB_1904
    Claramente não viste o mesmo jogo, não deves ter tirado a palas
    Ano transacto
    2018-08-14 22h12m por LelloMarmello
    Jogamos sem GR e sem treinador. . . Este ano sem PL e continuamos sem treinador 😥

    O potencial do Gedson é muito bom! Arranjar dois extremos que saibam fintar defesas e cuidado. . .
    BXTW
    2018-08-14 22h11m por moreno07
    lolll não deves ter visto o mesmo jogo que eu, só vi o benfica a fazer 1 remate rasteiro na 2º parte e 1 golo na 1º. Resultado claramente injusto. Se não fosse o vlachodimos com as suas defesas e o benfica a tentar gerir o resultado tinham sido eliminados. O que vos valeu foi o golo fora. .
    TS
    moreno07
    2018-08-14 22h06m por TSO_SLB_1904
    ahahahahahahahahah ok é para rir "merecia ter passado o fenerbaçe já que tem menos recursos". Nem foram melhores que nós foram. Tiverem cada um 3 oportunidades de golo para do golo que cada equipa marcou. A jogar contra Chave desta vida que abrem a perninhas eram fácil
    TSO_SLB_1904 H2ONeverDie
    2018-08-14 22h04m por moreno07
    Amigos benfiquistas, querem que diga que o benfica foi melhor?
    O fenerbaçe teve em relação ao benfica mais posse de bola, mais remates á baliza, mais passes. .
    O benfica foi melhor na 1º mão e o fenerbaçe na 2º, logo merecia ter passado o fenerbaçe já que tem menos recursos
    Gedson
    2018-08-14 22h03m por Alvi_Negro_Came-Back
    Tem pinta de quem vai acabar a carreira a cantar nos Calema, com os seus compatriotas!!! 😂
    Boa
    2018-08-14 21h59m por Avalanche27
    Com esta vitória as papoilas estão mais próximas de fazer 0 pontos na fase grupos
    TS
    moreno07
    2018-08-14 21h58m por TSO_SLB_1904
    Isso é para rir ao chorar? Quero saber quantas oportunidades eles tiveram na 1º mão para terem sido melhores. O jogo de hoje foi no máximo repartido.

    O vosso ódio é o que nos tornas gigamtes
    Fenerbaçe
    2018-08-14 21h55m por moreno07
    Devia ter passado globalmente o melhor nos 2 jogos. .
    Agora vão enfrentar o paok. . sinceramente impossível estar confiante é quase como eliminar o braga ou o guimarães
    TS
    Johnny19_ElMari n
    2018-08-14 21h54m por TSO_SLB_1904
    O nome dele dveria ser flopmaria a quantidade de clubes em que fracassou. . .
    TS
    Alvi_Negro_Came -Back
    2018-08-14 21h52m por TSO_SLB_1904
    Ruben Neves?!?!?!?!? lolololololololololol ahahahahahahahahahahahahahah
    Yah craque no colosso Wolves loool. Deixa-o ir para uma equipa em condições a ver o flop que se vai tornar rapidamente

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Praia
    Antevisão
    SC Braga vs AFD Torre
    Foi há quase sete meses que a época 2023 teve o seu fim, com a final da Taça de Portugal. Pelo meio houve Mundial, mas a última aparição dos clubes foi mesmo ...