placardpt
    Rabiola voltou a marcar, quase três anos depois

    Rabiola regressou aos golos, mas o que ficou para trás merece ser contado

    Os últimos tempos não foram fáceis, mas a vontade de ultrapassar as lesões e voltar a fazer aquilo que mais gosta, os golos, levou Rabiola a ultrapassar dois anos sem jogar e duas lesões graves no joelho esquerdo. Quase três anos depois do último golo marcado, o agora jogador do Felgueiras voltou a ter motivos para festejar. 

    No passado domingo, Rabiola regressou aos relvados e demorou apenas 21 minutos para voltar também aos golos. A derrota do Felgueiras (3x1) impediu que o dia fosse de plena felicidade para o avançado de 29 anos, mas há um longo caminho a percorrer e as ambições mantêm-se as mesmas, como contou em entrevista ao zerozero.

    Antes de regressar aos golos, o pensamento de terminar a carreira

    ZZ: 3 de novembro de 2015, foi essa a data do teu último golo marcado. Apesar da derrota de domingo, qual foi a sensação de voltar a festejar?

    Rabiola: Foi uma sensação boa. Depois de tanto tempo parado por causa das lesões, foi bom sentir o gosto de marcar e senti-me extremamente feliz por causa disso.

    ZZ: Foram dois anos complicados, com lesões no joelho que te impediram de jogar no Paços de Ferreira. Podes contar-nos um pouco do que aconteceu, do que sentiste e de como ultrapassaste todos esses contratempos?

    Último golo marcado tinha sido ao serviço da Académica ©Vítor Parente
    Rabiola: Foi uma fase complicada. Fui operado ao joelho, recuperei durante os seis meses previstos, voltei a treinar e lesionei-me novamente no mesmo joelho, tive uma recaída. Nessa fase tenho de agradecer às pessoas de Paços de Ferreira pelo apoio que me deram e à estrutura que me apoiou. Graças a eles, também, pude voltar a competir e este golo é um bocado para as pessoas que estiveram comigo durante essa fase. As pessoas de Paços de Ferreira, o doutor Nuno Loureiro, o fisioterapeuta Rui Dias. Foram pessoas importantes na minha recuperação. Só tenho de agradecer às pessoas por me terem apoiado naquela fase difícil.

    ZZ: Foi, certamente, um período difícil. Chegaste a ponderar finalizar a carreira?

    Rabiola: Sim, claro. Quando acontecem este tipo de lesões, uma pessoa chega a ponderar todas as situações. Foi uma coisa que também ponderei, mas todas as pessoas que falavam comigo diziam para continuar e para ter forças, que iria ultrapassar esta fase. Isso ajudou muito. Graças a Deus as coisas voltaram a acontecer e voltei a competir, mas são fases em que se ponderam todas as situações.

    ZZ: E como é que a tua família e amigos te apoiaram nessa altura?

    Rabiola: Diziam para não desistir porque ainda tinha alguma coisa para dar no futebol. A minha mãe, a minha família, os amigos mais próximos diziam que não me deixavam desistir e deram-me toda a força para continuar e cá estou eu novamente, para o que der e vier.

    Uma nova etapa com uma meta bem ambiciosa

    ZZ: Deixemos esses dois anos para trás. Assinaste pelo Felgueiras, do Campeonato de Portugal. O que motivou essa decisão?

    Rabiola: Sabia que, à partida, tinha de competir. O Felgueiras foi uma oportunidade que surgiu. Não acho que seja um passo atrás, é uma fase da carreira em que vou dar tudo para conseguir os objetivos do clube e tentar valorizar-me.

    ZZ: Na última época, o Felgueiras chegou até aos play-off de subida. Quais são os objetivos do clube para esta época?

    Rabiola: O que se pode esperar é tentar ganhar jogo a jogo. Vamos entrar sempre para ganhar. É isso que prometemos. Vitórias não prometemos, mas prometemos trabalho e dedicação, vamos a qualquer campo para ganhar.

    ZZ: Este primeiro jogo já deu para perceberes um pouco daquilo que é o Campeonato de Portugal?

    Rabiola: Este jogo não dá para tirar muitas ideias, foi um jogo atípico. Era um campo sintético, pequeno, mas pelo que ouvi falar este campeonato tem muita qualidade. Este jogo não deu para jogarmos o nosso futebol. Somos uma equipa que quer jogar e não vamos ser uma equipa, em termos de futebol, como se espera neste campeonato. Vamos querer ter bola, jogar e esse campo não deu para explorarmos o nosso futebol.

    Adeptos do Felgueiras esperam festejar muitos golos do novo avançado ©Vítor Parente / Kapta+
    ZZ: Depois de recuperares o ritmo, a confiança e os golos, acreditas que ainda podes regressar à Primeira Liga?

    Rabiola: Sim, o meu objetivo é esse, é fazer minutos, golos. Mas sinceramente não estou focado nem preocupado com isso. O que tiver de acontecer, acontecerá. O meu objetivo é ganhar ritmo, fazer golos e o futuro logo se vê. Dado os meus últimos dois anos não posso estar com grandes expectativas. O que eu quero é competir, sentir-me bem, vivo, e o que vier será por acréscimo. Depois, na altura certa, se as coisas acontecerem, logo se vê. Se é na Primeira, na Segunda, ou para fora, não sei. Vamos ver.

    ZZ: Há alguma meta de golos que tenhas traçada para esta época?

    Rabiola: O meu objetivo é fazer golos em todos os jogos - São 33 jornadas, 33 golos. Esse é o meu objetivo, fazer golos em todos os jogos.

    ZZ: Se eu fosse um adepto do Felgueiras e te pedisse para te apresentares, o que me prometerias?

    Rabiola: Prometo trabalho, dedicação. Um ponta de lança vive de golos e para a minha confiança e para a confiança da equipa isso é importante. Não posso prometer mais nada, estamos no início, numa fase precoce da competição. Trabalho e dedicação não vão faltar.

    No vídeo, o regresso de Rabiola aos golos:

    Portugal
    Rabiola
    NomeTiago André Coelho Lopes
    Nascimento/Idade1989-07-25(34 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

    Fotografias(61)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RN
    Rabiola
    2018-08-16 10h24m por RN123
    Fez uma grande época 2012/2013 enquanto jogador do Aves (31 jogos e 20 golos).
    FC Famalicão
    2018-08-15 12h39m por simaoandrade1997
    Era um grande avançado para o meu Famalicão, que agora está a apostar na subida e podia ter aproveitado.
    Ainda é relativamente jovem com 29 anos, é um jogador com provas dadas na 2liga e na primeira divisão passou por clubes como o Braga, Académica e Paços de Ferreira
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Técnico abordou a arbitragem do último jogo
    Nuno Espírito Santos, técnico do Nottingham Forest, recordou a arbitragem da última partida diante do Everton. O técnico português corroborou do comunicado do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:41
    DA
    Dassaev 26-04-2024, 17:41
    TH
    TheRocker 26-04-2024, 17:31
    moumu 26-04-2024, 17:25
    moumu 26-04-2024, 17:22
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:20
    moumu 26-04-2024, 17:20
    Tobin 26-04-2024, 17:17
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 17:16
    moumu 26-04-2024, 17:14
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:10
    moumu 26-04-2024, 17:07
    ZH
    zhar 26-04-2024, 17:02