placardpt
França campeã do Mundo, 20 anos depois

Enfim, Imortais

2018/07/15 18:06

Zidane conquistou o Mundo em 1998. 20 anos depois, não houve um homem a brilhar, mas sim uma verdadeira equipa. A França é a nova Campeã mundial, depois de bater, por 4x2, a Croácia. O jogo até foi equilibrado, contou com uma Croácia sempre pronta a dar a cara à luta, mas as incidências e a maior eficácia e qualidade dos franceses acabou por fazer a diferença.

A Croácia teve um percurso brilhante, chegou à final após três eliminatórias de 120 minutos e valorizou o triunfo gaulês, numa demonstração, a outro nível, de classe quase inigualável de um dos melhores do Mundo: Luka Modric - não são precisos títulos e Bolas de Ouro para valorizar os grandes

Eficácia vs Perisic

A demonstrar, tal como o seu adversário, algum nervosismo pelo momento importante, a Croácia iniciou a final com mais domínio territorial. Com um futebol de posse, apoiado e construído, acima de tudo, pela qualidade da dupla Rakitic-Modric, a turma de Dalic empurrou a organização francesa para os seus últimos trinta metros, com duas realidades a marcarem os primeiros 15 minutos da final de Moscovo: Subasic era espetador e as oportunidades eram nulas. 

Estavamos no minuto 16 quando a França deu o primeiro abanão nesta final, com Mbappé a cair em cima de Strinic e a provocar uma autêntica erupção junto à baliza de Subasic. Não deu nada, mas o aviso estava dado. Pouco depois, Griezmann sacou uma falta e a bola parada voltou a ser de ouro para os franceses, com Mandzukic a desviar para a sua própria baliza - Pogba estava adiantado e participou indiretamente na jogada. 

Samba em Moscovo
Como é hábito, a cerimónia final do Mundial teve cor e espetáculo, mas foi Ronaldinho a criar sensação...como músico. Um toque canarinho no dia decisivo

Em desvantagem, a seleção croata continuou igual a si própria, a dominar no meio-campo adversário, com inteligência e a saber lançar nas melhores condições os movimentos de Rebic e, principalmente, Perisic - o jogador do Inter foi um problema para Pavard. Por isso, foi sem grande surpresa que a maior qualidade dos croatas passou para o marcador, com o intratável Perisic a colocar a bola na gaveta de Lloris. 

O golo acabou por picar definitivamente a seleção gaulesa, demasiado expectante nos primeiros 30 minutos da partida. Mesmo sem grandes oportunidades, os gauleses forçaram ligeiramente a nota e chegaram à vantagem novamente num lance de bola parada. Perisic foi protagonista pelos piores motivos, tendo o árbitro entendido que o toque com o braço na bola do extremo foi suficiente. Griezmann voltou a fazer o gosto ao pé, a Croácia ainda assustou por Perisic (sempre ele), antes de Pitana ordenar a ida para os balneários. 

Terão sempre Moscovo

Se o primeiro tempo tinha sido jogado a um ritmo elevado, tendo em conta o histórico recente de finais, a segunda parte foi verdadeiramente supersónica, com ambas as formações a entregarem-se de corpo e alma à partida. A França, continuando a apostar num bloco baixo e numa organização defensiva relativamente fiável (nem sempre funcionou, por mérito da Croácia), esteve mais predisposta para o momento de sair para o ataque, com Mbappé a brilhar e a fazer tremer o mais destemido dos croatas. 

Em pouco mais de cinco minutos, dois dos melhores desta final, Pogba e Mbappé, destruíram as expetativas de Modric e companhia, em duas demonstrações de grande classe de qualidade na meia-distância. A final estava resolvida, mas ainda houve tempo para mais um momento insólito dos guardiões, protagonizado por um dos melhores. Lloris, quiçá já a pensar em levantar a Copa, deu oxigénio à Croácia, num lance apenas «finalizado» por Mandzukic - o avançado da Juve limitou-se a cortar a bola. 

Até ao fim, o melhor desta final. Mesmo com uma desvantagem de dois golos, os croatas não desistiram de valorizar o jogo decisivo de Moscovo, esbarrando contra uma sempre competente organização gaulesa. Foi um pouco essa a história do torneio, não é?

Dois anos após a desilusão de perder a final em casa, a França manteve-se fiel ao seu projeto e foi feliz, alcançando a imortalidade, 20 anos depois. A Croácia cai de pé e os amantes do desporto-rei terão sempre Moscovo...

U Domingo, 15 Julho 2018 - 16:00
Luzhniki Stadium
Néstor Pitana
4-2
Antoine Griezmann 38' (g.p.)
Paul Pogba 59'
Kylian Mbappé 65'
Mario Mandzukic 19' (p.b.) 69'
Ivan Perisic 28'
Luzhniki Stadium
Lotação80 000
Medidas-
Inauguração1956
FaseFinal
Lances Capitais
19´
GOLO França
Mario Mandzukic marca na própria baliza!
28´
GOLO Croácia!
Ivan Perisic marca
Ivan Perisic marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
38´
GOLO França
Antoine Griezmann marca de grande penalidade!
Antoine Griezmann marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)
59´
GOLO França!
Paul Pogba marca
Paul Pogba marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
65´
GOLO França!
Kylian Mbappé marca
Kylian Mbappé marca o seu 4º golo na prova (7 jogos)
69´
GOLO Croácia!
Mario Mandzukic marca
Mario Mandzukic marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
A Chave

Golo de Griezmann

Numa altura em que os croatas empatavam a partida e mostravam-se um rival forte para esta França, a equipa de Deschamps acabou por ter a pontinha de sorte que protegem os campeões, beneficiando de uma grande penalidade num momento importante da partida. 

O Árbitro

Néstor Pitana não fez uma má arbitragem, decidindo a favor da França os dois lances de dúvida. No lance do primeiro golo gaulês, Pogba participou indiretamente no cabeceamento de Mandzukic, enquanto que na grande penalidade que resultou no segundo golo, a bola bateu no braço de Perisic...que estava muito perto. Fica o benefício da dúvida. 

O Melhor
Para a frente, sem complexos

Houve uma Croácia ofensiva, com profundidade no seu jogo ofensivo e com um meio-campo inteligente; houve uma França sempre perigosa e letal no momento de transição. A final de Moscovo foi, em comparação com as mais recentes, a mais agradável, com mais oportunidades, momentos dramáticos e golos. E os artistas a brilharem ao mais alto nível, com Modric, Griezmann, Rakitic e Mbappé a perfilarem-se como do melhor que passou pela Rússia. 

O Pior
Espaço croata

É um pouco cruel falar de algo mau para a seleção croata, que deu tudo para conquistar a Copa e que chegou à final de Moscovo depois de um percurso a roçar o brilhante. Ainda assim, se algo correu mal, foi mesmo o espaço concedido aos principais artistas franceses na segunda parte. Com espaço, Mbappé e Pogba são intratáveis...e campeões. 

Forma
França
2020/2021
3J
2V
1E
0D
5-2G
Croácia
2020/2021
3J
1V
0E
2D
5-9G
Sabia que...by playmaker stats
Areola, Umtiti, Pogba e Thauvin foram campeões do Mundo Sub 20 em 2013. Agora, são campeões do Mundo seniores
Campeões do Mundo como jogador e treinador:
Zagallo
Beckenbauer
DESCHAMPS
Deschamps é o 3.º a sagrar-se campeão do mundo como jogador e treinador
Títulos mundiais:
5 BRASIL
4 Itália
4 Alemanha
2 Uruguai
2 Argentina
2 FRANÇA
1 Inglaterra
1 Espanha
França campeã do Mundo 20 anos depois

Fotografias(14)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FRANÇA
EMPATE
CROÁCIA
Comentários (68)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RI
bludouro
2018-07-17 16h32m por rikardoslb
Deste te ao trabalho de escrever quase um "testamento" e mesmo assim nunca chagas te ao "cerne" da questão, tambem não vou perder tempo a explicar te de novo.
So quero explicar naquele ultimo paragrafo que escrevi "Es livre de escrever o que quiseres e pode ver as coisas da maneira que te der mais jeito, eu vejo as coisas como elas são sem cores, sem odios, sem palas. " quis me referir que não sou influenciado por jornais, opiniões publicas e todo o que hoje em dia nos circunda no qu...ler comentário completo »
SO
bludouro
2018-07-16 20h14m por sofintas
Gostei muito de ler o teu comentário (sobre Portugal/Brasil).

Sejamos optimistas e espiritualmente "diligentes" no sentido de darmos passos para a maior aproximação, portugueses e brasileiros.
RI
bludouro
2018-07-16 19h36m por rikardoslb
Tu não consegues escrever um comentário seja de que tema seja sem pegar em algo que ja foi dito, ou seja, tens de pegar em algum comentário para conseguir atacar outros com opiniões diferentes.
Enfin et la vie.

Vou começar por onde acabei quando referi Zidane da forma como tinha ganho as ligas dos campeões, sim continuo convicto daquilo que escrevi e não altero uma unica letra todos saibamos como e que as duas finais contra o atletico foram ou queres que te relembre, com...ler comentário completo »
RI
França campeao do Mundo
2018-07-16 14h52m por rikardoslb
Em primeiro lugar dar os parabéns ao novo campeão do mundo. Foi merecido por muito que digam o contrario ou que digam que o futebol praticado pela selecção francesa não foi nada vistoso, esqueceram se de 2016.
Para aqueles que querem exaltar a conquista do euro 2016 e comparar com esta selecção francesa, tenham dois dedos de teste e pensem que esta seleção apenas empoatou o ultimo jogo quando ja sabia que ia passar para uma equipa que em 2016 nºao ganhou nenhum jogo na fase de grupo. ler comentário completo »
França
2018-07-16 11h37m por moumu
Acho que foi uma vitória merecida. . . . foram a melhor seleção ao longo do torneio e esta equipa promete para o futuro!
Valorizem agora!
2018-07-16 10h52m por Sehtor
Tanto se desprestigiou a vitória de Portugal em 2016. . . só empates, só adversários fáceis, não jogam nada, etc. . . E a França ganhou sem deslumbrar na prova, e os "adversários fáceis" de 2016 incluíram os dois finalistas do Mundial!
De resto, o percurso da França no Euro também teve muitos "fáceis" à mistura. . . mais difícil do que enfrentámos nós só Alemanha nas Meias (nos oitavos jogámos contra a Croácia e eles contra a Irlanda. . . :P)
França
2018-07-16 07h57m por JHendrix
Apesar de não gostar da França, a verdade é que foram de longe a seleção mais competente da prova, e apesar de ser composta por inúmeros jogadores jovens, mostraram igualmente uma grande maturidade. Jogaram sempre como conjunto, permitindo ainda que os valores individuais se destacassem como Griezmann e Mbappe. Este último é um fenómeno, com todo o respeito ao verdadeiro e único, e tem realmente o mundo a seus pés. Para além de ser uma fotocópia do Henry, repetiu o feito do Pelé, de t...ler comentário completo »
Sofintas
2018-07-16 07h36m por Daniloelcolorado
Concordo com o que disseste anteriormente, há mesmo uma certa arrogância brasileira quando se trata de futebol, muito pelo passado glorioso da seleção canarinho mas a verdade é que por aqui ha sim muita crítica em relação a isso. Mas sabes bem como são os adeptos, a cada derrota ha um sentimento de decepção mas a cada início de mundial ha uma renovada esperança de retomada das grandes conquistas. Quanto ao sentimento entre zucas x Tugas, também concordo contigo pois vejo muitos portugueses...ler comentário completo »
ispeakwhitthetr ue
2018-07-16 07h32m por ruipatricio
Já foi muito bom ganharmos um Europeu, um Mundial será muito difícil.
Só se esta geração toda que está aí de Semedo, Cancelo, Guerreiro, Rúben Dias, Bernardo, Guedes, André Silva e por aí começarem a intrusar e a jogar como 11, estilo o que Paulo Bento fez, ter um núcleo duro e ir acrescentado 1 ou outra novidade nas convocatórias.
Este mundial acabou por ser curto devido a isso, muitos jogadores do Euro não marcaram presença e a falta de experiência de alguns jogadores...ler comentário completo »
Mbappé
2018-07-16 03h25m por bmgb_bmgb
Uma palavra ainda para este craque, principalmente porque tem apenas 19 anos. Hoje em dia sabemos que tudo pode acontecer e que nem sempre estes super-jogadores jovens dão aquilo que muitos esperam, mas com este super-avançado será possível outra coisa que não um futuro brilhante? Espero bem que não. Ainda assim, no matter what, já tem um Mundial e duas ligas francesas por dois clubes diferentes no palmarés, apesar de só ter a carta de condução há no máximo um ano. . . Irreal.
. . .
2018-07-16 03h22m por bmgb_bmgb
Parabéns à França. Acaba por ser justo porque fizeram um torneio muito sólido e porque já tinham feito um excelente campeonato europeu. Mas a verdade é que tudo o que podia acontecer de mal à Croácia nesta final aconteceu: muito azar na primeira parte e dois momentos de desconcentração absoluta na segunda, com Subasic a levar grande parte das culpas. Engraçado como nesta época todas as grandes finais ficam marcadas por erros muito graves dos guarda-redes: Lloris naquela finta, Karius na fin...ler comentário completo »
SO
ispeakwiththetr ue
2018-07-16 02h13m por sofintas
Meu caro,

Talvez não haja razões para pensares assim. Se as tiveres - por experiências ou observações - espero que futuramente te surjam boas situações para inverteres a tua posição actual.
SO
Daniloelcolorad o
2018-07-16 02h09m por sofintas
Outra coisa que escrevi nesse dia "qui você sumiu" para cumprir o prometido. Hahaha. . .




Não é novidade mas. . .

2018-07-07 02h34m por sofintas



Não é novidade, desde a adolescência que reparo nisso, mas. . . que animosidade de muitos portugueses (diria a maioria) em relação ao Brasil! Entristece-me. E sobretudo pelos portugueses. É um mau sintoma de possíveis patologias.

Sim, admi...ler comentário completo »
SO
Daniloelcolorad o
2018-07-16 01h56m por sofintas
Aqui vai prenda para você. Coisa que escrevi - com sinceridade, claro - quando você teve de sumir. :)




Resultad o injusto

2018-07-06 23h43m por sofintas


Resultado injusto. Haver prolongamento era o mínimo que se poderia "exigir" pela "justiça no futebol". Sem estar na posse dos números, não será grande risco dizer que o Brasil teve mais posse de bola, mais remates, mais cantos e, mais importante (na perspectiva...ler comentário completo »
França
2018-07-16 01h29m por Daniloelcolorado
Parabéns França pelo título, mas desde já deixo um aviso: uma nova geração dourada vem aí, jogadores como Artur, Pedrinho, Paquetá, Vinícius Júnior, Rodrygo já começam a anunciar quem será o campeão mundial em 2022. . . Brasil, é claro! O hexa é logo ali. Alguém quer apostar ? Hahahaha!!!!
Saraiva313
2018-07-16 00h24m por MisticaEncarnada
Eu não fiquei despontado por o Barcelona ter sido eliminado nos quartos de final. Fiquei pela forma como foi. E ainda por cima eram uma das melhores equipas da Europa até Janeiro mesmo sem muitas vedetas nem ter um plantel muito extenso.
Ele levou o Barcelona à vitória do campeonato e isso é importante. O problema é que a Champions não foi para o Bayern nem para outro clube qualquer. Foi para o rival. O Barcelona não vencer a Champions à 3 anos tudo bem. . . o problema é que foi o...ler comentário completo »
SA
MisticaEncarnad a
2018-07-15 23h51m por Saraiva313
Sim, mas para todos os efeitos ele fez uma boa época. Chegou ao titulo sem derrotas, até um jogador que fez um pouco de formação e de equipa senior no meu clube (Rio Ave - e grande Boateng :p) ter impedido que acabasse o campeonato sem derrotas. Ganhou a taça. Eu percebo que o Barca seja um clube enorme, mas nao sinto que alguem tem como obrigação fazer o triplete, e foi isso que eu senti dos adeptos do Barca. Em relação ao Valverde, acho que nunca foram de bola com ele desde inicio h...ler comentário completo »
Saraiva313
2018-07-15 23h40m por MisticaEncarnada
Exactamente. O Valverde por exemplo deve ter ido buscar os ensinamentos não sei onde para passar de um 4-1 para uma eliminação. Não me lembro do Barcelona baixar a guarda com o Guardiola no comando. E mesmo o Luis Enrique foi um grande treinador no Barcelona, apesar de que podia ter feito mais na liga e na Champions no seu último ano.
França
2018-07-15 22h41m por brahimi
podem dizer o que quiserem mas esta geração da frança é qualquer coisa de incrível , olha se para os jogadores não convocados alguns deles eram titulares na nossa seleção , uma seleção de enorme quantidade e acima de tudo qualidade
SA
MisticaEncarnad a
2018-07-15 21h53m por Saraiva313
Claramente. É como uma especie de escola de futebol. O impacto do Cruyff no Barcelona transcende o tempo que ele jogou e treinou no clube. No final de contas toda a gente se inspira em alguém.
SA
sofintas
2018-07-15 21h48m por Saraiva313
Haha ainda bem. Até uma próxima então :)
PE
RN123
2018-07-15 21h39m por PedroFCP_Returns
Surpresas e revelações há em todos os Mundiais (Suécia e Inglaterra este ano, Costa Rica em 2014, Uruguai e Gana em 2010, etc. ) mas para mim o mais esquisito e fraquinho (pelo menos neste século) e na opinião de muitos foi o de 2002, seleções como a Coreia e a Turquia nas meias finais e a França que era a campeã em título a ficar pela fase de grupos assim como a Argentina, Portugal, etc. E em 2006 também gostei mais obviamente pela nossa prestação e também pela cacetada do Zidane no Mate...ler comentário completo »
Final 2018
2018-07-15 21h36m por red_philosoraptor
Primeira parte foi um espelho do mundial:
Autogolo - check,
Resposta da equipa teoricamente mais fraca - check,
Penalty - check

Conclusões:
A França foi justa vencedora pela eficácia que teve.
Subasic ainda está para se fazer a algum dos remates.
Modric a fazer a equipa a avançar mas muito apagado no último terço (desde os jogos na fase de grupo).
Notavam-se os muitos minutos de jogo nas pernas dos croatas e menos um dia de...ler comentário completo »
Saraiva313
2018-07-15 21h27m por MisticaEncarnada
Pode ter sido, sim. Eu faço ideia que o Cruyf ficou associado ao futebol total, só não sabia se tinha sido como jogador ou como treinador. Seja como for, o Pep Guardiola diz que o seu estilo de jogo ofensivo e de posse é muito inspirado em Cruyf que concerteza lhe terá passado bastantes conhecimentos. Notam-se mesmo algumas similaridades como o facto de por exemplo, no Barcelona o Xavi e o Iniesta bem como o Daniel Alves aparecerem como membros activos no ataque e muitas vezes eram eles p...ler comentário completo »
SO
Saraiva313
2018-07-15 21h13m por sofintas
Por amor de Deus, não senti nenhuma má educação nem qualquer provocação. :)

Concordo com o que dizes sobre as "fragilidades defensivas", concordo, ainda mais, com o que já disseste sobre a menor qualidade individual (defensiva) dos defesas da actualidade e. . . mesmo assim quem ataca não o faz muito bem, não aproveita essa menor qualidade dos antagonistas! (sim, há a questão da preocupação defensiva dos treinadores, que vai disfarçando a menor qualidade individual dos def...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Espanhol
Figo concedeu entrevista
Além da Superliga e da relação com Florentino Pérez, Luís Figo abordou ainda outros temas da atualidade na recente entrevista que concedeu ao jornal Marca. O antigo ...