placardpt
    França x Croácia DIRETO

    O que significa sonhar?

    2018/07/14 23:04
    E8

    Chegou a hora do jogo de uma vida. Após 63 partidas e quase um mês de competição, o planeta futebolístico está a horas de distância de descobrir o novo campeão do Mundo. Muita coisa aconteceu pelos relvados russos. Por estes dias, houve lugar a surpresas, eliminações precoces, muitos autogolos, a bola parada como momento importante e uma final inédita, com direito a estreia para um dos participantes. 

    Depois da geração de Zidane, e com ainda o fantasma de Éder a pairar, a nova fornada de talento gaulês vai tentar conquistar o segundo título mundial. Pela frente, a equipa de Deschamps terá a Croácia, um coletivo a viver o seu segundo grande momento de aura a nível futebolístico, com um génio pronto a fazer aquilo que poucos podem sequer sonhar: conquistar, em pouco mais de um mês, os dois títulos mais importantes no desporto-rei. 

    Solidez que protege artista

    Em relação à final disputada no Stade de France, há dois anos atrás, esta França não tem apenas um conjunto mais vasto de soluções. A equipa de Deschamps é, hoje, um coletivo mais seguro, consistente e fiável, especialmente na zona intermediária. Criticado nos últimos tempos, Paul Pogba tem sido decisivo no equilíbrio tático da equipa, com Kanté a ganhar o melhor amigo para guardar o meio-campo gaulês. 

    Se a solidez a meio passa como um vírus positivo para o quarteto defensivo, um dos mais fiáveis de toda a competição, ela também permite que a equipa tenha em Griezmann e Mbappé dois elementos apenas preocupados em criar o jogo ofensivo da equipa, muitas vezes, até, a apenas finalizá-lo, dada a objetividade patenteada pelos vice-campeões europeus. 

    Gerações de ouro
    Depois da equipa comandada por Zidane, que disputou as finais de 1998 e 2000, a atual turma gaulesa é a segunda a conseguir chegar a duas finais seguidas, procurando, numa nova tentativa, o primeiro caneco

    O avançado do Atlético, mais habituado a estas andanças, tem sido igual si próprio, conduzindo, de forma inteligente, os ataques da sua equipa, tal como em 2016, mas em Les Blues começa a surgir uma figura pronta a marcar o presente e o futuro do jogo. Mbappé tem brilhado e será, seguramente, uma seta apontada à baliza de Subasic, antigo colega no Principado. 

    Modric de ouro

    Não é exagerado começar por abordar a seleção da Croácia centrando a análise em apenas um jogador. Pelo que fez, pelo quem tem feito nos últimos anos no Bernabéu, Modric é a alma da sua seleção. O planeta futebolístico já olha para a Bola de Ouro, mas o centrocampista croata, independentemente do possível prémio, já garantiu um lugar muito especial nesta competição, sendo criativo, inteligente e decisivo para o futebol ofensivo da seleção que representa. 

    Claro que, sozinho, o jogador do Real não chegava para todas encomendas. Por isso é justo reconhecer que estamos perante um dos grandes conjuntos deste Mundial. A Croácia teve algumas dificuldades nos jogos em que era marcadamente favorita, mas mostrou uma classe fora do comum perante rivais mais poderosos. Na meia-final, depois de 45 minutos iniciais pouco pujantes diante da Inglaterra, a seleção do Leste Europeu foi a tempo de dar uma demonstração inequívoca de força. 

    Caso não consiga resolver a final nos 90 minutos, chegar ao tempo extra não será, por certo, problema para os croatas, que chegam à final após três vitórias fora do cronómetro regulamentar ©Getty / Laurence Griffiths

    Na frente de ataque, mora uma espécie de surpresa (Rebic) e uma confirmação (Perisic), com a última a provar ser uma espécie de talismã nos grandes torneios para a seleção croata. Mas é na defesa que as maiores dúvidas subsistem, especialmente atendendo à qualidade dos oponentes no jogo decisivo. Strinic vai precisar de superação, ajuda e uma pontinha de sorte para travar Mbappé. 

    Dados lançados para o jogo dos jogos. 32 seleções tiveram direito a sonhar, mas apenas duas têm a possibilidade de discutir o título mais importante de todos. 

    U Domingo, 15 Julho 2018 - 16:00
    Luzhniki Stadium
    Néstor Pitana
    4-2
    Antoine Griezmann 38' (g.p.)
    Paul Pogba 59'
    Kylian Mbappé 65'
    Mario Mandzukic 19' (p.b.) 69'
    Ivan Perisic 28'
    Luzhniki Stadium
    Lotação80 000
    Medidas-
    Inauguração1956
    FaseFinal
    Convocatória
    França
    Croácia
    R Castigos
    [não há registo]
    [não há registo]
    a Lesionados
    [não há registo]
    [não há registo]
    p Restrições
    [não há registo]
    [não há registo]
    R Em risco
    [não há registo]
    [não há registo]
    w Outros convocados
    [não há registo]
    [não há registo]
    Forma
    França
    2018/2019
    Croácia
    2018/2019
    A diferença passa por...
    França
    Pronto para a imortalidade
    A realizar um Mundial pujante e cheio de grandes momentos para recordar, Kylian Mbappé chega à final de Moscovo em alta e pronto a ser peça fulcral no ataque francês ao título. Diante de um dos elos menos fortes da Croácia - Strinic dá espaço no momento defensivo - o extremo terá oportunidades mais do que suficientes para explanar a sua velocidade e capacidade técnica. Tal como Zidane em 1998, Mbappé quer mostrar ao Mundo que é um dos grandes do jogo. 
    Croácia
    Tempo do(s) maestro(s)
    Se é certo que a Croácia pode sofrer quando não tiver a bola, especialmente pela qualidade de Griezmann e Mbappé, não deixa de ser verdade que, na zona intermediária, os croatas têm talento e qualidade para ditarem a sua lei. Se Modric tem sido o Rei desta equipa, comandando com uma criatividade e uma resistência inesgotáveis a seleção do Xadrez, Rakitic é o príncipe sempre pronto a dar a melhor opção para o bom jogar croata. A concorrência é dura, mas a Croácia quer agarrar esta Taça pelo meio-campo...

    Confrontos

    Golos
    Resultados

    Estatísticas (Rússia 2018)

    FrançaCroácia
    810Golos marcados127
    74Golos sofridos58
    6
    Jogos
    6
    7
    3
    Golos Marcados
    2
    8

    Fotografias(14)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FRANÇA
    EMPATE
    CROÁCIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SO
    Perisic
    2018-07-15 15h36m por sofintas
    Isto é uma coisa naturalíssima. . . mas sublinhar que há jogadores sobrevalorizados e há outros subvalorizados. Perisic tem sido ao longo da sua carreira um jogador a quem não vem sendo dado o devido valor (sobretudo comparando com outros seus contemporâneos no futebol). É muito bom, tem valor para estar em equipas de "topo topo".

    PS: Não digo isto agora, depois do jogo contra a Inglaterra. "Bati-me" por Perisic quando determinada equipa técnica portuguesa ia treinar Perisic e já ia fazer asneira com ele.
    SO
    Jogo
    2018-07-15 15h29m por sofintas
    De duas equipas que não gostam de assumir o jogo, de ter uma "pro-actividade" e iniciativa claras. A França tem no seu plantel jogadores para montar uma equipa de iniciativa e domínio, mas Deschamps preferiu assim. Se ganhar dar-lhe-ão razão, mas poderia ganhar com a outra versão que poderia ter construído (nem era grande "construção", bastaria substituir dois jogadores).

    Contra uma Argentina tão débil (que sem Messi venceu um jogo em oito na fase de qualificação, e perde...ler comentário completo »
    RN
    França X Cróacia
    2018-07-15 14h47m por RN123
    Veremos quem irá levantar a taça de campeão do mundo. . .
    A França é favorita mas no futebol tudo é possível. . .
    SU
    Zerozero
    2018-07-15 01h45m por superguidetti
    Sonhar significa que tudo é possível. Espero que a Croácia leve este sonho longe e que o torne real. Força Croácia, o mundo está contigo!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    II Liga
    Os destaques da ronda 30
    Pela terceira época consecutiva, o zerozero faz a cobertura ao minuto de todos os jogos da Liga Portugal SABSEG. Além disso, tal como aconteceu na temporada ...