placardpt
    Bélgica e Inglaterra lutam pelo 3º lugar

    Chegou a hora de trabalhar para o bronze

    2018/07/13 23:29
    E5

    Os belgas francófonos chamam-lhe «petite finale», ou «pequena final». É tudo perspetiva: pequena porque há maior, sim, mas só grandes aqui chegam. Um jogo que é uma amálgama de sentimentos: desilusão por não estar em Moscovo, orgulho por lutar pelo pódio. Um jogo em que a qualidade dos intervenientes poderá bem estar em igualdade de importância com os níveis de fadiga e os níveis motivacionais.

    ©Getty / Kevin C. Cox

    Conseguindo ultrapassar as desilusões das meias-finais, Bélgica e Inglaterra têm aqui uma oportunidade histórica; os belgas em particular, porque uma vitória significaria o melhor desfecho de sempre em Campeonatos do Mundo. Já para os ingleses, campeões do mundo em 1966, seria o segundo melhor resultado da história.

    Derrotadas em jogos semelhantes a este em 1986 e 1990, ambas as equipas tentam ignorar os fantasmas do passado e trazer o bronze da Rússia. Não é dos terceiros que reza a história, mas o palmarés já ganharia mais um motivo de orgulho para os adeptos e aumentaria um pouco os níveis de decibéis na receção aos jogadores em solo belga/inglês.

    Ainda há pernas?

    Passaram-se duas semanas desde que as equipas se encontraram na fase de grupos, então num jogo de muitas poupanças. Foram duas semanas tão intensas quanto imaginável, com três partidas a eliminar para cada equipa e, para a Inglaterra, com dois prolongamentos e um desempate por penáltis. As pernas estão cansadas, é inevitável, pelo que Roberto Martínez e Gareth Southgate terão de encontrar o equilíbrio entre a frescura física e a garantia de uma equipa suficientemente forte num duelo de alta exigência.

    ©Getty /
    É a última oportunidade para o melhor ataque da prova (a Bélgica, com 14 golos), somar mais uns quantos e fazer as delícias dos amantes do futebol ofensivo; a última oportunidade para jogadores como Hazard, Lukaku, De Bruyne ou Courtois reforçarem candidaturas a troféus individuais. Para a Inglaterra, é a última oportunidade para Kane garantir a Bota de Ouro (Lukaku tem menos dois golos, Mbappé e Griezmann menos três); a última oportunidade para Southgate e companhia levarem para terras de Sua Majestade algo de palpável, já que ao contrário do que indicavam os cânticos não foi possível levar «o futebol» para casa.

    Diz a história que os duelos de atribuição do terceiro lugar resultam em golos, muitos golos. Venham eles, venha o espetáculo do Mundial, pela penúltima vez.

    U Sábado, 14 Julho 2018 - 15:00
    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Alireza Faghani
    2-0
    Thomas Meunier 4'
    Eden Hazard 82'
    Krestovsky Stadium (Zenit Arena)
    Lotação68 134
    Medidas-
    Inauguração2017
    Fase3º/4º Lugar
    Forma
    Bélgica
    2018/2019
    Inglaterra
    2018/2019
    A diferença passa por...
    Bélgica
    Descanso e opções
    Depois de tanto tempo de competição que se seguiu a uma época extenuante, qualquer descanso é bem-vindo. Ao contrário da Inglaterra, a Bélgica não foi além do tempo regulamentar em qualquer jogo e teve mais um dia de descanso do que os ingleses antes deste duelo. A equipa de Roberto Martínez mostrou ainda no jogo da fase de grupos que tem uma profundidade de plantel notável. Muitos trunfos ao dispôr numa altura em que todos podem ser úteis.
    Inglaterra
    Goleador espreita o prémio
    Com seis golos apontados, Harry Kane está destacado na luta pelo prémio de melhor marcador deste Mundial. Lukaku, com quatro, e os franceses Mbappé e Griezmann, com três cada um, estão longe mas não arredados da luta, pelo que o goleador inglês quererá assegurar que um dos mais importantes prémios a que um avançado pode aspirar, não lhe foge. Faça 90 minutos, 45 ou até menos, será seta apontada a Courtois.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BÉLGICA
    EMPATE
    INGLATERRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AN
    Melhor 11 do Mundial
    2018-07-14 14h31m por angryagain
    GR - Courtois (BEL)
    DD - Pavard (FRA)
    DC - Varane (FRA)
    DC - Godin (URU)
    DE - Hernandez (FRA)
    MD - Kante (FRA)
    M - Modric (CRO)
    M - Coutinho (BRA)
    M - Hazard (BEL)
    AV - Lukaku (BEL)
    AV - Kane (ING)

    Há outros que podiam entrar aqui como De Bruyne ou Griezman/Mbappe, mas decidi-me por estes.
    AN
    Vai Bélgica
    2018-07-14 14h11m por angryagain
    Torço pela Bélgica porque tem melhor futebol e mostrou um futebol bonito e positivo (aprende FS!). Além disso tem grandes jogadores que dá prazer ver jogar. Vocês sabem quem são!
    A Inglaterra não esteve mal, mas fiou-se muito nas bolas paradas a ainda lhe falta um organizador de jogo, Delle Ali é mais um avançado móvel do que um médio criativo.
    3º/4º lugar
    2018-07-14 13h42m por Rui_Malheiro1998
    Vamos todos ser sinceros, este é o jogo com menos propósito no futebol. Só existe para os adeptos do mundial não terem de ficar 4 dias sem futebol entre as meias e a final. Ah e para a FIFA fazer mais uns trocos nas receitas televisivas e bilhetes

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...