Playmaker - by zerozero.pt, maior base de dados do mundo de Futebol

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

FC SionSuíça
ItáliaInternazionale
CelticEscócia
ArméniaAlashkert FC
Manchester CityInglaterra
AlemanhaBorussia Dortmund
Mundial
Crónica
Croácia com lugar marcado para Moscovo

Estes têm final da cabeça aos pés

2018/07/11 21:46
Texto por Jorge Ferreira Fernandes
© Getty /

Está cumprido o sonho de pouco mais de quatro milhões de pessoas. A Croácia, depois do quase em 1998, garantiu o maior feito da história do seu futebol, ao bater, por 2x1, a seleção inglesa. A turma de Modric voltou a não conseguir resolver nos 90 minutos, mas o prolongamento apenas confirmou uma realidade de boa parte do jogo: esta Croácia teve sempre mais pés e, sobretudo, cabeça para garantir um lugar em Moscovo. 

Para a Inglaterra, fica a quarta meia-final perdida de forma consecutiva após a glória de 1966. O futebol também regressará a casa, depois de uma participação britânica que surpreendeu tudo e todos. Faltou o quase, ficou o orgulho. 

Na gaveta, Trippier

Talvez por estar mais fresca do que o próprio adversário, que foi obrigado a dois desempates por grandes penalidades, a Inglaterra entrou na partida com outra fluidez de jogo, demonstrando mais qualidade na posse e uma capacidade poucas vezes anulada pelos croatas em acelerar o jogo no último terço. Apesar do domínio territorial, a sorte grande voltou a sair na bola parada, com Trippier a colocar a bola na gaveta de Subasic. 

Em desvantagem no marcador, a Croácia demorou algum tempo a esboçar qualquer tipo de reação, demonstrando alguns problemas na construção do seu jogo ofensivo. Perisic ainda tentou um par de remates, que não chegaram a assustar Pickford, mas a Inglaterra, além de se apresentar mais confortável em todos os momentos do jogo, era uma ameaça sempre que colocava velocidade no último terço, com Sterling a surgir perigoso e sempre pronto a surpreender a organização croata. 

A realizar um Mundial bem acima das expetativas, a Inglaterra tem estado em destaque nos lances de bola parada, com nove golos marcados ©Getty /

Até ao final da etapa inicial do jogo as fragilidades croatas vieram ao de cima, com mérito inglês. A turma de Southgate voltou a mostrar-se sólida em todos os setores, não permitindo que os maiores talentos da seleção de Leste pudessem explanar as suas ideias - Modric teve bola, mas só nas zonas ditadas pela pressão britânica. Kane ainda atirou ao poste, num lance anulado pelo auxiliar, mas o intervalo chegou sem mais nada a acrescentar. Um coletivo inglês a secar (quase) tudo. 

Croácia foi mesmo ao 80

Depois de uma primeira parte em que as coisas não correram francamente bem, a Croácia iniciou a etapa complementar com outra capacidade no processo ofensivo. É certo que a Inglaterra, e em particular Walker (pelo defesa do City não passou rigorosamente nada), controlavam o domínio croata até um certo ponto, mas pressentia-se que a capacidade criativa dos britânicos ia decrescendo. Um risco, portanto, tendo em conta o marcador. 

E o risco provou-se fatal para os comandados de Southgate...Sem grande controlo da bola e, consequentemente, do jogo, os ingleses recuaram no terreno e permitiram que o carrossel croata funcionasse. Com espaço, a equipa de Modric tem talento para muito, e foi Perisic o protagonista dessa avalanche croata, com um golo de belo efeito a coroar a reação. Pouco depois, tremideira britânica a vir ao de cima e o mesmo jogador, com menos sorte - só o poste parecia evitar males maiores. 

Pilhas que duram
Independentemente de tudo, esta Croácia já fez história. Passar todas as eliminatórias depois dos noventa regulamentares não é para qualquer um

Os lances de ataque da Croácia funcionaram como um trauma  para os ingleses, que voltaram a subir linhas e a pressionar alto o início de construção croata. O resultado não foi particularmente pujante, com os britânicos a denotarem muita precipitação na mais simples das ações. Rashford agitou, é certo, mas nem o talento do jovem red devil foi o suficiente para evitar mais um tempo extra. 

Cansaço? Nem de perto

Com mais um prolongamento nas pernas, a Croácia fintou a lógica e apresentou-se como a melhor equipa (com alguma distância) nos 30 minutos finais. Com Modric e Rakitic a guardarem a bola no bolso, os croatas forçaram o segundo golo de uma forma mais inteligente, pertencendo a Mandzukic o papel de herói, depois do adormecimento geral da defensiva britânica. 

Depois disso, o costume: algumas paragens, muito coração daqueles que procuravam de forma desesperada o empate e uma Croácia sempre mais inteligente, mais criativa, mais equipa. Suker e companhia, independentemente do resultado do próximo domingo, têm já uns mais do que dignos sucessores...

U Quarta, 11 Julho 2018 - 19:00
Luzhniki Stadium
Cüneyt Çakir
2-1
Ivan Perisic 68'
Mario Mandzukic 109'
Kieran Trippier 5'
Luzhniki Stadium
Lotação80 000
Medidas-
Inauguração1956
FaseMeias-Finais
Lances Capitais
GOLO Inglaterra!
Kieran Trippier marca
Kieran Trippier marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
68´
GOLO Croácia!
Ivan Perisic marca
Ivan Perisic marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
109´
GOLO Croácia!
Mario Mandzukic marca
Mario Mandzukic marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
A Chave

Golo de Mandzukic

Depois de 45 minutos iniciais com muitas dificuldades, a Croácia esteve quase sempre por cima no restante da partida. Perisic marcou, atirou ao poste, mas o grande momento aconteceu já no prolongamento, com o avançado da Juventus a dar corpo à superioridade croata. 

O Árbitro
Cüneyt Çakir dirigiu o jogo sem grandes problemas, apesar do erro do auxiliar no lance em que Harry Kane esteve muito perto de marcar. 
O Melhor
Perisic foi um diabo
Esta Croácia vale pelo seu todo. Modric e Rakitic têm brilhado na zona intermediária, mas, lá mais para a frente, há um autêntico diabo à solto pronto a intrometer-se nas lutas pelos melhores dos relvados russos. Perisic marcou um golo, fez uma assistência, atirou uma bola ao poste e construiu um sem número de lances perigosos, sempre com requinte técnico. Enorme!
O Pior
Leões que não duram noventa
Não há volta a dar, esta Inglaterra merece todos os elogios pelo percurso. Ainda assim, se há algo a apontar a esta equipa é a pouca resistência ao longo dos 90 minutos que denotou nos três jogos a eliminar. Diante de uma equipa criativa, os três leões baixaram linhas e não conseguiram ter estabilidade no seu jogo, permitindo o crescimento e o golo croata...com naturalidade.
Forma
Croácia
2018/2019
Inglaterra
2018/2019
Sabia que...by playmaker stats
HISTÓRICO!!! Está garantida a melhor posição de sempre da Croácia em Mundiais [3.º lugar em 1998]

15 Julho 2018 - França x Croácia [Final]
A Croácia iguala o seu melhor ataque de sempre em Campeonatos do Mundo:
11 golos em 2018 [2 Modric e Perisic - melhores marcadores]
11 golos em 1998 [6 Suker - melhor marcador]
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
CROÁCIA
EMPATE
INGLATERRA
Comentários (50)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MA
ispeakwiththetr ue
2018-07-12 16h58m por Mateus_diz
Pelo visto até agora não compreendeu o que eu disse naquele post, mas pronto. . .
Hvala Hrvatskoj!
2018-07-12 15h02m por bludouro
(Obrigado Croacia!)
Valdo_O_N10
2018-07-12 12h44m por CR28
Pois, acho que todos nós esperamos um pouco, quem sabe apreciar futebol e acompanhou o Mundial, sabe que a Croácia fez uma campanha muito bonita, a entrega deles têm sido excepcional, já para não falar que gosto mais dos jogadores croatas do que os franceses. Mas admito que a minha preferência têm é um pouco influenciada por um dado, que é o facto dos franceses terem falado mal de nós no EURO e de terem feito aquela petição ridícula para repetir o jogo.
Este teu amigo deve de anda...ler comentário completo »
Cr28
2018-07-12 12h23m por Valdo_O_N10
Oxalá ganhe a Croácia, eu disse a um amigo que eles podiam surpreender, mas não estava a espera que fossem a final. Tivesse ele ouvido o meu conselho e não teria apostado 20 euros na Argentina.
Penso que a defesa da Croácia é o ponto mais fraco da seleção
Croácia
2018-07-12 12h14m por CR28
Muito bons, eu e um amigo meu fizemos uma previsão, de quem ia chegar à final, eu disse França, ele disse Croácia. . . acertamos os 2 xD
Confesso que esta Croácia surpreendeu-me, apesar de saber do grandes plantel que têm, pensava que quartos-de-final seria onde eles iam parar, digo isto porque não estava nada à espera que o Brasil fosse de vela tão cedo, nem a Alemanha. . . muito menos a Alemanha mesmo. Eu dava o Brasil e a Alemanha como certos nas meias, por isso nunca pensei ...ler comentário completo »
Lusitania 16
2018-07-12 12h12m por ispeakwiththetrue
Eu ja aqui critiquei varias vezes Portugal, nomeadamente Fernando Santos q n pos a equipa a jogar o q devia, claramente foi um mundial fraco para nós mas n quer dizer q sejamos fracos, eu continuo a dizer q com outra postura e podiamos ser nós a disputar esta final com a França até pq pelo q tenho visto as seleções estão todas muito niveladadas, a própria Croácia teve sempre dificuldades nos 3 jogos q disputou com Dinamarca, Rússia e Inglaterra, poderiamos ter sido nós no lugar deles, bas...ler comentário completo »
Fantástico!!!
2018-07-12 12h01m por guizinho
Grande equipa, grandes jogadores, grande entrega!!! Esta Croácia é fortíssima. Tem grandes jogadores que jogam muito em equipa.
Portugal pode ter um extraterrestre, mas não tem a quantidade de jogadores de topo que esta Croácia tem, o que mais valoriza o nosso percurso no Euro 2016. Já há dois anos eles tinham muito melhor equipa que nós, além de terem mais dias de descanso. Mas nesse dia nós fomos melhores. Cai por terra aquela conversa que Portugal só apanhou equipas fracas at...ler comentário completo »
Grande Croácia!!
2018-07-12 11h37m por Markes88
Desde que Portugal foi de vela, e já aqui tinha dito, era a minha favorita das equipas do torneio.

Pessoalmente, acho que a selecção mais forte é mesmo a França, têm mais equilíbrio a todos os níveis, e talvez seja agora que a Croácia tenha mesmo de pagar a fatura de ter tido já 3 eliminatórias para lá dos 90min. . . . .

Outro factor poderá ser o Mandzukic ter saído com queixas na perna. . . Mas acredito que a Croácia possa levar o caneco!
Croácia
2018-07-12 11h01m por ruipatricio
Ganhem o Mundial por favor.
A par da Bélgica era quem eu queria que levantasse o troféu.
Vamos xadrez dos Bálcãs.
Croácia 2-1 Inglaterra
2018-07-12 09h23m por moumu
Acho que foi um justo vencedor pois pratica um bom futebol e foi superior à Inglaterra quer em jogo jogado quer em oportunidades. Espero uma final emocionante e que no fim levantem o troféu os franceses.
AZ
FS e reformados
2018-07-12 06h40m por azulado
Espero que o Fernando Santos continue a ver estes jogos e a aprender. . . acreditar sempre, uniao de equipa e esforco enorme.
Mas como e' dificil ensinar burros velhos, nao me convenco que mudara' de jogo.
A Selecao precisa urgentemente de ideas novas, mas com outro treinador.
Alias, a maior parte dos selecionados tambem tem de ser reformados obrigatoriamente.
ispeakwiththetr ue
2018-07-12 04h58m por Lusitania_16
Ao contrário de Portugal a Croácia cresceu como equipa.
Portugal tentou manter a mesma postura que teve no Euro, só que ao contrário do Euro calhou nas eliminatórias dos abutres! E caiu logo à 1ª nos oitavos! Se tem ganho o grupo teria a vida mais facilitada e talvez hoje estaríamos ainda gritar por Portugal! Mas a prestação de Portugal foi muito fraquinha por isso viemos para casa muito mais cedo!
O Engenheiro não soube escolher os melhores e também não teve as melhores decisões durante os jogos. Por isso viemos logo para casa!
FORÇA CROÁCIA!!!!
2018-07-12 04h43m por Lusitania_16
Tenho de confessar que a Croácia para mim sempre foi uma das favoritas!
E espero que consigam ganhar aos arrogantes gauleses porque não os suporto!
FORÇA CROÁCIA!!!!
Bola de Ouro
2018-07-12 02h56m por Rui_Malheiro1998
Bola de ouro/The best é um prémio que já perdeu a credibilidade há muito. Sim, Ronaldo e Messi foram os dois melhores jogadores durante uma década mas não tiveram sempre a melhor temporada. Em 2010 o Inter ganha o triplete, a Holanda chega chega à final do mundial com o Wesley Sneijder a marcar cinco golos e ganhar quatro prémios de homem do jogo e nem no top 3 ficou. . . ANEDOTA. Em 2013 Bayern imperial ganha o campeonato com mais de 30 pontos de avanço e completa um triplete mas Ribery f...ler comentário completo »
Croácia
2018-07-12 01h48m por gvg177
Parabéns a esta equipa da Croácia! Foi mais que merecida esta passagem à final e agora gostava que ganhassem, seria um feito histórico!
Depois de três jogos seguidos a passarem no prolongamento é de salientar a entrega dos jogadores, vamos ver se conseguem fazer o mesmo com a França.
LO
ispeakwiththetr ue
2018-07-12 00h21m por LolmacaEoS
Que doido! Jogamos um futebol horrível, bem pior do que no Euro. O milagre foi ter passado o grupo
Kalinic
2018-07-11 23h58m por napecarvalho
Se a Croácia ganhar o mundial aquela dor de costas vai sair cara xD
Supondo que a tal dor tenha sido mesmo desculpa para não querer entrar no jogo contra a Nigéria
JHendrix
2018-07-11 23h46m por Noctis_Sama
"Até fiquei de lágrimas nos olhos.
Que alegria!"

Ou tens cidadania croata ou então deves estar tão contente como os restantes aqui.
BE
O FIM DA MALDIÇÃO 56 ANOS DEPOIS!!!!!!!!
2018-07-11 23h39m por benficaeterno
Depois da Checoslováquia finalmente uma equipa chega à final de um Mundial sem ser uma potência.

De 1966 até 2014 só Brasil, Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Alemanha e Holanda chegaram à Final.

Este é o futebol em estado puro.

Ganha quem trabalha mais. Ganha que produz melhor.

Nas seleções não se compra o mérito do trabalho dos outros.

Os meus parabéns ao povo croata, que é excepcional, receb...ler comentário completo »
CROÁCIA! CROÁCIA! CROÁCIA!
2018-07-11 23h08m por JHendrix
Até fiquei de lágrimas nos olhos.
Que alegria!
A fibra e a raça desta equipa é incrível!

Modric, Rakitic, Rebic, Mandzukic, Perisic etc. . .

Depois de 98 o Suker, Boban, Prosinecki, Stanic, Jarni, Vlaovic, Boksic, os terem feito sonhar com o Mundial em crianças, agora é a vez deles tentarem tornar o sonho em realidade!

Um último esforço desta geração de ouro do futebol croata!

Força! O sonho comanda a vida!
Portugal e Croácia
2018-07-11 22h57m por RQ7T
Deixa a pensar o facto da Croácia ter uma seleção do mesmo nível conseguir chegar a uma final do Mundial algo que nunca conseguimos. Portugal infelizmente não conseguiu fazer as suas individualidades renderem como as da Croácia quer a nível coletivo quer a nível tático.
AN
Troca Def. Esq.
2018-07-11 22h50m por angryagain
Agora o treinador da Croácia tem de meter o Pivaric no lugar do Strinic, é bem melhor e mais rápido também (não esquecer que o Mbappé joga desse lado).
IN
Bola de Ouro
2018-07-11 22h35m por inspiring
Esqueçam lá isso do Modric ganhar a bola de ouro os 3 finalistas vão se Ronaldo Messi e Salah
Ispeak
2018-07-11 22h31m por IkerCasillas_FCP
Falaste em 7-1, agora é que ele não aparece. . .
Melhores em campo
2018-07-11 22h31m por RQ7T
Perisic foi para mim o melhor em campo, marcou o golo do empate quando parecia estar difícil e trouxe uma grande força anímica à equipa, mandou ainda uma bola ao poste, fez assistência para o golo e foi incansável no ataque. Nos croatas destaco ainda o Vrsaljko
e o Mandzukic pelo golo histórico.
Na Inglaterra ninguém se destacou muito mas o Kane fez um bom jogo apesar de não ter marcado e o Trippier fez um bom golo(o Subasic podia ter feito melhor).
OUTRAS NOTÍCIAS
Sporting
Técnico recordou passado no Sporting
Após a saída do Sporting, Jorge Jesus continua a conhecer a nova realidade que vai encontrar na Arábia Saudita na próxima temporada. O treinador português ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
DI
Diego_Forlan 18-07-2018, 11:34
Dias_21 18-07-2018, 11:26
ispeakwiththetrue 18-07-2018, 11:24
ispeakwiththetrue 18-07-2018, 11:22
toysrus 18-07-2018, 11:22
Ubar 18-07-2018, 11:21
hjroliveira 18-07-2018, 11:21
PORTO__INVICTUS 18-07-2018, 11:21
ispeakwiththetrue 18-07-2018, 11:20
da_ni82 18-07-2018, 11:19
eden_hazard 18-07-2018, 11:18
gulpigaio 18-07-2018, 11:09
VO
Vontade_Suprema 18-07-2018, 11:06
track194 18-07-2018, 11:05
CR28 18-07-2018, 11:03
otamendi30 18-07-2018, 11:03