Playmaker - Estatísticas e curiosidades no momento certo

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

FC SionSuíça
ItáliaInternazionale
CelticEscócia
ArméniaAlashkert FC
Manchester CityInglaterra
AlemanhaBorussia Dortmund
Mundial
Crónica
Anfitriã cai nos quartos de final

Mário Fernandes e a história de um herói que virou vilão

2018/07/07 22:00
Texto por Redação*
© Getty /

*com Ricardo Lestre

A anfitriã caiu, e caiu de pé. Terminou o sonho da Rússia no Mundial depois de sair derrotada nas grandes penalidades aos pés da Croácia. Dois conjuntos experientes que voltaram a recorrer ao desempate da marca dos onze metros. Desta vez, só um podia seguir em frente. Mário Fernandes, ele que alimentou o sonho, acabou por se tornar no carrasco. O futebol não pára de proporcionar momentos indescritíveis...

Golaço de Cheryshev para animar a malta

A primeira parte começou a passo lento e a um ritmo baixo. Sem grande interesse de parte a parte, retirando a dupla oportunidade de Rebic - que Mundial está a realizar o extremo croata - logo nos primeiros instantes.


A Croácia, como esperado, dominava a posse e a Rússia, bem posicionada, procurava assustar com objetividade. Um filme muito parecido ao que foi exibido nos oitavos de final, precisamente no encontro das duas seleções.

Com passar do tempo, o jogo aumentou ligeiramente a velocidade. Sem muitas incidências, é certo, mas as jogadas coletivas começaram a surgir com maior naturalidade.

Felizmente, para os presentes, em especial para o público russo, Cheryshev tratou de quebrar a monotonia. Um pontapé do meio da rua (que golaço!) que levantou o estádio e, ao mesmo, surpreendeu o adversário que parecia estar um pouco melhor na partida. Subasic, guardião croata, limitou-se a seguir a trajetória... com os olhos.

O golo russo galvanizou e animou o encontro de tal forma que a Croácia não tardou em reagir. Um bom lance trabalhado no flanco esquerdo, serviu para Mandzukic fugir à marcação para assistir Kramaric dentro da área contrária. De cabeça, o avançado do Hoffenheim não perdoou.

Uma abordagem menos conseguida da Rússia em termos defensivos custou bem caro e levou o empate até ao intervalo.

Pressão croata, pânico russo

A segunda parte chegou e com uma Croácia completamente diferente, transformada. Zlatko Dalic percebeu que os níveis de intensidade podiam subir mais... e conseguiu importunar a Rússia durante largos momentos.

Kramaric marcou o primeiro golo dos croatas no jogo ©Getty /
A formação croata subiu as linhas, efetuou uma pressão alta e recuperou bolas, muitas bolas. A asfixia foi tal que a turma soviética viu Ivan Perisic acertar no poste e falhar um golo que, à primeira vista, parecia certo. 

A colocação de Marcelo Brozovic no miolo, motivou uma alteração positiva no esquema tático e concedeu maior liberdade ofensiva a Rakitic e Luka Modric. O jogo fluía na perfeição e obrigava a Rússia a recuar imenso no terreno, preocupando-se, essencialmente, com as tarefas defensivas.

Sem qualquer outra alteração no placard apesar da superioridade croata, o jogo prosseguiu para prolongamento.

Uma nova Vida

O conjunto anfitrião tentou demonstrar maior ímpeto, mas sem muito sucesso, acima de tudo numa altura em que as pernas começaram a tremer e de que maneira.

Meias-finais, pela segunda vez
A Croácia chega, pela segunda vez na sua história, às meias-finais de um Mundial. A última presença remonta ao ano de 1998 com Boban, Prosinecki e Suker no comando...
Muita fadiga, algumas lesões e menor discernimento na tomada de decisão. Na primeira parte do tempo extra, Domagoj Vida, através de um canto cobrado por Modric, saltou bem alto e operou a reviravolta croata.

Face ao resultado desfavorável, a Rússia pressionou e Mário Fernandes, lateral que tem estado a nível brilhante na competição, voltou a estabelecer o empate ao responder, de forma afirmativa, a um livre cobrado por Dzagoev.

Lembra-se do filme que falámos anteriormente? Pois bem, voltou a repetir-se. Desta vez, só havia lugar para um. A Croácia está nas meias-finais do Rússia 2018. O protagonista, Mário Fernandes, marcou um golo decisivo no prolongamento e falhou a grande penalidade que permitiu ao adversário festejar a qualificação. De herói a vilão num ápice.

U Sábado, 07 Julho 2018 - 19:00
Fisht Olympic Stadium
Sandro Ricci
2-2
Denis Cheryshev 31'
Mário Fernandes 115'
Andrej Kramaric 39'
Domagoj Vida 101'
Fisht Olympic Stadium
Lotação47 659
Medidas105x68m
Inauguração2013
FaseQuartos-de-Final
Lances Capitais
31´
GOLO Rússia!
Denis Cheryshev marca
Denis Cheryshev marca o seu 4º golo na prova (5 jogos)
39´
GOLO Croácia!
Andrej Kramaric marca
Andrej Kramaric marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
101´
GOLO Croácia!
Domagoj Vida marca
Domagoj Vida marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
115´
GOLO Rússia!
Mário Fernandes marca
Mário Fernandes marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
A Chave
Minuto 115: O posicionamento de Mário Fernandes no livre do recém-entrado Dzagoev surpreendeu a defesa croata e atirou a decisão para as grandes penalidades.
O Árbitro
Sandro Ricci teve uma noite tranquila e efetuou uma arbitragem bastante positiva.
O Melhor
Segunda parte croata ao ritmo de Modric
Uma reação exemplar da Croácia no segundo tempo sob a liderança de Modric. No plano tático, esteve soberba e causou imensos problemas ao rival que pouco incomodou. Era só preciso um golito...
O Pior
Falta de poder de fogo no ataque russo
Os russos conseguiram levar o jogo para as grandes penalidades graças a um golo na segunda parte do prolongamento. No entanto, ficou a ideia de que há uma grande escassez de ideias a nível ofensivo. Dzyuba trabalhou imenso, sim, mas faltou companhia à altura.
Forma
Rússia
2018/2019
Croácia
2018/2019
Sabia que...by playmaker stats
Croácia chega pela 2.ª vez a uma meia-final do Mundial [1998, 2018]

A sua melhor participação continua a ser o 3.º lugar no França 98; os croatas estão a 1 golo de igualar o melhor registo atacante [11 golos em 1998] numa edição
Pela 1.ª vez na história dos Campeonatos do Mundo [oitavos desde 1986], uma seleção chega às meias-finais após duas eliminatórias decididas nas grandes penalidades:
2018 Croácia vs Rússia [1/4 final]
2018 Croácia vs Dinamarca [1/8 final]
Croácia 100% invicta em grandes penalidades num Campeonato do Mundo:

Croácia em grandes penalidades [Mundial + Euro]:
2018 Rússia [Vitória penáltis] Rakitic fechou
2018 Dinamarca [Vitória penáltis] Rakitic fechou
2008 Turquia [Derrota penáltis]
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RÚSSIA
EMPATE
CROÁCIA
Comentários (29)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
bludouro
2018-07-08 14h51m por ADrDEIMC1986
Ai o quê. . . Pronto vamos a isso.

1º Ouviu-se, e isto é verídico, muita gente criticar abertamente o estilo de jogo da seleção russa, não só no estrangeiro como na própria Rússia, e acredita quando te digo que isso chegou aos ouvidos dos jogadores, estes sentiram essas críticas, e conseguirem chegar aos 8 melhores é um feito sim. Com isto respondo ao teu primeiro e quinto ponto: eu disse que era irrelevante analisar o aspeto técnico-tático do jogo, não o considerei irre...ler comentário completo »
ADrDEIMC1986
2018-07-08 11h28m por bludouro
Ok companheiro, a Rússia superou a expectativas no "seu" Mundial, é um facto, mas não era preciso demasiado exagero em relacao a tal. A tua avaliação da prestação russa é de tal forma polarizada que chega a roçar o ridículo (perdoa-me a minha sinceridade). Como tal, gostaria de abordar alguns dos teus comentários por partes:

1) Primeiro, procuras enaltecer "a visão e aquilo [. . . d]uma seleção que para muitos era das seleções com pior proposta de jogo do Mundial chega aos ...ler comentário completo »
JO
Sporting_de_Lut o
2018-07-08 11h00m por Josec78
Tu também "comes" tudo o que a comunicação social diz, seja do teu clube ou seja da política internacional. Aposto que também acreditaste nas armas de destruição maciça no Iraque.
Sim, houve anexação. Antes havia um Presidente democraticamente eleito (pró-russo) que foi deitado abaixo por uma revolução apoiada pelo ocidente, de modo a por no poder um Presidente pró união europeia e, mais uma vez, pressionar a Rússia nas suas fronteiras com mais bases militares ocidentais. No luga...ler comentário completo »
correção. . .
2018-07-08 05h14m por ADrDEIMC1986
Aparentemente não dá para se escrever russo neste site. . .

*"Sbornaja Rossii 2018. Prosto spasibo!"
Rússia
2018-07-08 05h12m por ADrDEIMC1986
Agora que uma pessoa está mais calma, já passou a emotividade e o nervosismo, vamos lá ver o que foi este Mundial para a Rússia.

Em primeiro, a visão e aquilo que se esperava, regra geral, desta seleção, foi do mais despropositado e desfasado da realidade que já se viu no futebol nos últimos anos. Uma seleção que para muitos era das seleções com pior proposta de jogo do Mundial chega aos 8 melhores, de facto, é de valor. Uma seleção que foi tão vilipendiada pela comuni...ler comentário completo »
Luka Modric
2018-07-08 02h18m por JHendrix
Está no mesmo pedestal do Suker e do Boban.
É um regalo ver jogar o "Cruyff" croata. . .
Semelhante a lenda holandesa em tudo.

Maravilhosa Croácia. Já conseguiu igualar em parte a geração de 1998. Resta saber se vão conseguir superar. . .
Bom. . .
2018-07-08 01h19m por Markes88
Modric é daquele tipo de jogador que dá gosto ver jogar e 'apenas' o melhor médio centro do mundo actualmente, visto Iniesta ter agora deixado o futebol europeu. . .

Gostava muito que conseguissem chegar à final. São uma equipa muito competitiva embora falte ali talvez um verdadeiro matador na frente. . .

Entre Bélgica e Croácia fica-se dividido. De Bruyne é a meu ver o terceiro posto de melhor jogador a seguir aos do costume e tem conseguido, a par de Hazard, meter a sua selecção a jogar muito bom futebol. . . .
Bludouro
2018-07-08 00h25m por ispeakwiththetrue
Os sul americanos n se podem queixar, 6 seleções com a possibilidade de 7 já é muito bom, para n falar q se por acaso num futuro mundial o anfitrião foi sul americano poderão colocar 9 seleções em 10 ( 1 anfitrião + 6 automaticos + 2 playoff) , agora sim acho q a Europa saiu prejudicada, basicamente vai ser 1 seleção europeia para cada grupo do mundial já q serão 16 grupos de 3 equipas, com o formato actual são cerca d 40% das vagas para seleções europeias enquanto q nesse mundial será apen...ler comentário completo »
PE
Modric joga e joga e joga classe
2018-07-08 00h20m por PERAMANCA
Eu em 2012 implorava por Modric no Barcelona, mas ele acabou por assinar pelo Real Madrid e o resto da historia já todos sabemos como esta a ser 4 champions em 6 anos , não é coincidência nenhuma , hoje foi mais do mesmo que influencia tem no jogo da equipa que joga e pena este treinador pecar em tê-lo tao recuado tanto tempo no jogo!
Como tudo tinha sido tao diferente se Modric tivesse assinado pelo Barcelona em 2012!
ispeakwiththetr ue
2018-07-08 00h16m por bludouro
SE a distribuição for como dizes vai haver 6 seleções da CONCACAF: as anfitriãs - Canadá, Estados Unidos e México, e mais 3 qualificações directas (provavelmente incluindo a Costa Rica, e mais 2) + 2 possíveis no "play-off" . . . Epah, vamos levar com quantos mais Panamás em 2026?

Isto de incrementar a UEFA em apenas 2 lugares suplementares é uma autêntica anedota! E se fosse a FIFA até dispensava a fase de qualificação na América do Sul: iam logo todos a fase final, com a e...ler comentário completo »
Modric
2018-07-07 23h44m por Pedro3000SCP
Pra mim claramente o melhor medio do mundo!!, que jogador 👐
Mika2000
2018-07-07 23h43m por ispeakwiththetrue
Anfitriões: 3
Europa: 16
África: 9
Ásia: 8
America do Norte: 3
America do sul: 6
Oceania: 1
Playoffs: 2 em 6 (2 da America do Norte, 1 de Africa, 1 de Asia, 1 da America do Sul, 1 da oceania).
lol
2018-07-07 23h38m por Noctis_Sama
Ficar triste por um GK que em 2005 "roubou" uma Taça Uefa ao seu próprio clube. . . ok
MI
Mundial 2026
2018-07-07 23h20m por Mika2000
Alguem me pode dizer o numero das vagas dividido por continentes para o mundial 2026 com 48 equipas?
Rui_Malheiro199 8
2018-07-07 23h04m por ADrDEIMC1986
Não acho que seja uma equipa nada velha, é uma equipa relativamente nova até.
Rússia
2018-07-07 22h58m por Rui_Malheiro1998
Nota de apreço a esta Rússia. Não foi vistosa é certo mas chegou longe e não chegou mais longe ainda por pequenos azares nos penaltis. Foram para este mundial como a seleção pior classificada no ranking da FIFA e com uma péssima participação na Taça das Confederações na consciência. Muitos não esperavam que passassem sequer da fase de grupos e contra a Espanha e Croácia vinham goleadas. . . Não estão certamente a construir para o futuro, a equipa é muito velha mas fica aqui um bom registo para o anfitrião
Ácaro dos Emílios
2018-07-07 22h56m por ispeakwiththetrue
Acabou por pesar o factor casa, se reparares a maioria das seleções anfitriãs fazem bons mundiais, exceto a Africa do Sul mas mesmo essa esteve perto d passar os grupos. Talvez o Qatar seja outro fracasso mas vamos ver.
Modrić
2018-07-07 22h56m por fabiopereirascp
Aquele penalty. . . Que sorte, fiquei triste pelo Akinfeev
Russia
2018-07-07 22h46m por Hacker_dos_e-mails
Ninguém dava nada por eles e acabam por fazer um grande torneio. Caem de pé.
Croácia-Rússia
2018-07-07 22h31m por bludouro
Mas que jogo! Foi um autêntico hino ao futebol! A anfitriã caiu de pé e provou que o "factor casa" sempre vale mais que os indicadores do "ranking" sugerem, enquanto a Croácia segue em frente simplesmente por ter sido a melhor equipa, sem qualquer contestação. Mesmo assim foi preciso, pela segunda vez, vir de trás, prontamente a responder a uma situação de desvantagem, para garantir a passagem!

Que delicia e ver esta equipa a jogar, que caracter! Se o futebol fosse um jog...ler comentário completo »
. . .
2018-07-07 22h24m por PedroFCP_Returns
Foi um bom jogo e acabou por passar a melhor equipa, nota para o grande golo do Cheryshev e para a grande jogada coletiva no 1º golo da Croácia. E quanto ao título do zz até parece que foi o único a falhar aliás não fosse ele e nem a penaltis teriam ido.

De resto também estava a torcer pela passagem da Croácia para assim continuar na esperança de ver a final que desejo neste momento: Bélgica-Croácia agora contra Inglaterra não será fácil, o Southgate está a fazer um trabalho b...ler comentário completo »
Equipas q passaram as meias
2018-07-07 22h22m por ispeakwiththetrue
Acabei por acertar todas, apesar d n ter acertado nemhum resultado correcto.

Vou deixar já o meu prognóstico das meias finais:

França 1-1 Bélgica (1-0) Prol.
Croácia 0-1 Inglaterra
Justo vencedor
2018-07-07 22h18m por ZnaraMunzMunz
Passou a melhor equipa, sem dúvida. Grande golo de Cheryshev, não me importava de o ver de dragão ao peito.
Mais uma vez, Modrić a mostrar o porquê de ser o melhor médio do mundo atualmente, classe pura!
Mário Fernandes de herói, ao marcar o golo do empate (muito mal Mandžukić a defender) a vilão ao falhar escandalosamente a sua grande penalidade, inadmissível que nem sequer acerte na baliza.
Fiquei satisfeito com a passagem da Croácia. Gostaria muito ...ler comentário completo »
Herói que virou vilão?
2018-07-07 22h10m por bludouro
Mas que reportagem é esta? Até parece que foi apenas Mário Fernandes que falhou na decisão das grandes penalidades! Mesmo os russos devem reconhecer se não fosse por esse jogador nem sequer teriam ido aos "pênaltis" . . .
SP
correcção
2018-07-07 22h08m por Sporting_de_Luto
* Não por causa do POVO russo
OUTRAS NOTÍCIAS
Sporting
Técnico recordou passado no Sporting
Após a saída do Sporting, Jorge Jesus continua a conhecer a nova realidade que vai encontrar na Arábia Saudita na próxima temporada. O treinador português ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Dias_21 18-07-2018, 11:26
ispeakwiththetrue 18-07-2018, 11:24
ispeakwiththetrue 18-07-2018, 11:22
toysrus 18-07-2018, 11:22
Ubar 18-07-2018, 11:21
hjroliveira 18-07-2018, 11:21
PORTO__INVICTUS 18-07-2018, 11:21
ispeakwiththetrue 18-07-2018, 11:20
da_ni82 18-07-2018, 11:19
eden_hazard 18-07-2018, 11:18
gulpigaio 18-07-2018, 11:09
VO
Vontade_Suprema 18-07-2018, 11:06
track194 18-07-2018, 11:05
CR28 18-07-2018, 11:03
otamendi30 18-07-2018, 11:03
NotAQuitter 18-07-2018, 11:01