placardpt
    Portugal apurado em segundo

    Ode ao desenrascanço

    2018/06/25 21:10

    Há poucas coisas mais portuguesas do que o chamado desenrascanço, o atingir o que se procura em condições extremas, no limite. Parece já fazer parte também da identidade da seleção, que mesmo quando parece que vai afastar a necessidade disso mesmo de vez, vê-a surgir de novo de rompante. Quaresma marcou (mais) um golo para a história, mas um golo espanhol a quase dois mil quilómetros de distância de Saransk e um golo iraniano de grande penalidade complicaram tudo nos últimos minutos. Foi sofrido, como no Europeu, mas Portugal apurou-se em segundo e marcou encontro com o Uruguai na próxima fase.

    Três novidades no onze luso, entre elas Ricardo Quaresma, o mago cujo feitiço viria a derrubar uma muralha. Já lá vamos, porque ainda há quase 45 minutos para recordar antes disso, um longo período em que Portugal foi do mais ao menos e se manteve em tons cinzentos até à explosão de cor.

    Três mudanças no onze português: Adrien, Quaresma e André Silva nos lugares de Moutinho, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes.

    A dinâmica com o apito inicial obedeceu à lógica, com Portugal a ter espaço para construir numa fase inicial e a deparar-se com poucos espaços em zona de definição. Quando se encontraram brechas, as oportunidades foram claras: Ronaldo atirou para defesa difícil de Beiranvand e João Mário, depois de confusão na defesa iraniana, atirou por cima. Cedo surgiam as ameaças, cedo surgiam desperdícios e cedo os nervos apertavam.

    Foi feitiço

    De Kaliningrado já chegavam boas notícias para os milhões de portugueses que não estavam em campo em Saransk (pelo menos em corpo, porque em alma estávamos todos): Marrocos marcava, saltava para a frente contra a Espanha e deixava Portugal ainda mais perto dos oitavos. Mas foi nesta altura que o jogo português quebrou, que o Irão passou a encontrar os seus espaços, e não tardou até que o rival ibérico empatasse o outro jogo do grupo.

    ©Hector Vivas / Getty Images
    Receava-se uma eventual surpresa. Um livre batido para a grande área portuguesa fazia a bola ir parar às mãos de Patrício depois de um cabeceamento perigoso e ainda mais se receava, mas um pedaço de magia surgiu a tempo de atarantar os iranianos naquela fase fulcral do pré-intervalo: Quaresma toca para Adrien, Adrien toca de calcanhar para Quaresma, parte exterior do pé direito na bola... e o resto é mais um ponto alto da carreira de um poço de talento.

    Falhar é (sobre-)humano

    Não seria fácil pedir uma melhor forma de sentenciar a questão logo nos primeiros minutos: Cristiano Ronaldo travado por um adversário na grande área iraniana, penálti assinalado depois de consulta ao VAR. Lá caminhava o capitão para a mão cheia de golos neste Mundial, mas a surpresa surgiu com a defesa de Beiranvand. Até CR7 falha, e quem lhe pode proibir isso?

    ©Clive Brunskill / Getty Images

    O Irão crescia e acreditava, motivado por esse momento que o guardião nunca esquecerá, o momento em que travou um penálti de Cristiano Ronaldo. O Irão crescia e acreditava, lançava bolas rápidas e tentava trocar as voltas aos portugueses, para quem as oportunidades escasseavam nesta fase.

    Entrávamos nos últimos dez minutos e chegavam dois motivos de alívio - havia novo golo de Marrocos e Ronaldo não via um vermelho que se chegou a temer -, mas os descontos trariam o drama que até chegar poucos previam. Em simultâneo, era validado um golo à Espanha em Kaliningrado e assinalado um penálti ao Irão, convertido por Ansarifard. Escapava o primeiro lugar e ainda havia algum tempo para o tudo-por-tudo iraniano que poderia eliminar Portugal... mas sobrevivemos. À rasquinha, como é hábito, mas sobrevivemos. Segue-se o Uruguai nos oitavos-de-final.

    U Segunda, 25 Junho 2018 - 19:00
    Arena Mordovia
    Enrique Cáceres
    1-1
    Karim Ansarifard 90' (g.p.)
    Ricardo Quaresma 45'
    Arena Mordovia
    Arena Mordovia
    Rússia
    Saransk, Mordovia
    Lotação44 442
    Medidas-
    Inauguração2018
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo B
    Lances Capitais
    45´
    GOLO Portugal!
    Ricardo Quaresma marca
    Ricardo Quaresma marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    90´
    +3
    GOLO Irão
    Karim Ansarifard marca de grande penalidade!
    Karim Ansarifard marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave
    Minuto 45: Ricardo Quaresma tira da cartola mais um momento de magia e deixa Portugal com o apuramento bem encaminhado.
    O Árbitro
    Muito permissivo perante uma equipa iraniana muito agressiva. Ainda assim, bem apoiado pelo VAR nos lances capitais.
    O Melhor
    Aquela trivela...
    Já muitas trivelas mágicas de Quaresma vimos, mas esta poderá saltar para o topo das preferências de muitos. Num dos vários momentos amorfos de Portugal ao longo do jogo, o Harry Potter de manto luso inventou um golo, com apoio de Adrien Silva, e fortaleceu a candidatura de Portugal aos oitavos.
    O Pior
    Deixaram-se ameaçar
    Em vários momentos do jogo a seleção lusa foi permissiva, cometeu erros posicionais, não teve fio de jogo e permitiu ao Irão encontrar espaços para criar ameaças reais. Nos descontos, Cédric fez falta para penálti e assim começaram minutos de sufoco que deviam ter sido evitados. 
    Forma
    Irão
    2017/2018
    9J
    5V
    1E
    3D
    11-6G
    Portugal
    2017/2018
    8J
    3V
    4E
    1D
    12-10G
    Sabia que...by playmaker stats
    Portugal não perde há 17 jogos em fases finais: recorde de uma seleção europeia
    Apesar de ter sido eliminado, esta foi a melhor campanha do Irão num Mundial
    Portugal ficou invicto na fase de grupos do Mundial sempre que se qualificou
    Portugal vai defrontar o Uruguai nos oitavos de final no próximo sábado, dia 1 de julho
    4.ª vez que Portugal ultrapassa a fase de grupos do Mundial (1966, 2006, 2010 e 2018)

    Fotografias(24)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    IRÃO
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    RI
    FIFAforever_ret urns2
    2018-06-26 18h10m por rikardoslb
    Ja tudo foi dito no que toca ao jogo de ontem apenas vim aqui mostar por a+b que existe certos utilizadores do site que gostam por por gasolina no incendio.
    O caso mais flagrante nos vários comentários desta noticia e o do FIFAforever_returns2 que não veio comentar a pessimistas prestação da seleção portuguesa mais sim defender o seu mais que tudo.
    Bom apesar de levar 4 golos marcados em nenhum dos jogos fez uma boa exibição por caso Portugal perdesse logo o primeiro jogo mesmo m...ler comentário completo »
    Seleção
    2018-06-26 12h59m por ruipatricio
    Se era para utilizar Guedes com segundo avançado, ou avançado, mais valia ter levado Diogo Jota.
    Meio campo precisa de mais um médio defensivo, Ruben Neves deveria ter sido chamado.
    Os extremos á excepção de Quaresma não aparecem, Gelson não vai ser muito melhor que isto, Bernardo joga melhor no meio ou mais interior, Guedes corre corre mas não chega, Ronaldo é o melhor finalizador do mundo e nesta faixa etária é de o por na área só, melhor não há. Eu trocaria muita coi...ler comentário completo »
    LO
    CFBelenenses_19 19
    2018-06-26 12h23m por LolmacaEoS
    Podes-me explicar porque raio descartaste a Austrália, a Argentina, a Islândia, o México (why?!?), a Sérvia e a COLÕMBIA (depois do show que deu à Polônia e dependendo de si para passar)? Pode ser que ainda tenhas umas valentes surpresas
    Convocatória
    2018-06-26 11h10m por Mmelo_lopes
    Portugal também tem este tipo de exibições na minha opinião devido aos jogadores convocados pelo nosso selecionador. Não é tirar mérito, mas temos excesso de algumas posições que ficam a desejar em outras. Como por exemplo um segundo Trinco(Sérgio Oliveira em detrimento de Manuel Fernandes), ou jogador para jogar a médio esquerdo/ interior (bruma( maior capacidade técnica, mais eficaz , potência de remate e explosão) em vez de Gelson)). Falta nos alguém para essas posições . Quando a méd...ler comentário completo »
    Alerta Vermelho (e Verde)
    2018-06-26 10h27m por tato_gomes
    Uma miserável exibição. . . Após o golo (do empate) iraniano, quem ainda esteve mais perto da vitória foi o Irão. Enfim, melhores dias virão.

    Nota: Parece que Portugal já não perde há 17 jogos em fases finais entre competições organizadas pela FIFA e UEFA. Todavia, em tempo regulamentar, quantas vezes ganhou nos últimos 10 disputados desafios (7 no Euro e até agora 3 no Mundial)? Uns meros 2 sofridos duelos, ora pois, sempre pela margem mínima; afinal, estamos mais do que habituados ao "desenrascanço" ;)
    AZ
    Haters da Seleccao
    2018-06-26 10h22m por azulado
    Amigos, aqui nao ha' haters (odiosos) da Seleccao, como alguns dizem.
    Ha' sim haters de mau futebol e de perder.
    AZ
    Tambem e' bom
    2018-06-26 09h59m por azulado
    Portugal esta' a jogar tao mau futebol e a maior parte de jogadores sem forma, que os nosos adversarios andam todos confusos. . . nao sabem por aonde pegar nesta Seleccao!
    Bah
    2018-06-26 09h14m por Sehtor
    Cada vez mais me parece pouco importante ficarmos em 1º ou 2º: a grande diferença é o jogo dos oitavos. A partir daí, vai ser difícil para qualquer equipa que se vá apurando. Do outro lado encontrávamos provavelmente Croácia nos quartos (muito difícil também), só como exemplo.
    Em termos anímicos pode ter tido algum impacto, mas acredito que até sábado os nossos jogadores estão recuperados:)

    FORÇA PORTUGAL!!!
    Desesenrascanço
    2018-06-26 08h38m por Somel12
    É o habitual. Joga se para a vitória pela margem mínima e acabamos por empatar com o coração na boca, à moda nacional.
    Espero melhorias e que venha esse Uruguai.
    JO
    sandocha
    2018-06-26 08h06m por Josec78
    William melhor em campo. . . ?! Muito lento, perdeu quase todas as bolas divididas, mesmo quando deixou de ser marcado homem a homem pelo iraniano, muitas vezes com um dos corredores abertos preferia "abrir o jogo". . . para trás. . . Lá porque a bola passava muitas vezes por ele, não quer dizer que tenha feito um jogo magistral. É que nem a defender nem a atacar.
    Na minha opinião, ía-mos perdendo o jogo à custa da falta de agressividade e rapidez do nosso meio campo.
    EX
    Portugal
    2018-06-26 08h06m por Exterminador_Divinal
    Parece que está a fazer a continuação do europeu.
    Como é possível ver uma equipa fisicamente de rastos? São profissionais têm possibilidade de ter as melhores condições possíveis.
    É o pior é ver jogadores como o o William jogar 90 minutos a passo.
    Vai ser muito complicado com o Uruguai
    JO
    Ode ao desenrascanço
    2018-06-26 07h55m por Josec78
    Não podia ser melhor título!

    Tenho levado na boa as exibições anteriores. Boa exibição contra a Espanha (embora a seguir ao 2-3 tenha havido uma quebra anímica enorme) e o jogo da sorte contra Marrocos (e alguns erros do árbitro a nosso favor; também já tivemos muitos contra nós no passado) mas esta exibição de ontem foi do pior. Estivemos com tudo para ganhar mais tranquilamente mas, a seguir ao penálti falhado, não houve pernas nem cabeça. Como é que os iranianos ganhavam q...ler comentário completo »
    SA
    ???????
    2018-06-26 07h06m por sandocha
    William foi o melhor em campo. . . de longe, uns passos à frente da segunda melhor exibição Cedric.

    JMário fez um passe magistral a desmarcar Ronaldo e eclipsou se. . . esse sim jogou para o lado e para traz.

    Continuo na mesma tecla. . . a táctica é para traz e para o lado, assim não é possível jogar bem
    SE
    2 coisas
    2018-06-26 07h03m por sergiomar
    1- Joao Mario 'e um jogador super previsivel, sem poder de explosao ou criatividade ou corrida, e joga a extremo grande parte do jogo, que nulidade de jogador. . .

    2- O VAR no presente conceito 'e ridiculo, faltas inexistentes sao marcadas e outras ficam por marcar, jogadores e treinadores ja "jogam" com o VAR e ate o publico. . .
    Que falta de profissionalismo da FIFA, tantos meios que teem ao seu dispor e continuam com estes testes da treta.
    EL
    11 Uruguai
    2018-06-26 06h46m por El_Brujo
    GR Patrício aka Rui Piu Piu
    LD Cédric
    LE Raphael
    DC Pepe
    DC Fonte
    MDF William
    MC Adrien
    MC Moutinho
    ME João Mário
    MD Quaresma
    PL Ronaldo

    P. S. Como é possível criticarem tanto o William neste jogo? Ele é peseteiro mercenário mas esteve impecável neste jogo, teve apenas 15 minutos piores. Recuperou várias bolas e ocupou e bem o espaço defensivo (função primordial), fez bons passes curtos e longos, construiu ...ler comentário completo »
    Missão dada, é missão cumprida
    2018-06-26 06h24m por Haubert
    Se a equipa Portuguesa realmente aspira a ganhar a mais prestigiada competição de selecções, então não faz diferença quem enfrentará pelo caminho até à final. Não existem atalhos ou jogos fáceis. Se querem ser campeões, há que o provar dentro do campo contra os seus homólogos.
    AZ
    Mau, mau
    2018-06-26 04h51m por azulado
    Claramente o FS queria apenas um empate e foi assim que a equipa jogou.
    E' preocupante que tantos estao a jogar tao mal.
    Qualquer erro ou buraco contra o Uruguai vai ser fatal, e ontem vi tantos!
    CL
    João Mário é uma nódoa
    2018-06-26 03h57m por Claudex2
    Agora o William virou o bode expiatório, mas quem jogou pior foi claramente o João Mário, "mastigou" demasiado o jogo. Depois vem se queixar que no Inter não joga mais, mas pelos vistos o treinador tinha razão.
    FP
    Ou seja
    2018-06-26 03h46m por FP0
    Nunca mais xD
    FP
    Sinceramente
    2018-06-26 03h46m por FP0
    Não entendo como passado 2 anos a descrença é tão grande na nossa equipa e no nosso treinador! O futebol apresentado pode não ser o melhor, mas nós somos um povo que luta até ao fim pouco a pouco, tal como a nossa a selecção, acreditem que eles deixam tudo em campo!
    No próximo sábado façam o favor de apoiar a nossa selecção campeã europeia!
    Vamos acreditar! Se querem apontar o dedo, apontem a vocês próprios! Somos 11 milhões, somos um país tão pequeno e já atingimos tanto!
    Adeus e só volto a comentar quando formos eliminados!
    HA
    raphael e william
    2018-06-26 01h02m por Halibut
    Tem que ir para o banco, o meu 11 para o Uruguai:

    Patricio, mario rui, cedric, pepe, fonte, adrien, moutinho, bruno, guedes, bernardo, ronaldo

    O raphael está sem ritmo, o william está lento e sem ritmo também, o adrien e moutinho faziam de duplo pivot e o bruno ficava solto a apoiar o ataque. . guedes a extremo esquerdo se fa favor.
    Portugal
    2018-06-26 01h00m por gvg177
    Jogo fraco da nossa Seleção, entrámos bem e a pressionar mas faltou sempre algo talvez também pelo péssimo jogo de André Silva.
    Tirando o golo poucas ocasiões criamos e agora frente ao Uruguai não vai ser nada fácil parar aquele ataque.
    Deve ter sido dos jogos onde o vídeo árbitro foi mais utilizado.
    Destaque para o bom jogo de Pepe, Adrien e Quaresma. Pela negativa destaque para André Silva e João Mário, nada acrescentaram ao jogo. Cristiano Ronaldo esteve desinspir...ler comentário completo »
    Treinador
    2018-06-26 00h56m por Daniloelcolorado
    Se for pra demitir o Fernando Santos que no lugar dele coloquem o Artur Jorge ou o Scolari.
    Arbitragem
    2018-06-26 00h42m por Lebowski
    'Muito permissivo perante uma equipa iraniana muito agressiva. Ainda assim, bem apoiado pelo VAR nos lances capitais' - como é que alguém pôde escrever isto tendo visto o jogo?
    R0
    Há dias sim e dias não
    2018-06-26 00h25m por r0bben
    O que vão dozer agora que Ronaldo falhou o penalti? Alguns dias atrás comentei o facto de após o jogo contra Espanha colocarem o Ronaldo no topo e por exemplo no fundo do poço. Disse e volto a dizer futebol tem varias batalhas e não convém fazer a festa logo na primeira.

    E se o Messi marca de penalti amanhã. . . ?