placardpt
    Bélgica goleia Tunísia e está praticamente nos oitavos

    Apuramento passou a ser uma mera formalidade

    Assunto praticamente resolvido no que toca ao apuramento: só um milagre evita que a Bélgica fique apurada para os oitavos de final do Mundial. A formação belga somou seis pontos depois de golear a Tunísia por 5x2. Sem uma exibição condizente com o resultado, no que toca ao volume ofensivo, a Bélgica aproveitou os imensos erros cometidos pela seleção tunisina para vencer o encontro. 

    Lukaku bisou, fez história, e igualou Cristiano Ronaldo na lista de melhores marcadores (quatro golos). Para a Tunísia a prova pode estar perto do final (basta a Inglaterra pontuar), restando apenas o último jogo do grupo, frente ao Panamá.

    Era impossível não aproveitar tantos erros!

    Bélgica e Tunísia encaravam esta partida com estados de espírito completamente distintos. Para a formação africana esta era uma final e os tunisinos sentiram em demasia a pressão desta partida. Demasiados erros defensivos foram entregando a partida aos belgas, que nem tiveram muitos períodos de superioridade, mas que souberam aproveitar os inúmeros os maus momentos da seleção de Nabil Maalou.

    Moralizada pela vitória diante do Panamá, a Bélgica entrou melhor e soube aproveitar a desconcentração tunisina, visível logo no primeiro minuto de jogo. Lukaku não conseguiu converter, mas pouco depois os belgas já festejavam o primeiro quando Hazard converteu uma grande penalidade cometida sobre si próprio. Um erro desnecessário do defesa africano, mas que não foi caso único.

    Bronn marcou e depois saiu lesionado ©Getty / Kevin C. Cox
    A Tunísia, que já tinha entrado pressionada, ficou ainda mais nervosa com o golo sofrido. Khazri ia tentando remar contra a maré, mas na defesa os erros foram sucedendo. Ali Maâloul perdeu a bola, Mertens serviu Lukaku e estava feito o segundo. Novamente letal a Bélgica a aproveitar erros básicos da Tunísia, que até reduziu pouco depois, na sequência de um pontapé de canto que Bronn cabeceou para golo.

    A juntar aos erros defensivos, a Tunísia sentiu problemas físicos... na defesa. Bronn saiu lesionado no joelho e mais tarde foi Ben Youssef a abandonar a partida. Contrariedades atrás de contrariedades antes do intervalo, mas ainda houve tempo para mais. Ali Maâloul voltou a cometer um erro disparatado, entregando a bola a Munier e Lukaku bisou. 

    Tranquilidade e os oitavos ali tão perto

    A Bélgica chegava ao intervalo com uma vantagem confortável e com o apuramento no bolso, numa primeira parte em que, ainda assim, foram visíveis fragilidades defensivas na formação de Roberto Martínez - muita facilidade para a Tunísia entrar no lado esquerdo belga. Sem grandes momentos, os belgas controlavam muito por culpa dos erros da formação africana, que até apareceu com qualidade na fase ofensiva.

    Tal como no jogo com o Panamá, a qualidade dos jogadores belgas também foi fazendo a diferença - algo visível no passe espetacular de De Bruyne para a bela finalização de Hazard no momento do 4x1. Com o resultado mais que decidido e o jogo controlado, a Bélgica aproveitou para descansar algumas das suas principais figuras, que têm feito a diferença neste torneio.

    O encontro arrastou-se lentamente para o seu final e a única indefinição acabou por ser mesmo a possibilidade de Batsuahyi marcar ou não um golo. O avançado do Dortmund entrou e andou por todo o lado à procura de deixar a sua marca - na primeira tentativa um defesa tirou em cima da linha, na segunda atirou à barra e na última o guarda-redes tunisino fez uma defesa espetacular -, tendo marcado na quarta tentativa, a cruzamento de Tielemans.

    Já nos descontos, Khazri ainda reduziu, mas a vitória belga já não fugiu. O Mundial para a Tunísia pode estar a chegar ao fim, depois das duas derrotas nos dois primeiros jogos - basta um empate para a Inglaterra confirmar o apuramento. A formação africana terá de aprender com os seus próprios erros para a próxima competição.

    U Sábado, 23 Junho 2018 - 13:00
    Otkrytie Arena
    Jair Marrufo
    5-2
    Eden Hazard 6' (g.p.) 51'
    Romelu Lukaku 16' 45'
    Michy Batshuayi 90'
    Dylan Bronn 18'
    Wahbi Khazri 90'
    Otkrytie Arena
    Lotação45 360
    Medidas105x68m
    Inauguração2014
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo G
    Lances Capitais
    GOLO Bélgica
    Eden Hazard marca de grande penalidade!
    Eden Hazard marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    16´
    GOLO Bélgica!
    Romelu Lukaku marca
    Romelu Lukaku marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
    18´
    GOLO Tunísia!
    Dylan Bronn marca
    Dylan Bronn marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    45´
    +3
    GOLO Bélgica!
    Romelu Lukaku marca
    Romelu Lukaku marca o seu 4º golo na prova (2 jogos)
    51´
    GOLO Bélgica!
    Eden Hazard marca
    Eden Hazard marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
    90´
    GOLO Bélgica!
    Michy Batshuayi marca
    Michy Batshuayi marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    90´
    +3
    GOLO Tunísia!
    Wahbi Khazri marca
    Wahbi Khazri marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave
    Minuto 45'+3: O segundo golo de Lukaku, mesmo a chegar ao intervalo, deu maior tranquilidade à Bélgica, que pôde controlar o resto do encontro.  
    O Árbitro
    Alguns erros no critério disciplinar, ainda assim sem grande gravidade. No lance de maior dúvida - penálti sobre Hazard - parece ter razão.
    O Melhor
    Finalizadores belgas
    Dois golos para Lukaku, dois para Hazard. Belas finalizações dos avançados da formação belga, que viram várias oportunidades oferecidas pelos seus adversários e não desperdiçaram.
    O Pior
    Erros que não são deste campeonato
    Todos os golos belgas surgiram de erros defensivos da seleção tunisina. Erros básicos que não deviam ser cometidos numa competição como o Mundial. Ali Maâloul ficou muito mal na fotografia deste jogo.
    Forma
    Bélgica
    2017/2018
    6J
    5V
    1E
    0D
    19-3G
    Tunísia
    2017/2018
    7J
    2V
    2E
    3D
    9-12G
    Sabia que...by playmaker stats
    A Bélgica igualou a Rússia como a equipa com + golos marcados neste Mundial
    7 golos: este é o jogo com mais golos deste Mundial
    7 golos sofridos: este é já o pior registo defensivo de sempre da Tunísia em Mundiais
    Pelo 2.º Mundial consecutivo, a Bélgica vence os dois primeiros jogos do Mundial
    Maior derrota de sempre da Tunísia em Campeonatos do Mundo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BÉLGICA
    EMPATE
    TUNÍSIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AN
    Regalo mas. . .
    2018-06-23 22h31m por angryagain
    A Bélgica a atacar é um regalo para a vista (ai Portugal o teu futebol) mas tem alguns problemas defensivos.
    Qd apanhar um tubarão que saiba o que fazer com a bola vai sofrer muito e não sei se o ataque os safa.
    Mas ver futebol desta qualidade qd começamos a ficar "habituados" (é mais resignados) ao que a nossa Seleção joga (que é muito pouco, perto de nada), é sem dúvida uma alegria.
    CFBelenenses_19 19
    2018-06-23 17h27m por ADrDEIMC1986
    Exatamente. Não gostava precisamente pelo facto de não ser muito evoluído tecnicamente e ser valorizado pelo físico e tudo o mais, sobretudo nos tempos do Everton e assim (isso também vem do contexto, em Inglaterra já se sabe como funciona). Atualmente, apesar de não jogar numa proposta de jogo que valorize assim muito o seu jogo de pés e a capacidade de combinar com os colegas, está a evoluir nesse aspeto, jogar em equipa grande faz isso a um jogador.
    Resultado
    2018-06-23 17h12m por apedros
    Este resultado foi possível porque ao contrário do que tem sido habito nas seleções mais fracas ( Islândia , Irão , Austrália ) , A Tunísia entrou em campo para jogar e não apenas para não deixar jogar como temos visto muitas equipas com uma linha defensiva de 6 / 7 jogadores. .

    Contudo a qualidade da bélgica é inquestionável , mas não sei até que ponto Jordan Lukaku poderia ter sido útil em lugar de Carrasco , que claramente não tem intensidade defensiva desejada para fazer o corredor todo. .
    CFBelenenses_19 19
    2018-06-23 17h11m por ADrDEIMC1986
    Certo, Mertens não é o típico PL, mas jogou a ponta de lança nas últimas épocas e a grande nível.

    Muito simplesmente não sou grande fã de Lukaku. Mas respeito quem goste, ele anda a melhorar, isso é verdade.
    CFBelenenses_19 19
    2018-06-23 16h52m por ADrDEIMC1986
    Não me perguntaste a mim, mas só na seleção belga há dois pontas de lança melhores que o Lukaku, mais concretamente Dries Mertens e Michy Batsuayi.
    JO
    zerozero atençao
    2018-06-23 15h32m por joel13lus
    Bélgica ainda nao está apurada se Panama vencer Inglaterra adia tudo para ultima jornada, pois se Panama depois vencer a Tunisia e a Inglaterra a Bélgica ficam as 3 com 6 pts e os golos e que decidem
    PA
    Informação Errada!
    2018-06-23 15h25m por pachecofcp
    A Bélgica ainda não garantiu matematicamente o apuramento! A reportagem induz em erro!
    Vamos supor um cenário extremo onde o panamá ganha a inglaterra, inglaterra ganha 10-0 à Bélgica e Panamá ganha 10-0 à Tunisia! Bélgica ficava de fora!
    A regra mudou e o primeiro critério de desempate agora é o saldo de golos!
    Fica o erro por corrigir zerozero!
    Agradecimento
    hm por zerozero.pt
    Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário acima.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...