placardpt
    Suíça vence Sérvia ao cair do pano

    Um sprint para a meta dos oitavos

    2018/06/22 21:05

    *com Ricardo Lestre

    Ao rubro. O grupo E atrasou, para a última jornada, as decisões finais e a vitória da Suíça sobre a Sérvia veio baralhar ainda mais as contas. Uma exibição que não começou bem, mas que terminou da melhor forma possível. 

    Sérvios com melhor início; suíços com melhor fim

    Desde o pontapé inicial que a Sérvia demonstrou sede de controlo. E conseguiu-o, graças a uma pressão asfixiante e uma insistência no ataque de tal forma que demorou apenas cinco minutos a inaugurar o marcador.

    Mitrovic foi o autor do golo sérvio ©Getty /
    Bastou uma perda de bola da Suíça no flanco esquerdo para Tadic aproveitar e cruzar com conta, peso e medida para a cabeça de Mitrovic. Prolífero e com um belo gesto técnico (que bonita seria aquela chilena!), o avançado tratou de fazer o resto. A parceria assistência-golo voltou a entrar em ação, visto que no primeiro encontro esteve em branco e, na fase da qualificação, pelo contrário, irrepreensível.

    Entrou a Sérvia com o pé direito e, diga-se, com muito mérito. Pressão alta, meio-campo em modo relógio e dois extremos dispostos a causar estragos. Foram cerca de 25 minutos intensos e de maior domínio eslavo. Por sua vez, a Suíça, defensiva e visivelmente surpreendida com o arranque do adversário, tardou em endireitar-se.

    Assim que assumiu o controlo da posse, a formação helvética pautou o jogo à sua medida até ao intervalo. Empurrou o rival para zonas mais recuadas, mas só por uma vez, com Dzemaili em evidência, ameaçou as redes de Stojkovic.

    Segundo tempo anárquico

    A Suíça começou o segundo tempo como terminou o primeiro. Dominadora, mas, desta feita, o pendor ofensivo foi mais vincado. Solta, pressionante e com maior controlo sobre os momentos do jogo.

    A verdade é que o empate chegou e em beleza. Um golaço de Granit Xhaka, talvez a principal figura da seleção a par de Lichtsteiner, igualou as contas e contribuiu para um jogo mais anárquico nos segundos 45 minutos.

    À medida que o tempo foi avançando, espaços abriram-se e, consequentemente, o jogo partiu-se. Oportunidades de um lado e do outro, onde só a falta de pontaria impedia uma nova alteração no placard.

    Os suíços, galvanizados, nunca desistiram de procurar o golo que relançaria as contas no grupo e conseguiram-no. Muito perto do cair do pano e perante mais uma péssima abordagem defensiva do adversário, Shaqiri, através de um contra-ataque letal, instalou a loucura.

    Vitória justa da Suíça que apimenta as contas do grupo E. Na terceira e última jornada, jogam-se... dois apuramentos.

    U Sexta, 22 Junho 2018 - 19:00
    Kaliningrad Stadium
    Felix Brych
    1-2
    Aleksandar Mitrovic 5'
    Granit Xhaka 52'
    Xherdan Shaqiri 90'
    Kaliningrad Stadium
    Kaliningrad Stadium
    Rússia
    Oktyabrsky Island, Kaliningrad
    Lotação35 212
    Medidas-
    Inauguração2018
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo E
    Lances Capitais
    GOLO Sérvia!
    Aleksandar Mitrovic marca
    Aleksandar Mitrovic marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    52´
    GOLO Suíça!
    Granit Xhaka marca
    Granit Xhaka marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    90´
    GOLO Suíça!
    Xherdan Shaqiri marca
    Xherdan Shaqiri marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave
    Minuto 90: De um lance de perigo... para um golo do adversário. A chave está, precisamente, na disposição defensiva da Sérvia no momento do golo. A velocidade de Shaqiri tratou de fazer o resto...
    O Árbitro
    Felix Brych, ao seu estilo, manteve a ordem e dirigiu bem o encontro, à exceção de uma grande penalidade que ficou por marcar a favor da Sérvia por falta sobre Mitrovic.
    O Melhor
    A resposta suíça ao golo sofrido
    Demorou, mas lá foi. A Suíça terminou bem a primeira parte, começou muito bem a segunda e chegou a colocar a Sérvia em situações de grande aperto. Shaqiri foi o rosto de uma vitória merecida da turma helvética.
    O Pior
    Linha defensiva da Sérvia

    Sobretudo no segundo tempo, o muro defensivo dos sérvios tremeu por todos, todos os lados. As tentativas do lado suíço foram tantas, até que deu mesmo certo. Já o posicionamento defensivo no golo de Shaqiri... bem, simplesmente terrível.

    Forma
    Sérvia
    2017/2018
    6J
    3V
    0E
    3D
    10-6G
    Suíça
    2017/2018
    6J
    4V
    2E
    0D
    13-3G
    Sabia que...by playmaker stats
    Ao fim de 26 jogos neste Mundial 2018, está consumada a primeira vitória com reviravolta no marcador:
    Grupo E - Sérvia 1-2 Suíça [Mitrovic / Xhaka e Shaqiri]
    Suíça só perdeu contra Portugal na Qualificação + Mundial 2018; os helvéticos somam 11 vitórias, 2 empates [Brasil e Irl. Norte] e 1 derrota [Portugal]
    Suíça é a 3.ª vez que soma 4 ou + pontos à 2.ª jornada, qualificou-se sempre:

    3 ou + pontos à 2.ª jornada [Mundiais]:
    2018 ? : 4 pts
    2014 Qualificada: 3 pts
    2006 Qualificada: 4 pts
    1994 Qualificada: 4 pts
    A Sérvia [Jugoslávia] sofreu a 5.ª derrota com reviravolta no marcador em Mundiais:
    2018 vs Suíça
    2006 vs Costa do Marfim
    1982 vs Espanha
    1974 vs Suécia
    1930 vs Uruguai
    HISTÓRICO!!! É a primeira vez que um helvético [Xherdan Shaqiri] dá a vitória por 2 ou + vezes à Suíça em fases finais de seleções Mundial + Euro:
    2018 vs Sérvia
    2014 vs Honduras
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SÉRVIA
    EMPATE
    SUÍÇA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    FIFA castiga a Sérvia. . .
    2018-06-23 16h10m por picapro
    O castigo à Sérvia deve sair nos próximos dias e decorre dos festejos dos golos dos suíços. . . à luz do que já acontecera na fase de grupos para o apuramento do Euro França 2016, quando o irmão do primeiro ministro albanês levou um drone para o camarote na Sérvia e o resultado daquela provocação foi a derrota da Sérvia no jogo e ainda mais a perda de três pontos no grupo, o que deu bastante jeito a Portugal depois de ter sido derrotado em casa, precisamente pelos albaneses. Igual jeito a P...ler comentário completo »
    PE
    ka_ra_go2012 e Maregol
    2018-06-23 11h23m por PedroFCP_Returns
    Pelo que estive a ler o pai do Xhaka foi preso pela polícia da Jugoslávia (à qual da República da Sérvia pertencia até à sua dissolução e na altura governada pelo Milosevic) por ter contestado a diferença de tratamento dado aos kosovares, croatas e bósnios em relação aos sérvios. Anos mais tarde exilou-se na Suíça onde dois dos filhos nasceram (o próprio Granit Xhaka e Taulant Xhaka e este último optou por representar a seleção da Albânia).


    Na minha opinião acho que foi...ler comentário completo »
    podem ser castigados
    2018-06-23 07h49m por GTRNISMO
    devido aos festejos, mostrando a bandeira da Albânia, e aqui na Suíça foi mal visto. . os Suíços não apreciaram muito esses 2 gestos
    PE
    Suíça
    2018-06-22 23h14m por PedroFCP_Returns
    Provavelmente passam já que a seguir vão defrontar uma Costa Rica já eliminada.

    O Sérvia-Brasil é que será um jogo interessante e por um lado se a Sérvia ganhar daria-me um certo gozo ver os zukas irem mais cedo para casa só mesmo para alguns perderem a mania! E quanto ao Shaqiri já em 2014 fez um bom Mundial e é pena que não jogue nos clubes como joga na seleção, tem qualidade para mais do que um Stoke.
    . . . .
    2018-06-22 23h00m por Rik2703_YNWA
    10 pontinhos hehe
    Felix Brych esse velho conhecido. . .
    2018-06-22 21h54m por picapro
    Assumo desde já a ingenuidade de ter pensado que o VAR traria algo de novo a este Rússia 2018. Pois bem, constato desde já que me enganei e, se ainda poderá ser cedo para balanços, a tendência já está totalmente clara, mais uma vez. E, mais uma vez, o futebol acompanha a política. Poderá também haver uma certa componente religiosa, uma vez que a graça de Deus abençoa os do costume. Ámen. Igualmente lamentável, o facto da crónica do "zerozero" ser omissa quanto ao "bom serviço" do Sr...ler comentário completo »
    JK
    Está a correr melhor esta 2ª jornada!
    2018-06-22 21h31m por JKappa
    Brasil, Nigéria e Suiça. 3 certos no Placard.
    Siga. México, Alemanha e Belgica amanhã!
    Maldito sejas Shaqiri
    2018-06-22 21h15m por gattuso_v2
    só aceitava isto se fosse um golo como o que marcaste no Euro mas assim nao. . . lá se foram 10 pontos
    OS
    Suiça
    2018-06-22 21h12m por Os-ANJOS
    Excelentes de novo. Schar melhorou substancialmente apos o golo e o outro central revela-se de elevado valor. De resto, um belo jogo do Behrami e do Xhaka e o genial Shaqiri a aparecer de novo. Bem podem aspirar a mais que a fase a eliminar mas, infelizmente, carece de similar mal ao de Portugal: nao tem um PL.
    MI
    noooooo
    2018-06-22 21h07m por mikal
    facking suiça fez-me falhar a minha aposta xD
    switzerlaaaand
    2018-06-22 21h07m por diogo481
    hop suisse hop hop

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Tema do Dia
    com video
    Verão de mudanças na I Liga
    A um mês do final da época desportiva, o zerozero analisa as situações de cada um dos treinadores dos chamados «três grandes». Pedro Jorge da Cunha, chefe ...