placardpt
      Irão x Espanha

      Uma muralha contra o tiki-taka

      Depois de saberem o resultado do jogo entre Portugal e Marrocos, é a vez de Irão e Espanha entrarem em campo. Um jogo de opostos que opõe a posse e troca de bola em meio-campo ofensivo espanhola, com constantes trocas de posição e organização defensiva iraniana. A Espanha é a grande favorita, mas é o Irão quem lidera o grupo.

      Muito tiki-taka e paciência

      Os dias que antecederam a prova foram conturbados para La Roja. A saída de Lopetegui levou Hierro a assumir o comando da equipa. Depois do primeiro teste pouco se fala da troca de treinadores, uma prova de que os espanhóis mostraram, em campo, não ter acusado essa saída polémica.

      Diego Costa tem andado de pé quente ©Getty /
      Depois daquele que, na teoria, era o jogo mais complicado do grupo, o favoritismo espanhol é claro. As percentagens de posse de bola vão ser muito superiores para a Espanha, como acontece quase sempre, mas este vai ser uma desafio complicado para a seleção campeã do Mundo em 2010.

      A organização defensiva do Irão é o seu ponto mais forte e prevê-se que a equipa treinada por Carlos Queiroz jogue com as linhas bem recuadas. Terá de ser uma seleção espanhola muito paciente e eficaz para bater o líder do grupo B.

      Aqueles três pontos...

      Se a seleção espanhola viveu dias conturbados, a seleção iraniana chegou ao Mundial com bastantes dificuldades. Problemas com o governo, escolhas de jogadores, pedidos de chuteiras, a equipa treinada por Carlos Queiroz tem ultrapassado todas as adversidades. A lesão de Chesmi é a mais recente. O defesa foi titular contra Marrocos, foi dos melhores, mas lesionou-se com alguma gravidade e não vai jogar mais neste Mundial.

      Vitória com Marrocos deixou Irão com algumas esperanças
      Ainda assim, a lesão do defesa será, por agora, a menor das preocupações de uma seleção que vai ter pela frente a favoritíssima Espanha. Apesar de ser claramente inferior, o Irão tem já o seu jogo bem estudado e este é um encontro que funciona de forma perfeita para as características da formação asiática, que se sente confortável a jogar com um bloco baixo e a defender durante 90 minutos.

      A estratégia foi usada com Marrocos e acabou por dar frutos com um auto-golo no período de descontos que faz sonhar os iranianos, ainda que os próximos jogos sejam os mais complicados. A missão é quase impossível, mas esta é uma equipa que sofreu apenas três golos na qualificação para o Mundial e que nos jogos de preparação soube manter essa faceta ativa. Um muro iraniano preparado para complicar a vida a um dos favoritos à conquista do Mundial.

      Este parece ser dos jogos mais desequilibrados da prova, mas pode muito bem haver uma surpresa...

      U Quarta, 20 Junho 2018 - 19:00
      Kazan Arena
      Andrés Cunha
      0-1
      Diego Costa 54'
      Kazan Arena
      Lotação45 379
      Medidas105x68m
      Inauguração2013
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo B
      Convocatória
      Irão
      Espanha
      R Castigos
      [não há registo]
      [não há registo]
      a Lesionados
      Roozbeh Chesmi
      [não há registo]
      p Restrições
      [não há registo]
      [não há registo]
      R Em risco
      [não há registo]
      [não há registo]
      w Outros convocados
      [não há registo]
      [não há registo]
      Forma
      Irão
      2017/2018
      7J
      5V
      0E
      2D
      10-4G
      Espanha
      2017/2018
      5J
      2V
      3E
      0D
      12-6G
      A diferença passa por...
      Irão
      Organização exemplar
      Nos jogos de preparação, e na própria qualificação, o Irão já tinha dado mostras de ser uma equipa muito forte no processo defensivo. Uma arma que Carlos Queiroz irá, certamente, utilizar para conseguir travar a seleção espanhola.
      Espanha
      Tiki-taka e eficácia
      Há seleções com o poderio da Espanha, mas não há uma que jogue como La Roja. Depois do empate com Portugal, de onde os espanhóis acabaram por sair com nota positiva, a formação orientada por Hierro quer tirar todas as dúvidas e mostrar que a saída de Lopetegui já está ultrapassada. Prevê-se um jogo de muita posse, como é habitual, na tentativa de explorar uma defesa bem organizada. A eficácia será decisiva para este desafio.

      Estatísticas (Rússia 2018)

      IrãoEspanha
      71Posição28
      73Pontos18
      81Golos marcados37
      70Golos sofridos38
      1
      Jogos
      1
      -Golos Marcados
      2
      7
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      IRÃO
      EMPATE
      ESPANHA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      ragao_Etron
      2018-06-20 12h28m por xithombo
      . . . para o Tiki taka existir é preciso ter um Guardiola e um Messi ou um Iniesta.
      Esta receita é impossivel.
      O tikitaka torna o jogo monotono: uma equipa a circular e trocar a bola por mais de 10' sem atacar nem criar perigo e a outra parada a assistir.
      PO
      tiki-taka
      2018-06-20 11h23m por Portugal_no_Mundial
      não é cancro, tem de ser é alternado com imprevisibilidade, ataques rápidos. Se uma equipa conseguir alternar é perfeito. Acho que foi isso que o Bayern tentou fazer quando saiu o Guardiola e que o Zidane tentou no Real Madrid com o trio Kroos-Modric-Isco.

      A Espanha tem capacidade para jogar nesse misto. Dominar e controlar o meio-campo em tiki-taka e depois também jogar rápido em profundidade para o Diego Costa e Iago Aspas.
      TIKI TAKA cancro do futebol
      2018-06-20 11h10m por noobsaibot005
      O TIki Taka foi a pior coisa que aconteceu ao futebol nos últimos tempos. Quando vejo a Alemanha a tentar imitar o Tiki Taka vejo que o futebol está perdido. A selecção campeã do Mundo, conhecida pelo seu futebol "total" de ataques rápido com jogadas de combinação e letais, agora também passa o jogo ali a adornar a bola. . . Enfim.
      Espanha - Irão
      2018-06-20 10h06m por moumu
      Acho que a Espanha mostrou grande capacidade frente a Portugal e reune grande favoritismo para este jogo. Prognóstico 3-0 para a Espanha.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      com video
      Termina no Estádio de São Luís! Triunfo do SL Benfica por 3-1 no terreno do SC Farense, jogo que encerrou a 30.ª jornada da Liga Betclic. Kokcu marcou aos 16', Belloumi pouco depois empatou, mas ...