placardpt
    O perfil do novo treinador do Sporting

    Muito mais que a história das mulheres: salvou, recusou, cuspiu, apostou... apresentamos Mihajlovic

    São tantas, tantas as histórias. São tantas, tantas as peripécias. E tantos os verbos. O novo treinador do Sporting já tem matéria mais do que suficiente para escrever um livro e uma coisa é certa: ia ser polémico. Sinisa é radical, de ideias fixas e sem protocolos. Arrisca, gosta de apostas complicadas (conhece Donnarumma, certo?) e tem grandes momentos de frenesim. O sérvio, que não quis a Croácia, tem riqueza de 49 anos, muitos ligados a Itália, onde foi craque e pontapé-canhão e onde depois tentou deixar marca como treinador. Uma marca ainda incompleta, mas que agora teve uma pausa para uma aventura diferente de tudo, num Sporting em ebulição.

    Conflitos, recusas e o maior feito da carreira

    Comecemos por Mihajlovic, o jogador. Defesa central/médio defensivo, com grande parte da carreira feita em Itália, ficou conhecido pela capacidade de bater bolas paradas. Um pé esquerdo capaz de colocar a bola onde queria e que ajudou a resolver algumas partidas, sendo, até ao momento, o jogador com mais golos (28) de livre direto na Série A, juntamente com Andrea Pirlo. Uma técnica que, já como treinador, terá passado a Ibrahimovic, quando era adjunto de Mancini no Inter. 

    Livres de Mihajlovic ficaram famosos ©Getty / Getty Images
    Mas o início de carreira não foi fácil. No início dos anos 90, viu a sua casa ser destruída e o pai capturado. Um tio, que também tinha sido preso, acabou por salvar-se quando os militares descobriram que o seu sobrinho era Mihajlovic. A nível futebolístico envolveu-se em alguma polémica quando escolheu jogar pela Sérvia, nação do pai, e rejeitou, ainda, o Dinamo Zagreb, equipa croata.

    Foi mesmo na Sérvia que alcançou o maior feito da carreira quando, em 1991, conquistou a Taça dos Campeões Europeus ao serviço do Estrela Vermelha, diante do Marselha, naquela que, na sua opinião, foi «a final mais aborrecida da história», uma vez que a sua equipa passou quase todo o jogo a defender.

    qConsidero que as mulheres não deveriam falar de futebol
    Sinisa Mihajlovic
    Passemos para Itália, onde se afirmou como jogador e como um indivíduo... polémico. Começou na Roma, onde esteve dois anos, e a opinião sobre essa experiência não podia ter sido mais clara. «Os piores dois anos de toda a carreira», disse depois de ter sido obrigado a jogar a defesa esquerdo. Transferiu-se para a Sampdoria e foi aí que passou a atuar como defesa central. Visão de Sven-Göran Eriksson, que o levaria para a Lazio.

    De regresso à capital italiana, Mihajlovic voltou a conquistar títulos, mas é pelas polémicas que é recordado. Em 2000, num jogo com o Arsenal para a Liga dos Campeões, proferiu um comentário racista que causou bastante polémica. Terá chamado «macaco» a Patrick Vieira, algo que, segundo consta, aconteceu em resposta ao insulto do francês, que o apelidou de «cigano». Os dois viriam a reencontrar-se em Milão, no Inter, e acabaram mesmo por ficar amigos. Ainda na Lazio, foi suspenso depois de cuspir em Adrian Mutu, quando este jogava no Chelsea.

    Em Inglaterra, a pergunta do jornal The Guardian ficou para a história: «Sinisa Mihajlovic, será este o jogador mais perverso do futebol?»

    Polémicas têm sido uma constante

    As polémicas de Mihajlovic não se ficam por aqui. Associado a figuras do regime jugoslavo, o sérvio admitiu ser nacionalista e defendeu o regime de Tito, marechal que liderou a Jugoslávia durante 35 anos. Ideais que foram recordados quando treinava o Torino, em 2017, e comentou a atitude dos adeptos da Lazio que vestiram uma camisola com uma imagem de Anne Frank, adolescente alemã vítima do Holocausto nazi, num ato que foi tido como uma provocação anti-semita, mas que foi desvalorizado por Mihajlovic: «Anne Frank? Não sei quem era».

    Mihajlovic tem tido declarações polémicas ao longo da carreira, não só como jogador mas também como treinador ©Getty / Valerio Pennicino
    Esta foi a última frase polémica do novo treinador do Sporting, mas não foi a única. Recordamos a sua saída do cargo de treinador do AC Milan e as palavras da namorada de Kévin-Prince Boateng ao afirmar que, sem o treinador, o «ambiente da equipa ia melhorar». A resposta de Mihajlovic foi clara e correu muita tinta. «Considero que as mulheres não deveriam falar de futebol. Não estão preparadas».

    O sérvio é conhecido por não ter papas na língua, como já deu para perceber, e não se importa de acusar os seus jogadores publicamente quando algo corre mal. No Torino chegou a criticar Niang, Belotti ou Ljajic, extremo que vivenciou uma situação complicada quando Mihaljovic foi selecionador da Sérvia.

    O extremo, agora presente no Mundial da Rússia, ter-se-á recusado a cantar o hino e, desde esse momento, não voltou a ser convocado enquanto Mihajlovic foi selecionador, um exemplo perfeito dos ideais do treinador sérvio.

    A aposta nos jovens e as mudanças táticas

    Personalidades à parte, olhemos para Mihajlovic, o treinador. Começou em Milão, como adjunto de Mancini no Inter, passou, fugazmente, por Bolonha e Catania, fez pouco mais de uma temporada na Fiorentina, onde acabou no 9º lugar, esteve na seleção da Sérvia, com a qual falhou o apuramento para o Mundial 2014, regressou à Sampdoria como treinador e conseguiu um belo 7º lugar, saíndo depois para o Milan, onde perdeu a final da Taça de Itália, terminando também no 7º posto. O Torino foi o seu último projeto, embora tenha ficado a meio, algo comum no passado do treinador sérvio, que não tem grande historial no que toca a cumprir os prazos estipulados nos contratos.

    As últimas temporadas são as que nos permitem analisar o treinador e há um fator que salta à vista e que agrada aos adeptos leoninos: a aposta na juventude. Em Milão lançou Donnarumma, na altura com apenas 16 anos, Calabria e Locatelli (este último não teve direito a muitos minutos). No Torino foi o responsável pela adaptação de Zappacosta, pelo aparecimento de Barreca e pela afirmação de Belotti.

    Donnarumma foi um dos jovens lançados por Mihajlovic ©Getty / Claudio Villa
    A nível tático, Mihajlovic não tem propriamente uma formação que utilize sempre, à semelhança do que acontecia com Jesus, mas tem dois esquemas táticos que gosta de usar. O 4x2x3x1, utilizado na primeira temporada no Torino, e o 4x3x3, que resgatou quando sentiu dificuldades defensivas na sua equipa - o Torino marcou 71 golos na Série A, mas sofreu 66. 

    Em campo gosta de jogadores comprometidos com a equipa, defesas agressivas e um meio-campo forte na recuperação, deixando para os homens mais ofensivos as missões atacantes, até porque é um treinador que aposta no jogo em profundidade.

    Mihajlovic é um homem que viveu a vida a dar a cara à luta e que não rejeitou oportunidades para recuperar equipas ou recomeçar projetos, como aconteceu em Milão ou em Turim. Tarefas complicadas, mas que, feitas as contas, acabaram por ser relativamente bem sucedidas. Ainda assim, o Sporting será o maior desafio da carreira de Mihajlovic enquanto treinador. Terá, pela primeira vez, a necessidade de ganhar títulos e chega ao clube de Alvalade num dos momentos mais conturbados do clube. Haveria melhor homem para assumir o desafio do que ele?

    Sérvia
    Sinisa Mihajlovic
    NomeSiniša Mihajlović
    Nascimento1969-02-20
    Nacionalidade
    Sérvia
    Sérvia
    FunçãoTreinador

    Fotografias(18)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CFBelenenses_19 19 - hehe
    2018-06-19 17h41m por FinalFantasy
    Grande boçe, o JJ !
    ^^
    PS - Perguntem
    2018-06-19 17h08m por FinalFantasy
    Ao treinador anterior, o JJ, o que pensa sobre as mulheres, sobre os homosexuais e quem foi Anne Frank.

    Ainda levam com uma resposta de: " Penso que é um bom jogador, mas temos o plantel fechado "
    CR28 - Vai a este tópico
    2018-06-19 17h07m por FinalFantasy
    " Mihajlovic é o novo treinador do Sporting "

    Postei vários links, com estatísticas, vídeos dos golos, de como a equipa joga e análises de um site.

    Tens aqui treinos dos novos ajuntos dele.

    https://www. youtube. com/user/coachdeleo/featured


    E para os que quiserem coisas mais isentas, que não as polvices cá da Aldeia de Portugal.

    https://www. theguardian. com/football/blog/2013/mar/21/ sinisa-mihajlovic-serbi...ler comentário completo »
    VI
    Crazy yo!!
    2018-06-19 16h02m por vinnypt
    O Sporting precisava de alguém que fosse respeitado para trazer de volta a sanidade à equipe. Alguém em quem os jogadores confiassem e com uma boa história para atrair os jogadores. Nenhum jogador ficará entusiasmado com essa escolha. Necessário alguém em quem os jogadores confiassem e com uma boa história para atrair os jogadores e eles sabiam que eles seriam protegidos. Alguém com bagagem não é a escolha ideal nesta situação que vive o Sporting. Mas isto era esperado desta administraçã...ler comentário completo »
    CO
    DASSSSSSS. . .
    2018-06-19 15h47m por coelhobravo
    . . . para os gestores do zero zero! Ainda o homem não começou a trabalhar já lhe estão a fazer a cama à sua maneira!? E os parolos a alinharem no esquema com os seus comentários.
    Batuko
    2018-06-19 12h00m por track194
    Hehe é o Francisco Geraldes? É preto? (Nunca esta expressão fez tanto sentido haha)

    E o Sisto? O Sporting anda a nadar em dinheiro não? Aqui não há saldos mon ami. . .
    JO
    Sporting_de_Lut o
    2018-06-19 11h02m por Josec78
    "O melhor treinador para uma ditador é um apaixonado por ditadores, fervoroso adepto de extrama direita" - Sporting_de_Luto

    "Asso ciado a figuras do regime jugoslavo, o sérvio admitiu ser nacionalista e defendeu o regime de Tito, marechal que liderou a Jugoslávia durante 35 anos. " - Hugo Filipe Martins (Redacção)

    O regime do Jugoslavo Tito era um regime comunista, não de extrema direita. Ser patriótico não é a mesma coisa do que ser nacionalista.
    Noticia é clara. . . revela bem o carácter
    2018-06-19 09h39m por toysrus
    Noticia é clara. . . revela bem o carácter do novo treinador dos scp. . .

    em sintonia com o presidente!
    PI
    Mihajlovic
    2018-06-19 07h58m por Pinho352
    Sobre jogador, era grande, sobretudo na marcação de livres, impecável, a par de Juninho foi dos melhores neste aspecto do jogo.
    Como treinador, não me parece nada de especial, até agora não demonstrou assim algo que tenha chamado a atenção.
    Como comportamento, é o típico de alguns sérvios, sangue quente e reacções imediatas, uma versão sérvia do nosso conhecido (e seu amigo) Sérgio Conceição.
    SA
    Importa mas não é o mais importante
    2018-06-19 06h39m por sandocha
    O mais importante é devolver a Paz ao SCP, devolver a democracia ao SCP, em suma devolver o SCP aos sócios.

    Vamos todos os milhares de sócios do SCP, Dia 23, terminar com este chorrilho de mentiras, manipulações e atropelos à democracia. Salvar o SCP é prioridade.

    Depois da tormenta vem a bonança.
    Paraquedista de Luto
    2018-06-19 01h26m por FinalFantasy
    Os teus comentários continuam tão baixos, quanto toupeiras.
    Mas a cada dia que passa, demonstras que pdoes descer ainda mais baixo.

    Quando uma pessoa pensa que mais baixo é impossível. .

    Dá mais clicks a esses sites "isentos", mas escusas de partilha com o pessoal, pois o ZZ já faz algumas dessas coisas.
    batuko - Mais um !
    2018-06-19 01h24m por FinalFantasy
    A sorte que o Sporting tem, em não te ter a trabalhar no departamento do futebol !
    Mas é normal, a maior parte é treinador de bancada e de FM
    ^^
    SP
    Sporting
    2018-06-19 01h22m por Sporting_de_Luto
    Bater mais no fundo impossivel.
    O melhor treinador para uma ditador é um apaixonado por ditadores, fervoroso adepto de extrama direita. . . sim senhor, mais baixo que isto impossivel.

    Como jogador era grande, como treinador é fraco e como ser humano é ZERO.
    Só espero que quando o Grunho bazar este vá com ele.
    BA
    Sporting 2018/2019
    2018-06-19 00h39m por batuko
    O Sporting devia ter feito contrato de um ano, com outro de opção, ou no máximo de dois anos, três anos, é muito arriscado. Deve apostar na formação e de jogadores que estas notícias passem ao lado.

    Guarda-Redes: Salin; Amir Abedzadeh (Marítimo); Cláudio Ramos (Tondela);
    Defesa-esquerdo: Jefferson; Bruno César;
    Defesa-central: Coates; André Pinto;Jérémy Mathieu; Marcelo;
    Defesa-direito: Piccini; Stefan Ristovski; Bruno Gaspar;
    Médio-defensivo: R...ler comentário completo »
    Mas sim
    2018-06-19 00h17m por FinalFantasy
    Já que ele fez a vida negra à CS italiana e as pessoas todas curtiam dele, até adversários. .
    Se calhar a CS está a antecipar-se às "guerrinhas" de esterco que vão continuar a fazer/criar.

    Até por aqui pegaram, para falar do Sinisa, e afinal. . .

    https://www. abrilabril. pt/internacional/tribunal-de-h aia-iliba-milosevic
    Sinisa - "Polémicas"
    2018-06-19 00h14m por FinalFantasy
    Mentirosos. .
    Agora já incluem vídeos de mentirosos, também. .

    O Patrick Vieira chamou-o de cigano de mer. . E ele respondeu com essa do preto de mer. . .
    Passados uns anos, jogaram juntos, e tornaram-se amigos.

    Essa das mulheres, foi em resposta a uma pergunta inflamada, e sobre a mulher de um jogador seu, que dizia que o marido dela tinha de jogar, que não jogar é uma vergonha.


    E se querem desfazer as dúvidas relat...ler comentário completo »
    Muito bem. . .
    2018-06-18 23h09m por jlag
    O Sporting não precisava de um condutor de multidões e de um apaziguador como Scolari pois já tem os melhores adeptos do mundo e a maiori dos jogadores não deu assim tanta importância ao sucedido, sendo Bas Dost talvez o único que tenha ficado mais afetado, nem de um homem que raramente grita e que mantém sempre uma pose seleta como Paulo Sousa, pois neste momento é preciso alguém mais enérgico, nem tão pouco um Sá Pinto pois este está demasiado próximo do Sporting e tem amigos entre os 2 l...ler comentário completo »
    mentiras sobre um treinador razoavel
    2018-06-18 23h06m por alfineteiro
    "O sérvio é conhecido por não ter papas na língua" por isso mesmo lhe estao a tentar fazer a folha ao homem que ainda nao começou a treinar ja estou a deturpar factos e a inventar historias e estorias. racista? os clubes onde esteve contratou bastantes jogadores negros, em Itália é bom para equipas do meio da tabela ou mais acima, e um treinador razoável ainda sem provas de grande títulos mas, começar ja a encher a imprensa com mentiras e triste. . .
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Avançado do Leverkusen elogiou o mister
    Victor Boniface fez-se figura no ano de estreia pelo Bayer Leverkusen, após ter sido contratado aos belgas do Union St. Gilloise. O avançado de 23 anos esteve envolvido em 28 golos ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    tcb9277 26-04-2024, 10:46
    unsub 26-04-2024, 10:46
    mundial200 26-04-2024, 10:43
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:30
    HA
    Halibut 26-04-2024, 10:26
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:19
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:16
    joaobencatelense 26-04-2024, 10:14
    mario1953 26-04-2024, 10:13
    NM
    nmprongs 26-04-2024, 10:11
    BM
    bmsantosousa 26-04-2024, 09:54
    moumu 26-04-2024, 09:48
    Vic-54 26-04-2024, 08:15
    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50