placardpt
    Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
    Equipa chegou à final da Conferência Oeste

    Os Rockets subiram e caíram à custa dos triplos

    2018/06/18 16:17
    E1

    *Texto de Tiago Barroso

    Os Houston Rockets tiveram há uns dias uma excelente oportunidade de chegar à final da NBA, depois de estarem a vencer os Warriors por três a dois e poderem fechar a série em casa. Contudo isso não se verificou e a equipa de Golden State conseguiu mesmo vencer os jogos seis e sete com relativa facilidade, mostrando que não são campeões por mero acaso.   

    Muitas pessoas consideram que o principal fator para a equipa ter perdido foi a lesão de Chris Paul, que falhou os últimos dois jogos. Porém isso não pode justificar tudo e é importante focar noutro assunto, o estilo de jogo dos Rockets.   

    Um estilo sem sucesso nos playoffs

    Desde o início da época que ficou bem demonstrada a estratégia de jogo da equipa: ataques rápidos, muitos triplos e muito jogo de um contra um por parte de James Harden. Aliás, as intenções da formação e principalmente do seu General Manager eram mesmo essas, formar um plantel cheio de atiradores, que gostem de um jogo rápido e ir buscar um treinador que colocasse em prática esse estilo de jogo. O objetivo era igualar a forma de jogar dos Warriors e tentar levar essa ideia até ao extremo, uma vez que o pensamento era básico: três pontos valem mais que dois e quantos mais ataques fizermos mais lançamentos temos.   

    A equipa texana conseguiu o melhor recorde na fase regular ©Getty / Gene Sweeney Jr.

    A verdade é que a equipa surpreendeu e conseguiu mesmo alcançar o melhor recorde da NBA (65 vitórias e 17 derrotas), posicionando-se de imediato como um dos mais sérios candidatos ao título. Contudo, os playoffs seriam decisivos para saber se esta forma de jogar os ia levar ao anel ou não, uma vez que é uma altura onde muitas vezes as defesas se sobrepõem aos ataques. Eles conseguiram passar os adversários com maior ou menor dificuldade, mas no encontro mais esperado, com os Warriors, e apesar de terem tido oportunidades para fechar, não conseguiram vencer a série.

    Tanto o jogo seis como o jogo sete começaram com largas vantagens na casa das dezenas favorável aos Rockets, mostrando que eles até conseguiam jogar sem Chris Paul. Contudo, o problema começa quando os triplos deixam de cair. James Harden converteu seis lançamentos exteriores em 25 tentados, no conjunto dos dois jogos e a equipa no último jogo marcou sete em quarenta e quatro. Este é o verdadeiro problema, uma vez que se as defesas contrárias intensificarem um pouco mais a defesa e restringirem ao máximo a linha de três pontos, os Rockets ficam sem um plano B,  debilidade aproveitada pelos Warriors nas segunda metade dos jogos.

    O segredo está na qualidade e não na quantidade

    Quando esta situação acontece os jogadores começam a lançar de todo o lado e tentam resolver individualmente, fazendo com que as percentagens de lançamento caiam a pique. Nos encontros com os Golden State, em que o lançamento não estava a resultar, podiam ter apostado mais em penetrações ou então em jogo para Clint Capela, que quando a bola lhe chegava resolvia muito bem. Contudo, os Rockets parecem uma equipa que está formatada para lançar só de três pontos e que raramente procura outras opções, ficando a equipa bastante vulnerável quandos os lançamentos não estão a entrar..   

    Esta forma de jogar é suficiente para fazer uma ótima fase regular como deu para ver, mas o cenário muda de figura contudo quando chegamos à segunda fase da época e será complicado a equipa de Houston conseguir ganhar um título, jogando assim. Muitas pessoas acabam por discordar e usam como exemplo os Golden State, afirmando que o jogo deles também se baseia nos triplos, contudo, isso está errado e pode ser comprovado pelas estatísticas, uma vez que enquanto os Rockets ficaram em primeiro lugar no número de triplos tentados, com mais de 3000, os Warriors ficaram, imagine-se, em 17º lugar. Porém os campeões da NBA ficaram em primeiro lugar na estatística da melhor percentagem de lançamento de três pontos, e é aqui que reside a principal diferença, pois apesar de não serem dos que lançam mais, marcam muitas vezes. Além disso, o jogo da equipa de Oakland tem vindo a mudar e já conseguimos ver vários minutos onde nem tentam triplos, apostando em mais penetrações, alguns isolamentos para Kevin Durant, mas mantendo sempre a principal ideia que os caracteriza que é a partilha da bola.   

    Rockets lideraram a NBA em triplos tentados ©Getty /

    Depois do que aconteceu este ano, será interessante ver se os responsáveis da equipa do Texas vão continuar com esta ideia de jogo na próxima temporada, ou vão mudar algo. Tem-se falado na possível vinda de Lebron James, que a acontecer iria colocar esta equipa mais próxima do nível dos Golden State e iria mudar um pouco a forma de jogar, uma vez que o King tráz consigo as penetrações, o jogo físico que por vezes faz falta e certamente iria acrescentar muitas coisas novas a este estilo já foi bem definido. Outro fator importante é a continuidade ou não de Mike D’Antoni, que por vezes, quando a equipa se encontra em dificuldades, também pareceu não ter um plano B, uma vez que é este o seu estilo de jogo, o estilo que o técnico criou, que o fez ter sucesso e por isso será difícil mudar de um ano para o outro. Tendo isto tudo em conta, será interessante acompanhar a off-season dos Rockets e tentar perceber o que farão de diferente no próximo ano. 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Rockets
    2018-06-18 21h28m por CJ3
    Concordo com o artigo, acho que os Rockets abusavam do lançamento de 3 pontos. Quando uma equipa tem uma má noite, há que apostar num plano alternativo. A melhor solução a meu ver seria jogar em Clint Capela, que apesar de ser um jogador predominantemente defensivo, poderia aproveitar o ponto fraco dos Warriors (a posição 5).
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:37
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:34
    RA
    raguar 25-04-2024, 23:26