Segue o twitter do zerozero.pt. Todo o Futebol na sua rede social

Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

PolóniaPolónia
PortugalPortugal
ItáliaItália
PortugalPortugal
CroáciaCroácia
EspanhaEspanha
Sporting
com video
Três artigos da discórdia

Estatutos estão a gerar polémica em Alvalade, mas afinal o que quer mudar Bruno de Carvalho?

2018/06/13 09:58
Texto por Igor Gonçalves

Uma das questões mais quentes em Alvalade neste momento prende-se com as mudanças que a direção de Bruno de Carvalho quer fazer nos estatutos do clube. O Conselho Diretivo marcou uma Assembleia Geral para o próximo domingo (dia 17) e o principal ponto dos trabalhos passa pela mudança de alguns pontos nos estatutos.

Depois de o Sporting revelar algumas das propostas que vai levar à AG, Bruno de Carvalho foi acusado de estar a tentar cimentar o seu poder (através do poder para nomear substitutos para membros da direção que se demitam e assim nunca perdendo quórum) e de estar a tentar legitimar a Comissão Transitória de Gestão que criou para assumir a Mesa da Assembleia Geral e o seu presidente Jaime Marta Soares.

O zerozero dá-lhe a conhecer os artigos que a direção do Sporting quer mudar e mostra a forma como o pretende fazer, sendo que dos sete artigos alvo de eventuais mudanças, apenas conhecemos as propostas de alteração de três. Pode também acompanhar a explicação em vídeo.

Artigo 39.º

(Renúncia)

3 – Todavia, se a renúncia, individual ou colectiva, constituir causa da cessação do mandato da totalidade dos membros do órgão, a renúncia só produzirá efeito com a tomada de posse dos sucessores, salvo se entretanto for designada a comissão de gestão ou de fiscalização, ou ambas, nos termos dos presentes estatutos.

PROPOSTA:

3 – (…) salvo se, entretanto, for designada a "Comissão Transitória de Gestão" e/ou a "Comissão Transitória de Fiscalização" e/ou a "Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral", sendo que a primeira [...] tem por finalidade substituir o Conselho Directivo, a segunda [...] o Conselho Fiscal e Disciplinar e a terceira [...] a Mesa da Assembleia Geral.

Artigo 41.º

(Comissões de gestão e de fiscalização)

1 - Se se verificar causa de cessação de mandato da totalidade dos membros do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar ou se, convocadas eleições para qualquer daqueles órgãos, não houver candidaturas, pode, no primeiro caso, e deve, no segundo, o presidente da Assembleia Geral designar uma comissão de gestão ou uma comissão de fiscalização, ou ambas, compostas por número ímpar de sócios efectivos com cinco anos de inscrição ininterrupta no Clube, para exercerem as funções [...].

2 – Deve, no prazo de seis meses contado da designação da comissão de gestão ou da comissão de fiscalização, ou de ambas, ser convocada Assembleia Geral eleitoral para a eleição do Conselho Directivo, do Conselho Fiscal e Disciplinar ou de ambos, conforme for o caso, cessando as funções da comissão que esteja em causa com a tomada de posse dos eleitos.

PROPOSTA:

Artigo 41.º

(Comissões transitórias de Gestão, de Fiscalização e da Mesa da Assembleia Geral)

1 - Se se verificar causa de cessação do mandato da totalidade dos membros do Conselho Directivo, ou do Conselho Fiscal e Disciplinar, ou da Mesa da Assembleia, poderá no primeiro caso ser constituída uma "Comissão Transitória de Gestão", e deverá no segundo e terceiro caso ser constituída, respetivamente, uma "Comissão Transitória de Fiscalização" e uma "Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral"; compostas, cada uma delas, por número ímpar de sócios efectivos, com cinco anos de inscrição ininterrupta no clube, para exercerem as funções que cabem, respetivamente, ao Conselho Directivo, ao Conselho Fiscal e Disciplinar e à Mesa da Assembleia Geral, e que terão a competência do órgão que visem substituir;

2 – A "Comissão Transitória de Gestão" poderá ser constituída pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral e a "Comissão Transitória de Fiscalização" deverá ser constituída pelo presidente da Mesa da Assembleia e a "Comissão Transitória da Mesa da Assembleia" deverá ser constituída pelo presidente do Conselho Directivo;

3 – Deve, no prazo de seis meses contado da designação de cada uma das comissões transitórias, ser convocada Assembleia Geral eleitoral para a eleição do Conselho Directivo e/ou do Conselho Fiscal e Disciplinar e/ou da Mesa da Assembleia, consoante o caso concreto, cessando as funções da comissão transitória que esteja em causa com a tomada de posse dos eleitos.

Artigo 55.º

SECÇÃO III – Conselho Directivo

(Composição do Conselho Directivo)

3 – A composição do Conselho Directivo obedecerá às seguintes regras:

a) Um terço dos seus membros terão de ter, pelo menos, vinte anos de inscrição ininterrupta como sócios efectivos A, e de ter pago ininterruptamente, pelo menos nos últimos vinte anos anteriores à data de eleição, as quotas de valor máximo do escalão de base;

b) Um terço dos seus membros terão de ter, pelo menos, quinze anos de inscrição ininterrupta como sócios efectivos A, e de ter pago ininterruptamente, pelo menos nos últimos quinze anos anteriores à data de eleição, as quotas de valor máximo do escalão base.

PROPOSTA (Criação de um PONTO 8):

8 – "Em caso de cessação antecipada do mandato de membros do Conselho Directivo, o seu presidente poderá indicar para o preenchimento das vagas outros sócios efectivos A, contando que se mantenham os requisitos e a proporcionalidade prevista no n.º 3 desta norma estatutária.


[Criação de NOVO] Artigo 55.º - A

(Competência do presidente do Conselho Directivo)

1 – Sem prejuízo e além do mais que se encontre consignado nos presentes estatutos, o presidente do Conselho Directivo do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tem por competências:

(…)

c) Praticar todos os actos que sejam da sua competência, nos termos legais ou estatutários.

PROPOSTA DO CD:

c) Nomear, nos termos dos presentes Estatutos, novos membros do Conselho Directivo para preenchimento de vagas até ao limite estatutariamente previsto;

d) Praticar todos os actos que sejam da sua competência, nos termos legais ou estatutários.

Portugal
Bruno de Carvalho
NomeBruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho
Nascimento1972-02-08(46 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
FunçãoPresidente
Fotografias(100)
Comentários (11)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Triper - Mentiroso
2018-06-13 19h34m por FinalFantasy
As alterações estão de acordo com a lei em Portugal.
Não vai dar poder a ninguém, não vai tirar poder a ninguém, e os sócios continuam, sempre continuarão, a decidir.

Não sei se és adepto ou também sócio, mas estás a mentir como adepto e estarás a agir de forma errada enquanto sócio.

Deduzo que não sejas sócio, portanto não sabes do que falas, portanto conta(s) zero. ( Os sócios receberam TUDO por e-mail, bem como o Orçamento )

Mais...ler comentário completo »
ZZ - Não têm profissionais ?
2018-06-13 19h30m por FinalFantasy
Abram concursos, façam entreistas, ou é só por cunha ?

Referem que só tiveram acesso a 3 dos 7 pontos, mas depois no vídeo é dito que " Apenas 3 dos 7 pontos são realmente relevantes ".

Só podem estar a brincar com isto, não ?

" Tivémos acesso a apenas 3 pontos do Orçamento do clube X "
" Bem, apenas 3 pontos dos 20 do Orçamento, são realmente relevantes "

Sem comentários.



Outra coisa é. ler comentário completo »
Que estupidez é esta que acabei de ler. .
2018-06-13 15h08m por Triper
Algumas destas ideias são tal e qual as que há no clube vizinho. Tal e qual sem tirar nem pôr.
Se a ideia destas não é igual àquelas. . . então não sei o que se passa com o pessoal. Isto é exactamente o que um ditador quer - mais poder sem chance de ser demitido.
Goiaba
2018-06-13 14h05m por nextstep
Conjunto de disparates que acabas de escrever. Aliás escrever sobre uma coisa que é completamente ilegal já é ser parcial em favor de BdC, mas entende-se que há que obter clics e vender jornais. O que deveriam dizer os meios de comunicação social é simplesmente que esta iniciativa de BdC é ilegal, que tudo o que venha a ser dito nesta pretensa assembleia não tem qualquer valor e que constitui um grave atentado aos estatutos do SCP. BdC está a jogar com os prazos da justiça para ir tentando ...ler comentário completo »
Nero
2018-06-13 12h10m por DragonKing
Como dizia um adepto do ScP estes dias, "Nero à beira deste senhor era um menino". . . A casa está a "arder" e ele preocupado em chamar todo o poder daos organismos do clube.
ZsDriver
2018-06-13 11h31m por otario007
O problema é que enche o auditório com membros das claques que ele sabe que votaram sempre como ele quer. Foi o mesmo que aconteceu no último ultimato, e irá acontecer novamente.
No entanto nem sei se o que ele anda a fazer é legal pois tem de ser a mesa da assembleia geral a marcar assembleias não o conselho diretivo ou a transitória que nem devia existir, este pode pedir para se marcar, mas não acredito que o Marta Soares tenha marcado esta assembleia. Ou seja, acredito que tudo...ler comentário completo »
Só me apraz dizer isto
2018-06-13 11h13m por Death_Bringer
"But my Lord is It legal?"

R: "I'LL MAKE IT LEGAL
A próxima AG do SCP
2018-06-13 11h13m por goiaba
Acho uma boa ideia esta do zerozero ao esclarecer o público já que a esmagadora maioria dos orgãos de comunicação social tem feito o máximo para nos desinformar.

Tenho só pena que esta tentativa de "explicação" tenha pouco de neutra.
Nos dois primeiros artigos referidos no video não se trata de legitimar a Comissão Transitória mas sim de colmatar uma lacuna nos estatutos que esta crise veio pôr a nú.
O CD obviamente acha que a criação de uma CT é uma boa ideia ...ler comentário completo »
ZS
Estatutos
2018-06-13 11h09m por ZsDriver
Isto é tudo muito lindo, mas sinceramente só aceita quem quer e como ainda vivemos numa democracia para haver aprovação tem de haver uma votação significativa positiva na assembleia e por isso cabe aos sócios se pronunciarem. Se grande parte aceitar é porque o querem lá, tão simples como isto.
Depois obviamente tem de colher as consequências boas ou más.
Estatutos
2018-06-13 10h30m por otario007
Isto que o Bruno de Carvalho está a fazer é fantástico. Ele faz coisas ilegais, e prossegue ao fazer mais coisas ilegais para tornar as coisas ilegais, legais. . . Isto é deveras fantástico e deve ser caso único no mundo do futebol.
Percebido. . .
2018-06-13 10h15m por n3l50n
A tática está em aprovar alterações que tirem a legitemidade à Mesa de Assembleia Geral demissionária antes da data em que a Mesa convocou AG.

Grande BdC. Sempre um passo à frente. . .
Tópicos Relacionados
APOSTAS EM DESTAQUE
1Escolha quanto quer apostar
Aposto
2Escolha suas apostas
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Portuguesa
entrevista
Entrevista a Carlos Vinícius - parte II
A segunda parte da entrevista trouxe uma maior dose de emoção. O avançado falou sobre a época que está a ter no Rio Ave, marcada por muitos golos, mas também ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
bxtw-pt2 14-11-2018, 22:23
AvilaPT 14-11-2018, 22:13
BetrayalKRocknRoll 14-11-2018, 21:57
mouraguedes 14-11-2018, 21:47
Arshavin_El_10 14-11-2018, 21:41
Arshavin_El_10 14-11-2018, 21:34
estaramosold 14-11-2018, 21:27
estaramosold 14-11-2018, 21:25
estaramosold 14-11-2018, 21:24
iSMURF4 14-11-2018, 21:15
iSMURF4 14-11-2018, 21:12
bxtw-pt2 14-11-2018, 21:05
iSMURF4 14-11-2018, 21:02
Roby_o_Analista 14-11-2018, 21:01
iSMURF4 14-11-2018, 21:00
estaramosold 14-11-2018, 20:54