placardpt
    Ebuehi vai jogar no Benfica na próxima época

    Uma super águia altruísta que afastou a timidez e já fala em bom português

    Foi em bom português que Tyronne Ebuehi apresentou-se como reforço do Benfica para as próximas cinco temporadas. Natural de Haarlem, cidade situada no noroeste da Holanda, o lateral direito é filho de pai nigeriano, algo que ajuda a explicar a escolha pelas Super Águias, alcunha da seleção da Nigéria, que vai estar presente no Campeonato do Mundo 2018, a realizar na Rússia.

    O miúdo tímido que nunca quis estar sob os holofotes

    DSCOV, SV Hoofddorp e HFC EDO. Nomes difíceis de pronunciar. Estes foram os clubes por onde passou Ebuehi durante a sua infância e juventude, antes de mudar-se para o ADO Den Haag, aos 17 anos. Estreou-se pela equipa principal a 10 de agosto de 2014 e foi conquistando o seu espaço no emblema holandês, sobretudo nas duas últimas temporadas, antes de terminar contrato em junho deste ano.

    As exibições no Den Haag, aliadas ao facto de vir a tornar-se num jogador livre, aguçaram o interesse do Benfica e chegou a colocar-se a hipótese de o jogador ser recrutado pelas águias logo em janeiro, mas acabou por prevalecer o seu desejo: ficar e continuar a jogar com regularidade para assim merecer a chamada do selecionador nigeriano para o Mundial.

    Ebuehi  realizou 82 jogos com a camisola do Den Haag
    «Não era um objetivo meu deixar o ADO Den Haag a qualquer custo este inverno. Ainda sou jovem, estou muito feliz e estou aqui ainda a jogar. O treinador também deu-me alguns conselhos: “Fica no Den Haag, pois aqui podes ter minutos”», revelara Ebuehi, em janeiro, numa altura em que o negócio com o Benfica já estava selado e remetido para o verão.

    A transferência dos encarnados colocou Ebuehi sob os holofotes da imprensa holandesa e de muitos adeptos e amigos, que chegaram a inundar o telemóvel do jovem internacional nigeriano com mensagens a propósito da mudança para a Luz.

    «Claro que recebi muitas mensagens a perguntar se era verdade. Mas, por vezes, é mais útil permanecer na sombra e focar apenas no futebol. Isso é o mais importante», dissera o tímido Ebuehi. É verdade, o novo lateral do Benfica teve de lutar contra a timidez...

    «Era um pouco tímido quando era mais jovem, mas ultrapassei isso. É algo em que trabalhei, tanto a nível mental como físico. Progredi e penso que a minha experiência com as Super Águias, onde o futebol é mais duro, teve um impacto muito positivo no meu desenvolvimento», chegou a revelar em entrevista ao portal Goal.com.

    Altruísta e muito focado no futebol

    «Há um ano não ousava pensar que poderia chamar a atenção de um clube tão grande e jogar na seleção nacional». A simplicidade e humildade presentes nas palavras de Ebuehi coincidem com a opinião de quem jogou com ele na temporada 2017/18.

    Em declarações ao jornal OJOGO, Bjorn Johnsen, avançado norueguês que passou pelo futebol português, descreve o defesa como alguém «muito focado» no futebol e muito parecido com... Nélson Semedo.

    Tyronne Ebuehi
    2017/2018
    29 Jogos  2460 Minutos
    0   4   0   12x

    ver mais »
    «O Tyronne é muito bom jogador, extremamente focado no futebol. Ao nível técnico, tem qualidade, é alto e forte na disputa da bola, um defesa que ataca muito bem. É um jogador bastante rápido e vejo-o como muito parecido na forma de jogar com o Nélson Semedo», disse o atacante de 26 anos, que revelou ainda o lado mais altruísta do novo jogador do Benfica.

    «É um lateral que vai muito à linha de fundo para cruzar atrasado, normalmente para a zona de penálti. O que lhe falta melhorar? Que tente marcar mais vezes e não queira pensar sempre nos colegas quando se aproxima da área em boa posição. Como chega lá à frente com facilidade, também tem de arriscar mais vezes o pontapé», acrescentou.

    60 km todos os dias para ir treinar

    Den Haag ou Haia. Até Amesterdão são 60 km. Esta era a distância que Tyronne Ebuehi percorria diariamente para treinar, algo que também ajuda a definir o empenho do nigeriano.

    «No início. Ele não tinha bem noção do seu verdadeiro valor, daquilo que todos nós, de fora, víamos nele. Agora sente-se mais a sua autoconfiança. É um jogador que pode chegar ao Benfica e afirmar-se», descreveu Bjorn, ainda em declarações ao jornal OJOGO.

    Tyronne Ebuehi
    Eredivisie
    78 Jogos  6368 Minutos
    1   9   0   12x

    ver mais »
    «Um miúdo muito bom; um profissional que trabalha e não cria problemas. Terá de melhorar nos cruzamentos para a área», complementou Zelijko Petrovic, em declarações à Rádio Renascença.

    Pacato, introvertido e focado. Muito focado. Tyronne Ebuehi está apostado em agarrar a oportunidade no plantel às ordens de Rui Vitória e uma vaga no onze do treinador dos encarnados. O esforço está lá... Estudou três meses português para que a adaptação fosse mais fácil.

    «É um sentimento de grande felicidade poder estar aqui num clube desta dimensão». Assim. Dito em bom português.

    Nigéria
    Tyronne Ebuehi
    NomeTyronne Efe Ebuehi
    Nascimento/Idade1995-12-16(28 anos)
    Nacionalidade
    Nigéria
    Nigéria
    Dupla Nacionalidade
    Países Baixos
    Países Baixos
    PosiçãoDefesa (Defesa Direito)

    Fotografias(11)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ???
    2018-06-02 21h42m por aguia42
    Não conhecendo este novo reforço e desejando que efectivamente venha para acrescentar algo de importante, tenho que enaltecer o facto de ter aprendido ( de propósito?) a falar o português da forma que fala, o que raramente acontece. . . Saudações desportivas e benfiquistas!!!
    Reforços sr_batata?
    2018-06-02 21h19m por aguia42
    Como dizem que perguntar não ofende, cá vai a pergunta: Então e se em vez de gostar que a Liga "acabasse com os empréstimos a outra equipas" gostasse, como eu, que as outras equipas recusassem esses mesmos empréstimos??? Podia ser assim???
    Furiosovp
    2018-05-31 21h12m por dinistome
    Tudo bem, amigo.
    FU
    dinistome
    2018-05-31 20h36m por Furiosovp
    De facto li apressadamente, as minhas desculpas pela acusação infundada. . .
    OS
    Vieira
    2018-05-31 20h16m por Os-ANJOS
    Luis, sinto falta do reforço do dia. Não me faças isto, acho que não aguento 2 dias seguidos. Ja falta pouco, mas acho que ainda conseguimos um Miguel Cardoso ou um Alexandre Guedes.
    FR
    dinistome
    2018-05-31 20h15m por Fragha
    Comparar o "velho" que foi só o melhor marcador e jogador das últimas épocas em Portugal com algum dos vossos jogadores é para fazer rir ou chorar?
    O Dalot ainda não foi confirmado? Mas o que é que o Dalot já provou no Porto ou seja onde for? Jogou alguns joguitos e já o melhor de contumil e arredores?
    O Felipe? Oh, amigo, não o queria nem dado. Prefiro o meu rico Jardel.

    O Rui Vitória decidiu matar o Seferovic? Eh, lá! Isso é que dava uma grande bomba aqui no ...ler comentário completo »
    A_CUPULA
    2018-05-31 19h00m por dinistome
    Andam muito agitados. . .
    gotballs
    2018-05-31 18h59m por dinistome
    Muito rapidamente:
    Casillas >>>> qualquer um dos vossos
    Dalot ainda não está confirmado que saia.
    Não têm ninguém com um pé do Felipe.
    De laterais esquerdos nem preciso de falar.
    Que avançados vossos é que achas que são assim tão bons? O velho que é capaz de passar a época toda lesionado e que só marca de penalti e desaparece nos jogos grandes? O Jimenez (o vosso melhor) que vocês querem mandar embora? Ou o Seferovic que o Rui Vitória decidiu matar?
    ...ler comentário completo »
    Furiosovp
    2018-05-31 18h53m por dinistome
    Lê o meu comentário outra vez, sff. lol
    FU
    dinistome
    2018-05-31 18h49m por Furiosovp
    Nasceu na Holanda, não sei qual é a dúvida, até pela cara se vê que é um miúdo, mas sempre que aparece um negro com a camisola do Benfica, a pergunta é sempre a mesma, curiosamente, casos de idade forjada só me lembro no teu clube!
    GO
    dinistome
    2018-05-31 18h34m por gotballs
    preocupados porque? por estarmos a construir uma equipa melhor que da epoca passada. . .
    olha para ser sincero contigo, neste momento o FCP so tem melhores opções que o SLB no meio campo, mas ate isso vamos resolver,
    continuem a gatinhar, nos estamos a correr. . .
    gotballs
    2018-05-31 18h30m por dinistome
    Não estejas, amigo. Quem deve estar preocupado são os benfiquistas.
    GO
    dinistome
    2018-05-31 18h24m por gotballs
    Tou mesmo preocupado contigo.
    gotballs
    2018-05-31 18h21m por dinistome
    Quantos anos tens? Pergunta séria, juro.

    GO
    dinistome
    2018-05-31 18h10m por gotballs
    estavas a tentar ser engraçado, mas nao foste.
    o FCP precisa contratar para colmatar as vendas e vcs ainda nem sabem quem comprar
    gotballs
    2018-05-31 18h05m por dinistome
    Melhor defesa da primeira liga do distrital de Castelo Branco, só se for. Se são assim tão bons não sei como não foram campeões. Ou são estes reforços bombásticos que fazem a diferença? lol
    gotballs
    2018-05-31 17h59m por MisticaEncarnada
    Seria uma boa defesa para o nosso campeonato mas não sei se irá manter-se na totalidade até ao fecho do mercado. Luisão dificilmente sai pelo estatuto, devem querer que lá acabe a carreira como "prémio" e além disso é o capitão e líder no balneário. Rúben Dias poderá sair caso faça um bom mundial. Svilar talvez seja emprestado porque Bruno Varela e Vlachodimos devem ficar como alternativas mais rodadas na equipa. De resto, qualquer proposta que surja e seja razoável acaba em venda por isso não dou nada por garantido até 31 de Agosto. . .
    GO
    defesa slb
    2018-05-31 16h48m por gotballs
    Vlad/ A. Moreira/ Svilar

    Ebuehi/ B. Gaspar/ AAlmeida

    Jardel/RDias/C onti/Ferro=Ponck

    Yuri Ribeiro/ Martin

    para mim é a melhor defesa da primeira liga
    GO
    voltou_apito_do urado
    2018-05-31 16h46m por gotballs
    antes estes artigos sobre futebol, do que essa desgraceira de corrupção que anda nos jornais
    sr. jornalistas
    2018-05-31 15h08m por voltou_apito_dourado
    ja estou farto de ver artigos sobre este ebuehi
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Italiano
    Playmaker
    Inter venceu título de campeão
    A passada segunda-feira foi de festa para o Internazionale. Diante do AC Milan, os comandados de Simone Inzaghi voltaram a conquistar a Serie A, depois de um trajeto praticamente imaculado: 27 ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 23-04-2024, 20:12
    Tobin 23-04-2024, 19:51
    moumu 23-04-2024, 19:42
    tiger1974 23-04-2024, 19:30
    rones 23-04-2024, 19:28
    tiger1974 23-04-2024, 19:27
    tiger1974 23-04-2024, 19:19
    chavesbra 23-04-2024, 19:18
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 19:13
    A_Drifter 23-04-2024, 19:12
    matrioska_russa 23-04-2024, 19:06
    chavesbra 23-04-2024, 19:04
    chavesbra 23-04-2024, 19:03
    JS
    jsilva77 23-04-2024, 18:56
    fcpinvicta 23-04-2024, 18:11
    AN
    Andrezinho_SLB 23-04-2024, 18:07