placardpt
      Portugal defronta Tunísia

      Abram-nos o apetite!

      2018/05/28 00:12

      O espetáculo do Campeonato do Mundo está aí à espreita e primeira de três ante-estreias tem a Pedreira como palco. Se os encontros com Egito e Holanda em março trouxeram mais preocupações do que outra coisa, chegou a altura de mostrar aos adeptos uma seleção capaz de lutar com todas as outras por mais um título sonhado, o maior de todos.

      Esta Tunísia não é propriamente uma candidata ao troféu, é verdade, mas em muito se assemelha a dois dos três adversários que Portugal irá encontrar na fase de grupos, que a seleção terá obrigatoriamente de ultrapassar para cumprir os mínimos dos mínimos na Rússia. O duelo de Braga é, assim, um encontro com tudo para testar a abordagem lusa em boa parte dessa fase.

      ©FPF/Francisco Paraíso

      Vamos ao óbvio: quatro ausentes entre os 23 escolhidos por Fernando Santos, um dos quais a principal figura da seleção. Cristiano Ronaldo não está, mas Portugal terá sempre de ser mais do que a soma da sua mais mediática parte com as restantes. Terá de ser um grupo forte, e apresentá-lo sem o capitão é também por si só um teste. Haverá outras soluções, e nas alas não se pode dizer que estas escasseiem, mesmo tendo em conta que também Gelson Martins está por chegar.

      Recuando no terreno, falta ainda Bruno Fernandes, mas se o talento do médio sportinguista é inegável, assim como é o que poderá dar a esta seleção, é também verdade que as caras mais habituais da seleção neste setor estão ao dispôr do treinador. Na baliza, falta Rui Patrício, é altura de Anthony Lopes ou Beto mostrarem que se aproximam do nível do dono e senhor das balizas lusas.

      Gigante africano com estrelas em falta

      A posição da Tunísia no ranking de seleções demonstra desde logo que não falamos de uma equipa qualquer. As Águias de Cartago ocupam o 14º lugar da lista geral, a melhor posição entre todas as equipas africanas. A equipa de Nabil Maaloul foi primeira classificada do seu grupo de qualificação e irá disputar pela sexta vez o Campeonato do Mundo, integrada num grupo com Inglaterra, Bélgica e Panamá.

      ©Tunisie Football
      Com um forte contingente a atuar no campeonato francês, a Tunísia tem jogadores habituados à alta competição, embora sejam de realçar várias ausências relevantes: Taha Yassine Khenissi e Youssef Msakni, figuras importantes do grupo, vão falhar o Mundial, ao passo que Wahbi Khazri, que integra o grupo e em quem residem boa parte das esperanças, está indisponível para este duelo de Braga.

      Voltando à perspetiva lusa: para já ainda é um teste, sim, mas todos os resultados contam, como Fernando Santos fez questão de vincar na ante-câmara do duelo. quinas para honrar.

      U Segunda, 28 Maio 2018 - 19:45
      Estádio Municipal de Braga
      Luca Banti
      2-2
      André Silva 22'
      João Mário 34'
      Anice Badri 39'
      Fakhreddine Ben Youssef 64'
      Estádio Municipal de Braga
      Lotação30 286
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseJogos Amigáveis
      Convocatória
      Portugal
      Tunísia
      R Castigos
      [não há registo]
      [não há registo]
      a Lesionados
      [não há registo]
      Wahbi Khazri
      p Restrições
      Rui Patrício, Bruno Fernandes, Gelson Martins e Cristiano Ronaldo (ausentes)
      [não há registo]
      R Em risco
      [não há registo]
      [não há registo]
      w Outros convocados
      [não há registo]
      [não há registo]
      Forma
      Portugal
      2017/2018
      2J
      1V
      0E
      1D
      2-4G
      Tunísia
      2017/2018
      2J
      2V
      0E
      0D
      2-0G
      A diferença passa por...
      Portugal
      Solidez nas bases
      Virtuosismo pode resolver jogos, mas de nada serve se os setores recuados facilitarem. Facilitaram no duelo mais recente, com a Holanda, é verdade, e por isso é preciso mostrar agora uma seleção a este respeito como vimos no Europeu e na qualificação para este Mundial. Uma equipa sólida na defesa e na recuperação de bola, que não dá espaço para surpresas, que não deixa respirar.
      Tunísia
      Rapidez de movimentos
      A formação de Nabil Maaloul deu belas indicações no caminho até à Rússia, com um futebol rápido nos passes curtos e ataques incisivos. Faltam figuras importantes do ataque e por isso as preocupações são um pouco menores, mas à equipa tunisina não podem ser permitidos muitos espaços a meio-campo, sob pena de esta causar calafrios perto da baliza lusa.

      Confrontos

      Golos
      Resultados
      Últimos Jogos (totais)

      Fotografias(50)

      Amigável: Portugal x Tunísia
      Amigável: Portugal x Tunísia
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PORTUGAL
      EMPATE
      TUNÍSIA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      TI
      Portugal
      2018-05-28 19h19m por Tiago_Valente
      Vendo como é amigável o Fernando vai rodar a equipa
      11 para hoje:
      2018-05-28 11h58m por Kakauet
      Anthony Lopes
      Ricardo
      Pepe
      Rú ben Dias
      Raphael
      Manuel Fernandes
      João Mário
      João Moutinho
      Bernardo
      G. Guedes
      André Silva
      Já agora. .
      2018-05-28 10h26m por ZsDriver
      Com este onze, quem será o capitão? João Moutinho ou Pepe?
      Uma vez que nem Ronaldo, nem Bruno alves, nem nani (este dificilmente alguma vez mais. . ).
      Pensei no mesmo. . .
      2018-05-28 10h24m por ZsDriver
      Mas se em relação ao ataque até concordo experimentar desde já Guedes e Silva juntos, na defesa acho cedo para o Ruben dias. Mas compreendo que FS o queira ver já desde início para ver se o puto se ajusta e se tem estaleca, senão passará parte do mundial no banco. No resto não deverá haver muitas surpresas e o resto dos jogadores serão testados ao longo do jogo e no outro particular. Tenho dúvidas se Ricardo Pereira não aparecerá de início.
      PO
      Portugal
      2018-05-28 08h33m por Portugal_no_Mundial
      Vai ser estranho ver a nossa equipa sem o Rui Patrício e o Cristiano Ronaldo que são neste momento os dois jogadores mais importantes. Na baliza o suplente #1 é o Anthony, no ataque tenho dúvidas entre o Quaresma e o Guedes.
      RN
      Portugal
      2018-05-28 08h18m por RN123
      Espero uma vitória portuguesa frente à equipa tunisina.
      Espero que o Mr. Fernando Santos dê oportunidades aos jogadores com menos presenças na seleção A.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga BETCLIC
      com video
      Termina no Estádio de São Luís! Triunfo do SL Benfica por 3-1 no terreno do SC Farense, jogo que encerrou a 30.ª jornada da Liga Betclic. Kokcu marcou aos 16', Belloumi pouco depois empatou, mas ...