placardpt
    FC Porto vence em Guimarães

    Por fim, Castelo ultrapassado por um dragão insaciável

    Se era a feijões, não era para o FC Porto. A equipa de Sérgio Conceição apresentou-se em Guimarães como em qualquer jogo até agora e procurou a vitória que a colocou no registo recorde de 88 pontos. Marcano fez o único golo de um jogo que também teve Vaná e Fabiano premiados com minutos na conquista do título nacional.

    Acalentados pelo sol

    Sérgio Conceição premiou, como tinha dado a entender, o guarda-redes Vaná (com Fabiano a ir para o banco) e guardou algumas novidades para o último jogo da época, que pode ter sido o derradeiro de vários jogadores - como Maxi, que jogou à direita. Num onze com algumas novidades, Gonçalo foi a maior e acompanhou Marega num ataque que começou desde cedo a tentar ser móvel, isto numa tarde solarenga e a horas muito convidativas.

    Contudo, se a equipa portista teve maior predomínio da bola (também com o consentimento do adversário), isso pouco se refletiu em termos de criação de oportunidades. Mais por intermédio de bolas paradas ou dos cruzamentos de Corona, bem mais ativo do que Brahimi, nem por isso a equipa forasteira conseguiu muitas ameaças a Miguel Silva até ao intervalo.

    Aliás, o facto de, a meio da primeira parte Conceição ter colocado a aquecer vários jogadores era exemplificativo da insatisfação do técnico, que queria muito maior intensidade nos movimentos ofensivos, à procura de uma vitória que igualaria o recorde de pontos numa edição - pertence ao Benfica de 2015/2016.

    Vaná estreou-se, Fabiano entrou ©Catarina Morais / Kapta +
    Os vitorianos, mesmo mais encolhidos, souberam sair em contra-ataque e tiveram as duas melhores oportunidades do primeiro tempo: Rafael Martins apareceu isolado e atirou ao lado, Wakaso rematou fraco depois de ter sido servido em zona privilegiada, num contra-ataque bem conduzido por Héldon.

    Era preciso mais para aguçar a segunda parte, depois de uma primeira onde o maior espetáculo (com exageros à mistura) esteve na bancada.

    Marcano tinha a cabeça

    E assim foi. Na mesma fórmula da Luz e dos Barreiros, o FC Porto deixou para o segundo tempo a versão de intensidade máxima, que dessas vezes deixou os adversários em apuros e que resultou, no fim, na conquista dos três pontos.

    Conceição chamou Soares a jogo, tirou Paciência e deu mais sinais de querer ganhar, numa altura em que a equipa já pressionava em cima a saída de bola do adversário, que cada vez conseguia sair menos, fruto da inoperância de um Raphinha desta vez mais apagado do que o normal, numa época em que foi o melhor da equipa.

    Moreno despediu-se e foi ovacionado ©Catarina Morais / Kapta +
    Mesmo conseguindo suster a pressão portista, com um estilo pouco bonito mas eficaz na barreira criada no último terço, o Vitória pouco foi capaz de criar no segundo tempo. Os remates inofensivos de Rafael Martins e de Konan não serviram para assustar e era pouco o que a equipa de Peseiro conseguia fazer.

    Para consolidar a tendência, Jubal cometeu uma falta desnecessária, Alex Telles cobrou e Marcano saltou mais alto para fazer o golo. Dava vitória, dava colorido e dava recorde. E tudo isso o FC Porto conseguiu.

    Mesmo querendo, o Vitória não conseguiu incomodar os dois guarda-redes portistas e a vitória ficou no bolso de Conceição, que conseguiu o que pretendia.

    U Sábado, 12 Maio 2018 - 16:00
    Estádio D. Afonso Henriques
    João Capela
    0-1
    Iván Marcano 69'
    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 34
    A Chave
    Intervalo, outra vez: como na Luz e na Madeira, o FC Porto partiu para cima do adversário depois de uma primeira parte algo mole. Estratégia que voltou a correr bem, desta vez com o golo a surgir mais cedo e com o resultado a repetir-se.
    O Árbitro
    Arbitragem com algumas incoerências técnicas, com algumas faltas com pouca lógica, mas sem grandes problemas. O lance mais duvidoso, em que Marcano toca com o braço na bola, parece ter sido bem decidido, embora se aceitem as dúvidas.
    O Melhor
    Postura de campeão
    Deu para premiar Vaná e Fabiano, para dar oportunidade a Óliver e Gonçalo e, ao mesmo tempo, levar o jogo muito a sério. Uma postura muito interessante do FC Porto, novamente forte na intensidade e a querer os três pontos de forma faminta. Como é hábito.
    O Pior
    Como a época...
    Uma exibição que não tendo sido má de todo, deu a sensação de que podia ter sido melhor e mais arrojada. Foi um Vitória a não querer cometer erros atrás e a precipitar-se à frente, o que se pode considerar um espelho do que foi a época vimaranense.
    Forma
    V. Guimarães
    2017/2018
    47J
    16V
    8E
    23D
    64-82G
    FC Porto
    2017/2018
    52J
    38V
    8E
    6D
    119-39G
    Sabia que...by playmaker stats
    Ao 6.º jogo, o V. Guimarães perdeu pela 1.ª vez em casa com José Peseiro como treinador
    + vitórias FC Porto numa época na Liga:
    31 1990/91
    29 1987/88, 1994/95
    28 2017/18
    27 1989/90, 1996/97, 2002/03, 2010/11
    28 vitórias na Liga: melhor registo do FC Porto na competição desde 1994/95
    O FC Porto venceu as 3 últimas deslocações realizadas no campeonato sempre por 0x1
    O FC Porto terminou o campeonato com 6 vitórias consecutivas
    FC Porto iguala o melhor registo de pontos da história do campeonato:
    2015/16 Benfica (Rui Vitória), 88 pts
    2017/18 FC Porto (Sérgio Conceição), 88 pts
    FC Porto 2017/18 histórico: melhor pontuação de sempre dos portistas na Liga (88 pontos), ultrapassando o registo de 2002/03, com José Mourinho como treinador (86)

    Fotografias(25)

    Liga NOS: Vitoria SC x FC Porto
    Liga NOS: Vitoria SC x FC Porto
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SR
    Porcos e cobardes
    2018-05-13 13h01m por srDoutor
    Quando aconteceu, aquela barbara agressão ao adepto do 5lb, pelo agente de autoridade, que este ultimo foi "condenado", espero bem que estes PORCOS DE GUIMARÃES, sejam identificados , as imagens sao percetíveis. Eu sei que o povo de guimaraes, sao do vitoria, e eu saudo essa gente, mas ao fazerem estes atos e cenas de lamentar só posso dizer que são PORCOS, COBARDES e [. . . ] . Povo de ME. . . !!! (Peço desculpa aos vitorianos que fiquem isentos destes atos)
    PORTO PORTO PORT...ler comentário completo »
    Tartaruga
    2018-05-13 10h23m por ago
    Óbvio, voces recebem as pessoas assim, depois querem andar a vontade noutras cidades, Infelizmente, não é só clubes do norte, tudo que seja uma camisola diferente do vitoria, é agredido.
    Triste é, aqueles que não tem nada haver com isso , seja adeptos Guimarães ou de outro clube, e pagam, pela covardia de muitos.
    HA
    esta época
    2018-05-13 10h14m por Halibut
    JÁ ESTÁ!! venha a próxima, saída e entrada de jogadores é o que se segue. .

    casillas que saia porque 7 milhões brutos anuais não dá!

    maxi pereira pode ficar mas tem que baixar um pouco o ordenado. . .

    marcano e reyes saem em principio. . .

    só vendia o ricardo pereira pois dalot é um jovem que tem potencial e maxi experiente. . .

    VENHA UM GR BOM, DEF ESQ PARA CONCORRER COM TELLES, 1 CENTRAL, 1 EXTREMO DIREITO.
    ler comentário completo »
    Aliás
    2018-05-13 09h56m por Tartaruga_Genial
    O único sítio que é pior ( para os vitorianos ) do que o Porto é em Braga onde as pedras são substituídas por balas, por muita sorte uma das balas o ano passado não atingiu ninguém depois de terem desparado para uma camioneta de seguranças que pensavam que eram dos nossos adeptos.
    Mas voltando ao Porto. . . Querem falar de violência falem a vontade, consciência tranquila, nós a vossa beira não somos anjos porque nos defendemos mas vocês são muito mas muito piores e atacam covardement...ler comentário completo »
    Bla Bla Bla vergonha
    2018-05-13 09h51m por Tartaruga_Genial
    Desde que existe campeonato do norte que existe violência entre Vitória e Porto nunca houve um dérbi nortenho sem violência aliás houve jogos sem ser Vitória-Porto que houve violência.
    Vergonha tinha eu se acontecesse o mesmo que aconteceu num Boavista-Vitoria em 2008 pela taça em que os Super Dragões se juntaram ao Panteras para " caçarem " os White Angels.
    Vergonha tenho eu de adeptos que reclamam que somos os mais violentos do país quando os outros são muito ( mas muito ) pior...ler comentário completo »
    Nojo.
    2018-05-13 02h43m por ago
    Um dia as pessoas de bem do Vitória querem ver um jogo fora de casa, não vão conseguir.
    Todos os anos há situações iguais, fazem grupos, e atacam pessoas isoladas.
    É uma vergonha para a cidade de Guimarães e para o clube.
    ATENÇÃO ZEROZERO
    2018-05-13 00h42m por espiaofish
    ZEROZERO a votação para melhor onze bloqueia no Ricardo Esgaio não dá para continuar a votação corrijam ! saudações desportivas.
    Paperkutchy
    2018-05-12 20h09m por Tartaruga_Genial
    O André André é quase impossível, o Hernâni depende das propostas que tenha do exterior mas o Gonçalo aqui seria o 3° ponta de lança já temos Welthon e Estupinan para essa posição.
    lil_bitw
    2018-05-12 20h06m por Tartaruga_Genial
    Também acredito na explosão do Estupinan, aliás não sei como ele não tem sido titular é de longe o nosso melhor ponta de lança tanto que na equipa B tem 13 jogos a titular e 10 golos, sinceramente não percebo a insistência no Rafael Martins.
    Outro jogador que eu acredito que exploda é o Rincón, outro jogador que não percebo a falta de minutos, um jogador de qualidade que sempre que jogou mostrou serviço, mais uma vez não percebo a insistência no Sturgeon. . . Jogador Banal.
    ...ler comentário completo »
    AvesSempre
    2018-05-12 19h50m por Tartaruga_Genial
    É difícil ser-se pior que o Jubal mas o Marcos Valente não é grande pistola. . . Não sabe sair a jogar, é lento. . . talvez um empréstimo lhe faça bem mas por enquanto não tem nível para ficar cá
    lil_bitw
    2018-05-12 19h47m por Tartaruga_Genial
    O Douglas foi um bom Guarda-Redes e transporta a mística do clube e gostava que ele ficasse como 3° opção quanto a baliza a contratação que desejava era o regresso de Cláudio Ramos um excelente guarda redes das nossas escolas.
    Quanto ao central o jogador que gostava de ver cá era o André Pinto que com a contratação do Marcelo vai perder ainda mais espaço e duvido que queira continuar.
    O Mattheus vai depender do Sporting que pede 2, 5 milhões por 50% do passe um valor que não é in...ler comentário completo »
    Finalmente
    2018-05-12 19h15m por Tartaruga_Genial
    Terminou esta temporada maldita e agora é nosso dever rever todos os erros que cometemos esta época para não os voltarmos a cometer.
    Para começar seria um erro histórico a não continuidade de José Peseiro e seria outro erro histórico não lhe dar matéria prima para que ele possa ter sucesso.
    Precisamos de 1 GR, 1 DD, 1 Central, 1 DE, 1 MC ( caso Mattheus continue ) e 2 extremos no mínimo e temos de dispensar todo o entulho que temos cá.
    Victor Garcia, Jubal ( por favo...ler comentário completo »
    Gonçalo Paciência
    2018-05-12 18h43m por PalancaFCP
    Hoje é o meu destaque. Porque é um grande talento made in Porto, pelo calvário que tem passado(lesões), mas sobretudo pela força de vencer e o querer sempre mais. Por isso é o meu destaque, porque para o ano não podem faltar jogadores com esse grau de compromisso e amor a camisola. Disse durante todos estes anos de jejum, que tínhamos matéria-prima, faltava-nos sim um timoneiro para tirar o máximo proveito das soluções disponíveis e cumplicidade como acabou de se verificar na conferência de imprensa de Sérgio Conceição no pós jogo.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.