placardpt
    Equipa garante passaporte para o Campeonato de Portugal

    Lamego festeja subida: «O clube tem uma dimensão demasiado grande para o contexto distrital»

    qAo longo da temporada, as pessoas aperceberam-se que o Lamego tinha uma equipa muito forte, com capacidade para lutar pelo primeiro lugar, e criou-se uma onda verde e branca que fez com que o Lamego jogasse todos os jogos praticamente em casa
    Vasco Almeida, treinador do SC Lamego
    A festa do futebol chegou a Lamego. Após anos de incerteza e de muitas dificuldades em relação ao futuro do clube, marcados por descidas e subidas constantes entre a 1.ª Divisão e a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu e ainda muitas dificuldades do ponto de vista económico, o histórico Sporting Clube de Lamego garantiu uma vaga na próxima edição do Campeonato de Portugal.

    O conjunto orientado por Vasco Almeida venceu o adversário mais direto na luta pela subida no último domingo – Sampedrense (2x1) – e assegurou o direito a festejar antecipadamente um feito que não era um objetivo à partida para 2017/18, atendendo às circunstâncias e à forte concorrência dos verdadeiros candidatos, mas que foi possível graças a um conjunto de fatores. Quais? O treinador explica ao zerozero.

    «Provavelmente num dos anos mais competitivos na Divisão de Honra da AF Viseu, este primeiro lugar explica-se com muito trabalho da parte dos jogadores, com empenho muito grande da estrutura diretiva e do grupo de trabalho e depois com o forte apoio dos nossos adeptos, que ainda no último jogo marcaram presença de forma massiva no Estádio e nos empurraram para a vitória na parte final», enumerou Vasco Almeida ao nosso site.

    «Sabíamos que não podíamos acompanhar o nível de investimento que outras equipas tiveram devido às fortes contingências financeiras pelas quais ainda passa o clube, mas fomos passo a passo. A primeira volta foi feita com muitas dificuldades também devido a muitas lesões e aí tivemos de ir ao plantel da equipa de juniores que deu uma forte ajuda. Em dezembro conseguimos colmatar algumas situações e fizemos uma segunda volta fantástica, em que deixámos apenas cinco pontos para trás, e os concorrentes diretos não conseguiram acompanhar o nosso ritmo», descreveu.

    SC Lamego
    AF Viseu - Divisão Honra 2017/2018
    28J
    19V
    6E
    3D
    54-26G
    O regresso do SC Lamego aos campeonatos profissionais sete anos depois da última presença, ainda na extinta 3.ª Divisão Nacional, é uma lição para os mais céticos. Uma lição de que com trabalho e muita dedicação é possível lutar com menos recursos por algo tão importante como uma subida de divisão.

    «Olhando para a tabela pode pensar-se que foi um campeonato fácil, mas nós passámos por todos os lugares. Num clube onde a direção tem feito um esforço enorme para recolocar a equipa no rumo certo, perante fortes constrangimentos, pois o clube ainda tem dívidas que esta Direção está a pagar, nós fomos buscar um bocadinho de forças para ajudar. Acredito que esta conquista lhes dê um pouco mais de alento para lutar contra a situação financeira que o clube ainda atravessa», reforça.

    Cerca de 2000 pessoas marcaram presença no jogo da consagração ©SC Lamego/João Melo

    Onda verde e branca empurrou a equipa

    Jogadores. Estrutura. Adeptos. Os três pilares do sucesso no SC Lamego, segundo Vasco Almeida. O jovem técnico não se cansa de agradecer o apoio daqueles que são muitas vezes considerados o 12.º jogador.

    «Nunca nos faltou apoio! O clube tem uma dimensão demasiado grande para o contexto distrital e desde o início que os nossos adeptos nos acompanharam. Ao longo da temporada, as pessoas aperceberam-se que o Lamego tinha uma equipa muito forte, com capacidade para lutar pelo primeiro lugar, e criou-se uma onda verde e branca que fez com que o Lamego jogasse todos os jogos praticamente em casa e o culminar de tudo isto foi o último jogo em casa, que reunimos 2000 pessoas no Estádio Nossa Sra. dos Remédios.

    Apoio no Estádio Nossa Sra. dos Remédios no último domingo ©SC Lamego/João Melo
    O elogio estende-se à atual estrutura administrativa do clube pelo trabalho que tem desenvolvido no sentido de recuperar a credibilidade da equipa que nos últimos sete anos andava numa montanha russa de subidas e descidas.

    «Nos últimos sete anos o Lamego passou por grandes dificuldades, mesmo em termos diretivos. Mas a partir do momento em que esta comissão administrativa entrou no clube, a Direção tentou organizar o clube de forma séria e resolver todas as situações que estavam para trás e neste momento o Lamego é visto como um clube credível e dirigido por pessoas sérias. Isso foi um passo muito grande e uma conquista muito grande», defendeu.

    Vasco Almeida ainda não sabe se continua no SC Lamego na próxima época ©SC Lamego/João Melo

    O futuro de Vasco e do Lamego cruzam-se no CP?

    Vasco Almeida chegou ao Sporting Clube de Lamego a 8 de janeiro de 2017, numa altura em que a equipa circundava a zona de despromoção da Divisão de Honra da AF Viseu. O treinador de 36 anos conseguiu terminar a temporada numa posição tranquila, conduzir a equipa à conquista da Taça Sócios de Mérito e está agora na luta pela... dobradinha. Será para continuar em 2018/19?

    AF Viseu Divisão Honra

    SC Lamego vs Sampedrense
    5 Jogos, 3V 1E 1D (DG: 9-3)

    Últimos Resultados:
    17/18: SCL 2-1 UDS
    16/17: SCL 1-2 UDS
    14/15: SCL 0-0 UDS
    04/05: SCL 3-0 UDS
    03/04: SCL 3-0 UDS

    ver mais »
    «Eu gosto de estar no SC Lamego, estamos abertos a que a continuidade possa acontecer, mas também ainda falta uma competição. Vamos tentar acabar bem a época, com qualidade, e depois vamos sentar com a Direção e perceber o que as pessoas querem de mim e o que eu quero das pessoas», revela ao nosso site.

    «Tem de existir um aporte de qualidade para que a passagem do clube pelos campeonatos nacionais não seja fugaz, mas, antes sim, que se consiga manter na prova durante alguns anos», sustenta.

    «[Taça?] Seria a cereja no topo do bolo. A época vai acabar sempre bem, mas pode acabar de forma extraordinária com a conquista da Taça Sócios de Mérito. Sabemos que o adversário é difícil, mas vamos fazer tudo para fazermos a chamada dobradinha», promete.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    UD
    Lamego
    2018-05-09 15h27m por UDScampeao
    Parabéns ao Lamego. Aqui na Sampedrense estivemos na liderança grande parte do campeonato, mas várias lesões e castigos fizeram com que "morressemos na praia". Espero que seja já no próximo ano a subida. Entretanto, ainda há a Taça Sócios de Mérito para disputar. Saudações sampedrenses.
    Turno_da_noite
    2018-05-09 14h18m por AfonsoMSLB
    Nada disso amigo. O início foi complicado e chegamos a estar em lugares de despromoção. A chave foi retoques feitos em janeiro (vieram dois laterais bons e um PL) e a mentalidade da equipa, . com um treinador muito bom, que deu confiança a todos,
    lançou miúdos sem problemas. . houveram muitas lesões mas a equipa uniu-se. Atenção que
    houve tentativa de dotar a equipa de bons jogadores e temos atletas de CPP, mas tudo 100% português e 100% lamecense e zonas limítrofes.
    ler comentário completo »
    track194
    2018-05-09 14h07m por AfonsoMSLB
    Boas. Esta direção tem feito de tudo para recolocar o clube numa condição financeira e desportiva agradável. Entraram há 3 anos. . . duas subidas, uma taça e podemos conquistar outra esta época. Contas estabilizadas, muitos investidores, cidade ligada ao clube, adeptos a comparecer em massa (e os bilhetes não são propriamente baratos). A cidade merece e esta direção também, que está a pagar dívidas de uma direção anterior absolutamente desastrosa.
    O que mais me preocupa é que ...ler comentário completo »
    Lamego
    2018-05-09 13h59m por AfonsoMSLB
    Excelente temporada, completamente justo. Agora há que criar condições para manter os principais jogadores e reforçar algumas posições chave.
    Infelizmente, será difícil segurar Vasco Almeida, embora toda a gente adepta do clube torça para que isso aconteça. Jovem, mexe muito bem na equipa e retirou o máximo de um plantel curto, mas trabalhador. Era fantástico que ele continuasse, porque é muito competente e a próxima época é crucial para o clube tentar estabilizar no CPP.
    ler comentário completo »
    Lamego
    2018-05-09 13h26m por 4lfredo
    Excelente reportagem do zz. Vamos Lamego!!
    Lamego
    2018-05-09 13h26m por track194
    A Cidade sim é grande demais para a Distrital, o clube? Não concordo, se fosse melhor presidido talvez. Tem muitas dívidas, dizem que já abateram algumas mas mesmos assim para o contexto que estão inseridos as dividas são enormes, não é bom ter clubes com dividas nos campeonatos profissionais. Já na primeira liga é o que é. . .

    Quanto às Cidade sim merecia um clube digno pelo menos na Segunda Liga. É a segunda maior Cidade do Distrito de Viseu, é a única Cidade do País qu...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Domingo, 06 Maio 2018 - 00:00
    Estádio dos Remédios
    2-1

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41
    Shunsuke__Nakamura 20-04-2024, 00:34
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 23:21
    John23 19-04-2024, 23:16
    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08