placardpt
    Conversa com Pelé e Nadjack

    Portugal nas seleções jovens, Guiné-Bissau agora: a escolha dos djurtus Pelé e Nadjack

    2018/05/03 20:35

    *com Marco Martins

    O Rio Ave, que ocupa atualmente o quinto lugar na Liga Portuguesa, tem uma particularidade no seu plantel, contando com dois internacionais guineenses, Nadjack e Pelé, que têm percursos algo similares.

    Pelé, médio de 26 anos, vestiu a camisola de Portugal nas categorias sub-19, sub-20 e sub-21, enquanto Nadjack, defesa de 24 anos, também envergou a camisola das Quinas na categoria de sub-20. No entanto, os dois atletas decidiram representar a Guiné-Bissau.

    Pelé admitiu que não foi uma escolha fácil, explicando-nos as razões que o levaram a essa decisão: «Foi um pouco difícil, mas admito que tudo ficou decidido quando fui à Guiné-Bissau. Senti o carinho e o amor do povo por mim. Sabia que podia representar tanto Portugal como a Guiné-Bissau, mas decidi-me pelos Djurtus, não porque não tenha qualidade para jogar pelas quinas, mas simplesmente porque quero ser uma peça fundamental para o meu país. O meu sonho agora é disputar o CAN», assegurou.

    Quanto a Nadjack, mostrou-se orgulhoso por ter representado Portugal, mas afirmou que vestir a camisola do país onde nasceu, nos seniores, foi algo de natural.

    «Nunca é complicado escolher a Guiné-Bissau. Foi o país onde nasci e onde nasceram os meus pais. Mas admito que nas camadas jovens até representei Portugal porque tive a noção que era importante representá-lo. O futebol português abriu-me as portas e deu-me uma oportunidade de ser hoje em dia o jogador que sou, de ser um jogador profissional. Agora sinto-me orgulhoso por vestir a camisola guineense», frisou.

    Rio Ave, o clube dos Djurtus

    Pelé e Nadjack não são, diga-se, os únicos a ter passado pelo clube vilacondense. Esmaël Gonçalves também decidiu representar a Guiné-Bissau. O Rio Ave tem sido uma ponte de passagem para chegar à seleção africana, numa temporada 2017/2018 em que a equipa de Vila do Conde ocupa um quinto lugar, que dá direito à Liga Europa.

    Para Pelé, o objetivo é assegurar essa posição na tabela classificativa: «Estamos a fazer uma grande temporada e nós pretendemos continuar na mesma senda. Vou continuar a trabalhar e a dar tudo para que o Rio Ave consiga ficar no quinto lugar. É para isso que trabalhamos diariamento».

    Enquanto isso, Nadjack prosseguiu com o mesmo discurso: «Estamos a fazer um bom trabalho, temos a noção disso, e estamos na luta para atingir os objetivos do clube. Não podemos abdicar do que podemos adquirir», afirmou.

    Rio Ave, uma evolução à imagem da Guiné-Bissau

    O Rio Ave tem-se afirmado como uma equipa cada vez mais forte e que pode lutar pelos lugares cimeiros na Liga NOS, à semelhança da Guiné-Bissau do que há um ano participou pela primeira vez no Campeonato Africano das Nações.

    O médio de 26 anos vê essa evolução obrigatória pela qualidade demonstrada tanto pelos vilacondenses como pelos guineenses.

    «As equipas vão crescendo, e as seleções também. Nós vamos à Seleção porque gostamos de estar com os nossos colegas. Sentimos o apoio do nosso povo. Quanto ao Rio Ave, tem crescido bastante e é um prazer fazer parte dos quadros do clube. Não imaginava que era desta dimensão. Estou a adorar a experiência no Rio Ave”, assumiu.

    O lateral-direito de 24 anos vai ainda mais longe, ligando Portugal ao crescimento da Guiné-Bissau. «A Guiné-Bissau tem vindo a ter jovens futebolistas com muito potencial. Aliás, Portugal ajuda o país porque aposta nos jogadores guineenses. Os jovens Djurtus estão em grandes clubes em Portugal e isso ajuda na evolução da nossa Seleção. No futuro, acredito que a Guiné-Bissau vai ter uma grande equipa que vai lutar com as maiores potências africanas”, admitiu.

    A Liga Europa, um bónus

    Pelé, que já tem uma carreira invejável com passagens por Belenenses, Olhanense, Paços de Ferreira, Feirense, Arsenal Kiev na Ucrânia, e tendo pertencido a clubes como o Benfica ou ainda o AC Milan, sabe que a Liga Europa é uma porta aberta para a valorização de qualquer atleta, bem como para o clube, que pode ganhar fama no estrangeiro.

    «A Liga Europa é um sonho dentro do esforço de fazer sempre o melhor. Temos praticado um bom futebol. Isso valoriza o clube e valoriza todos os jogadores. Isso faz com que os jogadores sejam falados um pouco por toda a parte», concluiu.

    Guiné-Bissau
    Pelé
    NomeJudilson Mamadu Tuncara Gomes
    Nascimento/Idade1991-09-29(32 anos)
    Nacionalidade
    Guiné-Bissau
    Guiné-Bissau
    Dupla Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Defensivo)

    Fotografias(100)

    Liga BWIN: Famalicão x Sporting
    Liga BWIN: Vitória SC x Famalicão

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MMMane
    2018-05-05 01h46m por Jorusescu
    Obrigado! gosto muito de cultura geral gosto muito de futebol e mais que tudo, gosto do que é português e do que tem influencia portuguesa!

    E bem sabia que devia ter esperado para que tu fizesses a tua equipa Guineense, dá para ver que conheces a cultura bem melhor que eu! só meti o Rui Dabó porque não conhecia mais ninguém, se soubesse da existência desse Mendy do Reims saltava logo para o melhor 11, o Jonas é muito bom GR mas tem tido muito "azar" brilhou sempre em equipas d...ler comentário completo »
    Jorusescu
    2018-05-04 21h23m por MMMane
    Sim o Gomis de facto tem descendência Guineense , se calhar o facto de ser descendente de lá permite me ter mais conhecimento
    Sobre esses aspectos .
    No passado Alamani Moreira , Yannick Djalo , Ednilson, João Moreira ou Ivanildo tiveram sucesso nas seleções jovens mas por uma ou outra razão não tiveram a carreira que se esperava
    Jorusescu
    2018-05-04 21h19m por MMMane
    Sim é unânime que CV tem
    Mais matéria prima , simplesmente lembrei alguns elementos de qualidade que poderias perfeitamente acrescentar a lista por isso indiquei te alguns .

    Deixa dizer te desde já que admiro o teu conhecimento sobre os jogadores Palop 🤜🏿☝ 999;.

    Sobre a Guiné o V Fernandes não joga desde 2014 salvo .
    O Gérso nunca quis representar infelizmente , como é o caso se muitos .
    Ha alguns jogadores ...ler comentário completo »
    Jorusescu
    2018-05-04 21h04m por Tartaruga_Genial
    Realmente esqueci me mesmo do Kolarov e do Savic e até mesmo do Perisic, o Milinkovic-Savic tinha que tirar lugar ao Rakitic o que não é fácil.
    Tartaruga_Genia l
    2018-05-04 20h36m por Jorusescu
    isso foi porque te esqueceste de defesas como Savic (Atlético), Kolarov (Roma), Basta/Lulic (Lazio) e Ivanovic (Zenit)

    e não sei não se Sergej Milinković-Savić (Lazio) e Perisic (Inter) calçavam nessa selecção
    voltou_apito_do urado
    2018-05-04 20h24m por Tartaruga_Genial
    GR: Oblak
    DD: Vrsalijko
    DC: Vida
    DC: Carleta-Car
    DE: Srna
    MDF: Matic
    MC: Rakitic
    MC: Modric
    ED: Pjaca
    PL: Dzeko
    EE: Mandzukic

    Nada mau. . . Peca um bocado na defesa.
    *
    2018-05-04 20h18m por Jorusescu
    Não sei se Gomis tem mesmo descendência Guineense por isso não o meti
    Esqueci-me do Edinho (Vitória FC) melhor opção que Mendy enquanto a outra vaga de Extremo/Ala em que meti Mesca, bem poderia meter Quina (West Ham), Toni (Levediakos), Francisco Júnior (Stromgodset) ou um dos irmãos Vieira (Leeds) que também poderia ser opções bem válidas.
    Jorusescu
    2018-05-04 20h14m por voltou_apito_dourado
    se es adepto desses pensamentos imagina a seleção que a Jugoslávia teria se ainda fosse um so país
    Super Selecção da Guiné-Bissau
    2018-05-04 20h05m por Jorusescu
    (para responder à minha própria pergunta, eu gosto de fazer estas coisas haha)

    4x3x3
    Gr: Jonas Mendes (Ac. Viseu)
    De: Mamadu Candé (Omonia)
    Dd: Vasco Fernandes (Vitória FC)
    Dc: Edgar Ié (Lille)
    Dc: Martins Indi (Stoke)
    Mdc: Upamecano (RB Leipzig)
    Mdc: Danilo (Porto)
    Mc: Cafu (Legia)
    Ee: Bruma (RB Leipzig)
    Ed: Vaz Té (Henan Jianye)
    Pl: Éder: (Lokomotiv Moscow)

    Suplentes:
    R ui Dabó (...ler comentário completo »
    MMMane
    2018-05-04 16h40m por Jorusescu
    Primeiro de Tudo:
    Mama Baldé, Alfa Semedo, Romário e Ronaldo Viera estão registados com nacionalidade Guineense

    Segundo:
    V asco Fernandes, Eddi Gomes, Gerson e Sami até já são internacionais pela selecção Guineense

    Terceiro:
    Os jogadores Guineenses que mencionei são jogadores que não estão registados com nacionalidade Guineense ou seja, os únicos jogadores que posso juntar à minha analise dos que mencionaste são Upamecano, Cafu, Vaz Té, ...ler comentário completo »
    Jorusescu
    2018-05-04 16h09m por Ahly
    Tens razão, peço desculpa, passou-me ao lado esse pormenor!
    As principais estrelas de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, acabam muitas vezes por optar pela nacionalidade do país que os acolheu, e só representam a seleção principal do seu país de origem muitas vezes se não tiverem qualidade para representarem a seleção do país que os acolheu! Infelizmente os países africanos sofrem muito com isso, e os países europeus é que aproveitam com isso! Creio que se muitos jogadores "europeus" de o...ler comentário completo »
    Jorusescu
    2018-05-04 13h22m por MMMane
    Realmente Cabo VERDE tem muita matéria-prima , mas a Guiné tem mais jogadores dos que esses que mencionaste
    defesa : Vasco fernandes (caiptao v Setubal ) Mama baldé (Aves) Eddi Gomes ( China) Upamecano (Leipzig)
    Medios : CAFU (ex capitao do Vitória) Alfa Semedo (Moreirense) Romário Viera (Leeds Utd)
    Avançados : Ricardo Vaz Té (china) Bafetimbi Gomis (Galatasaray) Gerson (ex belenenses ) Sami (Aves) Edinho (Setubal) entre outros

    Resumindo tb há matéria prima mas falta organizaçao . Esse é o principal problema
    *Ahly
    2018-05-04 01h20m por Jorusescu
    Super Selecção de Cabo Verde:

    4x4x2
    Gr: Bruno Varela (Benfica)
    De: Ricardo Pereira (Porto)
    Dd: Nélson Semedo (Barcelona)
    Dc: Rolando (Maseille)
    Dc: Rúben Semedo (Villareal)
    Mdc: Helder Tavares (Tondela)
    Mc: Renato Sanches (Swansea)
    Ee: Nani (Lazio)
    Ed: Gelson Martins (Sporting)
    Pl: Zé Luis (Spartak Moscow)
    Pl: Djaniny Semedo (Santos Laguna)

    Suplentes:
    V ozinha (AEL)
    Fernando V...ler comentário completo »
    Ahly
    2018-05-04 00h37m por Jorusescu
    estava-me a referir apenas aos PALOP's (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) como referi algumas vezes no meu cometário, também sigo Macau em que sei que o clube "Benfica de Macau" está a fazer uma boa prestação na Champions Asiática e Timor que sei que tem vários jogadores Brasileiros nacionalizados na selecção!

    Cabo Verde é um país onde se respira futebol, se pegasses em todos os jogadores que joguem por Portugal + a selecção actual terias uma selecção que todos os a...ler comentário completo »
    Jorusescu
    2018-05-04 00h07m por Ahly
    Se acompanhas as selecções de língua Portuguesa, porque não fizeste referência ao Brasil, Macau e Timor-Leste?
    Quanto as selecções africanas de lingua portuguesa, em relação a Cabo verde, já um treinador português que por lá passou disse que tinha sido feito um investimento muito grande! São Tomé e Principe não creio que terá muitos grandes jogadores e é um país bastante pobre! Angola podia ser uma potência, pois tem alguns bons estádios construidos para a CAN, no entanto, o invest...ler comentário completo »
    Guiné-Bissau
    2018-05-03 23h52m por Jorusescu
    o Pelé pelo menos tudo indica que vai ser a grande estrela desta modesta selecção, próxima época pode ser que venha a dar salto, seja de volta ao Benfica (sempre é melhor que o Sr. 10 Milhões Cepomaris) ou para o estrangeiro.

    Eu por acaso tenho acompanhado as selecções de língua Portuguesa e esta Guiné-Bissau ainda tem que evoluir muito para chegar pelo menos ao nível de Cabo-Verde (melhor selecção destacadíssima dos PALOP's), a Guiné ainda tem uma equipa muito à base de joga...ler comentário completo »
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    JS
    jsilva77 24-04-2024, 01:52
    PedroBorgas 24-04-2024, 00:55
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:31
    AL
    Alvibranco 24-04-2024, 00:25
    RV
    RVL22 24-04-2024, 00:08
    AS
    asa_scouting 23-04-2024, 23:45
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:37
    pedrinho_dgl 23-04-2024, 23:32
    zlatan_21 23-04-2024, 22:53
    Tobin 23-04-2024, 22:46
    ZH
    zhar 23-04-2024, 22:30
    ER
    eric7hag 23-04-2024, 22:12
    Koemanout 23-04-2024, 22:11
    Riba21 23-04-2024, 22:09
    Riba21 23-04-2024, 22:03
    Riba21 23-04-2024, 22:00