Liga Portuguesa
Crónica
Marega marcou e o FC Porto tem o campeonato bem perto

Acabou a «maldição» e provavelmente até as contas do título

2018/04/29 20:02
Texto por Igor Gonçalves

Acabou-se a maldição portista na Madeira e muito provavelmente também as esperanças de Sporting e Benfica em serem campeões nacionais. O FC Porto sofreu muito mas venceu o Marítimo já perto do fim do jogo e tem uma mão e meia na conquista do campeonato nacional. Marega foi herói e convenhamos que se há alguém que merece ser herói no FC Porto é mesmo Marega, por tudo o que já passou e pela temporada que está a fazer.

Quase em jeito de resumo do FC Porto esta temporada, podemos dizer que o acreditar foi sempre uma constante nesta equipa e no jogo que os deixou a um passo do título não foi diferente. 

Sérgio Conceição apostou de novo em Otávio para jogar naquela posição de falso extremo e falso médio, baralhando as marcações. Por seu lado, o Marítimo apostou no seu sistema normal, mas mais subido do que já vimos, impedindo assim o FC Porto de esmagar no início da partida.

A postura foi boa, mas o erro foi grave 

©Rogério Ferreira / Kapta+
O FC Porto entrou bem no jogo e notou-se que estava descontraído. Logo ao fim de dois minutos já Amir tinha brilhado a negar a Soares o golo e foi sempre muito aplaudido quando tocava na bola. Uma situação normal depois da semana complicada que o guarda-redesteve. Ele que iria ter uma preponderância imensa na primeira parte e em todo o jogo, mas já lá vamos.

Apesar da entrada forte dos portistas e quando muitos até imaginavam que o Marítimo se ia limitar ao sofrimento e à defesa, eis que surge a surpresa. A equipa insular estabilizou, jogou um futebol agradável e até ficou perto de marcar ao fim dos 15 minutos, valeu Casillas aos dragões. A equipa de Daniel Ramos não tinha problemas em colocar dureza no jogo no momento defensivo, mas tinha a capacidade de ser romântica quando saía para o ataque e algumas vezes com trocas de bola bem interessantes.

Por seu lado, o FC Porto fazia o seu jogo habitual. Intensidade, velocidade em chegar ao ataque e constantes trocas de posição entre Otávio, Herrera e Marega. Valia ao Marítimo que o avançado portista não esteve no seu melhor fisicamente, uma situação que até levou Corona a ir a aquecer bem cedo. Seja como for, os dragões iam baralhando o meio-campo dos insulares, mas pecavam quase sempre quando chegava à altura de entrar no último terço do campo.

Na reta final da primeira parte, o FC Porto adaptou um pouco a sua forma de jogar e passou a colocar a bola mais diretamente no ataque com passes longos de Sérgio Oliveira. As duas primeiras vezes não saíram bem, mas a terceira resultou no lance do jogo. Passe longo do médio, Soares ganha espaço a Zainadine e é abalroado pelo guarda-redes Amir. Expulsão acertada e se a semana do guardião não terá sido fácil (provavelmente influenciou a sua prestação algo nervosa), não se avizinha nova semana agradável. 

Um massacre e explosão

©Rogério Ferreira / Kapta+
Depois da expulsão o Marítimo retirou um médio para a entrada do guarda-redes Charles, de forma natural.  Aguentou até ao intervalo apesar da muita pressão portista, mas não se adivinhava uma segunda parte fácil. Foi isso que aconteceu e as oportunidades azuis e brancas no início do segundo tempo foram acontecendo quase de dois em dois minutos. Brahimi, Marega ou Sérgio Oliveira podiam ter feito o golo.

E foi assim a segunda parte. Jogada quase 90% do tempo no meio-campo defensivo e com o FC Porto a ter oportunidades atrás de oportunidades. Ou por demasiada ansiedade ou por acerto dos defesas do Marítimo ia conseguindo segurar o nulo.

Sérgio Conceição fazia o que podia, lançando as suas opções de ataque, colocando um extremo puro em Corona e entregando a construção recuada a Óliver Torres, mas faltava espaço e clarividência no relvado.

Faltava o golo e esse apareceu bem perto do fim, tal como tinha acontecido contra o Benfica. Marega subiu mais alto e de cabeça colocou o FC Porto a um pequeno passo de ser campeão nacional. 

Tal como aconteceu em quase todo o campeonato, o FC Porto foi uma equipa que acreditou sempre e na Madeira aproveitou o que melhor tem para vencer. A força fisíca e o querer para vencer.

U Domingo, 29 Abril 2018 - 18:00
Estádio do Marítimo
Carlos Xistra
0-1
Moussa Marega 89'
Estádio do Marítimo
Lotação10 565
Medidas105x68
Inauguração1957
FaseCampeonato
JornadaJornada 32
VIDEOS
A Chave
A expulsão de Amir acaba por ter total influência em tudo o que aconteceu depois. O Marítimo até estava a conseguir equilibrar o jogo, mas a entrada «a matar» do seu guardião levou-os a passar para um modo de quase total defesa. 
O Árbitro
Carlos Xistra acertou no lance mais complicado do jogo. Expulsão de Amir Abedzadeh correta. Decisão também certa ao anular um golo ao FC Porto no início da segunda parte por falta de Marcano.
O Melhor
A força do acreditar
A maior característica do FC Porto de Conceição é a alma que usa para aplicar em qualquer jogo. Desta vez não foi diferente e, tal como na Luz, melhorou muito depois do intervalo. Com atitude, raça e enorme vontade de ganhar, à semelhança do que sempre foi a postura de Sérgio Conceição, a equipa chegou no fim a um triunfo que foi natural pelo muito maior volume ofensivo.
O Pior
Pressão sobre Amir
Mais do que falar do erro grave de Amir, temos de falar dos condicionalismos que o guarda-redes enfrentou e que são graves para o futebol português. Seria impossível que o guarda-redes do Marítimo tivesse entrado para este jogo num estado de espírito «normal» depois de uma semana onde foi acusado de receber dinheiro para beneficiar os portistas. Infelizmente estas acusações são quase semanais em Portugal e depois desta expulsão ainda vão ficar mais graves.
Forma
Marítimo
2017/2018
43J
17V
13E
13D
44-51G
FC Porto
2017/2018
50J
36V
8E
6D
116-38G
Sabia que...by playmaker stats
6 anos depois o FC Porto volta a vencer nos Barreiros (7 jogos depois).
- A 28 de Abril 2012 o FC Porto tinha garantido o título 2011/12.
- A 29 de Abril 2018, o FC Porto fica um ponto de conquistar novamente o título quatro anos depois
FC Porto à 32.ª jornada da Liga Portuguesa:
- 82 pontos - a melhor pontuação desde 2002/03 com José Mourinho (82 pts)
- 79 golos - o melhor ataque desde 1998/99 com Fernando Santos (82 golos)
Moussa Marega marcou o 22.º golo na Liga NOS 17/18, fez 28% dos golos da equipa no campeonato, + 7 golos que Aboubakar (2.º melhor marcador do FC Porto na Liga)
Há 2 meses, em Portimão, tinha sido a última vez que um avançado(s) do FC Porto tinha marcado fora de casa na Liga Portuguesa (Soares).
Marega bisou nesse encontro, mas foi a 1.ª vez em 2018 que marcou em 2 jogos consecutivos (Marítimo e V. Setúbal)
Desde 2012/13 que o FC Porto não tinha um jogador com tantos golos (22):
2017/18 Marega [22]
2016/17 André Silva [16]
2015/16 Aboubakar [13]
2014/15 Jackson [21]
2013/14 Jackson [20]
2012/13 Jackson [26]

Fotografias(24)

Liga NOS: Maritimo x FC Porto
Liga NOS: Maritimo x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
MARÍTIMO
EMPATE
FC PORTO
Comentários (42)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
apito_dourado_v oltou
2018-04-30 15h29m por da_ni82
Alguém com um mínimo de vergonha evitaria fazer comentários de arbitragem, sobretudo neste ano. Se houve campeonato até ao fim em muito se deve aos padres que mantiveram os dois clubes da segunda circular na corrida. Retiraram 9 pontos ao Sporting??? Essa é de rir. . . Deve ter sido no penalti fantasma a dar a vitória aos 93 contra o Setúbal ou no golo em fora de jogo aos 90 no Estádio dos Arcos, ou no penalti por mão do William no dérbie da luz que ficou por marcar, ou então em Moreira de...ler comentário completo »
Enfim. . .
2018-04-30 13h14m por Markes88
O porto acaba por ganhar bem o campeonato. . . . o Benfica ainda teve todas as possibilidades mas perdeu-se de novo mal saiu o Jonas da equipa, que acabou por ser na mesma altura que voltou Marega e Soares à equipa portista, dando novo alento para recuperar o 1ºlugar. . . .

É triste como os dirigentes do Benfica não viram que em Janeiro era preciso mais reforços. Estava na cara em como o Benfica precisava de um central, um trinco e um avançado mais parecido com Jonas, nem qu...ler comentário completo »
JO
jsilva77
2018-04-30 10h45m por Josec78
Grande comentário ! :D
j-f-uite, valdo & Ca.
2018-04-30 10h34m por bludouro
Agora vão prenderem-se a teorias de conspiração que alegam que o Amir foi "comprado"? Lamento por vós, pois quando se escapa a força da razão provocado pela clubite e a azia, vale tudo. Mas vamos ser mais precisos: a quem se deve a origem desta geringonça? As alegações - sem qualquer credibilidade ou fundamento plausível, convenhamos - são atribuídas a "denúncias anónimas" emergidas à via pública através da CMTV! Pois, mas não era de todo de admirar que este canal, incendiário como é, tud...ler comentário completo »
HA
ruipatricio
2018-04-30 10h15m por Halibut
concordo, assim como toda a gente. . o rui vitória quer a papinha e deixar-se estar acomodado, não bateu o pé. . . mas também perder 4 jogadores importantes e não se reforçarem a sério é pura estupidez. . . o dinheiro ganho dava para abater no passivo e reforçarem o plantel, no inicio da época precisavam de 1 GR, 1 DD, 1 CENTRAL, 1 MÉDIO CENTRO, 1 PONTA. . .

e acho que na próxima época vão continuar a ser essas mesmas posições que precisam de ser reforçadas. . . porque...ler comentário completo »
Pinho352
2018-04-30 10h08m por bludouro
Nem TU meu amigo deves acreditar nas barbaridades que escreves: "Com o Xistrema a apitar num jogo de 14 contra 10 é tudo muito mais fácil. Já agora, porque ninguém diz que o golo foi em falta sobre o defesa que é abalroado e impedido de saltar. Pois, quando se é beneficiado, o melhor é ficar calado. . . "

Se estivesses mais atento a jogada, logo irias descortinar porque o tal defesa foi "abalroado", mas como so podes ver o que queres . . . O que pretendias TU era ver o P...ler comentário completo »
JS
Caríssimo Azulado, permita-me discordar
2018-04-30 10h04m por jsilva77
Toalmente do seu comentário . . .

Em primeiro lugar, ainda falta um ponto para decidir o campeonato e às vezes estranhas coisas se passam em futebol. Temos pela frente um aflitissimo Feirense e um Guimarães Europeu, mas . . . seria hipócrita da minha parte não considerar esta situação deveras vantajosa, mas . . . enquanto a matemática permitir outro desfecho, nada de festejar, mas ao menos, dêem-nos o direito de expressar a nossa felicidade e de cantar: Queremos o Porto ...ler comentário completo »
Fenda é fejsa. . .
2018-04-30 09h59m por ruipatricio
E ainda Nelson Semedo, 35 milhões, bem se poderia ter investido no mbabu 5/7 ou amian adou 7/8. Enfim, baixaram o passivo e a qualidade do plantel. Parabéns.
Revolta
2018-04-30 09h56m por ruipatricio
É saber que com aquisições cirúrgicas podia ter sido penta, depois em janeiro como se não bastasse empresta se Lisandro ao Inter, como se tivéssemos centrais a mais que dessem garantias. Não se pensou que Jonas já tem 33/34 e aguentar uma época toda podia e foi um risco, então contrata se um ponta de lança a custo 0 que na melhor época marcou 9/11 golos e despechasse um dos melhores avançados do campeonato por 15 milhões. O Ederson dava nos pontos, com os 40 milhões da sua venda nem que se...ler comentário completo »
HA
jogo
2018-04-30 09h50m por Halibut
não fizemos um grande jogo e muito por culpa daquilo que tenho vindo a dizer desde o inicio da época, falta-nos EXTREMOS como deve ser, só temos 3 no plantel: brahimi, corona e hernani, os restantes são adaptados, como otavio, marega ou ricardo pereira que outrora já foi extremo.

é muito fácil de ver isto, o brahimi é 1 jogador virtuoso mas conta-se pelos dedos os belos cruzamentos que faz ou jogadas em que decide mais rápido, procura insistentemente jogar para dentro. . ...ler comentário completo »
AZ
Sorte e azar
2018-04-30 08h28m por azulado
O Porto teve sorte e ganhou. . . o Benfica teve azar e perdeu.
Ambos jogaram futebol muito fraco e pobre.
Infelizmente, e' assim que se decide este campeonato.
RJ
. . .
2018-04-30 02h34m por RJAR8
piu piu toupeirinha/apitodouradinho. . . .
a tralha é a mesma.
SM
RJAR8
2018-04-30 02h34m por Smothhh
Deves ser tanto Sportinguista como eu sou adepto do Unidos ao pé descalço lol
não te trates não xd
RJ
OPorto
2018-04-30 01h53m por RJAR8
Parabéns ao Oporto!

Quem não chora, não mama. . . que o diga o treinador.

Como o Sporting Clube de Portugal não ganhou, é me igual ganhar o Slolb ou FrutaClubeOporto o campeonato.

Tanto choraram. . .
tantos alarmes em bancadas foram ativados. . .
Tantos e-mails foram encomendados, que até que se esqueceram das gravações na época áurea do apito Dourado.

Mas bem, apesar disso, parabéns ao chorão do Sérgio Concei...ler comentário completo »
Parabéns
2018-04-29 22h51m por ruipatricio
Mais um jogo em que o FC Porto mostrou que merecia ganhar este campeonato. Entrada á campeão e bom jogo realizado, sempre com grade pressing. Peço que deixem de falar de corrupção para o bem do futebol, como se viu os Benfica C e D ( Belenenses e Tondela ) tiraram nos pontos, por poucos adeptos que tenham temos de respeitar os clubes. Está aqui uma prova de que acredito que existiam influências das equipas grandes em relação às pequenas, mas nada está garantido como se provou nesta reta final. Novamente parabéns.
Azia de toupeiras
2018-04-29 22h06m por moreno07
Golo mal invalidado aos 50 e tal, expulsão mais que justa mas o marítimo complicou e bem a vida ao porto não ligem a certos comentários de lampiões aziados aqui em baixo, o porto venceu e venceu com justiça o marítimo apenas soube defender e bem.
LU
ispeakwiththetr ue
2018-04-29 22h05m por luis_henrique
Não iria detesta ló nem passaria a ser do Benfica obviamente.

Mas provavelmente trocava a foto hahaha
Luis Henrique
2018-04-29 21h59m por ispeakwiththetrue
Eu gostava muito q o Benfica contratasse o Luís Henrique só para ver o q farias à tua foto d perfil e como seria os teus comentários , talvez passasses a ser do Benfica ou então trocavas logo d foto e passavas a detestá-lo :)
LU
Arbitragem
2018-04-29 21h51m por luis_henrique
Mais um belo exemplo de qual fraco é o Xistra como árbitro.

Primeiro o golo anulado. Zz diz que foi bem, se bem que já nem levo á sério as avaliações do zz em relação aos árbitros. Num par de repetiçoes que deram na sport TV vi a cima de tudo uma falha do guarda redes na abordagem do lance que depois deixa se cair no meio de um jogador do maritimo e 2 do Porto. Não sei onde estava a falta.

Outro lance que é um belo exemplo de quão mau é este arbitro é o segund...ler comentário completo »
ispeakwiththetr ue
2018-04-29 21h40m por da_ni82
A azia vai forte por aí. . . Então o lance não era para vermelho??? Quantos guarda redes têm saídas assim?
Então o Douglas estava comprado pelo Portimonenese, e cravou-lhe os pitões no tronco e foi expulso. . . O Ederson também estava comprado no ano passado quando foi expulso, não me lembro contra quem, e deixou o Benfica a jogar com 10 desde os 20 ou 30 minutos. . . O Helton também estava comprado pelo Braga na final da taça há 2 anos e ofereceu os golos ao Braga. . . O Varela t...ler comentário completo »
LU
Jogo
2018-04-29 21h38m por luis_henrique
Difícil, intenso e bem disputado.

Marítimo jogou muito e defendeu muito bem. Como habitual naquele estádio.

Mais um grande jogo do Sérgio Oliveira e Marega a resolver outra vez. O resto da equipa também esteve a um bom nível.

Destaque também para a defesa do Charles depois do remate do Sérgio. Que golaço seria. . .

Ainda não vou festejar o título mas dá maneira como as contas estão, dificilmente foge. O que é incrível!!
...ler comentário completo »
Para os leigos
2018-04-29 21h37m por ispeakwiththetrue
Jonas 33 golos na liga portuguesa sendo q se n fosse a lesão já ia com 40. . . falar qd estão por cima é muito facil.
CS e portistas
2018-04-29 21h27m por ispeakwiththetrue
Portistas: Pelo q vejo vcs gostam muito de espicaçar e ganhar a todo o custo, qd é ao contrário ficam todos revoltadinhos mas qd é a vosso favor ainda gozam, obg pq apartir de agora já sei como proceder, e espero q para o ano o Benfica seja um valente polvo onde domine tudo e compre tudo, pelos vistos comprar jogadores adversários é legal e se houver queixas é o ai Jesus e estão a matar o futebol, para o ano espero q haja toupeiras em tudo o q seja sítio.

CS: estão de parabé...ler comentário completo »
CORREÇÃO
2018-04-29 21h26m por RQ7T
* por colocar justiça no resultado
FCP
2018-04-29 21h24m por RQ7T
FORÇA FCP
Estamos a um ponto do título e é nisso que temos que pensar não nos jogos de terceiros.
Foi uma 1ª parte bastante difícil mas depois na 2ª parte aproveitamos o facto de estar com mais um e estivemos constantemente ao ataque sem permitirmos sequer um contra-ataque. O golo do Marega acaba por por justiça ao resultado e deixa-nos a um ponto do título.
Agora aconteça o que acontecer é para entrar no próximo jogo ao ataque e garantir a vitória o quanto antes.
FORÇA PORTO
12
OUTRAS NOTÍCIAS
FC Porto
Mercado
Dirigente abordou também contratação de Zé Luís
Yordán Osorio vai fazer a pré-temporada integrado no plantel do FC Porto. Após o venezuelano ter realizado uma excelente exibição frente ao Brasil na Copa ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
iSMURF4 20-06-2019, 00:24
SD
sdriviere 20-06-2019, 00:24
iSMURF4 20-06-2019, 00:21
YoussefChippo 20-06-2019, 00:21
freskas 20-06-2019, 00:21
iSMURF4 20-06-2019, 00:20
iSMURF4 20-06-2019, 00:19
petitor 20-06-2019, 00:19
petitor 20-06-2019, 00:16
SD
sdriviere 20-06-2019, 00:16
YoussefChippo 20-06-2019, 00:12
WeAreUnited 20-06-2019, 00:10
DECO_10_10 20-06-2019, 00:04
DaniIo_FCP 20-06-2019, 00:02
iSMURF4 20-06-2019, 00:01
DECO_10_10 20-06-2019, 00:01