placardpt
    Desportivo das Aves está no Jamor

    Encanto da Mata chega ao fim no tempo extra

    O Desportivo das Aves é o primeiro finalista da Taça de Portugal. A equipa avense conseguiu o primeiro apuramento da sua história para o Jamor ao eliminar o Caldas. A equipa do Campeonato Nacional manteve o sonho vivo e conseguiu mesmo chegar ao prolongamento, só que a quebra física e a inspiração de Vítor Gomes fez cair a equipa das Caldas da Rainha com uma derrota por 1x2

    No Campo da Mata, o sonho da equipa das Caldas chega ao fim, mas o trajeto até este dia não será esquecido. O Aves continua a sonhar com a conquista da Prova Rainha do futebol português.

    O sonho ganhou forma...

    Foi num ambiente de festa que os jogadores de Caldas e Desportivo das Aves foram recebidos no momento da chegada dos autocarros. Milhares de adeptos apoiaram as suas equipas com o sonho de fazer história e chegar pela primeira vez ao Jamor. Da primeira-mão, o Desportivo das Aves trazia uma vantagem mínima, mas o Caldas contava com a Mata encantada e os seus adeptos para equilibrar a balança. O lema foi ficando à medida que o Caldas ia passando as eliminatórias. "Ninguém passa na Mata", foi-se dizendo. 

    Campo da Mata completamente esgotado para o dia histórico ©Hugo Filipe Martins
    Com o espírito sonhador bem lá no alto, até foi o Caldas a entrar melhor e a mostrar que era possível surpreender um Aves que apenas em lances de contra-ataque estava a conseguir chegar perto da baliza de Luís Paulo. O público entusiasmava-se a cada corte e a cada segundo perto da área do Desportivo das Aves.

    No jogo dos bancos, José Mota pedia calma. Havia uma vantagem para gerir e uma maior experiência nestes momentos de decisões para os seus jogadores. Era preciso não tremer na Mata para chegar ao Jamor e com o passar do primeiro tempo o Aves foi crescendo.

    Nos últimos quinze minutos do primeiro tempo, o cansaço começou a atingir alguns elementos do Caldas e Guedes, por duas vezes, esteve perto do golo. O Aves acabava o primeiro tempo por cima da equipa da casa, mas o empate ao intervalo mantinha o Caldas agarrado ao sonho de chegar ao Jamor. Ainda tudo era possível... e o que aconteceu a seguir fez a equipa da casa acreditar ainda mais.

    Depois de recuperar forças no balneário, o Caldas voltou a aparecer por cima no reatar da partida e o público sentiu isso e foi puxando cada vez mais pela sua equipa. O sonho foi crescendo e os adeptos pareciam sentir o que aí vinha. Dez minutos do segundo tempo, livre lateral e desvio de Jorge Fellipe... para a própria baliza. O Campo da Mata estremeceu tal foi a festa dos adeptos do Caldas, que no momento do golo parecia terem dado a força extra para Jorge Fellipe fazer o que fez. Seria o encanto da Mata uma realidade?

    Vitor Gomes em tempo extra levou Aves ao Jamor

    Pedia-se, ao Desportivo das Aves, uma reação. A equipa avense não queria deixar as decisões aproximarem-se do final e, consequentemente, fazer crescer o sonho do Caldas. A equipa de José Mota avançou no terreno e apareceu por cima, sabendo que um golo praticamente resolvia a eliminatória.

    Vítor Gomes foi o herói da eliminatória ©Manique Barroso
    Os avenses passaram a jogar mais perto da baliza de Luís Paulo, mas faltava critério no momento da definição. José Mota estava descontente com a falta de presença na área, onde apareceram vários cruzamentos de Mama Baldé. O Caldas precisava de respirar e teve um grande susto quando Elhouni, acabado de entrar, desperdiçou ocasião clara.

    Foi no momento de maior cansaço que a diferença entre as duas equipas mais se fez sentir. Enquanto os jogadores do Caldas estavam a chegar atrasados às divididas e a perder muitas bolas no meio-campo, o Aves esteve sempre mais perto do golo. Luís Paulo manteve a concentração no máximo e juntou mais meia hora ao sonho do Caldas. Tinha chegado o prolongamento!

    A superioridade que o Aves tinha mostrado após o golo sofrido manteve-se. Os jogadores do Caldas estavam agarrados apenas pela emoção do jogo e era o coração que jogava. A crença da equipa da casa durou sete minutos. Após um pontapé de canto, Vítor Gomes aproveitou a desconcentração do Caldas e fez o golo do empate. Agora eram os adeptos da equipa avense que faziam a festa. "Queremos o Aves no Jamor", cantava-se.

    O público da casa tentou de tudo para levantar o espírito da sua equipa, mas as pernas já não faziam o que a cabeça pedia. Vítor Gomes sentenciou em definitivo a eliminatória com um golo fantástico num remate de fora da área. O Caldas caiu, mas caiu de pé. O Aves conseguiu o apuramento inédito para o Jamor. Independentemente do resultado, houve Taça no Campo da Mata.

     


     

     

    U Quarta, 18 Abril 2018 - 18:30
    Campo da Mata
    Fábio Veríssimo
    1-2
    a.p.
    Jorge Fellipe 55' (p.b.)
    Vítor Gomes 97' 107'
    Campo da Mata
    Campo da Mata
    Portugal
    Caldas da Rainha
    Lotação13 000
    Medidas104x65
    Inauguração1934
    FaseMeias-Finais
    Mão2ª Mão
    Lances Capitais
    55´
    GOLO Caldas
    Jorge Fellipe marca na própria baliza!
    97´
    GOLO Desp. Aves!
    Vítor Gomes marca
    Vítor Gomes marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    107´
    GOLO Desp. Aves!
    Vítor Gomes marca
    Vítor Gomes marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
    114´
    GOLO INVALIDADO Desp. Aves
    Mama Baldé marca à segunda tentativa, é assinalado fora de jogo
    A Chave
    Minuto 97: O golo de Vítor Gomes voltou a colocar o Desportivo das Aves na frente do marcador e acabou por ser um golpe duro do qual o Caldas nunca mais recuperou.
    O Árbitro
    Fábio Veríssimo exagerou um pouco no apito, mas sai do Campo da Mata sem erros graves.
    O Melhor
    Festa da Taça
    Ambiente fantástico aquele que se viveu no Campo da Mata. Antes e durante a partida, adeptos de Caldas e Desportivo das Aves deram espetáculo e transformaram a Mata num mini-Jamor. Duas equipas a fazerem história e um ambiente de convívio e amizade entre todos os adeptos. O futebol é isto e a Taça de Portugal passa por aqui, pelo Campo da Mata.
    O Pior
    Frescura física
    Sem nada de negativo a apontar num encontro que teve na emoção o seu prato principal, o fator menos bom foi a quebra física da equipa do Caldas. Natural, diga-se, mas que afetou a equipa da casa após o golo que empatou a eliminatória. A equipa tentou, mas não conseguiu levantar-se. O golo sofrido deu o golpe final.
    Forma
    Caldas
    2017/2018
    37J
    16V
    10E
    11D
    45-42G
    Desp. Aves
    2017/2018
    37J
    12V
    8E
    17D
    46-52G

    Fotografias(15)

    Taca de Portugal: Caldas x Desp. Aves
    Taca de Portugal: Caldas x Desp. Aves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    CALDAS SC
    EMPATE
    CD AVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    OP
    Força Caldas SC
    2018-04-19 18h33m por OpCr
    Mais um grande jogo dentro e fora das quatro linhas. Na minha opinião a diferença entre as duas equipas neste jogo foi a melhor preparação física dos jogadores do Aves demonstrada no prolongamento. Boa sorte para a final da Taça.
    EX
    Caldas vs Aves
    2018-04-18 21h33m por Exterminador_Divinal
    Parabéns aos dois 2 clubes mas primeiro congratular o Caldas que depois desta campanha fantástica na taça foi discuti-la merecidamente no prolongamento.
    Quanto ao Aves parabéns pela sua primeira final na taça de portugal.
    Espero que seja um Aves-Porto com um dia de festa como deve ser a final da taça.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.